vale a pena fazer um baixo intermediário?

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12


    Sei que em casos de construir um baixo de excelente qualidade, com um luthier bom vale muito a pena em relação ao custo beneficio do que pegar um instrumento com um headstock de uma marca renomada.

    Mas vale a pena construir um baixo de qualidade intermediaria, com o intuito de usa-lo para estudos e gravações caseiras? Ou nesse caso a mão de obra e custos das peças separadas não iria valer a pena?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Vale sim.. mandar fazer um bass sempre é uma boa.. provavelmente o seu "intermediario" vai sair mto melhor q os intermediarios de marca...
    O lance é que, deve existir aí um valor mínimo q se paga para mandar fazer um bass.. tipo, devido a mão de obra... o q vai deixar ele mais caro são itens como ferragem, captadores, pré-amp e tals.. as madeiras se vc abusar também vai encarecer bem... mas dependendo do modelo, acho que se consegue pegar um bass aí de 1,5k...

    []'s

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    é então,

    só que gastando 1,5k eu teria um baixo de ótima qualidade né? eu tava pensando em gastar por volta de uns R$ 800,00 ...fazer algo bem modesto, não muito fraco, mas longe de passar dos 1k...

    acha que vale a pena?

    kiki
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    com essa grana voce compra uns prontos de boa qualidade...

    guilherme_alan
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: guilherme_alan
    · votar


    Cara, vai te luth,

    Pode ter certeza que o seu Intermediário, vai ser melhor que que um top de marca....

    só você dar um simplificada, tipo 4c,1 cap.. e coisas assim, deixar tudo topo mas sem exgerar na quantidade...

    o único fod$#@$# é que luth costuma demorar pakas....

    ¬¬

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Cara.. foi oq eu falei... uma parte da grana já morre com a mão de obra do luthier... tipo.. se ele te cobrar 400$ de mão de obra (que eu acho q ta mto barato pra se fazer um baixo todo), vc vai ter 400$ pra gastar com madeira e cap.. e sinceramente.. n sei se dá.. nesse caso, vale mais apenas pegar um produto do mercado.. as vezes, pega um bass usado, antigão, tipo um Eagle.. e gasta a diferença pros 800$ com captador etc e tals..

    []s

    bassro
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    kra da pra vc mandar fazer um baixo com madeira boa e trastes bons(tipo dunlop.gotho)depois vc vai mudando coloca captador, ponte e tarraxas boas.as vezes nao vale apena mexer num baixo barato pelo acabamento isso vc vai ter se mandar fazer um,depois e so mexer nele e deixar tua kra!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    bassro
    Amor.. uma ponte da gotoh tah em media 200$... mais um conjunto de tarraxa já deu 400$ fácil.. a vareta de 60cm da dunlop ta na casa dos 50$... mas digamos q vc conseguiu td isso por no máximo 350$... entre cap (digamos que seja um precision), pots e tals.. vai no mínimo mais 100$-150$ fácil... vamos supor que até agora a compra no mercado deu 450$.. com 350$, que madeira que vc vai usar?! E, quanto que sobra pra mão de obra do luthier?! Ou vc mesmo é quem vai construir?! Lembrando.. que ele qr um baixo bom... logo, pelo menos na madeira e na mão de obra não poderá economizar, pq no mais, ferragem e cap/circuito é o mais fácil de se trocar no futuro...

    []'s

    brunowebguitar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Com 800 paus é besteira mandar fazer alguma coisa. Por esse preço, você vai em um luthier mais ou menos e manda fazer um baixo com algumas pecinhas legais ( nada bom, tudo do intermediário pra baixo), ai você tem grandes chances da construção ficar ruim, pois o cara vai ter que usar madeiras baratas e etc. Ou você vai em uma loja, compra um baixo dessa faixa, e aos poucos vai colocando peças melhores nele. Você terá o baixo em mãos na hora e vai ser bem mais garantido.
    Vai juntando, ai quando tiver com uma grana legal em mãos ( no mínimo uns 2,5k, daí pra cima!!) você manda fazer um instrumento legal, com tudo o que você desejar!!

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes, brunowebguitar, kiki, guilherme_alan e bassro

    essa era exatamente a minha dúvida, não sabia se valia a pena investir pouco dinheiro na construção de um baixo...

    sei que pra fazer um baixo de excelente qualidade vale muito a pena, e a economia por algo equivalente mas sem o headstock de uma marca consagrada é gigantesca...

    mas o baixo que eu quero, é pra estudo e algumas gravações caseiras não quero passar dos 1k, minha ideia eh gastar R$ 800,00 mesmo

    vou procurar algo usado mesmo, acho que é o melhor jeito de economizar e conseguir pegar um bom instrumento

    Obrigado pela ajuda!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Lembrando que algo usado nessa faixa (800-1k) é um bom baixo, dependendo do estado...

    []'s

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    uma vez achei um squier usado, nessa faixa de preço, visualmente ele tava cheio de avarias, mas o som parecia estar bom XD

    enfim, eu tava procurando uma guitarra na época e meu amigo que foi comigo pediu pra testar o baixo, não sabia distinguir se o som estava bom porq o ampli era fodão, ou se era realmente o baixo, mas pre-requisisto pra eu gostar do baixo foi a cor também, aquele verde-agua da fender me agrada muito XD

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes

    gastando nessa faixa por um usado me aconselha quais modelos?
    Obrigado

    123nove
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Eu pegava um bom Washburn, ou um Squier..

