Autor |
Mensagem |
Pipoca Veterano |
# jan/04
Que diabos são isso?
|
menininha baixista Veterano |
# jan/04
· votar
jah tentou na busca?
tenho certaza que jah li algio sobre isso mas nao lembro o que....
serah que tem a ver com as escalas....
como pode ver nao sei nada , era soh pra nao deixar a msg sem nenhum comentario heheh
te maiis
|
Pipoca Veterano |
# jan/04
· votar
valeus!
Tem a ver com o modo mixolidio?
responde aí galera!
|
DC Master Veterano |
# jan/04
· votar
Kra, O Modo Mixolídio é um dos modos que complementam as escalas.
As características sonoras de cada modo podem ser transportadas para qualquer tonalidade, desde que sua seqüência de intervalos original não seja alterada.
Na verdade, isso produz cinco novas escalas – e não sete, já que o Jônio e o Eólio coincidem com as escalas diatônicas naturais maior e menor respectivamente. Essas cinco novas escalas constituem alternativas à estrutura melódica e harmônica das escalas diatônicas.
Modos e escalas possuem aplicações diferentes. As escalas determinam a harmonia e os modos expressam as variações melódicas. Para se saber se um modo é maior ou menor basta olhar para o intervalo entre a 1ª e a 3ª notas. O Lídio e o Mixolídio são, na verdade, maiores, enquanto o Dórico e o Frígio são menores. O Lócrio é incomum, na medida em que seu acorde de tônica é "Diminuto". A atmosfera geral do modo pode ser ouvida executando-se acordes construídos sobre seus graus, apenas com as notas que o modo contém.
Modo Jônio
Foi o predecessor da escala maior diatônica. Possui a mesma seqüência de intervalos e, portanto, a mesma sonoridade.
Modo Dórico
É um modo menor. Difere da escala menor natural (eólio) apenas na 6ª nota, que recebe um sustenido. Muito adequado para seqüências de acordes menores (por exemplo Im, Iim, III, IV, Vm, VII), que adquirem assim, um toque jazzístico.
Modo Frígio
Outro modo menor, praticamente idêntico à escala menor natural (eólio), exceto na 2ª nota, que é bemolizada (Db). Esta nota é ouvida como "9ª bemolizada" quando acrescentada a um acorde de tônica com sétima menor.
Modo Lídio
Uma escala maior. Difere da maior diatônica (jônio) por possuir um sustenido na 4ª nota. É uma escala maior com (#4).
Modo Mixolídio
A escala mixolídia possui a 7ª nota bemolizada. É o que diferencia da escala maior diatônica (jônio). Na verdade, trata-se de um dos modos utilizados com maior freqüência para improvisação no Blues e no Jazz.
Modo Eólio
Este modo foi o predecessor da escala menor natural diatônica. Possui a mesma seqência de intervalos e, portanto, a mesma sonoridade.
Modo Lócrio
Todas as notas desta escala são bemolizadas, com exceção da tônica (I grau) e da 4J (IV grau). Dos sete modos este é o menos utilizado na música ocidental, mas desempenha um papel importante nas músicas Indiana e Japonesa.
Modos e seus intervalos
JÔNIO - T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J
DÓRICO - T 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J
FRÍGIO - T 2m 3m 4J 5J 6m 7m 8J
LÍDIO - T 2M 3M 4aum 5J 6M 7M 8J
MIXOLÍDIO - T 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J
EÓLIO - T 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J
LÓCRIO - T 2m 3m 4J 5dim 6m 7m 8J
Modos originados pela escala Maior
Modo Jônio - C – D – E – F – G – A – B – C
Modo Dórico - D – E – F – G – A – B – C – D
Modo Frígio - E – F – G – A – B – C – D – E
Modo Lídio - F – G – A – B – C – D – E – F
Modo Mixolídio - G – A – B – C – D – E – F – G
Modo Eólio - A – B – C – D – E – F – G – A
Modo Lócrio - B – C – D – E – F – G – A – B
Modos, posição vertical
Jônio 1
--------------------------------------------6---7---9----------------
-------------------------------6---7---9-----------------------------
------------------5---7---9------------------------------------------
-----5---7---9-------------------------------------------------------
Jônio 2
--------------------------------------------4---6---7----------------
-------------------------------4---6---7-----------------------------
-----------------4---5---7-------------------------------------------
------5----7---------------------------------------------------------
Jônio 3
--------------------------------------2---4---6----------------------
-------------------------2---4---6-----------------------------------
-------------2---4---5-----------------------------------------------
--------5------------------------------------------------------------
Dórico 1
--------------------------------------------5---7---9----------------
-------------------------------5---7---9-----------------------------
------------------5---7---9------------------------------------------
-----5---7---8-------------------------------------------------------
Dórico 2
---------------------------------------------4---5---7---------------
-------------------------------4---5---7-----------------------------
---------------------5---7-------------------------------------------
------5---7---8------------------------------------------------------
Dórico 3
--------------------------------------2---4---5----------------------
-------------------------2---4---5-----------------------------------
-------------2---3---5-----------------------------------------------
--------5------------------------------------------------------------
Frígio 1
--------------------------------------------5---7---9----------------
-------------------------------5---7---8-----------------------------
------------------5---7---8------------------------------------------
-----5---6---8-------------------------------------------------------
Frígio 2
