sistemas mixolídios

    Autor Mensagem
    Pipoca
    Veterano
    # jan/04


    Que diabos são isso?

    menininha baixista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    jah tentou na busca?
    tenho certaza que jah li algio sobre isso mas nao lembro o que....
    serah que tem a ver com as escalas....
    como pode ver nao sei nada , era soh pra nao deixar a msg sem nenhum comentario heheh

    te maiis

    Pipoca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    valeus!
    Tem a ver com o modo mixolidio?
    responde aí galera!

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Kra, O Modo Mixolídio é um dos modos que complementam as escalas.
    As características sonoras de cada modo podem ser transportadas para qualquer tonalidade, desde que sua seqüência de intervalos original não seja alterada.
    Na verdade, isso produz cinco novas escalas – e não sete, já que o Jônio e o Eólio coincidem com as escalas diatônicas naturais maior e menor respectivamente. Essas cinco novas escalas constituem alternativas à estrutura melódica e harmônica das escalas diatônicas.
    Modos e escalas possuem aplicações diferentes. As escalas determinam a harmonia e os modos expressam as variações melódicas. Para se saber se um modo é maior ou menor basta olhar para o intervalo entre a 1ª e a 3ª notas. O Lídio e o Mixolídio são, na verdade, maiores, enquanto o Dórico e o Frígio são menores. O Lócrio é incomum, na medida em que seu acorde de tônica é "Diminuto". A atmosfera geral do modo pode ser ouvida executando-se acordes construídos sobre seus graus, apenas com as notas que o modo contém.

    Modo Jônio
    Foi o predecessor da escala maior diatônica. Possui a mesma seqüência de intervalos e, portanto, a mesma sonoridade.

    Modo Dórico
    É um modo menor. Difere da escala menor natural (eólio) apenas na 6ª nota, que recebe um sustenido. Muito adequado para seqüências de acordes menores (por exemplo Im, Iim, III, IV, Vm, VII), que adquirem assim, um toque jazzístico.

    Modo Frígio
    Outro modo menor, praticamente idêntico à escala menor natural (eólio), exceto na 2ª nota, que é bemolizada (Db). Esta nota é ouvida como "9ª bemolizada" quando acrescentada a um acorde de tônica com sétima menor.

    Modo Lídio
    Uma escala maior. Difere da maior diatônica (jônio) por possuir um sustenido na 4ª nota. É uma escala maior com (#4).

    Modo Mixolídio
    A escala mixolídia possui a 7ª nota bemolizada. É o que diferencia da escala maior diatônica (jônio). Na verdade, trata-se de um dos modos utilizados com maior freqüência para improvisação no Blues e no Jazz.

    Modo Eólio
    Este modo foi o predecessor da escala menor natural diatônica. Possui a mesma seqência de intervalos e, portanto, a mesma sonoridade.

    Modo Lócrio
    Todas as notas desta escala são bemolizadas, com exceção da tônica (I grau) e da 4J (IV grau). Dos sete modos este é o menos utilizado na música ocidental, mas desempenha um papel importante nas músicas Indiana e Japonesa.

    Modos e seus intervalos

    JÔNIO - T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J
    DÓRICO - T 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J
    FRÍGIO - T 2m 3m 4J 5J 6m 7m 8J
    LÍDIO - T 2M 3M 4aum 5J 6M 7M 8J
    MIXOLÍDIO - T 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J
    EÓLIO - T 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J
    LÓCRIO - T 2m 3m 4J 5dim 6m 7m 8J


    Modos originados pela escala Maior

    Modo Jônio - C – D – E – F – G – A – B – C
    Modo Dórico - D – E – F – G – A – B – C – D
    Modo Frígio - E – F – G – A – B – C – D – E
    Modo Lídio - F – G – A – B – C – D – E – F
    Modo Mixolídio - G – A – B – C – D – E – F – G
    Modo Eólio - A – B – C – D – E – F – G – A
    Modo Lócrio - B – C – D – E – F – G – A – B

    Modos, posição vertical

    Jônio 1
    --------------------------------------------6---7---9----------------
    -------------------------------6---7---9-----------------------------
    ------------------5---7---9------------------------------------------
    -----5---7---9-------------------------------------------------------

    Jônio 2
    --------------------------------------------4---6---7----------------
    -------------------------------4---6---7-----------------------------
    -----------------4---5---7-------------------------------------------
    ------5----7---------------------------------------------------------

    Jônio 3
    --------------------------------------2---4---6----------------------
    -------------------------2---4---6-----------------------------------
    -------------2---4---5-----------------------------------------------
    --------5------------------------------------------------------------

