Tirar o circuito artec ativo do meu condor xb-25A e torná-lo passivo usando pedal pra empurrar o so

    Autor Mensagem
    Nanin Martins
    Veterano
    # mai/12


    Na verdade meu caros, são duas dúvidas:
    1º Eu tenho um Condor xb-25A (como muitos) e gosto bastante do baixo, som legalzinho, confortável, dá pra fazer uns shows,queria mexer nele, sei que o circuito dele é Artec, mas não sei qual deles, e fiquei sabendo que os cap. da condor (ele usa cap. P+J) tem o mesmo projeto dos Kent Armstrong (KA), ou seja por KA e circuito artec não mudaria nada certo? Algúem sabe qual é realmente o artec usado nesse baixo e se os cap. da condor são os mesmos KA?

    : Eu também tenho um pedal bass attack da hartcke, que é pré-amp, direct, tem efeito de shape, equalizador (com grave agudo e brilho) etc etc etc, muito bom por sinal, mas quase não o utilizo, um amigo disse que nesses casos é melhor eu tirar o circuito da artec do meu baixo torná-lo passivo e usar o bass attack pra "empurrar" o som, e no baixo eu deixaria dois volumes, um pro J e outro pro P, outro de tone e outra chave cortando frequência, então o que vocês acham, certamente ficaria depedente do pedal, mas o som mudaria muito, vale a pena a mudança???? rsrs' meu dinheiro é mt limitado e com isso gastaria pouco!!, aberto a sugestões, kkkk valeu povoo....

    Salbass
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Martins,

    Quanto aos captadores eu não conheço!

    Quanto a sua mudança eu não faria, pois, você tem um ótimo pedal, começa a utilizá-lo mais vezes e vá fazendo varias equalizações até chegar em uma que lhe agrade!
    Esse baixo não foi projetado para ser passivo e circuito não esta lá por enfeite, quanto ao som eu creio que pode perder volume em função do tamanho e e espessura do corpo, portanto eu não faria a mudança, mas o baixo é seu e você tem todo direito de fazer o quer!

    Essa é minha opinião!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nanin Martins
    Primeiramente: Quem te falou que é artec o circuito? Tenho esse bass e nunca ouvi falar disso.. aliás, dúvido mto q seja... já os cap's até onde sei são KA mesmo...
    2 - Realmente, em relação a pré, qnto menos, melhor!
    III-) Para tornar passivo basta tirar o circuito, por cap's passivos e trocar os potenciomentros (pra vol. e tone). Mas, essa de chave cortando a frequência... n entendi.. é pra tirar médio, grave, agudo.. algo assim? sem nenhum circuito? Nunca vi isso...
    D-) Bem resumidamente o papel do pré é equalizar frequências e além do boost nas bandas, vc tem mais gain tb... já num baixo passivo (sem nenhum circuito), ocorre que vc não tem este controle sobre as frequências , e, não tem tanta saída tb... mas nada que deixe vc "dependente" do pedal.. vc vai ter o som "cru" do baixo.. sem adição de nada.. ele vai timbrar em cima da mistura de basswood, maple e rosewood etc etc.. em teoria é isso..
    Quinto: existem circuitos (tem uns brazuca que fazem.. procure por system9 e ct.colela) que só dão um boost no gain.. sem alterar nada no som.. (que é oq geralmente acontece com um pré) ou seja..

    Resumindo.. antes de fazer qualquer coisa estude bem td isso.. busque conhecer os cap's que vai por e td mais.. e entenda.. vai mudar sim.. e td vai depender dos cap's q vc colocar.. e dependendo, vc vai gastar bem.. eu não trocaria 6 pro 1/2 dúzia (KA por algum nacional - ao meu ver).. tem os emg que são os mais em conta nessa terra de cabral..

    Boa sorte..

    Nanin Martins
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Nanin Martins
    · votar


    Salbass então eu gosto mt do bass attack, o maior problema que não consigo tirar um som de médio nele, que é o som q mais me agrada no baixo, ou fica muito agudo ou grave, (kkkk talvez seja falta de inteligência minha mesmo kkkk), com o baixo passivo e o som da ponte não conseguiria mais médio? E essa mudança até onde sei e bem simples né? seria fácil torná-lo passivo novamente...

