Velocidade da bateria.

    Autor Mensagem
    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Dalmonius


    Eu procurei isso já e não achei, acho que só em uma palavra eu não conseguiria ser especifico como num texto...
    Minha duvida é, quando a bateria fizer o bumbo duplo é certo acompanhar? Eu tava ouvindo umas musicas da Powerglove, uma banda de power meta e se vocês procurarem também vão ver que quando o bumbo duplo da bateria chega o baixista não segue ela mas quando eu ouço Metallica, na musica Dyers Eve e na Fight Fire With Fire o baixo acompanha o bumbo na velocidade dele... Isso me confundiu porque o estilo do Metallica é até mais lento que o Powerglove.
    Eu sei que não tem uma maneira exaemente certa de se tocar, cada um faz o seu estilo e se se sente confortável com aquilo, que toque. Mas qual é o ideal, seguir ou não?

    *edit
    Acabei de perceber, acho que pequei no titulo, me desculpem.

    Parte Grave da Banda
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cara, na teoria, o certo seria o baixo fazer a tonica do acorde a cada "bumbada", mas isso com o tempo voce percebe que não é lei entre os musicos, assim como já ouvi várias divergencias entre bateristas, guitarristas, todos temos preocupaçao com a parte tecnica, um exemplo que eu tenho agora é a música "New Year's Day" do U2, nao sei se é tua praia, mas é um bom exemplo de "bumbadas" dentro e fora de encontro com o baixo, sei que não é coerente com a ideia que voce quis passar, pois tem bumbo duplo, vou conferir outros exemplos.

    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu nunca estudei de verdade baixo, então não tenho plena ideia do groove, eu as vezes ouço a bateria e faço um, mas um exemplo do baixo que segue os bumbos da bateria é a Nothing Else Matters, do Metallica e outra que não segue nem um pouco (eu acho) é a Jeremy do Pearl Jam...
    Mas o ideal nessas musicas com bumbos duplos rápidos o ideal é seguir, não?

    Parte Grave da Banda
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Vou tentar responder tua dúvida, ouça "01 - The Mirror's Truth" da banda In Flames, nessa musica, a partir dos 0:20/0:25 tem uma quebrada da guita e baixo, que voce percebe claramente que o baixo segue religiosamente o bumbo duplo, nesses casos, se eu estivesse com a banda eu seguiria tambem, pois nao cansa tanto e nao é um bumbo duplo exageradamente rápido, mas existem casos onde o batera é possuido e tem velocidade pacas, o melhor pro baixista seria usar palheta e treinar velocidade. Agora respondendo diretamente, essa é uma questao muito ampla cara, mande as musicas que voce tem duvida, tudo vai depender da tua colocaçao tecnica na musica em especifico.

    Buja
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Buja
    · votar


    Dalmonius
    eu nao toco pensando na só bateria....acho que sou o unico baixista que tem essa opiniao...eu penso na banda como um todo, tento amarrar a bateria e a guitarra.
    As vezes sigo o bumbo, as vezes toco no contratempo da caixa, as vezes todo as notas graves no contratempo da caixa e as oitavas gingando com o chimbal, as vezes toco oitavado com a guitarra e tem vezes que até brinco com os riffs da guitarra hehe.
    Escute a musica pruple stain do red hot que vc vai ver que quando o guitarrista faz um slide down, o baixo faz o mesmo um pouquinho depois, como se fosse um delay. Isso da brilho ao baixo, e eu super me interesso por esse tipo de coisa.
    O baixo tambem tem que ter personalidade, nao é so ficar seguindo bumbo ou tocando tonicas -- apesar de em alguns casos ser tudo que voce precisa -- mas acho que um solo bem colocado, um groove bem feito em cima dos acordes dominantes, uma swingada no contratempo de algum item da batera, ressalta tanto o item da batera como o baixo, alem da abrir espaço para a guitarra aparecer sozinha. As opcoes sao muito grandes e quem faz o som é voce mesmo cara.

    Bob Mauley
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Depende...tem bandas que as linhas e baixo sao paralelas às guitarras, tem outras que apenas acompanham a batera, tem outras que fazem um pouco dos dois... isso depende do que a musica pede, talvez seja um tanto pessoal

    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    Entendi o que você quis dizer, eu toco com os dedos mas eu sou rápido mas minha dinâmica é toda errada, se quiserem ver eu errei pra cacete aí nesse vídeo, não tava afim de gravar outro...