---------------------------------------------3---5---7---------------
-----------------------------------5---7-----------------------------
---------------------5---7---8---------------------------------------
------5---6---8------------------------------------------------------
Frígio 3
----------------------------------------2---3---5--------------------
---------------------------2---3---5---------------------------------
-------------1---3---5-----------------------------------------------
--------5------------------------------------------------------------
Lídio 1
--------------------------------------------6---8---9----------------
-------------------------------6---7---9-----------------------------
------------------6---7---9------------------------------------------
-----5---7---9-------------------------------------------------------
Lídio 2
--------------------------------------------4---6---8----------------
-------------------------------4---6---7-----------------------------
-----------------4---6---7-------------------------------------------
------5----7---------------------------------------------------------
Lídio 3
--------------------------------------2---4---6----------------------
-------------------------2---4---6-----------------------------------
-------------2---4---6-----------------------------------------------
--------5------------------------------------------------------------
Mixolídio 1
--------------------------------------------6---7---9----------------
-------------------------------5---7---9-----------------------------
------------------5---7---9------------------------------------------
-----5---7---9-------------------------------------------------------
Mixolídio 2
--------------------------------------------4---6---7----------------
-------------------------------4---5---7-----------------------------
-----------------4---5---7-------------------------------------------
------5----7---------------------------------------------------------
Mixolídio 3
--------------------------------------2---4---6----------------------
-------------------------2---4---5-----------------------------------
-------------2---4---5-----------------------------------------------
--------5------------------------------------------------------------
Eólio 1
--------------------------------------------5---7---9----------------
-------------------------------5---7---9-----------------------------
------------------5---7---8------------------------------------------
-----5---7---8-------------------------------------------------------
Eólio 2
--------------------------------------------4---5---7----------------
----------------------------------5---7------------------------------
--------------------5---7---8----------------------------------------
------5---7---8------------------------------------------------------
Eólio 3
-----------------------------------------2---4---5-------------------
---------------------------2---3---5---------------------------------
-------------2---3---5-----------------------------------------------
--------5------------------------------------------------------------
Lócrio 1
--------------------------------------------5---7---8----------------
-------------------------------5---7---8-----------------------------
------------------5---6---8------------------------------------------
-----5---6---8-------------------------------------------------------
Lócrio 2
--------------------------------------------3---5---7----------------
----------------------------------5---7------------------------------
--------------------5---6---8----------------------------------------
------5---6---8------------------------------------------------------
Lócrio 3
-----------------------------------------2---3---5-------------------
---------------------------1---3---5---------------------------------
-------------1---3---5-----------------------------------------------
--------5------------------------------------------------------------
Modos em 2 oitavas
Jônio
----------------------------------------------------9-/-11---13---14-- ---
-------------------------4---6---7-/-9---11---12---------------------- ---
------------4---5---7------------------------------------------------- ---
---5---7-------------------------------------------------------------- ---
---14---13---11------------------------------------------------------- ---
-------------------14---12---11-/-9----------------------------------- ---
---------------------------------------12--11---9-/-7----------------- ---
---------------------------------------------------------10---9---7-/- 5--
Dórico
----------------------------------------------------9-/-11---12---14-- ---
-------------------------4---5---7-/-9---10---12---------------------- ---
----------------5---7------------------------------------------------- ---
---5---7---8---------------------------------------------------------- ---
---14---12---11------------------------------------------------------- ---
-------------------14---12---10-/-9----------------------------------- ---
---------------------------------------12--10---9-/-7----------------- ---
---------------------------------------------------------10---8---7-/- 5--
Frígio
----------------------------------------------------9-/-10---12---14-- ---
-----------------------------5---7-/-8---10---12---------------------- ---
----------------5---7---8--------------------------------------------- ---
---5---6---8---------------------------------------------------------- ---
---14---12---10------------------------------------------------------- ---
