Segue o bumbo ae baixista

Autor Mensagem
Pão Quente
Veterano
# out/12


Eu sempre ficava do lado do batera.. dai fiquei 1 dia ao lado do guitarrista, na verdade do lado do cubo dele, não conseguia escutar o bumbo e começei a fazer o que sentia que era necessário, mas não fora do tempo, que eu saiba. Não sei se toquei errado mas ele disse que se perdia nas minhas linhas de baixo suuper complexas e errava o tempo... aff veio falar um monte.. Enfim, essa coisa de seguir o bumbo.. é sempre válida? pq eu estava dentro do tempo e "eu não toco bumbo de corda" kkkkkkkkkk

rodsom
Veterano
# out/12 · Editado por: rodsom
· votar


mas ele disse que se perdia nas minhas linhas de baixo suuper complexas e errava o tempo...

só aí ja deu pra ver que quem nao entende merda nenhuma é ele.

soruji
Veterano
# out/12
· votar


Das duas, uma:

Ou ele acha que você pode atrapalhá-lo por não conhecer algumas coisas ou
Ele não quer dividir o prestígio de ser o solista da banda, com você.

kkkkkkkkkkkkkkkk

Já se foi o tempo em que o contrabaixo era somente usado pra marcar a música.

Charles Mingus, Ray Brown, Jaco Pastorius já tinham essa filosofia.

Contrabaixo é instrumento de solo, sim senhor. =). Dá uns dvds do Abraham Laboriel pra esse abençoado aí. rsrsrs

alexdiffer
Veterano
# out/12
· votar


Pão Quente
Eh complicado opnar sem ter assistido a performance de voces....tem que se levar em conta tambem que o guitarrista pode estar certo, e voce pode ter mesmo se perdido, eh natural, ate por que voce estava num local diferente e como voce mesmo disse nao conseguiu ouvir direito o baterista, entao isso nao quer dizer que o guitarrista nao sabe de nada como o colega ai acima citou.

sei la voce pode tambem usar um metronomo com um fone de ouvido...ou se posicionar onde voce acha melhor....o importante eh nao influenciar no rendimento da banda como um todo.

JL_Marcondes
Veterano
# out/12 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


Pão Quente
O baixo e a bateria geralmente são chamados de o chão, cozinha, base, etc etc e etc.. ou um ou outro, ou ambos.. mas enfim, a verdade é que a banda pode até botar um metronomo para não perderem o tempo, mas quem disse que ele é quem deve guiar a música?! É claro, as vezes é mais fácil o baterista matar a música se ele inventar mto (mesmo sem sair do tempo) dq o baixista.. mas isso pode acontecer com qlqr instrumento.. já toquei com um tecladista que metia umas notas meio "dissonantes" no contra -tempo, que matavam nossotros ehhehe... e o problema não era tempo, era nota! Enfim... o lance é, se vc tocou td direitinho, igual fazia antes, e o guitarrista está se perdendo, ou é pq ele é que não sabe se guiar na musica (e como eu falei, ele não precisa de um metrônomo ambulante - vulgo baixo e/ou bateria -para guiar ele!), ou, oq vc estava tocando (à nível de notas) de fato estava atrapalhando ele ou o andamento da música...
Mas e ae, oq é certo?! O certo seria tocar oq a música pede.. vc pode tocar notas da escala, tocar no tempo e td mais.. mas se improvisar algo que não case com o conjunto (com os demais músicos) vai ficar ruim de tocar mesmo... eu só acho engraçado um guitarrista reclamar pq, tipo, o baixista é qm mais sofre com isso (com os dedos mindinhos de tecladistas e os violeiros e guitarreiros que adoram fazer baixo na música) ehehhe...

Enfim.. espero ter ajudado.. to atolado no serviço escrevi e não li Aushus...