    Mas as musicas que me levou a essa duvida foi o baixo da musica Dyers Eve contra o baixo do tema dos power rangers tocado pelo powerglove.
    Ouvindo o verso da Dyers Eve você percebe que o baixo faz quase a mesma velocidade dos bumbos 1:10



    Na da Powerglove não tem a bateria e o baixo só mas dá pra perceber mas o baixista faz um negocio muito lento comparado aos bumbos rápidos... 0:23



    Buja
    Eu sei disso, eu também não penso só na bateria mas é que eu acho estranho as vezes o baixo fazer algo lento pra esses estilos que eu mostrei aí... Eu penso as vezes muito mais na guitarra e acabo demorando pra caramba pra fazer uma linha legal de baixo pra musica.

    Bob Mauley
    Isso é verdade, exemplo dessas linhas paralelas as guitarras é o Pearl Jam, não ouvi todas as musicas mas parece que é isso...

    Parte Grave da Banda
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara tua performance tá razoavel, o que eu te recomendo é treinar pizzicato, tocar com 3 ou 4 dedos, algumas partes da musica cai bem, e cuidado pra nao "baixar a guarda do baixo" como fez no começo da musica, encolher os dedos não é uma boa, nao te prejudicou, mas é melhor não viciar né? Voce tem potencial, consegue tirar musicas de ouvido?

    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu tiro quase tudo de ouvido se eu não consigo tirar depois de 2 dias eu uso as tablaturas... Eu achei ruim esse cover, eu consigo melhorar, mas eu tava testando a camera e quando eu errei ali na entrada pro verso eu pensei em desistir mas falei "É só um teste, tanto faz" e fiquei com preguiça de gravar outro, se quiser ver no meu canal lá tem mais...
    Eu não consigo usar 3 dedos cara, sai muito ruim e até pra galope 2 dedos ficam melhores mas quando eu pegar minha camera nova (essa daí foi roubada) eu posto meu material aqui e vou lembrar de você pra mostrar como minha técnica deu uma mudada, vou começar a olhar mais essa de recolher os dedos, não tinha ideia que isso influenciava.

    Parte Grave da Banda
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Boa cara!! Posta mais, vou conferir seus vídeos, nao esquente quanto aos erros, todo mundo erra, já percebi erros do próprio Flea em gravação de estúdio. Continue em frente.

    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    Só preciso de uma camera, roubaram a outra :(
    Mas tem outros vídeos lá no canal, se quiser dar uma conferida...

    Se mais alguém consegue responder a pergunta que eu fiz no começo do tópico, ainda espero mais respostas, por favor.

    Buja
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mas qual é o ideal, seguir ou não?
    ao meu ver nao....eles quiseram seguir....vc nao precisa...so siga o bumbo se quiser...eu sou mais de fazer cada vez de um jeito diferente

    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Então varia do gosto ou estilo do baixista?

    Rafael A.
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Dalmonius

    Cara, desvirtuando um pouco o tópico, curti o seu timbre lá em Creeping death.

    Quais os equipos que vc usou: baixo, amp, efeitos?

    Abs

    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Quando eu vou usar no amplificador eu uso um pedal de overdrive e regulo ele pra não ficar muito distorcido e um compressor.
    Pra gravar eu tive que usar o Amplitube, fiz o mesmo esquema mas eu baixei um preset e editei ao meu gosto.
    Meu baixo é ativo, eu deixei a chave no minimo o captador do braço fechado e o da ponte aberto e o tone no máximo pra dar o som mais encorpado...

    TerraSkilll
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: TerraSkilll
    · votar


    Dalmonius
    Então varia do gosto ou estilo do baixista?
    Sim, sempre variou.

    A não ser que o objetivo seja fazer um cover idêntico ao original, e no original esteja dessa forma, sempre acho válido o instrumentista (de qual instrumento for) imprimir seu estilo à execução.

    Abraços.

    Dalmonius
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    TerraSkilll
    Valeu então por sanar a minha duvida, fico mais tranquilo pra fazer as minhas linhas de baixo... Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Velocidade da bateria.