-------------------14---12---10-/-8----------------------------------- ---
---------------------------------------12--10---8-/-7----------------- ---
---------------------------------------------------------10---8---6-/- 5--
Lídio
----------------------------------------------------9-/-11---13---14-- ---
-------------------------4---6---7-/-9---11---13---------------------- ---
-------------4---6---7------------------------------------------------ ---
---5---7-------------------------------------------------------------- ---
---14---13---11------------------------------------------------------- ---
-------------------14---13---11-/-9----------------------------------- ---
---------------------------------------12--11---9-/-7----------------- ---
---------------------------------------------------------11---9---7-/- 5--
Mixolílio
----------------------------------------------------9-/-11---12---14-- ---
-------------------------4---5---7-/-9---11---12---------------------- ---
-------------4---5---7------------------------------------------------ ---
---5---7-------------------------------------------------------------- ---
---14---12---11------------------------------------------------------- ---
-------------------14---12---11-/-9----------------------------------- ---
---------------------------------------12--10---9-/-7----------------- ---
---------------------------------------------------------10---9---7-/- 5--
Eólio
----------------------------------------------------9-/-10---12---14-- ---
-----------------------------5---7-/-9---10---12---------------------- ---
----------------5---7---8--------------------------------------------- ---
---5---7---8---------------------------------------------------------- ---
---14---12---10------------------------------------------------------- ---
-------------------14---12---10-/-9----------------------------------- ---
---------------------------------------12--10---8-/-7----------------- ---
---------------------------------------------------------10---8---7-/- 5--
Lócrio
----------------------------------------------------8-/-10---12---14-- ---
-----------------------------5---7-/-8---10---12---------------------- ---
----------------5---6---8--------------------------------------------- ---
---5---6---8---------------------------------------------------------- ---
---14---12---10------------------------------------------------------- ---
-------------------13---12---10-/-8----------------------------------- ---
---------------------------------------12--10---8-/-6----------------- ---
---------------------------------------------------------10---8---6-/- 5--
Exercício de modos com intervalos:
Jônio, padrão terças:
--------------------------------------------------4------6--4--7--6--9 ---
-----------------------------4-------6--4--7--6-------7--------------- ---
-------4--------5--4--7--5-------7------------------------------------ ---
---5-------7---------------------------------------------------------- ---
----7-------6--------------------------------------------------------- ---
--------9------7--9--6--7-----6--------------------------------------- ---
---------------------------9-----7--9--5--7-----5--------------------- ---
---------------------------------------------9-----7--9--5--7--4—5---- ---
Jônio, padrão quartas:
-----------------------------------------4-----6-----7-----9---------- ---
----------------------4------6-----7--4-----6-----7-----9------------- ---
-------5--------7--4-----5------7------------------------------------- ---
---5-------7---------------------------------------------------------- ---
----7-------6--------------------------------------------------------- ---
--------7------6--9-----7-----6--------------------------------------- ---
---------------------9-----7-----5--9-----7-----5-----4--------------- ---
---------------------------------------9-----7-----5---—-4--5--------- ---
Jônio, padrão quintas:
---------------------------------------4--------6-----7-----9--------- ---
----------------4------6-------7-----------4-------6-----7------------ ---
-------7-----------4-------5-------7---------------------------------- ---
---5-------7---------------------------------------------------------- ---
----7-------6-------4------------------------------------------------- ---
--------6-------4-----------7--------6-------4------------------------ ---
------------------------7-------5--------4------------7-------5------- ---
--------------------------------------------------7---—---5-------4--- 5--
Jônio, padrão sextas:
----------------------4-----6-----7-----9-7----6---------------------- ---
----4-----6-----7--------------4-----6-------9---7-9---7---6---------- ---
-------------4-----5-----7---------------------------5---------9---7-- ---
-5-----7-------------------------------------------------9---7---5---4 -5-
Jônio, padrão sétimas:
---------------4---6----7----9-7----6-----4--------------------------- ---
-----6-----7------------------------------------7-----6-----4--------- ---
-------------4---5----7---9------7-----5-----4------------------------ ---
--5-----7------------------------------------------7---—-5-----4--5--- ---
|
DC Master Veterano |
# jan/04
· votar
Não sei se ajudei... Qq coisa pode perguntar...
|
Ngm Veterano |
# jan/04
· votar
DC Master
A explicação tá boa. Eu acho que o único problema é na aplicação. Precisa de um exemplo prático pra conseguir entender a diferença entre os modos. Mas não tô criticando não viu? Sua explicação tá boa.
|
DC Master Veterano |
# jan/04
· votar
Só complementando o qd abaixo tb pode ajudar...
