Contra-baixo com ruído!

Autor Mensagem
HanderMus
Membro
# abr/13


Galera boa tarde!
Acabei de queimar uns 4 dedos refazendo parte elétrica do meu baixo, um Strinberg Passivo Jazz Bass, antigão, meu primeiro instrumento, não é muito bom mas o adoro e ainda não comprei outro.
Segui um esquema de ligação já postado aqui anteriormente (me ajudou demais), de um Seymour Duncan, deu certinho, todos os potenciômetros funcionaram, mas está com um defeito que insiste em ficar.
Está com um ruído, daqueles que quando você toca na parte de metal do cabo ou naquela moldura de acabamento dos potenciometros some.
Pensei que fosse aterramento, mas achei o cabo que o faz e soldei certinho, um laranja que vem de dentro do corpo do contra-baixo.
Quem pode me ajudar???

Jm7
Veterano
# abr/13
· votar


Não sei se digo asneira, mas normalmente estes problemas "põe a mão que para" são resolvidos com uma blindagem e bom aterramento, leva num luthier.

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


Está com um ruído, daqueles que quando você toca na parte de metal do cabo ou naquela moldura de acabamento dos potenciometros some.
Pensei que fosse aterramento


o aterramento serve justamente pra sumir com esse ruido quando voce encosta nas cordas!

ou seja, seu aterramento deve estar ruim, pois se estivesse certinho devia sumir o chiado quando voce escostasse nas cordas.
verifique se tem um fio terra do circuito indo pra sua ponte. geralmente é um fiozinho que sai da cavidade elétrica por um furinho bem pequeno e vai parar em baixo da ponte...

HanderMus
Membro
# abr/13
· votar


"o aterramento serve justamente pra sumir com esse ruido quando voce encosta nas cordas!"

Então brother, na verdade some quando toco nas cordas também, mas não da pra tocar e preocupar com chiado nas pausas né! ;)
Quanto ao aterramento eu apenas soldei em um fio laranja que saia da cavidade, mesma do captador, como meu baixo é "maciço" não consegui visualizar de onde o cabinho sai, apenas deduzi que seria aterramento, pois era óbvio!
Creio que vou precisar trocar os potenciômetros, os meus estão ruins, acho que ressoldar ficaria pior. Meu amigo é muito velhinho já, na verdade já quero aposentá-lo a anos, mas é algo sentimental! kkkkkkkkk
Quero fazer uma reforma geral quando tiver mais tempo

JJJ
Veterano
# abr/13 · Editado por: JJJ
· votar


Cara, se o captador for single coil vai ter sempre um pouco de ruído (a menos que seja noiseless ou aqueles de precision com pólos invertidos). Tem que ver quanto de ruído está dando. Se for só um pouquinho pode ser normal,,,

Claudio Zotelli
Veterano
# abr/13
· votar


Os Caps passivos mesmo sendo Sprit (que tem bobinas enroladas ao contrário entre um e outro) tem ruídos, tente encontrar um luthier que saiba fazer esse trabalho, tenho um JB passivo á tendencia de ruido é maior, mas aterrei com folhas de cobre e não tenho mais problemas com ruídos!

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


HanderMus
Então brother, na verdade some quando toco nas cordas também, mas não da pra tocar e preocupar com chiado nas pausas né! ;)
ah, então é assim mesmo.

ou troca o cap, ou acostuma a estar sempre segurando na ponte, nas cordas fora do braço (no headsctock), algo assim...

Claudio Zotelli
Veterano
# abr/13
· votar


Então a solução seria trocar o captador por ser single? ou ficar aterrando com o corpo?! (af)
Aterra o baixo e resolve o problema de ruído em excesso!

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


Claudio Zotelli
mas aterrei com folhas de cobre e não tenho mais problemas com ruídos!
isso não é aterrar, é blindar.
blindagem ajuda a entrar menos ruído sim, mas não elimina.

