alguma dica para melhorar rapido?

    Autor Mensagem
    viniciusssilva_
    Veterano
    # nov/12


    eu to tentando aprender mas estou demorando muito para tirar musicas completas e ainda me perco em muitas variaçoes rapidas, vcs tem alguma dica de exercicio ou ate mesmo de video aula para me mostrar? to aprendendo tudo sozinho que gostaria de continuar assim pra achar mais o meu jeito de tocar, mas quero dicas pra melhorar mais rapido

    dibass
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    viniciusssilva_
    duas coisas:
    1- Quer melhorar rápido? Estude muito, mas tipo MUITO. Sei lá, pra ser ruim umas 4 horas por dia. Mas no mínimo umas 6.

    2-to aprendendo tudo sozinho que gostaria de continuar assim pra achar mais o meu jeito de tocar
    Véi, na boa, deixa de ser burro. Tu quer mesmo aprender??? Quer? Então procure um professor. Baixe esse nariz aí.

    E lembre-se: você nunca é tão bom no seu instrumento quanto pensa ser. E essa regra vale para qualquer músico.

    skafast
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Discordo do dibass. Não é impossível aprender sozinho, quer dizer... relativamente falando. Não vá tentar pegar o baixo e sair fazendo coisas aleatórias ou pegando coisas ao acaso de tutoriais específicos; assim levariam anos.

    Se quiser aprender sozinho, arranje um bom livro ou guia de estudos (tendo um senso de disciplina e, principalmente, eu diria, autocrítica), então siga-o.

    Não adianta também pegar o livro, fazer o exercício três vezes erradas, cansar e partir pra uma parte mais agradável (tocar músicas). Essa seria a tarefa do professor: te guiar (assim como faria o livro/guia), mas também dar uma controlada.

    Tem muito dessa coisa de mitificação do aprendizado por aqui.E depois desse ano da disciplina de Física lá no colégio, uma coisa que eu aprendi é que os livros podem até serem mais úteis que o professor. Toda a matéria do ano tive que aprender no livro porque o professor simplesmente não consegue prender a atenção das pessoas. E claro que não é só isso, também acontece muito em relação ao canto, são vários os casos de pessoas que conseguiram evoluir muito através do ensino autodidata. Enquanto algumas pessoas sentem a necessidade ou preferem um professor com elas, outras conseguem perfeitamente se virarem sozinhas, seja pelo esforço ou por algum tipo de dom natural.

    É claro que acredito que, para alguém impaciente, indisciplinado e sem o menor senso de autocrítica seria impossível aprender sem um professor coordenando seus passos, seria difícil mesmo com um fazendo isso; mas para pessoas com qualidades opostas às mencionadas, basta um pouco de força de vontade e um bom guia (professor à gosto, digamos assim).

    Infelizmente não posso te indicar algum tipo de guia para baixos considerando que estou aprendendo violão e seguindo um belo livro para iniciantes (tem mais técnicas para base, então já sei que vou ter que procurar em outro lugar para solos...). Mas uma dica em relação às variações rápidas seria fazê-las devagar e ir aumentando o ritmo aos poucos, passe horas fazendo a mesma coisa se for preciso (estando atento se a execução está correta), com os dias os resultados virão. Um metrônomo seria interessante para já te ajudar em relação ao ritmo/tempo ao mesmo momento em que treina isso.

    Ah, mais uma vez não tem relação com o baixo, mas dê uma olhada no Youtube desse cara: http://www.youtube.com/user/CRCanada
    Autodidata na guitarra e mesmo assim conseguiu evoluir, você poderia usá-lo como inspiração. Mas é como eu disse, acredito mesmo que são necessários três pontos para isso: disciplina, autocrítica e força de vontade. Se sentir dificuldade a ponto de tentar te fazer desistir, achar que está muito difícil seguir em frente sozinho, preferir, ou até mesmo quiser saber como seria, procure um professor para te acompanhar.

