Frases para acompanhar cifras

    Autor Mensagem
    Shakall
    Veterano
    # fev/15


    Pessoal bom dia, antigamente eu tocava violão mas parei a mais de 5 anos então aprendi a ler cifras, tenho noção de campo harmônico, conheço os intervalos, formação de acordes e escalas (não decorei tudo de todas mas quando sei que vou tocar em um certo tom estudo aquele tom em especifico) Agora eu estou no baixo (algo que sempre quis mas nao tinha tempo) e preciso tocar através das cifras para violão de alguns amigos mas já me cansei de fazer a batida sempre na nota base, sei que usando a escala (maior ou menor dependendo do acorde) eu consigo criar uma frase a melhorar a base... mas eu tenho dificuldade em formar frases para certos ritmos, rock nacional, musica mais lenta romântica... me complica um pouco. Alguém tem exemplos? de Blues, Reggae, Jazz eu até encontrei mas não ajudou muito para o que eu estou procurando agora.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    rock nacional

    Basicamente nota base, ou riffs específicos da música...




    Que país é esse
    A|-7-7-5-7-7-5-7-3-3-3--5-5-5-|



    Puteiro em João Pessoa - Raimundos
    A|-0h2-2--0h(2)--0h(2)-|---5--5-5-3h(5)-3h(5)--7--7-7-5h(7)-5h(7)-|


    musica mais lenta romântica

    Não tem muito espaço para firula... Toca junto com o bumbo e faz uma ponte pela escala...


    G D C
    A|------------|-------2--3-|-5---5-5----|-3---3-2----|
    E|-3---3-3--0-|-3---3------|----------3-|----------5-|


    carlcarl
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: carlcarl
    · votar


    siga o caminho que a maioria segue antes de ter elementos para criar suas interpretações pessoais:
    ouça os estilos musicais que te interessam e va copiando as frases dos outros baixistas e acrescente ao que voce precisa tocar.

    caioscattini
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    carlcarl
    boa dica.

    Shakall
    faça como o carlcarl falou , escute, entenda depois toque.

    Sugiro começar com um UNICO estilo senão voce vai ficar perdido.
    Porque enquanto no rock o baixo tende a dar peso mantendo a nota por vários tempos/compassos em outros estilos como o samba isso não pode acontecer

    Escolha um baixista e tire muitas musicas dele (ouvido de preferencia).
    Assim voce vai ficar familiar com o estilo e tende a copiar .
    Uma vez incorporado voce parte pra outra daí por diante

    Um estilo interessante para começar é o Rockabilly anos 60
    Escute Chuck Berry.
    Ouça como o baixo faz a tríade constantemente e algumas variações

    Outro estilo bom pra iniciar é o rock tipo Legião , é simples mas não fica toda hora na mesma nota como um Motorhead

    boa sorte

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    caioscattini
    Rockabilly anos 60 (...) o baixo faz a tríade constantemente e algumas variações

    Geralmente é a tétrade I III V VII, e pra fazer a volta uma VIII. Muitas vezes foge da escala, o que é típico do estilo.

    Shakall
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Obrigado pela ajuda pessoal! eu andei tirando algumas musicas aqui e peguei algumas frases, o que eu aprendi foi usar a triade pra montar as frases bem simples acompanhando o bumbo :D obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frases para acompanhar cifras