Então a solução seria trocar o captador por ser single?
isso não é uma solução, é uma troca. se voce botar um cap que tenha menos ruído, vai ter tambem outro timbre.
trocar cap só por causa de ruído é besteira.

ou ficar aterrando com o corpo?! (af)
Aterra o baixo e resolve o problema de ruído em excesso!

não entendi o que voce quiz dizer.

o baixo dele já tá com o terra certinho.
acho que voce misturou com blindagem de novo.

Claudio Zotelli
Veterano
# abr/13
· votar


Aterramento e blindagem são partes que uma precisa da outra, se um baixo esta aterrado, mas não blindado vai ter ruido, e se o instrumento for brindado sem ser aterrado também terá ruídos... todos sabem que captados singles tem problemas de ruídos! isso não é um defeito do captador, e sim de uma blindagem não feita corretamente e aterramento, mas como ele explicou que colocando a mão parava o ruído, é lógico que o aterramento esta correto, agora sugerir para a pessoa trocar o captador ou ficar aterrando o instrumento com o corpo é lamentável!

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


Claudio Zotelli
e se o instrumento for brindado sem ser aterrado também terá ruídos...
se o instrumento for blindado sem aterramento, ele não foi blindado!

ou ficar aterrando o instrumento com o corpo é lamentável!
até agora não entendi o que você quer dizer com isso, explique melhor... o que é "aterrar com o corpo"?

Claudio Zotelli
Veterano
# abr/13
· votar


e se o instrumento for brindado sem ser aterrado também terá ruídos...
se o instrumento for blindado sem aterramento, ele não foi blindado!


Sim, pois a blindagem só terá a função se for aterrada, e terá a função de "eliminar o ruido", coisa que vc deu á sugestão de trocar o captador!


ou ficar aterrando o instrumento com o corpo é lamentável!
até agora não entendi o que você quer dizer com isso, explique melhor... o que é "aterrar com o corpo"?


O ato de colocar á mão nas cordas ou no pino P10 de metal vc vai usar o seu corpo como aterramento, coisa que se foi "blindado" corretamente vc não precisa ficar se preocupando com isso! e se colocando a mão nas cordas elimina o som é "fato" que ele esta aterrado e é "fato" que ele precisa de blindagem! quer que eu desenhe? ou deu pra entender?

kiki
Moderador
# abr/13
· votar


Claudio Zotelli
quer que eu desenhe? ou deu pra entender?
cara, pra que essa agressividade? eu não fui mal educado com voce.
voce é que não entendeu o que eu disse.

o cara falou que o chiado incomoda quando ele toca corda solta, porque ele não está segurando as cordas.
eu disse pra ele se acostumar a ficar encostando em algum lugar (por exemplo na ponte ou em algum outro lugar que aterre) quando tocar corda solta.
até agora não entendi qual o seu problema com o aterramento. se o instrumento estiver corretamente blindado, voce vai ter que segurar nas cordas do mesmo jeito.

as vezes se usa aterrar no mesmo terra que o amplificador, por exemplo, mas que eu saiba não é tão comum.

JJJ
Veterano
# abr/13 · Editado por: JJJ
· votar


Discussões à parte (e desnecessárias, diga-se de passagem, a bem de manter o nível do fórum), aterramento e blindagem são coisas diferentes.

Aterramento, grosso modo, é jogar excessos/transientes/ddts, etc para a TERRA.

Blindagem (de instrumentos) é baseado na ideia da gaiola de Faraday, grosso modo: passar a corrente "extra" por fora do circuito principal.

Tem a ver, claro, mas não é exatamente a mesma coisa.

HanderMus
Membro
# abr/13
· votar


Pelo que entendi vou continuar com meu Jazz Bass com Ruídos!!!
kkkkkkkkk
mas tá de bom tamanho os esclarecimentos, nem vou gastar mais dinheiro com ele, vou trocá-lo logo e aposentar meu velho amigo...
Vlw pessoal!

MPala
Membro Novato
# mai/18
· votar


AI Galera , também estou com esse problema , comprei um SX precision bass e um apli metheoro de 20.
Quando não encosto nas cordas ou na ponte o ruído começa e quando encosto ele o ruido para.
Saberiam dizer se isso é normal mesmo o baixo e amply sendo novso e se isso pode ser resolvido realizando a blindagem?
mais uma coisa , quando o tone está fechado o ruido diminui.

