Autor |
Mensagem |
Dalmonius Veterano |
# fev/12 · Editado por: Dalmonius
Eu procurei isso já e não achei, acho que só em uma palavra eu não conseguiria ser especifico como num texto... Minha duvida é, quando a bateria fizer o bumbo duplo é certo acompanhar? Eu tava ouvindo umas musicas da Powerglove, uma banda de power meta e se vocês procurarem também vão ver que quando o bumbo duplo da bateria chega o baixista não segue ela mas quando eu ouço Metallica, na musica Dyers Eve e na Fight Fire With Fire o baixo acompanha o bumbo na velocidade dele... Isso me confundiu porque o estilo do Metallica é até mais lento que o Powerglove. Eu sei que não tem uma maneira exaemente certa de se tocar, cada um faz o seu estilo e se se sente confortável com aquilo, que toque. Mas qual é o ideal, seguir ou não?
*edit Acabei de perceber, acho que pequei no titulo, me desculpem.
|
Parte Grave da Banda Veterano |
# fev/12
· votar
cara, na teoria, o certo seria o baixo fazer a tonica do acorde a cada "bumbada", mas isso com o tempo voce percebe que não é lei entre os musicos, assim como já ouvi várias divergencias entre bateristas, guitarristas, todos temos preocupaçao com a parte tecnica, um exemplo que eu tenho agora é a música "New Year's Day" do U2, nao sei se é tua praia, mas é um bom exemplo de "bumbadas" dentro e fora de encontro com o baixo, sei que não é coerente com a ideia que voce quis passar, pois tem bumbo duplo, vou conferir outros exemplos.
|
Dalmonius Veterano |
# fev/12
· votar
Eu nunca estudei de verdade baixo, então não tenho plena ideia do groove, eu as vezes ouço a bateria e faço um, mas um exemplo do baixo que segue os bumbos da bateria é a Nothing Else Matters, do Metallica e outra que não segue nem um pouco (eu acho) é a Jeremy do Pearl Jam... Mas o ideal nessas musicas com bumbos duplos rápidos o ideal é seguir, não?
|
# fev/12
· votar
Vou tentar responder tua dúvida, ouça "01 - The Mirror's Truth" da banda In Flames, nessa musica, a partir dos 0:20/0:25 tem uma quebrada da guita e baixo, que voce percebe claramente que o baixo segue religiosamente o bumbo duplo, nesses casos, se eu estivesse com a banda eu seguiria tambem, pois nao cansa tanto e nao é um bumbo duplo exageradamente rápido, mas existem casos onde o batera é possuido e tem velocidade pacas, o melhor pro baixista seria usar palheta e treinar velocidade. Agora respondendo diretamente, essa é uma questao muito ampla cara, mande as musicas que voce tem duvida, tudo vai depender da tua colocaçao tecnica na musica em especifico.
|
Buja Veterano |
# fev/12 · Editado por: Buja
· votar
Dalmonius eu nao toco pensando na só bateria....acho que sou o unico baixista que tem essa opiniao...eu penso na banda como um todo, tento amarrar a bateria e a guitarra. As vezes sigo o bumbo, as vezes toco no contratempo da caixa, as vezes todo as notas graves no contratempo da caixa e as oitavas gingando com o chimbal, as vezes toco oitavado com a guitarra e tem vezes que até brinco com os riffs da guitarra hehe. Escute a musica pruple stain do red hot que vc vai ver que quando o guitarrista faz um slide down, o baixo faz o mesmo um pouquinho depois, como se fosse um delay. Isso da brilho ao baixo, e eu super me interesso por esse tipo de coisa. O baixo tambem tem que ter personalidade, nao é so ficar seguindo bumbo ou tocando tonicas -- apesar de em alguns casos ser tudo que voce precisa -- mas acho que um solo bem colocado, um groove bem feito em cima dos acordes dominantes, uma swingada no contratempo de algum item da batera, ressalta tanto o item da batera como o baixo, alem da abrir espaço para a guitarra aparecer sozinha. As opcoes sao muito grandes e quem faz o som é voce mesmo cara.
|
Bob Mauley Veterano |
# fev/12
· votar
Depende...tem bandas que as linhas e baixo sao paralelas às guitarras, tem outras que apenas acompanham a batera, tem outras que fazem um pouco dos dois... isso depende do que a musica pede, talvez seja um tanto pessoal
|
Dalmonius Veterano |
· votar
Entendi o que você quis dizer, eu toco com os dedos mas eu sou rápido mas minha dinâmica é toda errada, se quiserem ver eu errei pra cacete aí nesse vídeo, não tava afim de gravar outro...
