notas do baixo com as corda soltas - afinação

    Autor Mensagem
    goldwill
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Moderador


    cara sem zuar eu procurei pre caralho mas não achei um lugar que falasse as notas das cordas soutas do baixo.

    - editado pela moderação -

    título corrigido e complementado pra facilitar futuras buscas, pra ninguém reclamar que não achou.

    Anti-Heroi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Oh, loco! Sério? Nem na wikipédia? hehehe
    De qualquer forma: são iguais às cordas mais graves da guitarra e violão, ou seja, da mais aguda para a mais grave: G(sol), D(ré), A(lá) e E(mi). Isso no baixo de quatro cordas. No de cinco normalmente se acrescenta uma B(sí), e no de seis além dela coloca-se um C(dó) agudo, logo abaixo da G.

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    eu procurei pre caralho
    Hã... sei.

    Fóruns deixam o pessoal tão preguiçoso...

    Osvaldojr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    E-A-D-G- (4)
    B-E-A-D-G- (5)
    B-E-A-D-G-C (6)

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Todos falaram as notas de 4, 5 e 6 cordas, mas porque este intervalo especificamente...

    e se meu baixo tivesse 7 cordas, 8, quais as próximas notas...

    O baixo usa um ciclo de intervalo de quartas para todas as cordas, quantas tiverem. ou seja

    1. E, (f,g) 2. A (b,c) 3. D (e,f) 4. G
    - normalmente a 5 corda seria uma mais grave do que a E, o intervalo de 4 ao contrário é uma 5, B
    - a 6 corda é uma mais aguda, depois do G, (a,b) 6. C

    Nessa lógica teriamos
    E, A, D, G, C, F, B... sempre assim

    por isso que o baixo tem todas as escalas, acordes de triades, tetadres, e o que mais se imaginar, com desenhos exatamente iguais para qualquer tom

    goldwill
    se voce não sabia as cordas soltas, não sabia nenhuma nota...
    porque o intervalo de cada casa é meio tom, num total de 12 notas distintas antes de repetir a escala

    ps. qualquer metódo, por pior que seja, de banca de jornalm de internet, todos, todos mesmo, a primeira coisa que fazem pe desenhar um braço com as notas, mais decoreba impossivel

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    voltando, meu baixo de 5 cordas, mandei para o luthier só para subir as cordas, ou seja ele começa em E e acaba em C

    Nesta maneira a gente ganha muito mais campo de notas, principamelte para o agudo, dando mais area de solos

    A Bsizona é muito peso, tem que saber usar, e depende muito do seu estilo, eu praticamente, uso muito pouco ela, gosto muito mais detocar do meio para o fim do braço

    Istp é meu estilo, mas serve só para exemplificar que não precisamos ter um baixo de 5 cordas começando necessariamente em B

    até mais pessoal

    rodsom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Edson Caetano
    depende, tem baixos mais "exoticos" (8 cordas, por exemplo) que as cordas sao afinadas em pares, semelhante a uma viola caipira.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    rodsom
    "exoticos", disse tudo

    existem sempre excessões, mas o que eu escrevi acima é o mais comum, mas que tem sempre um luthier maluco que quer inventar um instrumento exclusivo, ou mesmo encomenda de musicos doidos ehe, ah isso tem

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    goldwill
    cara sem zuar eu procurei pre caralho
    ou não procurou, ou não sabe procurar.

    aprenda a se virar melhor, se não souber nem procurar o que precisa, dificilmente vai aprender a tocar alguma coisa.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a notas do baixo com as corda soltas - afinação