Tecnica com palheta no baixo igual de guitarra?

Autor Mensagem
GBS134
Veterano
# jun/12


eu quero saber se a tecnica pra usar palheta no baixo é a mesma pra guitarra, de modo que quem saiba usar palheta na guitarra saiba tb usar no baixo.

Dudurlz
Veterano
# jun/12
· votar


Mais ou menos, porque no baixo você vai ter uma pegada totalmente diferente.
Quando eu passo um tempo sem pegar no meu baixo, tocando só guitarra, quando eu vou pegar no baixo, quando vou tocar sinto (sim, toco baixo com pizzicato e palheta) meio que um desconforto, os músculos da mão dói..
Mas fora isso só muda a pegada mesmo.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Quer ser guitarrista fi, vai tocar com os dedos que você ganha muito mais.
ridículo baixista tocando de palheta!!

GBS134
Veterano
# jun/12
· votar



Mais ou menos, porque no baixo você vai ter uma pegada totalmente diferente.
Quando eu passo um tempo sem pegar no meu baixo, tocando só guitarra, quando eu vou pegar no baixo, quando vou tocar sinto (sim, toco baixo com pizzicato e palheta) meio que um desconforto, os músculos da mão dói..
Mas fora isso só muda a pegada mesmo.

então tecnicamente é igual. certo?
vlw

mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
ridículo baixista tocando de palheta!!

Já vi que vc tem muita coisa pra aprender...

Buja
Veterano
# jun/12 · Editado por: Buja
· votar


GBS134
Nao é bem igualzinho nao. A pegada deve ser mais firme. Para um som mais pesado se palheta proximo ao braço e para um som mais estalado, proximo a ponte. É mais dificil fazer palhetada alternada proximo ao braço porque as cordas vibram mais e tecnicas como harmonico articifial tambem é mais chato de fazer devido ao calibre das cordas.

OverZakk
ridículo baixista tocando de palheta!!
Depende muito do estilo. No metal nem preciso falar que praticamente todos usam palheta. Mas nao é so metaleiro que toca com palheta nao.
Vide:

Forget Me - RHCP - Flea


Parallel Universe - RHCP - Flea



E muitos outros....esse é so o que eu lembro...a palhetada tambem é uma tecnica assim como pizzicato, slap, tapping e afins. Falando assim é como dizer "ridiculo o cara que toca guitarra com os dedos".

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Se é ridículo usar palheta no baixo? pq o Flea usa, o baixista do Green Day usa (pelo menos na Basket Case), o baixista do Megadeth acho que usa tambem. E seguindo essa lógico seria ridículo guitarrista tocar com os dedos, certo? ouça Mark Knopler.

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12
· votar


Não entrem en discussão besta que já tem bastante tópico com isso.. mas enfim..
OverZakk
Palheta é mais um técnica.. só isso.. eu particularmente não gosto, mas respeito os músicos que utilizam e curtem.. assim com todo músico deve respeitar.. tome cuidado com o preconceito, tem muito músico profissional que utiliza.. e, vou mais além.. e o Tony Levin que toca com "baquetas", hein?! Ehehhe...

GBS134
Mais ou menos.. vc vai sentir diferença devido à espessura e tensão das cordas, e tb distancia entre elas..

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Alguns baixistas do metal usam palheta pois deixa o som mais agressivo mais rasgado, mais o baixista que usa palheta perde mais do que ganha, sera que o baixista do Megadeth consegue fazer o Tapping do Metropolis do DT acho que não, alem de perder mobilidade. E pelo amor de deus o que o baxista do green day faz? tira e coloca ele da na mesma, imaginem Victor Utem usando palheta, eu particularmente não gosto e não recomendo a nenhum baixista tocar de palheta, nenhum baixista consagrado, por ser bom não por tocar em banda famosa, caso do Green Day, RedHot, Megadeth, usa palheta, Billy Sheehan, John Myung, Stive Harris e muitos outros. Perde o som que o baixo proporciona e ainda perde técnica.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Palheta no baixo e mais uma "Distécnica", agora se você quer perder tempo com isso vá em frente, seria melhor treinar com os 3 dedos treinar slap, tapping, coisas que vão te deixar melhor, não ficar repetindo notas rápidas com uma palheta como o Lemmy do motorhead faz, ele e um guitarrista frustrado aquele cara, toca com Marshall.

mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
não recomendo a nenhum baixista tocar de palheta, nenhum baixista consagrado,

Já ouviu falar de Willy Verdaguer (Secos e Molhados)? Chris Squire (Yes)? Paul McCartney (Beatles)?
Deixa pra lá, pra não desvirtuar o tópico.