[Edit]
Ah ehh.. o lance de se prendendo ao bumbo, à caixa, enfim.. não é uma regra, o lance é que a música tem q casar, não adianta cada um ir para um lado.. odeio baixista que vive querendo dar show ou tenta aparecer a cada espaço de uma nota e outra.. Ou o cara faz um groove mesmo, ou segura firme com a bateria enfim.. toca junto da banda! Esse lance de ficar preparando nota, toda hora, em vez de tocar a tônica na cabeça, e bateristas e baixistas que não se olham daí fica aquele bumbo inconsistente.. enfim... tenso!

[]'s

dibass
Veterano
# out/12
· votar


Pão Quente
minhas linhas de baixo suuper complexas
Só cuidado parceiro, às vezes menos é mais.

smarth
Veterano
# out/12
· votar


Pior que é assim mesmo,quando eu vou fazer aulas de baixo o meu professor tem uma batera eletrica dai ele sempre no meio da aula ele liga a batera e pede pra eu acompana fazendo um campo harmonico e diz que é sempre pra acompanha o bumbo,mais....
E no punk rock? o baterista vai te que coloca um motorzinho no pedal do bumbo da batera pra ele fica batendo pois baixo no punk geralmente é rápido,alguém me explica isso?

Osvaldojr
Veterano
# out/12
· votar


depende da musica....

thebassx
Veterano
# nov/12
· votar


minhas linhas de baixo super complexas (uiiiiiiiii)

JL_Marcondes
Veterano
# nov/12
· votar


Botaram o myung para tocar com o ximbinha.. daí não dá neh! ASUhuahsHUSh...

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


toco baixo a 2 anos , as pessoas falam que toco bem , e nunca prestei atenção em bumbo na minha vida. é só ter bom senso musical.

dibass
Veterano
# nov/12
· votar


Sei lá, eu presto atenção na bateria inteira. Não só bumbo, quanto caixa e tons nas viradas.
Curto demais nas grooveras funks fazer um negócio meio ma parceiria com a batera.

IronBass
Veterano
# nov/12
· votar


Eu vejo todo mundo falando de bumbo aí, mas eu costumo me guiar pela caixa, isso é normal?

Msess
Veterano
# nov/12
· votar


eu me guio pelos acordes da música e só dou uma conferidinha na bateria.

JL_Marcondes
Veterano
# nov/12 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


dibass
[2]

IronBass
É, e não é.. afinal, se ele tocar uma marcha na caixa, não parar de repicar, que que vc faz no bass?! É como o badass.. digo.. dibass, hehehe.. disse.. qndo vc ta tocando livre, sem uma linha, sem estar fazendo cover, sem estar com partitura... enfim, livre! Aí, é bom vc prestar atenção, não só no bumbo, mas na bateria inteira.. não q não deva fazer isso em outros momentos, v6 entenderam... e tocar oq a música pede.. as vezes o baterista vai ser ruim e vc é quem deve conduzilo para o caminho certo (se é que vc conhece a música!), enfim... quando se toca em conjunto, vc deve levar isso ao pé da letra, e tocar em conjunto! Essa de sair tocando sozinho, cada músico para um lado, é pra qrer ter o mesmo nível da banda do pátio da vila...

Uma das coisas que mais me fez crescer é aprender a tocar com o baterista.. dar espaço para ele e criar o "groove" em cima dq o cara ta tocando.. toquei com bateristas bons, pregos, etc e tal.. depois de um tempo comecei a interagir com o guitarrista, e mais pra frente já estava me sentindo livre para interagir com qlqr instrumento e instrumentista.. tanto q hj, se eu toco com um baterista iniciante, consigo ajudar ele a ter constância, a tocar no bit, etc etc etc...

[]'s

Pão Quente
Veterano
# dez/12
· votar


Valew ai pelas respostas... o batera tá lá ainda.. nem ligo maiss... quando disse super complexas quis dizer que eram fáceis kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


s... quando disse super complexas quis dizer que eram fáceis
acho que alguém aqui não sabe o significado de complexo hehe. Sei lá, só acho.