    Dórico 1
    --------------------------------------------5---7---9----------------
    -------------------------------5---7---9-----------------------------
    ------------------5---7---9------------------------------------------
    -----5---7---8-------------------------------------------------------

    Dórico 2
    ---------------------------------------------4---5---7---------------
    -------------------------------4---5---7-----------------------------
    ---------------------5---7-------------------------------------------
    ------5---7---8------------------------------------------------------

    Dórico 3
    --------------------------------------2---4---5----------------------
    -------------------------2---4---5-----------------------------------
    -------------2---3---5-----------------------------------------------
    --------5------------------------------------------------------------

    Frígio 1
    --------------------------------------------5---7---9----------------
    -------------------------------5---7---8-----------------------------
    ------------------5---7---8------------------------------------------
    -----5---6---8-------------------------------------------------------

    Frígio 2
    ---------------------------------------------3---5---7---------------
    -----------------------------------5---7-----------------------------
    ---------------------5---7---8---------------------------------------
    ------5---6---8------------------------------------------------------

    Frígio 3
    ----------------------------------------2---3---5--------------------
    ---------------------------2---3---5---------------------------------
    -------------1---3---5-----------------------------------------------
    --------5------------------------------------------------------------

    Lídio 1
    --------------------------------------------6---8---9----------------
    -------------------------------6---7---9-----------------------------
    ------------------6---7---9------------------------------------------
    -----5---7---9-------------------------------------------------------

    Lídio 2
    --------------------------------------------4---6---8----------------
    -------------------------------4---6---7-----------------------------
    -----------------4---6---7-------------------------------------------
    ------5----7---------------------------------------------------------

    Lídio 3
    --------------------------------------2---4---6----------------------
    -------------------------2---4---6-----------------------------------
    -------------2---4---6-----------------------------------------------
    --------5------------------------------------------------------------

    Mixolídio 1
    --------------------------------------------6---7---9----------------
    -------------------------------5---7---9-----------------------------
    ------------------5---7---9------------------------------------------
    -----5---7---9-------------------------------------------------------

    Mixolídio 2
    --------------------------------------------4---6---7----------------
    -------------------------------4---5---7-----------------------------
    -----------------4---5---7-------------------------------------------
    ------5----7---------------------------------------------------------

    Mixolídio 3
    --------------------------------------2---4---6----------------------
    -------------------------2---4---5-----------------------------------
    -------------2---4---5-----------------------------------------------
    --------5------------------------------------------------------------

    Eólio 1
    --------------------------------------------5---7---9----------------
    -------------------------------5---7---9-----------------------------
    ------------------5---7---8------------------------------------------
    -----5---7---8-------------------------------------------------------

    Eólio 2
    --------------------------------------------4---5---7----------------
    ----------------------------------5---7------------------------------
    --------------------5---7---8----------------------------------------
    ------5---7---8------------------------------------------------------

    Eólio 3
    -----------------------------------------2---4---5-------------------
    ---------------------------2---3---5---------------------------------
    -------------2---3---5-----------------------------------------------
    --------5------------------------------------------------------------

    Lócrio 1
    --------------------------------------------5---7---8----------------
    -------------------------------5---7---8-----------------------------
    ------------------5---6---8------------------------------------------
    -----5---6---8-------------------------------------------------------

    Lócrio 2
    --------------------------------------------3---5---7----------------
    ----------------------------------5---7------------------------------
    --------------------5---6---8----------------------------------------
    ------5---6---8------------------------------------------------------

    Lócrio 3
    -----------------------------------------2---3---5-------------------
    ---------------------------1---3---5---------------------------------
    -------------1---3---5-----------------------------------------------
    --------5------------------------------------------------------------





    Modos em 2 oitavas

    Jônio
    ----------------------------------------------------9-/-11---13---14-- ---
    -------------------------4---6---7-/-9---11---12---------------------- ---
    ------------4---5---7------------------------------------------------- ---
    ---5---7-------------------------------------------------------------- ---

    ---14---13---11------------------------------------------------------- ---
    -------------------14---12---11-/-9----------------------------------- ---
    ---------------------------------------12--11---9-/-7----------------- ---
    ---------------------------------------------------------10---9---7-/- 5--

    Dórico
    ----------------------------------------------------9-/-11---12---14-- ---
    -------------------------4---5---7-/-9---10---12---------------------- ---
    ----------------5---7------------------------------------------------- ---
    ---5---7---8---------------------------------------------------------- ---

    ---14---12---11------------------------------------------------------- ---
    -------------------14---12---10-/-9----------------------------------- ---
    ---------------------------------------12--10---9-/-7----------------- ---
    ---------------------------------------------------------10---8---7-/- 5--

