afinacao....(nao achei no busca nenhum topico com essa mesa duvida)

    Autor Mensagem
    asterix
    Veterano
    # dez/04


    seguinte, eu vejo que a afinacao pra baixo padrao eh E2 A2 D3 G3, soh que qndo eu coloco o microfone na frente do meu cubo e dou um E e um A no meu baixo o tuneit identifica como E1 e A1 e eu nao consigo colocar como E2 e A2 (ou seja, eu to com a frequencia da nota pela metade do padrao) o q eh q pode tar acontecendo?

    flea fan
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu posso estar falando uma grande besteira, mas eu li uma vez que a classificaçao da altura altura adotada pelos musicos e 1 oitava acima da adotada na fisica, ou seja, um E2 pra um musico significa um E1 para fins de estudos fisicos, pode ser isso que esteja acontecendo. Ou pode nao ter nada a ver tambem.

    asterix
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eh q na D e G aparece D3 e G3

    asterix
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    soh q meu A nao parece estar uma oitava abaixo do A normal de um contrabaixo.......por exemplo na 24a casa o A tem q ser de 220Hz, correto?

    flea fan
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Entao quer dizer que o problema e so na E e na A? Se for assim, ve se a frequencia da casa 5 da A e igual a corda D e se a frequencia da casa 5 da E e igual a corda A. Mas e impossivel que a afinaçao esteja uma oitava abaixo, a corda perde a definiçao do som.

    The Picker
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: The Picker
    · votar


    editado

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Não galera.

    A escala geral é uma escala usada para dar a afinação de todos os instrumentos. Sabemos que o C3 é o C situado na linha suplementar acima da clave de fá (e abaixo da clave de sol), correto?

    Sim. Até aqui tudo bém.

    Se fizermos as contas a partir do C3, temos:

    a corda G será G2
    a corda D será D2
    a corda A será A1
    e a corda E será E1

    Mas na realidade o que poucos sabem é que o baixo (tanto o elétrico quanto o acústico) é um instrumento transpositor de oitava. A nota soa uma oitava abaixo do que está escrito. Sendo assim:

    G = G1
    D = D1
    A= A-1
    E = E-1

    É só conferir em um livro de teoria musical.

    Sobre o problema do afinador. Ele, para dar a altura da nota, precisa medir a frequência e comparar para saber que nota é. Como ao tocar uma nota soam várias notas ( os harmônicos) e é mais difícil perceber frequências mais graves que agudas, o afinador capta o que estiver mais fácil. Seja a frequência fundamental (no caso G1) ou as superiores (G2, G3,...).

    Espero ter respondido.

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Entrando no assunto de frequências e harmônicos, sugiro uma experiência.

    Quem tiver um baixo de 5 ou 6 cordas e um amp de baixo com falante de 10" ou menor pode fazer:

    Afine a corda B em A (+ grave) ou G.
    Ligue no amp e veja que nota você escuta.

    Aguardo respostas.

    The Picker
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Hamilton Pinheiro
    obrigado professor hehehe, mas quanto a essa experiencia vou ficar devendo porque meu contrabaixo e' de 4 cordas

    flea fan
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Hamilton Pinheiro

    O que acontece? vai soar 1 oitava acima?

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Não. Você vai ouvir um harmônico superior (a 5ª). Se você afinar em Lá vai ouvir um E. Incrível.

    Além da nota A estar muito próxima ao limite do ouvido humano (o limite é 20 Hz e a nota Lá 27,5 Hz), o falante de 10" não esponde a esta frequência.

    NESCAU
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Hamilton Pinheiro Cara que viajem isso, afinei em lah e o afinador acusou E eitha!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinacao....(nao achei no busca nenhum topico com essa mesa duvida)