Regulagem de Potenciometros ajuda!

    Autor Mensagem
    JakeBass
    Veterano
    # jun/12


    toco a alguns meses e sou meio leigo nessa questão de regulagem comecei em uma banda a pouco tempo e gostaria de saber como se regula os potenciometros.(para rock,slap,blues.....entre outros)
    ExEMPLO: para um metal 40 porcento aberto e o agudo 10....
    o meu baixo e um jazz bass tem 3 potenciometros um volume geral,agudo e o grave...desde ja agradeço.

    mjcmello
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    jazz bass tem 3 potenciometros um volume geral,agudo e o grave

    Não seriam 2 volumes (1 para cada captador) e um de tonalidade?

    Cara, não tem regra. Vc precisa se familiarizar com o seu instrumento e na hora vc escolhe aquilo que mais agrada.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    mjcmello
    Depende do modelo.. já vi JB (e outros modelos com 2 cap's) ativo dessa maneira (volume geral, agudo e grave - por ex. bx12 da condor)...

    JakeBass
    Cara, vai do seu gosto.. vai do seu baixo.. e mto do seu dedo! Por exemplo, para mim, metal não combina com JazzBass! Já começa daí.. mãs.. tem banda em que o baixista toca com JB! Tem quem goste de um som anasalado, e corra para os MM, ou prefira o som do precision.. isso em questão de modelo de instrumento.. daí, para equalização, tipo, vai do seu baixo mesmo.. eu acho que dependendo do metal, não pode ter mto agudo se não fica mto estalado o som, e nem mto grave se não embola.. enfim.. as vezes seu bass com o pot de grave no talo, não deixa o som embolar, e quem sou eu para advinhar o qndo vc deve abrir ou fechar ele.. tipo.. não tem como.. é vc quem terá que trabalhar isso..

    FCLBass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JakeBass
    É do jeito que vc mais curtir. Se vc tem algum "bass hero" tenta chegar no timbre desse cara. Sabendo que tudo influencia. Desde a maneira de tocar, baixo, cordas, regulagem das cordas, amplificador, efeitos, etc...

    123nove
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Qual JB é?

    mjcmello
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JL_Marcondes

    Eu tive um condor BX12 há muito tempo e não lembro.Só lembro que era P/J.


    , não pode ter mto agudo se não fica mto estalado o som, e nem mto grave se não embola..

    Gosto de regular com bastante grave mas sem excesso pelo mesmo motivo. Só uma consideração, eu não toco metal (apesar de gostar muito). Mas de vez em quando eu fico em casa sozinho tocando Metallica, Iron, Black Sabath...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Meu baixo por exemplo é um xb-25a, tem pot de balanço, grave e agudo. A config dos cap's é P/J (o precision é invertido). Eu geralmente utilizo só o precision ou deixo 50% pra cada. O grave e o medio eu sempre deixo em flat, e vou variando de acordo com a música e técnica que vou utilizar.. dificilmente eu ponho grave pois a maioria dos cubos não guentam e o som racha... as vezes soh um pouco.. quando quero dar slap aumento o agudo.. dependendo da musica e técnica eu utilizo o J, mas daí eu geralmente aumento o grave tb.. enfim.. é como eu disse, vai muito da música e da técnica que vou utilizar.. as vezes no meio da música eu faço esses ajustes.. uma das coisas que eu gosto desse bass..
    No ampli, eu tento nivelar... não gosto de mto grave.. se eu quizer peso eu ponho direto do baixo.. eu trabalho geralmente os médios.. e configuro com o baixo flat, e daí a versatilidade fica por conta do q eu fizer com o baixo depois.. mexi uma vez no ampli não mexo mais...

    JakeBass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    123nove[b][/b]

    é um SHELTER Ônix SB114
    Jake
    o 2° de cima para baio
    pé de tonante.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    • Modelo: Shelter Onix
    • Série: Shelter Onix 114
    • Corpo: Basswood
    • Braço: Maple (Parafusado)
    • Escala: Rosewood
    • Cordas: 4 cordas
    • Trastes: 24
    • Captadores: Tradicionais JJ
    • Ponte: Vintage
    • Tarraxas: Blindadas
    • Ferragens: Cromadas
    • Escala: 870mm (34,25")
    • Largura do nut: 42mm (1,65")
    • Captação: Passiva
    • Circuito: Passivo
    • Controles: 1 volume, 2 tones
    • Marcação: Dot perolóide
    • Peso líquido aproximado: 3.7kg
    • Dimensões do produto (LxPxA): 31x109,5x6cm

    Pronto.. este é seu baixo... agora que vc sabe as especificações técnicas dele vamos entender oq é oq..

    Por ser um baixo passivo (captação e circuito), vc não tem controle das bandas igual vc achou que tinha (agudo e grave)... . o tone faz um corte na frequência, tipo um filtro de corte onde a frequência varia, enquanto em um controle ativo, de agudo, grave, média.. a frequência é fixa, variando o ganho(boost) ou atenuação("corte")..

    Daí tem q ver como estão ligados estes tones.. acho q é um para cada cap.. enfim.. as vezes vc pode ter a impressão de ser agudo e grave pois, sendo um tone para cada cap, o cap da ponte vai captar mais frequências agudas, enqnto o do braço, as graves.. logo cada tone se comporta de acordo com as frequências captadas pelo seu respectivo captador..

    [Obs: eu posso estar falando algumas groselhas, caso esteja, que alguém me corrija ehhehe... mas até onde eu sei.. é isso aí... ehehhehe]

    Enfim.. agora, oq vc tem a fazer é, tentar timbrar com estes recursos de acordo com o som q vc quer tirar.. e, para isso, vc faz o mix aí entre os tones e, aprende a timbrar com os dedos tb! Lembre-se, o posicionamento dos dedos muda também.. se vc tocar na região entre a ponte e o cap da ponte, vc vai tirar um timbre mais agudo, entre os cap's, mais médio, e depois dos cap's, mais grave.. e depende da força também.. pois qnto mais prox do braço, menor a tensão, e sendo assim, se vc sentar o dedo vai ouvir o som das cordas batendo na madeira.. qnto mais prox da ponte, maior a tensão, mudando a definição do som/timbre tb...

    Acho que é isso.. vale lembrar que seu bass é de baixo custo, e por isso não vai fazer milagre... mas como mts dizem, 90% é dedo...

    []'s

    JakeBass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JL_Marcondes
    Cara Valeu pela ajuda,sei que não um baio tão bom mais é o meu primeiro e tira um som legal...tu me merece um pontinho meu hhhehe me ajudo bastante

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JakeBass
    Isto fica feliz em ser útil =}

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem de Potenciometros ajuda!