    Frígio
    ----------------------------------------------------9-/-10---12---14-- ---
    -----------------------------5---7-/-8---10---12---------------------- ---
    ----------------5---7---8--------------------------------------------- ---
    ---5---6---8---------------------------------------------------------- ---

    ---14---12---10------------------------------------------------------- ---
    -------------------14---12---10-/-8----------------------------------- ---
    ---------------------------------------12--10---8-/-7----------------- ---
    ---------------------------------------------------------10---8---6-/- 5--

    Lídio
    ----------------------------------------------------9-/-11---13---14-- ---
    -------------------------4---6---7-/-9---11---13---------------------- ---
    -------------4---6---7------------------------------------------------ ---
    ---5---7-------------------------------------------------------------- ---

    ---14---13---11------------------------------------------------------- ---
    -------------------14---13---11-/-9----------------------------------- ---
    ---------------------------------------12--11---9-/-7----------------- ---
    ---------------------------------------------------------11---9---7-/- 5--

    Mixolílio
    ----------------------------------------------------9-/-11---12---14-- ---
    -------------------------4---5---7-/-9---11---12---------------------- ---
    -------------4---5---7------------------------------------------------ ---
    ---5---7-------------------------------------------------------------- ---

    ---14---12---11------------------------------------------------------- ---
    -------------------14---12---11-/-9----------------------------------- ---
    ---------------------------------------12--10---9-/-7----------------- ---
    ---------------------------------------------------------10---9---7-/- 5--

    Eólio
    ----------------------------------------------------9-/-10---12---14-- ---
    -----------------------------5---7-/-9---10---12---------------------- ---
    ----------------5---7---8--------------------------------------------- ---
    ---5---7---8---------------------------------------------------------- ---

    ---14---12---10------------------------------------------------------- ---
    -------------------14---12---10-/-9----------------------------------- ---
    ---------------------------------------12--10---8-/-7----------------- ---
    ---------------------------------------------------------10---8---7-/- 5--

    Lócrio
    ----------------------------------------------------8-/-10---12---14-- ---
    -----------------------------5---7-/-8---10---12---------------------- ---
    ----------------5---6---8--------------------------------------------- ---
    ---5---6---8---------------------------------------------------------- ---

    ---14---12---10------------------------------------------------------- ---
    -------------------13---12---10-/-8----------------------------------- ---
    ---------------------------------------12--10---8-/-6----------------- ---
    ---------------------------------------------------------10---8---6-/- 5--



    Exercício de modos com intervalos:

    Jônio, padrão terças:
    --------------------------------------------------4------6--4--7--6--9 ---
    -----------------------------4-------6--4--7--6-------7--------------- ---
    -------4--------5--4--7--5-------7------------------------------------ ---
    ---5-------7---------------------------------------------------------- ---

    ----7-------6--------------------------------------------------------- ---
    --------9------7--9--6--7-----6--------------------------------------- ---
    ---------------------------9-----7--9--5--7-----5--------------------- ---
    ---------------------------------------------9-----7--9--5--7--4—5---- ---

    Jônio, padrão quartas:
    -----------------------------------------4-----6-----7-----9---------- ---
    ----------------------4------6-----7--4-----6-----7-----9------------- ---
    -------5--------7--4-----5------7------------------------------------- ---
    ---5-------7---------------------------------------------------------- ---

    ----7-------6--------------------------------------------------------- ---
    --------7------6--9-----7-----6--------------------------------------- ---
    ---------------------9-----7-----5--9-----7-----5-----4--------------- ---
    ---------------------------------------9-----7-----5---—-4--5--------- ---

    Jônio, padrão quintas:
    ---------------------------------------4--------6-----7-----9--------- ---
    ----------------4------6-------7-----------4-------6-----7------------ ---
    -------7-----------4-------5-------7---------------------------------- ---
    ---5-------7---------------------------------------------------------- ---

    ----7-------6-------4------------------------------------------------- ---
    --------6-------4-----------7--------6-------4------------------------ ---
    ------------------------7-------5--------4------------7-------5------- ---
    --------------------------------------------------7---—---5-------4--- 5--

    Jônio, padrão sextas:
    ----------------------4-----6-----7-----9-7----6---------------------- ---
    ----4-----6-----7--------------4-----6-------9---7-9---7---6---------- ---
    -------------4-----5-----7---------------------------5---------9---7-- ---
    -5-----7-------------------------------------------------9---7---5---4 -5-

    Jônio, padrão sétimas:
    ---------------4---6----7----9-7----6-----4--------------------------- ---
    -----6-----7------------------------------------7-----6-----4--------- ---
    -------------4---5----7---9------7-----5-----4------------------------ ---
    --5-----7------------------------------------------7---—-5-----4--5--- ---

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Não sei se ajudei... Qq coisa pode perguntar...