    Nanin Martins
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JL_Marcondes então um amigo (meio luthier rsrs') abriu um baixo desse e falou que e artec, só que de baixa linha, então se não me engano os cap. desse baixo já são passivo, então poderia manté-los não? A questão da chave de frequência não entendi muito bem tbm não, tem alguma outra sugestão pra por no 4º furo? Pois os volumes são independentes mas o controle de tone é o mesmo para os dois caps,
    Esses circuitos q me flw são passivos (system9 e ct.colela)?
    Resumindo: Então pra usar EMG eu teria que desembolsar no mínimo 600 reais, e agora não estou podendo, não tem nada que possa fazer com pouco $ mexendo na instalação elétrica? Até porque o cap da ponte está chiando um pouco e tenho que dar uma olhada, ou melhoro o circuito ativo dele?
    Abraço!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Vamos por partes:
    então um amigo (meio luthier rsrs') abriu um baixo desse e falou que e artec, só que de baixa linha
    A não ser que ele tenha pegado um mexido.. não vem de fabrica com artec.. já vi nego colocar artec nesse bass (no caso um de 3 bandas), mas o meu, de um primo meu e um cara na net vem com uma sigla atraz (não lembro qual).. enfim...
    então se não me engano os cap. desse baixo já são passivo, então poderia manté-los não?
    Sim, é passivo, mas é.. como posso dizer.. num é pra baixo passivo! Pq qm colore o som desse baixo é o pré, isso pq ele já é fraquinho.. se tirar.. tipo.. sei lá o som q vai ter esse bass.. acho q de balde ehhehehe... enfim, vai ficar mto fraquinho.. vai ficar um bx12 da vida..
    tem alguma outra sugestão pra por no 4º furo? Pois os volumes são independentes mas o controle de tone é o mesmo para os dois caps
    Minha sugestão é não tirar o pré.. mãs! Vamos lá.. eu acho que sei mais ou menos oq o camaradinha quis dizer.. se colocaria tipo uma chavinha pra "cut".. ou um botão.. enfim...
    Esses circuitos q me flw são passivos (system9 e ct.colela)?
    Então.. o system9 foi fabricado pelo ct.colela.. depois entra no contrabaixobr e fala que o marcondes_ te indicou ehhehe... ele faz uns pré que não colore o som.. tipo, não vai te dar controle de frequência.. ele vai ampliar a saída do baixo sem mudar as características do instrumento (coisa que os outros geralmente fazem)..
    Então pra usar EMG eu teria que desembolsar no mínimo 600 reais
    Daí tem os malagoli, cabrera... ou compra pelo ebay ehhehe...
    não tem nada que possa fazer com pouco $ mexendo na instalação elétrica?
    Tem, em vez de inventar td isso.. coloca uma chavinha on-off.. deixando o bass ativo ou passivo.. não sei a complexibilidade disso, e se com o hardware desse bass da pra fazer isso.. mas se der.. daí vc deixa seu bass ativo qndo estiver sem o pedal, e qndo estiver com, vc deixa passivo..
    Até porque o cap da ponte está chiando um pouco e tenho que dar uma olhada, ou melhoro o circuito ativo dele?
    Leva em um luthier!

    Nanin Martins
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kkkk então tá acho que to caçando chifre em cabeça de cavalo, vou estudar o caso de uma chave on-off, e mais a frente vou ver captação e circuito, foi muito esclarecedor JL_Marcondes obrigado!!!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Nanin Martins
    Ow.. então dá um pontinho aê né.. po agente ajuda nego adoiado aki e n ganha um pontinho positivo se qr.. fala sério ¬¬ auhsuhUAShhsua...

    O lance da chavinha é até simples na verdade.. é tipo um interruptor.. a ligação de fios é que vai garantir o esquema.. é como entre o circuito + os caps + a bateria, vc colcoar essa chave pra ligar/ativar o circuito ou desligar ele.. mas acho que isso é um lance que o circuito que deve fazer.. enfim.. tem q estudar..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirar o circuito artec ativo do meu condor xb-25A e torná-lo passivo usando pedal pra empurrar o so