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    viniciusssilva_
    skafast
    dibass
    "disconcordo" dos dois.

    se quer aprender sozinho, dá. mas não vai ser rápido.
    se for aprender sozinho vai perder bastante tempo descobrindo como fazer coisas simples.
    ou seja, se quer ser autodidata, não tenha pressa.

    se puder, faça aulas. com certeza vai ser mais rápido que sozinho.
    porém, com aula ou sem aula, pressa é uma coisa que não serve pra nada.
    não se preocupe em aprender rápido, se preocupe em aprender direito.

    agora, desculpa, mas se voce quer mesmo ser autodidata, tá faltando um pouco de autoiniciativa.
    se voce escrever "videoaula baixo" no google vai aparecer um milhão.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    não se preocupe em aprender rápido, se preocupe em aprender direito.
    Penso da mesma maneira... qndo se é autodidata, a verdade é que estamos prontos para aprender à qlqr hora.. seja praticando, descansando.. enfim.. para conseguir agilidade vc não pode por exemplo sair fritando até queimar os dedos e ficar forçando sempre esse limite.. aquecer antes de praticar/tocar, e depois, relaxar e alongar, é ótimo para seu físico se recuperar e se preparar para a próxima.. com a sua mente é a mesma coisa.. vc pode ateh bitolar e estudar 24hs, mas vai ser mais produtivo se vc focar intervalos de tempo.. enfim...
    Não há formula mágica.. o negócio é vc ir com calma, se organizar, aproveitar essa internet lotada de material, criar uma rotina, se possível, fazer aulas sim.. e ter pasciência.. faça metas, e conclua seus objetivos.. comece pelo simples, depois entre no mais complexo...
    Vc aprendeu a respirar antes de qlqr coisa, pois era o essencial pra vida, depois apredendo a pedir comida, ajuda, etc e tals.. depois se desenvolveu e aprendeu a andar, falar etc e tals...

    []'s

    pgnt
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Como o skafast comentou, se vc for impaciente, indisciplinado e sem o menor senso de autocrítica, vc vai precisar ser internado num conservatório musical (e ainda assim nada garantido).

    Pra acelerar o processo, sugiro procurar estudar o básico de teoria musical, seja com aulas ou procurar na internet mesmo (youtube tá cheio de professores dando 'amostra grátis' falando disso). Pq vai te dar um entendimento de como a coisa funciona na teoria, te deixando menos perdido na prática.

    Para prática, no meu caso, exercícios me deixavam bem entediado, preferia tocar alguma coisa q gostava, mas aí é importante sempre ir buscando músicas mais difíceis depois q cair na 'zona de conforto' das q já toca.

    Pense em evoluir 'subindo degraus', estabeleça um nível, pratique até ficar bom nele e parte para um próximo, a evolução vai vindo naturalmente.

    Mas o começo do zero é sempre mais penoso, leva um tempo mesmo, não se preocupe.

    abs

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Toma um caldinho de ariola!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    LeandroP
    UASHUHSu.. aos poucos isto vai tomando cara de fórum.. uhsausha..

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    JL_Marcondes

    Ou isso, ou estudar.

    smarth
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu toco baixo há 6 meses aprendi praticamente quase tudo que eu sei sozinho,estudando, vendo na net,tipo antes de eu compra o meu baixo eu tocava no violão pra quando eu tivesse o baixo eu soubesse fazer alguma coisa,e tipo...não foi tão dificil só tem que ter paciencia e vontade.
    Abraços.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    smarth

    Então, é possível aprender sozinho. Dá pra aprender muita coisa por conta própria. Com determinação e força de vontade, pode-se fazer muita coisa. Porém, algumas dificuldades podem não só atrapalhar como por tudo a perder. Chega um determinado ponto que, em função de algumas lacunas vazias ou mal preenchidas, o estudo trava. Também sou autodidata, e levei alguns anos pra entender coisas simples, porque uma ou outra informação me faltou, e me travou. Eu já tocava e tinha até uma boa desenvoltura no instrumento, mas era travado no improviso.

    Por isso que digo: ou toma um caldinho de ariola ou estuda. Acho mais fácil estudar porque hoje em dia é tão difícil, pra não dizer impossível, encontrar uma ariola que dê um bom caldo.

    Msess
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Discordo de todo mundo

    Não sei o que falar.

    danielbassx1
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara A Chave Certa Pra Isso E o Estudo, Estude muito se der 5:00 Por Dia Cara Dai Vc Evolui E Nem Percebe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguma dica para melhorar rapido?