Alguem aqui usa afinação E-A-D-G-C em baixo de 5?

    Autor Mensagem
    Osvaldojr
    Veterano
    # nov/11


    Tipo comprar o jogo de 6 cordas e tirar o B grave, e usar EADGC ?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não é comum e não vejo pq fazer isso.. sem falar que, deve-se fazer a regulagem correta para este tipo de afinação...

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não é comum e não vejo pq fazer isso.. sem falar que, deve-se fazer a regulagem correta para este tipo de afinação...

    Muita gente usa sim, seria como um baixo de 6 cordas sem a Sizona...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Osvaldojr
    Nunca ví ninguém fazer isso...
    Já ví baixo de 6 cordas com a 6ª corda em dó e não em sí.
    Não teria porque fazer isso pois a 1ª corda, tanto do baixo de 5 quanto o de 6 fica em sí, e isso aumenta o "alcance" do instrumento para "mais baixo".
    Mas.... (Quase) Tudo é possível....

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mas.... (Quase) Tudo é possível....

    eu tava vendo em outro forum, muita gente usa E-C em 5 cordas, mas acho que tem que regular o tensor?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Osvaldojr
    Sim, pois a tensão aumenta.
    Abç

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Osvaldojr
    Comum não é não.. se fosse vc encontraria encordoamento de 5 cordas para este tipo de afinação facilmente... sem falar nos padrões de afinação, este seria mais um... mas enfim.. uma coisa é existir "adéptos" a esta "invenção de moda"... repito.. eu não vejo o pq fazer isso, pois vc perde uma quinta grave, e as notas "a mais" agudas restam apenas para solar... enfim... perde um pouco o propósito do contrabaixo na música ao meu ver... mas tem gosto pra tudo!

    E como eu disse.. tem que regular sim quando se pensa em trocar afinação do instrumento, tipo de corda, etc etc...

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Comum não é não.. se fosse vc encontraria encordoamento de 5 cordas para este tipo de afinação facilmente

    mas lá fora tem encordoamento E-C sim...

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu mandei o meu baixo de 5 cordas especialmente para o Luthier exatamente para fazer com que ele tivesse sua afinação começando em E e terminando em C

    Uso cordas elixir, comprei um conjunto de 4C comum, e a corda extra veio avulsa como (sexta C)

    Quando fazia aulas, quase nunca usava a Sizona, e eu com os meus botões pensava, diacho de corda, só me dá 5 notas extras, logo já estava no Mizão, e para o que eu tocava, não precisava de notas tão baixas

    Comecei a contar, quantas notas eu iria ganhar com a dozinha, 13 notas, e pudia invadir um pouquinho a área das guitarras... ficou muito bom o resultado

    Fica prático tambem para quem estava acostumado com baixo de 4C, o de 5 toda hora, por força do hábito ficamos batendo na B para dar o E, nesta posição, isso acaba hehe, e tem as notas extras lá em baixo

    Ideal para fazer harmonias com o baixo, comprei inclusive alguns livros que fazem esta abordagem como o do Sérgio Pereira

    E quem gosta de fazer solinhos com o baixo a Dozinha é prato cheio, eu não tenho está prática ainda, já que estou tendo aula de piano erudito e me toma 90% do tempo, os outros 10% é para brincar com o baixão

    Mais tarde tiro uma foto dele, é um Tagima, dos antigos, corpo e braço de peça única, muito bacana, está comigo a 10 anos e já passou por duas grandes intervenções no Luthier...

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Quando fazia aulas, quase nunca usava a Sizona, e eu com os meus botões pensava, diacho de corda, só me dá 5 notas extras, logo já estava no Mizão, e para o que eu tocava, não precisava de notas tão baixas

    isso é que penso tbm, e alem do mais, uma corda C pra solo é muito legal...é como ter um baixo de 6 cordas num instrumento pra 5 !

    leobozzo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    eu tenho um de 6 cordas e uso além do C zinho um Fazinho usando uma corda lá de guitarra. Fica: E A D G C F

    eu usava essas cordas à mais pra bases e melodias em tapping, digo usava porque já faz muito tempo que o baixo tá encostado e acabei não treinando mais.

    Knight
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu toco baixo de cinco cordas há mais de um mês e fazem 3 semanas que coloquei a corda C (: tive sorte de achar ela para vender avulsa (:
    .032 por R$20,00 (:

    Agora é só alegria... dá pra fazer altas coisas, acordes, tapping.. uns slaps mais agudos (:

    A corda B era frouxa, tu mal encostava nela ela emitia aquele som grave dela... o problema nao é mal encostar nela e emitir som... o problema é tocas as outras cordas e ela emitir som tbm.. sei que isso tem haver com tecnica e com costume.. mas... ela é boa em certos aspectos, bom, depende do estilo e gosto de cada um. Só digo que agora tá muito massa :P

    aconselho!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguem aqui usa afinação E-A-D-G-C em baixo de 5?