Afinação de oitava na corda G

    Autor Mensagem
    flyfox
    Veterano
    # jan/12


    Bom dia galera do Cifra

    Seguinte, meu baixo estava com as cordas super altas e eu decidi abaixar. Fui fuçando até encontrar uma altura legal e que não deixe a mão doendo (estava tendo várias) e ai resolvi afinar as oitavas.
    Afinei tudo menos a G. Não importa o que eu faça ou pra onde eu coloque o carrinho dela, a afinação na 12 nunca muda e fica sempre mais grave. To usando um afinador da boss pra afinar as oitavas e não sei mais o que fazer, o treco ta meio tom desafinado e fica beeem feio \:

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    se vc ir regulando o tamborzinho da ponte vc terá que encontrar a posição certa que atinge a oitava exata apertando a corda no traste 12<< não afine pelo harmônico , aumente ou diminua o tambor sempre com o dedo pressionando a oitava na casa 12 !!!!
    Se não afinar , tente ajustar o tensor do baixo pra deixar o braço reto....

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    flyfox
    Pode parecer jargão, mas leve a um luthier. Existem detalhes que ele vai analisar que por um fórum fica impossível. Por exemplo, se vc colocou a corda G com muita sobra a ponto de ficar enrolada em cima dela mesma, quanto mais pressão é feita mais a corda vai ceder. Ou a tarraxa pode estar com a engrenagem comprometida ou solta... Enfim, pode ser tanta coisa... Até mesmo o braço envergando/cedendo quando se afina a corda. Não quero assustá-lo. É só pra alertá-lo que um profissional vai ver detalhes que agente normalmente não vê. Tomara que seja coisa simples.

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    veja, a entonação das oitavas deve ser sempre feita com a corda pressionada na decima segunda casa....
    Bate a corda solta, afina, daí pressiona na 12 e vê no afinador, daí desce ou sobe o tamborzinho e depois afina a corda solta novamente , daí repete o procedimento até afinar.
    Lembre-se sempre de afinar a corda solta novamente toda vez depois que mexeu no tamborzinho....

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    NÃO MEXA NO TENSOR!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Experiência própra, rachei o braço do meu BR 90 fazendo isso ):

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Pode parecer jargão, mas leve a um luthie

    em ultima instancia, existe a possibilidade de seu baixo ter alguma imprecisao leve de construção e ser possivel de regular a oitava...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação de oitava na corda G