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Squier bom pra mim, é a série vintage modified... e, não sei se vc achar fácil... tem a série california q eu, acho zuado...
    Vai ter uns ibanez e yamaha legais nessa faixa.. as vezes uns groovin... isso pra pegar e não mexer.. se não vc encontra uns mais em conta, mas daí seria bom dar um up de cap's... seria o caso dos eagles antigões... as vezes vc acha até de luthier nessa faixa...
    O esquema vai ser vc dar uma procurada (sem dizer a faixa q ta procurando, sempre pergunta antes o preço do bass... daí vc fala q vc qr algo "daquele nível" se tiver na faixa q vc qr... pq daí vc encontra as vezes algo em conta mas q seja de boa qualidade)... e tipo, oq vc encontrar e gostar, se tiver dúvida, volta pra cá e lança...

    []'s

    kiki
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    recomendo olhar os yamaha, ibanez, sx, e talvez squier.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    vlw galera,
    depois das festas de fim de ano vou começar a caçada pelo baixo xD

    feliz ano novo pra vocês, acho q só volto a usar o fórum ano que vem o//

    obrigado kiki, JL_Marcondes e 123nove

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    só uma dúvida o que me dizem sobre o Washburn Xb-400? acabei de ver um aqui no ML com um preço bacana

    123nove
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Eu já ouvi um, achei bacana, mas me disseram que é mto pesado.. Por quanto achou?

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    R$ 450,00, ta barato né? e esta bem conservado, só não sei a parte elétrica...

    o que me deixa um pouco desanimado é a cap ativa também

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    Qual o problema de ser ativo?

    Cara, sobre esse bass.. ele já foi bem cotado.. para oq vc ta querendo - "estudar" - tá ótimo.. só que.. eu não sei se ML é um bom lugar para isso.. se vc tiver como tocar no instrumento antes... eu não entendi ainda se é o seu primeiro bass.. se for, acho que vale vc ter a experiência de passar em lojas primeiro, e ver oq mais lhe agrada em termos de modelo...

    []'s

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes

    Tipo minha visão resumidamente sobre capitação ativa/passiva, a ativa faz um som mais "integral" mas perde aquele som "natural" (não sei explicar com as palavras certas XD) parece que perde um pouco a vida o som e quer serve mais para tocar sons mais pesados etc, mas são pequenos detalhes não vou deixar de comprar um baixo por ser ativo ou passivo, alias a maioria dos modelos que eu gosto são ativos :P

    Sim, sim não vou comprar o instrumento sem ir testa-lo antes, inclusive o anunciante é pai do dono do baixo e nem sabe me passar as informações certinhas do baixo só me confirmou que ele está em excelente estado de conservação sem ferrugens e sem avarias...mas vou ir testa lo e conversar com o dono do baixo etc...

    Vou ir em algumas lojas la da Teodoro em SP, problema de lá é que você tem q saber meio o que você quer, saber a faixa de preço de cada instrumento, e as lojas de la tão ficando meio careiras porque muita gente leiga no assunto, vai comprar instrumentos e tem aqueles vendedores que querem porque querem te empurrar algum instrumento, mas vocês tão tirando bastante dúvidas minhas já XD

    Minha intenção de pegar um baixo bom, é que quero usar para fazer umas gravações além de aprender, mas não queria gastar muito também em um instrumento que possivelmente não vá subir no palco

    p.s: desculpa pelo livro digitado agora, me empolguei D:

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gui Tsuu
    A diferença de ativo e passivo é questão de gosto... não há vantagem ou desvantagem... e tudo depende também do modelo... Eu, por exemplo, prefiro baixo ativo, mas isso não quer dizer que não goste de baixo passivo, pelo contrário, curto bastante o som, mas se é para eu tocar, prefiro ativo... oq acontece é que existem mals exemplos em ambos os lados: Ativos que são nada mais que um pedaço de pau com cordas, e passivos que, tb são um pedaço de pau com cordas, mas pelo menos não é mdf! UAshusu...
    Oq se pode dizer é que em um baixo passivo, a madeira, ferragens, enfim.. construção toda do baixo, influencia mais no timbre.. tem geralmente controle apenas de cut (ou em alguns caso um boost) em uma determinada frequência, e, na maioria dos casos o sinal de saída é menor... eh isso... já nos baixos ativos, o sinal de saída é maior.. a construção do baixo tem seu papel importante, porém, por possuir um pré-amp (que é qm garante o sinal de saída maior) vc consegue ter controle de boost/cut de grave, agudo, médios, etc etc.. e é aí que vem a "estorinha" de colorir som etc e tals.. nessa de dar boost/cut, existem pré's que acabam colorindo demais e tipo, realmente se perde as características do bass.. mas, em mtos casos isto não é tão ruim quanto parece, e tb não é na maioria dos casos.. e, se te agrada o som do bass.. se o som q vc tira dele te faz feliz, que que tem se é pq é o melhor dos ativos, ou passivo, ou colori ou não.. enfim... o lance é que existem prés que procuram não tirar as caractericas do baixo.. geralmente os mais caros.. mas daí tb, o baixo tem que ter "A Construção" hehehhe.. se não de nada vale...

    []'s

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    JL_Marcondes

    Esclareceu bastante, eu entendia bem por cima esse lance de capitação ativa/passiva, resumidamente na minha cabeça era ativo = som mais artificial, passivo = som mais natural, por isso dei preferencia há um baixo passivo, mas testei uns baixos ativos e realmente não vi uma diferença muito grande comparado aos passivos, variava mais entre os modelos do que em relação ao tipo de capitação mesmo...

    quero testar esse Washburn que eu disse pra vocês provavelmente será o meu baixo se estiver tudo certo com ele xD

    123nove
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Ok ok, dai vc tem tres tarefas a fazer:

    Tirar fotos
    Fazer review
    Postar video com o som dele

    Fechou?

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    123nove
    ok,ok assim que adquiri-lo vou postar um som dele

    ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vale a pena fazer um baixo intermediário?