Pão Quente
Veterano
# jan/13
· votar


dibass
qe? '-'

Contrarregra
Veterano
# jan/13
· votar


ele foi irônico quando disse "suuper", sacaram?

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Pão Quente
eu nunca tive certeza, tem gente que diz que o baixo deve seguir o bumbo, tem gente que diz que o bumbo deve seguir o baixo.

independente disso, eu sempre acho que cai muito bem que o baixo e a bateria estejam em sintonia, só tem a ganhar em termos rítmicos.
e isso vai acontecer se houver entendimento e respeito. não adianta nada o cara ficar puto porque não deu certo. ou pede pro baixista adaptar, ou se adapta à linha de baixo.

atmospherick
Veterano
# jan/13
· votar


Já se foi o tempo em que o contrabaixo era somente usado pra marcar a música.

Ah eu não concordo, quando estamos em um show ou ouvindo uma musica em falante enormes, o baixo é responsável por uma base fortíssima. Vai dar diferença se o baixista começar a jogar um monte de 5ª, 8ª, 3ª e tudo que tem direito sem refletir no que realmente é cabível.
Quando o baixista deixa de marcar a música para acrescentar uma 5ª por exemplo, pode fazer falta dependendo da música (sente-se aquele: "oxiii alguma coisa mudou ae")

Claro que temos músicas que já nasceram com linhas complexas exemplos

Lovesong -The Cure
Meu Erro - Paralamas
Help - Beatles

e milhares de outras.

Pão Quente
Veterano
# fev/13
· votar


atmospherick
opa! isso tudo é relativo.. não vai ficar feio jogar outras notas além da tônica, mas você tem que saber o momento certo para joga-las :P

emersonlee
Veterano
# fev/13
· votar


Pão Quente
tambem acho o mesmo cara, a real e q a tecnica é uma ferramenta pra se usar na musica e n ficar se exibindo, se o baixista fazer filura demais sem saber o q ta fazendo ai todo mundo se perde mesmo

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/13
· votar


Encontre seu espaço na banda! um baixo bem timbrado, muitas vezes é mais importante que ficar fritando técnicas!

hellgod
Veterano
# mar/13
· votar


Pão Quente
Brother, toque realmente o que for necessário, quando sentir que deve infirular um pouco manda vê, usa uma escalinha pentatonia, ou uma que se encaixe melhor, e pá

frwell
Veterano
# mar/13
· votar


o baixista é qm mais sofre com isso (com os dedos mindinhos de tecladistas e os violeiros e guitarreiros que adoram fazer baixo na música)

cara é tenso isso , já quase desliguei o bass e sai do estudio por causa disso!!

tchedovollosky
Veterano
# mar/13
· votar


frwell
2 perguntas:
como? e porque?

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


frwell
o baixista é qm mais sofre com isso (com os dedos mindinhos de tecladistas e os violeiros e guitarreiros que adoram fazer baixo na música)

a briga não tem que ser por um instrumento, mas por um "espaço sonoro", tanto do ponto de vista de uma faixa de frequencias quanto de uma função harmonica no arranjo.

tem que estar bem claro na banda qual é o papel de cada um.

se o tecladista ou o guitarrista querem fazer alguma linha de baixo, isso tem que ser devidamente acordado com o baixo. ou eles seguem o que voce ta fazendo, ou em algum trecho específico eles fazem uma linha e voce deixa de fazer (troca por uma mais simples) ou segue a linha deles (dobra).

do mesmo modo, não dá pro tecladista e pro guitarrista ficarem "disputando" quem vai fazer solos ou firulas. é um de cada vez, ou os dois juntos (dobrando, oitavando, fazendo terças, sei lá).

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


"não toco bumbo de corda" é ótimo!

De quem é a citação?

hellgod
Veterano
# mar/13 · Editado por: hellgod
· votar


JJJ
Se não me engano é do Nico Assumpção

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Segue o bumbo ae baixista