Como descobrir se a altura da ponte está correta?

    Autor Mensagem
    Knob
    Veterano
    # ago/12


    Ae galera, como descobrir se a altura da ponte está correta? Quero saber se tem um parafuso mais apertado que outro e se isso acontecer, pode prejudicar o baixo?

    Valeu

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Knob
    nao tem altura correta. tem uma faixa em que a altura fica melhor.
    a altura boa depende da pegada do instrumentista e da qualidade do instrumento.

    quem toca mais leve prefere corda mais baixa, porque fica mais macia.
    quem toca mais forte precisa que a corda esteja um pouquinho mais alta, pra corda nao trastejar.
    corda muuuito baixa vai trastejar sempre, é ruim.
    corda muuuito alta vai ficar muito duro pra tocar e desafinar mais ao longo da escala tambem é ruim;

    Quero saber se tem um parafuso mais apertado que outro e se isso acontecer, pode prejudicar o baixo?
    que parafuso?
    voce nem falou qual o modelo do seu baixo ou da ponte.
    poste fotos do baixo (pode ser de loja na internet de um baixo igual) pra gente saber que parafuso voce ta falando.

    quem pode ficar prejudicado com alguma coisa desregulada é a tocabilidade do baixo, ou seja, fica ruim pra voce. o baixo mesmo nao vai ser prejudicado.

    Knob
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Infelizmente não dá pra postar o link direto, mas tá nesse site
    http://www.grellmann.com.br/
    Cordas > 5 Cordas > Contra Baixo Condor FA5 Felipe Andreoli Signature Ativo 5 Cordas (está como indisponível mas tem as especificações igual)

    Acontece que eu tinha levado a um luthier, ele regulou pra mim, ficou ótimo. Apesar de eu adorar a altura que ele deixou (bem baixo), fui perceber depois que quando eu toco algumas coisas mais rápido nas primeiras casas acontece um trastejamento bem chato.
    E eu estava falando dos parafusos que regulam a altura da ponte (foi neles que eu inventei de mexer).

    Valeu pela ajuda

    Knob
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    no momento os parafusos de tráz estão um pouco mais frouxos do que os da frente, queria saber se dá pra deixar assim.

    Valeu

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Knob
    Cara.. no youtube, procure por regulagem de contrabaixo.. vai ter umas video-aulas... tme uma do Guto mto boa... mas em toco caso, nada como levar à um bom luthier.. pois regulagem não é só ponte...

    []'s

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Knob
    é esse daqui?
    http://cdn1.joeblack.com.br/grellmann/media/catalog/product/1/3/13034_ 2.jpg
    http://cdn1.joeblack.com.br/grellmann/media/catalog/product/1/3/13034_ 1.jpg

    Acontece que eu tinha levado a um luthier, ele regulou pra mim, ficou ótimo. Apesar de eu adorar a altura que ele deixou (bem baixo), fui perceber depois que quando eu toco algumas coisas mais rápido nas primeiras casas acontece um trastejamento bem chato.
    E eu estava falando dos parafusos que regulam a altura da ponte (foi neles que eu inventei de mexer).


    no momento os parafusos de tráz estão um pouco mais frouxos do que os da frente, queria saber se dá pra deixar assim.

    na foto nao da pra ver direito, entao explica melhor.
    ta reguladinho e voce tentou levantar um pouquinho mais a corda, tá correto.

    só que voce falou parafusos de tras e da frente.
    se voce ta mexendo em parafusos grandes que ficam nas beiradas da ponte, pare imediatamente! afrouxe as cordas e aperte-os de volta!

    quem voce tem que mexer pra regular a altura é nos parafusinhos tipo allen sem cabeça (chave sextavada, bem fininha) que ficam nos carrinhos (capa peça daquela onde apoia a corda). tem dois em cada carrinho, cada carrinho segura uma corda.

    pra mexer neles tem que afrouxar a corda (desafinar) e levantar um pouquinho os dois parafusos, e afinar de novo pra ver se ficou boa a altura.

    Knob
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kiki, é esse o baixo, e eu realmente estava fazendo besteira, bom que você entendeu de qual parafuso eu estava falando. (:

    Já coloquei de volta no lugar, estão alinhados e bem apertados. Sobre os parafusos allen, só tem um em cada carrinho...

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Knob
    kiki, é esse o baixo, e eu realmente estava fazendo besteira, bom que você entendeu de qual parafuso eu estava falando. (:
    que bom!
    perceba que ao afrouxar os parafusos de tras, voce estava fazendo a ponte inteira levantar pela tensão das cordas, o que faz com que toda a força seja jogada nos dois parafusos da frente que NÃO foram preparados pra receber esse esforço. No mínimo isso iria estragar os furos deles na madeira, ou talvez os parafusos e/ou a ponte.

    Já coloquei de volta no lugar, estão alinhados e bem apertados. Sobre os parafusos allen, só tem um em cada carrinho...
    eu vi que ele tem um parafuso allen maior antes da corda. esse é pra mover o carrinho no sentido das cordas para ajustar as oitavas

    nas foto nao da pra ver, mas deve ter algum outro (bem menor) logo abaixo de onde apoia as cordas, pra regular a altura.
    se for possivel, tire uma foto da ponte mais de perto pra poder ver.
    tire em lugar com bastante luz, tipo perto de uma janela durante o dia, e se a camera tiver função macro (florzinha) pra dar um foco de perto é melhor.

    Knob
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ah achei!!

    É que é muito pequeno, mas tá lá, aos pares, bem onde vc falou.

    Vou dar uma mexida, valeu pela ajuda cara!!

    Abs

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Knob
    beleza!

    tenha chaves allen de qualidade (evite chinesas) e afrouxe a corda antes de mexer (nao muito, só desafinar uns 2 tons ta bom) e depois reafine.

    boa sorte!

    Knob
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ae pessoal, mais uma dúvida..

    Eu tentei levantar os carrinhos com a allen 2mm, mas nem consegui perceber pra qual lado aperta e pra qual afrouxa. Dei meia volta e não percebi diferença na altura.

    Podem me explicar como funciona a mecânica e porque de terem dois e não só um parafusos allen lá onde chega a corda??

    Valeu pela ajuda!!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Knob
    Veja esse vídeo:


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como descobrir se a altura da ponte está correta?