Alguém conhece um baixo que ofereça as mesmas possibilidades do Cort GB 75

    Autor Mensagem
    kartista
    Veterano
    # out/11


    Bem pessoal eu sou mais um, do clube de fãs do GB75. Entretanto, apesar de meus esforços, nos últimos meses em comprá-lo, não obtive sucesso, pois os poucos que encontrei disponíveis, já eram modêlos 2011, e de acordo com o que pude entender nos foruns especializados, ele é diferente do modêlo 2010 ou anteriores, que o fizeram tão famoso. Segundo eu soube o modêlo novo vêm com um potenciômetro a mais "médios", e uma chave a menos, e na avaliação pessoal de quem o testou, ele continua oferecendo ótimas possibilidades de timbres, mas não as mesmas do modêlo antigo, talvez em função da retirada da chave Push/Pull, que proporcionava a mudança: PASSIVO/ATIVO/PASSIVO e que o tornava diferente dos demais baixos.
    Com base nisso, gostaria de ouvir a opinião e a avaliação de vocês, sobre as possíveis diferenças existentes entre esses GB's 75, pois como ainda não toco o instrumento, e já me decidí em comprá-lo, preciso saber o que vocês pensam a respeito, pois o modêlo antigo , até mesmo usado, não se encontra para comprar. Ainda mais o modêlo WBL que é o meu preferido.
    Agradeço antecipadamente a atenção de todos e aproveito para perguntar se algum de vocês têm, ou sabe quem tenha um modêlo destes, conservado, para vender?
    Um abraço!

    GuiEntwistle
    Veterano
    # out/11
    · votar


    o push pull você pode arranjar e pedir pra um luthier colocar(pode se,r no proprio GB 75 de 2011) agora se acha aqui ou só no exterior eu não sei
    e ainda deve ter milhares de 2010, principalmente no mercado livre

    russobass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Amigo!! sinceramente!! eu toquei nos de 2010 e de 2011.

    Não vi nenhuma diferença nenhuma. Só vi melhorias.

    FCLBass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kartista
    a chave ativo/passivo (mini-switch on-on) vc pode comprar e pedir pra um luthier instalar sem problemas. O mesmo pro push-pull (ou outra chave mini-switch on-on) que pode, no caso do cap da ponte, colocá-lo em série ou paralelo. Isso sim vai te dar muitas opções de timbres. Como eu gosto de médio no baixo, acho que foi uma evolução a inserção de um circuito de 3 bandas nesse baixo.

    FCLBass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kartista
    Outra coisa, vc ainda pode, quando o cap da ponte estiver em paralelo, instalar uma outra chave (mini-switch on-on-on) que pode deixá-lo da seguinte forma:
    1 - Bobias 1 e 2 funcionando - posição central da chave
    2 - Somente bobina 1 funcionando - um extremo da chave
    3 - Somente bobina 2 funcionando - outro extremo da chave

    Isso vai ampliar as possibilidades de timbres.

    southbass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    nesses anos de estrada aprendi a dar menos importancia à opinião de forum, principalmente forum gringo. os caras notam diferença de timbre até na marca do verniz usado no baixo

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    GuiEntwistle
    o push pull você pode arranjar e pedir pra um luthier colocar(pode se,r no proprio GB 75 de 2011) agora se acha aqui ou só no exterior eu não sei
    Aí amigo, boa dica, só preciso saber onde conseguir. Mas valeu!

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    russobass
    Amigo!! sinceramente!! eu toquei nos de 2010 e de 2011.Não vi nenhuma diferença nenhuma. Só vi melhorias.
    Poxa Russobass, esse seu depoimento faz toda diferença. Por isso, fiz questão de saber a avaliação de vocês aquí do fórum, pois cada pessoa têm sensibildades diferentes, mas mesmo diante dessas diferenças, é fascinate perceber que a maioria delas, sempre convergem para uma mesma escolha. E o mais bacana de tudo é que, aquí no fórum, existe um bebate democrático, onde novatos, apreciadores e músicos e luthier's experientes, contribuem demais, com suas experiências.

