Baixo 6 ou 7 cordas

    Autor Mensagem
    MKBass
    Veterano
    # nov/12


    Bom, ae gente esse é meu primeiro tópico aqui no cifraclub, vou tentar ser o mais direto possivel.
    A pouco tempo comprei um baixo de 5 cordas gostei muito do grave da corda SI (até porque gosto muito de metal), porém pesquisando alguns outros baixos, comecei a ver baixos de 6,7,8,9,10,11 cordas e por aí vai!
    Achei o baixo de seis cordas bem legal pois a guitarra não tem a C (dózinha), podendo assim fazer algumas melodias tipo o Jonh Myung, mas me veio algumas dúvidas sobre um baixo 7 cordas:

    1-A sétima corda (que pelo que sei tem afinação F),seria utilizada em uma banda ou só para solistas viciados em tapping?

    2-Pelo que vi ela tem um som parecido com as graves da guitarra ou seja acabaria sendo um instrumento híbrido(a junção de uma guitarra com baixo)?

    3-Qual o espaçamento normal entre as cordas em um baixo de 7 cordas?

    4-Esses baixos são vendidos em lojas ou é só por luthier?

    Bem. por enquanto é isso, usei a busca por uns 3 dias e tópicos que falavam sobre isso(que por sinal eram poucos) não eram assim tão específicos.
    Quem puder me ajudar ficarei grato.

    Att
    MKBass :D

    dibass
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: dibass
    · votar


    MKBass
    1-A sétima corda (que pelo que sei tem afinação F),seria utilizada em uma banda ou só para solistas viciados em tapping?
    Normalmente, até os que eu vi, é uma "Fázinha". Nunca vi alguém utilizar em banda. Mais para solistas e viciados em tapping hehe, cito aqui Chico Gomes.

    2-Pelo que vi ela tem um som parecido com as graves da guitarra ou seja acabaria sendo um instrumento híbrido(a junção de uma guitarra com baixo)?
    Não necessariamente, penso eu, haja vista que a função dos dois instrumentos acaba sendo diferente. Guitarra tente mais aos acordes, baixo mas às notas "individuais". Mas não há regra, obviamente.

    3-Qual o espaçamento normal entre as cordas em um baixo de 7 cordas?

    Acho que é o mesmo espaçamento do baixo de 6 cordas, porém o braço é um pouco mais largo. Lógico que isso pode variar.

    4-Esses baixos são vendidos em lojas ou é só por luthier?
    Nunca vi em loja, porém vários luthiers fazem instrumentos do tipo.

    Mas acho que na maioria dos casos um baixo de 6 cordas já é mais que suficiente. A menos que queira fazer algo mais diferente, sei lá.

    Saca só esse baixo que o Walter Bergamo fez:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/272262/

    Eu babei nisso aí!! Fiquei doido pra mandar fazer um hehe

    MKBass
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Certo vlw mesmo tiro todas minhas dúvidas!
    Vou mesmo em um de 6, já que não sou viciado em tapping :D
    Também fiquei com vontade de ter aquele baixo mas deve custa uma nota tbm ¬¬

    Att
    BassMK

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo 6 ou 7 cordas