Obrigado.

Gabezorx
Membro Novato
# mai/18
· votar


MPala
Mano, responderam sua pergunta no outro tópico.

Se tá cabreiro, leva num luthier e manda fazer blindagem e checar o aterramento, checa sua rede elétrica também.

Acima de tudo, esses captadores tendem a dar ruído mesmo, faz parte da natureza do bicho. Se te incomoda absurdamente, ou tu troca eles por algum "noiseless/hum-cancelling" ou coloca um pedal noise gate e seja feliz, não tem o que fazer.

JJJ
Veterano
# mai/18 · Editado por: JJJ
· votar


Eu meio que revi a minha resposta acima. Neste momento eu não sei se blindagem tem ou não a ver com a gaiola de Faraday. Entretanto, também não creio ser exatamente um aterramento...

Mas que funciona, disso eu não tenho a mais remota dúvida.

Vamos lá...

MPala

Cara, isso pode ser um monte de coisa. Antes de fazer uma cirurgia no seu baixo novo, tente o seguinte:

1) mudar as coisas de lugar (ás vezes algum aparelho próximo pode estar gerando uma interferência no seu equipamento);

2) trocar a posição da tomada, caso seja de 2 pinos (às vezes, basta inverter a fase e tudo se resolve...)

3) trocar de tomada

4) trocar de cabo

Nada disso funcionou? O ruído te incomoda muito?

Então... a blindagem PODE ser uma solução. Por quê o "pode" em caixa alta? Para frisar que a blindagem, embora seja um caminho bom pra reduzir ruído, nem sempre o reduz totalmente.

HortaRates
Membro
# mai/18
· votar


JJJ
Neste momento eu não sei se blindagem tem ou não a ver com a gaiola de Faraday. Entretanto, também não creio ser exatamente um aterramento...

A blindagem seria uma tentativa de fazer uma gaiola de Faraday na parte elétrica do instrumento, tentando protegê-la de interferências eletromagnéticas.

MPala
Membro Novato
# mai/18
· votar


Gabezorx , desculpe cara mas é que tomei uma bronca do mediador do forum porque criei um tópico quando já tinha esse aqui aberto(coisa de prego), ele excluiu aquele, e como eu queria ver a opnião de mais pessoas inclui novamente aqui.

Na verdade a opnião de todos ajuda muito.
De fato minha casa não é aterrada e se esse tipo de ruido é algo normal, fico mais tranquilo. Mas continuo imcomodado, vou tentar a blindagem, o aterramento, pedal e etc...
Obrigado a todos.

Ismah
Veterano
# mai/18
· votar


JJJ
não sei se blindagem tem ou não a ver com a gaiola de Faraday

Ter tem, ao menos ela se baseia no conceito proposto pelo Faraday.

não creio ser exatamente um aterramento...

E não é... Apenas é um "cano maior " que facilita o escoamento dos elétrons.

trocar a posição da tomada, caso seja de 2 pinos (às vezes, basta inverter a fase e tudo se resolve...

A fase continua igual, se inverte a polaridade.

HortaRates
A blindagem seria uma tentativa de fazer uma gaiola de Faraday na parte elétrica do instrumento, tentando protegê-la de interferências eletromagnéticas.

Gaiola que é incompleta, afinal o captador ainda está para fora, e que é unânime entre os master builds Gibson: não serve pra nada! O problema, segundo eles seria no terra deficiente, ground loops, fio subdimensionado etc...

JJJ
Veterano
# mai/18
· votar


Ismah

Não tenho mais certeza de nada nesse sentido. Ainda busco explicações (científicas).

HortaRates
Membro
# mai/18
· votar


Ismah
JJJ
A blindagem na parte elétrica da guitarra serviria, em teoria, para proteger a parte elétrica (excluindo-se os captadores) de interferências eletromagnéticas. Não só os captadores, mas toda a parte elétrica da guitarra, por causa dos condutores, estaria sujeita a interferência eletromagnética.