Harmonia e Improvisação
QUADRO DOS ACORDES E SUAS ESCALAS
Grau/Acorde Escala
I7M => 6 | 6/9 | 7M(9) | 7M(6) ..............................................Escala Maior/Modo Jônio
IIm7 => 7 | 7(11) | 7(9/11) ..................................................Modo Dórico
IIIm7 => 7(11) ................................................................Modo Frígio
IV7M => 7M(6) | 7M(9) | 7M(6/9) | 7M(#11) | 7M(9/#11) | 6 | 6/9 | 6/9(#11) ...Modo Lídio
V7 => 7(9) | 7(13) | 7(9/13) ...............................................Modo Mixolídio
V7/4 => 7/4(9) | 7/4(13) | 7/4(9/13) .........................................Modo Mixolídio 4
VIm7 => 7(9) | 7(11) | 7(9/11) ...............................................Escala Menor Natural/Modo Eólio
VIIIm7(b5) => ...................................................................... Modo Lócrio
VIIIm7(b5) => 7(b5/9) | 7(b5/11) ...................................................Modo Lócrio 9
IV7M(#5) => #5 | 7M(#5/9) ........................................................Modo Lídio #5
Im6 => 6/9 | 7M/6 ...........................................................Escala Menor Melódica
V7(b9) => 7/4(b9) | 7/4(b9/13) .................................................* Modo Mixolídio 4/b9
V7/b9(#11/13) => ...................................................................... Escala Diminuta
V7(b9/13) => ...................................................................... * Modo Mixolídio b9
V7(alt) => 7(b5/b9) | 7(#5/#9) | 7(b5/#9) | 7(#5/b9) | 7(#9) ....................**Escala Alterada
V7(#11) => 7(9/#11) | 7(#11/13) .................................................*** Modo Lídio 7
V7(b5) => 7(#5) ................................................................Escala Hexafônica
V7(b9) => 7(b13) | 7(b9/b13) ...................................................****5º Modo da Menor Harmônica
V7(9/b13) => ...................................................................... *****Mixolídio b13
VIIº => º(b13) | º(7M) | º(9) | º(11) ........................................Escala Diminuta
V7 => 7(#9) ................................................................Pentat ônica Blues (Escala Blues)
* Origem II grau da escala menor melódica, com a 3ªM;
** Origem VII grau da escala menor melódica;
*** Origem IV grau da escala menor melódica;
**** Origem no V grau da escala menor harmônica;
***** Origem no V grau da escala menor melódica.
|
Narcotico_baixista Veterano |
# jan/04
· votar
Muito boa a postagem DC MASTER
Já ta salva por sinal...
Essas coisas são muito importantes de serem estudadas!
:)
[]s
|
Homaley Veterano |
# jan/04
· votar
DC Master
Só pra complementar: os modos distinguem algumas características peculiares a cada estilo. Ex: Normalmente o metal é tocado em modo Frígio ( que é menor, como é normal no estilo); o modo Dórico é muito usado em música country (alegre); modo lócrio em músicas orientasi, etc.
|
Pipoca Veterano |
# jan/04
· votar
DC Master
Valeu kra!
Mas de modos liturgicos eu ja saco,e q na cover baixo desse mes o pixinga fala desse sistema mixolidico, aí eu pensei q poderia ser alguma coisa a ver com blues, por ser uma escala com acorde maior e setima menor (setima da dominante)
Não precisa escrever um livro ñ!
hehehehehheheheh
|
FBlues_rock Veterano |
# nov/13
· votar
Boa explicação. Up!
|
El_Cabong Veterano |
# nov/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
Cara !! No contrabaixo eu estou quase sempre usando o Modo Mixolídio. Eu toco a tônica e depois se eu for fazer um solo, eu quase sempre acabo tocando o grau 7m (do Mixolídio) e não o 7M (do Jônio). E esta sétima menor se encaixa perfeitamente em quase todas as músicas
Obs.: Esta Sétima é a única diferença do Mixolídio para o Jônio.
|
FBlues_rock Veterano |
# nov/13
· votar
El_Cabong Pois é, em minha opinião a 7M soa dissonante, tanto que foi retirada na formação da Penta. Já a 7m agrada bastante ao ouvido, gostei bastante do modo (motivo pelo qual cheguei a esse tópico).
|