    Ngm
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DC Master
    A explicação tá boa. Eu acho que o único problema é na aplicação. Precisa de um exemplo prático pra conseguir entender a diferença entre os modos. Mas não tô criticando não viu? Sua explicação tá boa.

    DC Master
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Só complementando o qd abaixo tb pode ajudar...
    Harmonia e Improvisação

    QUADRO DOS ACORDES E SUAS ESCALAS

    Grau/Acorde Escala

    I7M => 6 | 6/9 | 7M(9) | 7M(6) ..............................................Escala Maior/Modo Jônio
    IIm7 => 7 | 7(11) | 7(9/11) ..................................................Modo Dórico
    IIIm7 => 7(11) ................................................................Modo Frígio
    IV7M => 7M(6) | 7M(9) | 7M(6/9) | 7M(#11) | 7M(9/#11) | 6 | 6/9 | 6/9(#11) ...Modo Lídio
    V7 => 7(9) | 7(13) | 7(9/13) ...............................................Modo Mixolídio
    V7/4 => 7/4(9) | 7/4(13) | 7/4(9/13) .........................................Modo Mixolídio 4
    VIm7 => 7(9) | 7(11) | 7(9/11) ...............................................Escala Menor Natural/Modo Eólio
    VIIIm7(b5) => ...................................................................... Modo Lócrio
    VIIIm7(b5) => 7(b5/9) | 7(b5/11) ...................................................Modo Lócrio 9
    IV7M(#5) => #5 | 7M(#5/9) ........................................................Modo Lídio #5
    Im6 => 6/9 | 7M/6 ...........................................................Escala Menor Melódica
    V7(b9) => 7/4(b9) | 7/4(b9/13) .................................................* Modo Mixolídio 4/b9
    V7/b9(#11/13) => ...................................................................... Escala Diminuta
    V7(b9/13) => ...................................................................... * Modo Mixolídio b9
    V7(alt) => 7(b5/b9) | 7(#5/#9) | 7(b5/#9) | 7(#5/b9) | 7(#9) ....................**Escala Alterada
    V7(#11) => 7(9/#11) | 7(#11/13) .................................................*** Modo Lídio 7
    V7(b5) => 7(#5) ................................................................Escala Hexafônica
    V7(b9) => 7(b13) | 7(b9/b13) ...................................................****5º Modo da Menor Harmônica
    V7(9/b13) => ...................................................................... *****Mixolídio b13
    VIIº => º(b13) | º(7M) | º(9) | º(11) ........................................Escala Diminuta
    V7 => 7(#9) ................................................................Pentat ônica Blues (Escala Blues)

    * Origem II grau da escala menor melódica, com a 3ªM;
    ** Origem VII grau da escala menor melódica;
    *** Origem IV grau da escala menor melódica;
    **** Origem no V grau da escala menor harmônica;
    ***** Origem no V grau da escala menor melódica.

    Narcotico_baixista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Muito boa a postagem DC MASTER
    Já ta salva por sinal...
    Essas coisas são muito importantes de serem estudadas!
    :)

    []s

    Homaley
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DC Master

    Só pra complementar: os modos distinguem algumas características peculiares a cada estilo. Ex: Normalmente o metal é tocado em modo Frígio ( que é menor, como é normal no estilo); o modo Dórico é muito usado em música country (alegre); modo lócrio em músicas orientasi, etc.

    Pipoca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DC Master
    Valeu kra!
    Mas de modos liturgicos eu ja saco,e q na cover baixo desse mes o pixinga fala desse sistema mixolidico, aí eu pensei q poderia ser alguma coisa a ver com blues, por ser uma escala com acorde maior e setima menor (setima da dominante)

    Não precisa escrever um livro ñ!
    hehehehehheheheh

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Boa explicação. Up!

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Cara !! No contrabaixo eu estou quase sempre usando o Modo Mixolídio.
    Eu toco a tônica e depois se eu for fazer um solo, eu quase sempre acabo tocando o grau 7m (do Mixolídio) e não o 7M (do Jônio).
    E esta sétima menor se encaixa perfeitamente em quase todas as músicas

    Obs.: Esta Sétima é a única diferença do Mixolídio para o Jônio.

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    El_Cabong
    Pois é, em minha opinião a 7M soa dissonante, tanto que foi retirada na formação da Penta. Já a 7m agrada bastante ao ouvido, gostei bastante do modo (motivo pelo qual cheguei a esse tópico).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original