Mas as musicas que me levou a essa duvida foi o baixo da musica Dyers Eve contra o baixo do tema dos power rangers tocado pelo powerglove. Ouvindo o verso da Dyers Eve você percebe que o baixo faz quase a mesma velocidade dos bumbos 1:10
Na da Powerglove não tem a bateria e o baixo só mas dá pra perceber mas o baixista faz um negocio muito lento comparado aos bumbos rápidos... 0:23
Buja Eu sei disso, eu também não penso só na bateria mas é que eu acho estranho as vezes o baixo fazer algo lento pra esses estilos que eu mostrei aí... Eu penso as vezes muito mais na guitarra e acabo demorando pra caramba pra fazer uma linha legal de baixo pra musica.
Bob Mauley Isso é verdade, exemplo dessas linhas paralelas as guitarras é o Pearl Jam, não ouvi todas as musicas mas parece que é isso...
|
# fev/12
· votar
Cara tua performance tá razoavel, o que eu te recomendo é treinar pizzicato, tocar com 3 ou 4 dedos, algumas partes da musica cai bem, e cuidado pra nao "baixar a guarda do baixo" como fez no começo da musica, encolher os dedos não é uma boa, nao te prejudicou, mas é melhor não viciar né? Voce tem potencial, consegue tirar musicas de ouvido?
|
Dalmonius Veterano |
# fev/12
· votar
Eu tiro quase tudo de ouvido se eu não consigo tirar depois de 2 dias eu uso as tablaturas... Eu achei ruim esse cover, eu consigo melhorar, mas eu tava testando a camera e quando eu errei ali na entrada pro verso eu pensei em desistir mas falei "É só um teste, tanto faz" e fiquei com preguiça de gravar outro, se quiser ver no meu canal lá tem mais... Eu não consigo usar 3 dedos cara, sai muito ruim e até pra galope 2 dedos ficam melhores mas quando eu pegar minha camera nova (essa daí foi roubada) eu posto meu material aqui e vou lembrar de você pra mostrar como minha técnica deu uma mudada, vou começar a olhar mais essa de recolher os dedos, não tinha ideia que isso influenciava.
|
# fev/12
· votar
Boa cara!! Posta mais, vou conferir seus vídeos, nao esquente quanto aos erros, todo mundo erra, já percebi erros do próprio Flea em gravação de estúdio. Continue em frente.
|
Dalmonius Veterano |
· votar
Só preciso de uma camera, roubaram a outra :( Mas tem outros vídeos lá no canal, se quiser dar uma conferida...
Se mais alguém consegue responder a pergunta que eu fiz no começo do tópico, ainda espero mais respostas, por favor.
|
Buja Veterano |
# fev/12
· votar
Mas qual é o ideal, seguir ou não? ao meu ver nao....eles quiseram seguir....vc nao precisa...so siga o bumbo se quiser...eu sou mais de fazer cada vez de um jeito diferente
|
Dalmonius Veterano |
# fev/12
· votar
Então varia do gosto ou estilo do baixista?
|
Rafael A. Veterano |
# fev/12
· votar
Dalmonius
Cara, desvirtuando um pouco o tópico, curti o seu timbre lá em Creeping death.
Quais os equipos que vc usou: baixo, amp, efeitos?
Abs
|
Dalmonius Veterano |
# fev/12
· votar
Quando eu vou usar no amplificador eu uso um pedal de overdrive e regulo ele pra não ficar muito distorcido e um compressor. Pra gravar eu tive que usar o Amplitube, fiz o mesmo esquema mas eu baixei um preset e editei ao meu gosto. Meu baixo é ativo, eu deixei a chave no minimo o captador do braço fechado e o da ponte aberto e o tone no máximo pra dar o som mais encorpado...
|
TerraSkilll Veterano |
# fev/12 · Editado por: TerraSkilll
· votar
Dalmonius Então varia do gosto ou estilo do baixista? Sim, sempre variou.
A não ser que o objetivo seja fazer um cover idêntico ao original, e no original esteja dessa forma, sempre acho válido o instrumentista (de qual instrumento for) imprimir seu estilo à execução.
Abraços.
|
Dalmonius Veterano |
# fev/12
· votar
TerraSkilll Valeu então por sanar a minha duvida, fico mais tranquilo pra fazer as minhas linhas de baixo... Valeu.
|