Squier Jazz Bass Classic Vibe - captação

    Autor Mensagem
    viniws
    Veterano
    # ago/12


    E aí galera, sou novo aqui no fórum e estou com dúvidas em relação ao meu Jazz Bass. Tirar foto dele daria muito trabalho então vou postar o link do produto:

    http://www.fender.com/en-BR/products/classic-vibe-jazz-bass-60s/

    Comprei esse baixo numa viagem para Irlanda no final de 2008. Me custou 350 euros. Tem uma construção bem massa, bem melhor que as outras séries da Squier, braço fininho, invernizado e tal, mas eu acho o som dele meio "fraco". Quando o knob de tone está aberto, ele fica "estalando" demais, porém sem muito brilho. Quando está fechado, não tem aquele peso com bastante médios e graves.

    Alguém sabe me dizer como posso dar um boost na captação dele, gastando no máximo uns 400 reais? Será que vale a pena ou melhor trocar de baixo? Outras opiniões em geral são bem-vindas.

    Valeu!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    viniws
    Vamos lá.. vc sabe como o tone funciona, correto? Bem resumidamente, ele faz um corte numa determinada frequência.. oks.. sobre essa característica "estalado" e "sem mto brilho".. pode ser característica do baixo.. se vc tem comparado à outros jazzbass e sentiu isso, vou te dizer uma coisa: existe uma diferença nos modelos JazzBass60's, o captador da ponte tem um posicionamento diferente, cerca de 1/2" mais afastado da ponte (ou, mais próximo do braço)... e, quanto à posicionamento de captadores, quanto mais próximo do braço, ele irá captar mais as frequências graves, e quanto mais próximo da ponte, mais as agudas..

    Agora, quando vc fala "boost" na captação dele, vc quer oq, mais gain?! Existe sim uma (na verdade não só uma, mãs..) alternativa.. vc pode colocar um circuito interno que não altere em nada o som do seu baixo, só lhe dará mais sinal de saída, ou seja, mais volume/gain... ctz, mto menos que 400 dilmetas heheh..

    []'s

    viniws
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu JL_Marcondes, quando eu digo boost, digo uma melhorada mesmo, alguma indicação de captador com um bom custo benefício e de preferência passivo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    viniws
    Compre um par de DiMarzio Ultra Jazz DP147(braço) e DP148(ponte).
    Garanto que vc não vai se arrepender....
    Mas talvez um simples pedal Equalizer ajude (e muito!).
    Abç

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    viniws
    Sobre captadores.. mm.. depende dq exatamente vc qr.. é mto questão de gosto... eu sei que no site da seymourduncan tem lá uma tabelinha com as especificações dos caps... mas talvez vc gaste aí os 400$ ou mais.. daí tem os nacionais que o pessoal recomenda.. malagoli, cabrera... enfim... o Mauricio Luiz Bertola é luthier, e entende bastante de instrumentos passivos e vintages... pra mim neste quesito a opinião dele vale e mto..

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Squier Jazz Bass Classic Vibe - captação