GBS134
A técnica é a mesma. Mas pelo fato de a corda ser mais pesada talvez vc estranhe um pouco caso vc esteja acostumado com a guitarra. Eu por exemplo até hoje não me acostumei direito.

mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
Palheta no baixo e mais uma "Distécnica", agora se você quer perder tempo com isso vá em frente

Na história do contrabaixo, na década de 50 os contrabaixos eram acusticos, pesadões. A guitarra elétrica foi inventada. Então o acústico passou a ficar extremamente "desconfortável", pouco prático. Além do que, o instrumento elétrico "engolia" o "baixão". Com isso muitos guitarristas passaram a fazer as bases na guitarra, usando as cordas mais graves.

Quando o contrabaixo elétrico finalmente foi inventado, todos esses "guitarristas dos graves" passaram a tocá-lo e continuaram a usar palheta. Foi uma sequência natural.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


mjcmello
Eu disse nenhum baixista consagrado, por ser bom não por tocar em banda famosa quando digo bom digo (Felipe Andreole, Billy Shenhan, Luiz Mariute, John Myung, Victor Utem, Thomas Miller).

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Quando o contrabaixo elétrico finalmente foi inventado, todos esses "guitarristas dos graves" passaram a tocá-lo e continuaram a usar palheta.

Guitarristas amigo, guitarristas tocando com cordas mais graves, o contra baixo por acaso era tocado com palheta?

mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


por acaso era tocado com palheta?


Não. Daí se passou a usar a técnica de pizzicato no baixo elétrico como seu "irmão maior".

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Agora sejamos honestos, conosco mesmos, um baixista que toca com os dedos tem maior aproveito que um que toca com palheta, não concordam?

mjcmello
Veterano
# jun/12 · Editado por: mjcmello
· votar


Agora sejamos honestos, conosco mesmos, um baixista que toca com os dedos tem maior aproveito que um que toca com palheta, não concordam?

Não. Numa entrevista o Willy Verdaguer disse que quando ele tocou aquela música "Amor", dos "Secos & Molhados", ele usou palheta. Inclusive utilizando a técnica de sweeping. Ficou muito mais natural.

Meu primeiro professor de contrabaixo (Alexandre Magalhães, que hoje dá aulas na escola Villa Lobos aqui no Rio) me disse que se vc toca com a palheta pra encobrir uma falha na técnica de pizzicato, então vc tá mal. Mas se vc utiliza como forma de expressão, por questões de timbre, seja pela "pegada" que determinados estilos pedem, então tudo bem.

Obs: as partes que eu editei foram só pra acertar alguns erros de concordância.

OverZakk
Veterano
# jun/12 · Editado por: OverZakk
· votar


mjcmello

Agora você me calou =D

Mais ainda assim o seu Prof. tocava normalmente com os dedos, e usava a palheta para auxiliar, agora me diz aqueles baixistas que só tocam de palheta se tira a palheta da mão deles vão ter extrema dificuldade para tocar.

OBs. Erro de português =D

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
Amiguinho.. em primeiro lugar é Victor Wooten.. e em segundo.. vc citou grandes baixistas e, nunca ouviu falar de Chris Squire?! Seus ídolos todos sofreram influência dele e tem ele como inspiração (Harris, Myung..) tipo.. é como eu falei e o mjcmello complementou.. é uma técnica, que, eu respeito justamente pela questão timbre.. eu não gosto! Como não gosto de baixo com efeito.. etc etc.. mas devo respeitar, afinal, cada um sabe o melhor caminho para si na busca de seu som..
Vamos falar do mano Steve Harris: Vc sabia que ele usa pizzicato apenas com dois dedos, justamente pcausa da questão timbre?! E ae, quem está certo os metaleiros 4 dedos, os cavalgadores dos 3 dedos ou o sr Harris?! Hein?! Tudo questão de técnica! Ele provavelmente faria mais coisas com 4 dedos?! Sei lá.. ele toca desta maneira pq o anelar e o mindinho dão outro tipo de timbre etc e tals.. e o cara é o cara! Quanto à velocidade, Dave LaRue é a prova viva de que dá pra fazer a mesma coisa com 2 dedos em vez de 4.. té-níiiii-caaaa.. é só ténica e nada mais! (Eu escrevi errado propositalmente!)

Enfim.. eu não gosto, para mim.. e de verdade não estou nem aí se é para técnica, se é pq é mais fácil.. se o cara quer tocar com um caco de vidro (apareceu isso aqui uns tempos atraz asuhusah).. problema é dele e do aprendizado dele.. se isso o faz feliz, se ele gosta do som que faz (e tem quem goste), quem sou eu para falar?! É o mesmo que criticar quem pinta com as mãos, com a língua, com a testa ou com o pin.. pincel! Cada um faz sua arte do jeito que quizer..