Agora, isso é a teoria. Eu nunca utilizei blindagem em nenhuma das minhas guitarras, e pra mim a maior fonte de ruídos esquisitos nos instrumentos é a rede elétrica deficiente. Eu mudei recentemente de apartamento, de um onde a fiação era muito antiga, com pouquíssimos circuitos na casa, para um ap com a fiação mais recente, com as cargas distribuídas melhor entre mais circuitos.
Na minha casa antiga até minha Gibson fazia ruído pra cacete. Na minha casa nova nem minha Shelter de 200 conto com single coils faz ruído. Não mudei cabo, fonte, amp, pedal ou pedaleira. A única coisa que mudou foi a rede elétrica.

MPala
Membro Novato
# mai/18
· votar


Já liguei o meu baixo em varios locais , até em uma escola de música onde a rede é preparada e tem lá outros baixos sem ruidos. e o ruido no meu é o mesmo... por fim amanhã vou levar o bixinho no Luthier e fazer a tal blindagem .. depois conto a vcs os resultados.. o Luthier me disse que pode diminuir até 95% do ruido. Vou pagar pra ver...
Mas umas coisas já percebi... Precision Bass tem esse ruído de nascença, fabrição chinesa nem sempre usa os melhores fios e potenciômetros e qualidade dos captadores, e por último rede eletrica não aterrada. Isso é a combinação perfeita pro chiado.
Mas vou ver o quanto essa blindagem ajuda.
Abcs.

MPala
Membro Novato
# mai/18
· votar


Fala ai Galera.

Conforme prometi, voltei aqui para passar a vocês o resultado da Blindagem no meu SX precision bass.
De fato, quase zerou o ruído. Levei num Luthier muito bem conceituado aqui no bairro casa verde SP - que fez um trabalho de primeira.
Então no meu caso a bindagem funcionou muito bem.

Obrigado.

Gabezorx
Membro Novato
# mai/18
· votar


MPala
Boa! Geralmente é isso mesmo, mas as outras sugestões também são válidas.

Ele te falou como fez a blindagem? Se com fita de cobre/alumínio ou tinta condutiva?

MPala
Membro Novato
# mai/18 · Editado por: MPala
· votar


Gabezorx

Ele mandou fotos e um video. Utilizou fita de cobre, forrou a cavidade dos captadores e dos potenciômetros e também na tampa plástica formando mesmo um tipo de gaiola em todos os componentes.. ai demostrou tirando a tampa como o ruido voltava e colocando o ruído sumia.

AleHeus
Membro Novato
# mar/21
· votar


Oi pessoal!

Comprei um baixo novo da Tagima TW65
É um baixo PJ e fiquei bem insatisfeito com os ruídos nele.

Observei que na captação P os ruídos sumiam ao encostar nas partes metálicas, portanto eu fiz a blindagem e removeu 100% dos ruídos.

Estou utilizando ele em linha na interface UMC404HD também blindada e cabo santo angelo.

O problema é o captador Jazz. Quando o tone tá aberto fica um ruído chato e não sai nem encostando nas partes metálicas.

É normal este ruído no captador jazz? O precision ficou zerado :/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/21
· votar


AleHeus
Sim, é.
Há que implementar um aterramento especial no capt da ponte.
Abç

AleHeus
Membro Novato
# set/21
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela dica. A blindagem no fundo e laterais do captador Jazz melhorou bastante a relação de ruído.
Passei um cabinho "jumper" da carcaça de um poteciômetro para a blindagem do jazz hehe

Gostaria de aproveitar e fazer um relato relacionado a ruído, mas não eletrônico.

Passou um tempo e meu instrumento começou a fazer um ruído mecânico extremamente desagradável e irritante quando se tocava as cordas, especialmente as mais graves. Suspeitei de tudo, de tarraxa, de parafuso, de ponte, de tensor... Mas no fim era a própria corda Mi que estava zuada. Só troquei as cordas e ficou limpinho o som :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contra-baixo com ruído!