[]'s

Obs: mas ainda acho que tocar baixo com palheta é o mesmo que tocar teclado com baqueta aushUHSAuhsaS... BRINK's

mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
Sim, ele toca normalmente com os dedos. Assim como eu. Por incrível que pareça eu tenho dificuldade de usar palheta no baixo.


aqueles baixistas que só tocam de palheta
Se esses caras estão fazendo o som deles do jeito que eles gostam, por que julgar se eles são bons ou ruins só porque tocam de palheta?

O que o Prof. Alexandre quis dizer é que a gente tem que aprender as técnicas pra gente poder ter mais ferramentas para nos expressarmos melhor. Mas isso é uma decisão pessoal.

Meu amigo, música é uma forma de expressão. Toque do jeito que vc gosta e sabe e seja feliz.

mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


pin.. pincel

shuashuashua....

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


JL_Marcondes

Foi mal escrever o nome do cara errado hehe.
Mais e isso cara que eu falei, não importa se tocar com 4 ou 2 dedos, eles não estão tocando com palheta, eu acho que baixo deve se tocar com os dedos, o som é mais bonito, o baixista terá muito mais a ganhar tocando com os dedos do que com palheta, mas como eu falei se quer perder tempo tocando de palheta fazer o que né.

Buja
Veterano
# jun/12
· votar


Eu acredito que a palheta no baixo é imprescidivel pra tocar certas musicas. É uma tecnica sim, nao se perde tecnica usando a palheta e sim usa-se outras tecnicas (relacionadas a palheta). O John Myung toca baixo de 6 cordas com os dedos e é incrivel, mas nem por isso Felipe Andreoli que que tb toca o mesmissimo estilo, usando as mesmas 6 cordas e toca com palheta fica pra tras. Sao tecnicas diferentes. Vejam: (Metallica)
Cliff Burton tocava com palheta certo?
Pra substituir ele teve o Jason Newsted que tocava com: palheta!
Porem, depois do Newsted temos agora o Trujillo que toca com: Dedo.
Li que pessoal do Metallica ficou até surpreso de como ele tocava tao bem com os dedos coisas complicadas de executar com a palheta (composicoes do Cliff).

Eu, pessoalmente, toco com palheta apenas musicas que exigem isso. Nao gosto de tocar baixo com palheta. Mas há de convir que tem musicas que mesmo sendo lentas, nao ficam iguais as originais tocando com os dedos. Da mesma forma que mesmo o mais forte pizzicato nao imita o slap, e os mais rapidos hammer-on e pull offs nao fazem o mesmo que o tapping e nem a mais rapida palhetada alternada da o mesmo efeito de um sweeping. Sao tecnicas. Usar a palheta é uma delas.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Felipe Andreoli que que tb toca o mesmissimo estilo, usando as mesmas 6 cordas e toca com palheta fica pra tras.

Ta maluco desde quando ele toca de palheta?
Deve ter começado ontem pois eu num to sabendo disso não.

Spect
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk

Se baixista que usa Marshall e toca com palheta é guitarrista frustrado, guitarrista que toca com os dedos e usa Fender Bassman é baixista frustrado? Por favor, né cara...

Buja
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
Ta maluco desde quando ele toca de palheta?
Deve ter começado ontem pois eu num to sabendo disso não.


Desculpe. Erro tecnico. Jurava já ter visto um video dele tocando com palheta. Se achar faço minha afirmação verdadeira e venho postar. Caso contrario considere com apenas um comentario infeliz.

De qualquer forma, nao estou contra voce. Nao acho muito legal tocar baixo com palheta mesmo nao. Eu mesmo so toco quando preciso deste timbre, como no caso de manowar, black label society e outras musicas que tem. Afinal, toco baixista TEM que saber tocar bem os com dedos.

mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Cliff Burton tocava com palheta certo?

Não. Ele tocava com os dedos... rsrsrs

Buja
Veterano
# jun/12 · Editado por: Buja
· votar


mjcmello
Que isso! Eu nao posso ta falando tanta bobagem num dia so! To até envergonhado. So nao vou editar o posts pra nao passar todo mundo por mentiroso e eu tambem nao sou do tipo que volta na palavra que eu disse mesmo sendo errado.

Mas cara, certeza absoluta que ele nao tocava nada com palheta? Nao estou duvidando de voce nao cara, mas numa entrevista com o metallica onde eles falavam do "processo seletivo" que aprovou o robert trujillo, eles disseram que ficaram impressonados como ele tocou super bem as mesmissimas musicas complicadas usando somente os dedos. O metallica tem musicas simples de tocar mas tem umas pauleras no baixo tambem.

Obs: editei este post pra dar um enter.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Spect

O cara usa DRIVE no baixo, toca de palheta, eu acho que ele só toca guitarra porque ele fica mais estiloso com um baixo hehe. Porque o som e praticamente o mesmo escute Ace of Spades, o riff de baixo e quase uma guitarra.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
As musicas do metallica são bem mais fáceis com os dedos que com palheta.
na minha Opnião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnica com palheta no baixo igual de guitarra?