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    FCLBass
    a chave ativo/passivo (mini-switch on-on) vc pode comprar e pedir pra um luthier instalar sem problemas. O mesmo pro push-pull (ou outra chave mini-switch on-on) que pode, no caso do cap da ponte, colocá-lo em série ou paralelo.
    FCLBass
    Outra coisa, vc ainda pode, quando o cap da ponte estiver em paralelo, instalar uma outra chave (mini-switch on-on-on) que pode deixá-lo da seguinte forma:1 - Bobias 1 e 2 funcionando - posição central da chave2 - Somente bobina 1 funcionando - um extremo da chave3 - Somente bobina 2 funcionando - outro extremo da chave
    Amigo, FCLBass, desculpe-me a ignorância, mas seria possível tudo isso que você sugere num botão Push-pull, que funciona junto com o volume, assim como no modêlo antigo, pois talvez, não fique muito legal colocar mais um botão, num baixo que já vêm com 4. O quê vocês acham?
    PS. Obrigado por participar e sugerir ótima dica.

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    southbass
    nesses anos de estrada aprendi a dar menos importancia à opinião de forum, principalmente forum gringo. os caras notam diferença de timbre até na marca do verniz usado no baixo

    Southbass, talvez você tenha razão, mas para quem não domina o assunto, é imprescindível saber a opinião, de quem têm mais experiência. Eu particularmente, não tenho nenhuma, e como mencionei anteriormente, lá com o companheiro Russobass, por mais que existam diferenças de opiniões, no fim você sempre pesará os prós e contras de cada uma delas, prá depois se decidir.

    Eu fico feliz de saber que posso contar com a sua ajuda e dos demais amigos deste fórum, pois, prá "calouros" e "inicinates" como eu, é tudo de bom. Além do que, pelo que percebí, as pessoas aquí, te deixam muito à vontade, e as vezes até insistem, para que você mesmo decida, de preferência testando o instrumento.
    Um forte abraço e obrigado por participar!

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Alguém mais já teve oportunidade de testar os dois modêlos? E esse baixo Ibanez ATK 305, alguém já testou? É muito parecido mesmo com o GB 75?

    russobass
    Veterano
    # out/11 · Editado por: russobass
    · votar


    kartista
    Alguém mais já teve oportunidade de testar os dois modêlos? E esse baixo Ibanez ATK 305, alguém já testou? É muito parecido mesmo com o GB 75?

    AAAAA rapaz!! ai sim!! na minha opinião o ATK 305 tem o som melhor, mais encorpado, tem como regular e ficar igual do GB 75, com mais possibilidades de timbres e ganhos ainda.

    Toquei no 305, mas comprei um ATK 310, apesar de achar o 305 mais bonito, gostei mais do som do 310, mesmo porque queria baixo de 4 cordas.

    Edit: o 305 tem como regular e ficar parecido ou melhor (depende do seu gosto) do GB 75. É que os Cort, tem um timbre muito único, sendo assim acho eles muito limitados, quem tem Cort é porque gosta do timbre dele não porque quer muitas variações ou deixar parecidos com outras marcas.

    FCLBass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kartista
    Náo d[a tudo o que falei em apenas um push-pull... Por isso sugeri chaves mini-switches tb.

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    russobass
    Toquei no 305, mas comprei um ATK 310, apesar de achar o 305 mais bonito, gostei mais do som do 310, mesmo porque queria baixo de 4 cordas.

    Russobass, existe essa diferença de som mesmo, entre o 310 e o 305, mesmo sendo baixos de uma mesma série? você os testou no mesmo dia e lugar, um após o outro, ou testou em dias distintos, pois isso talvez possa causar uma falsa impressão de tons diferentes?

    russobass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kartista
    Russobass, existe essa diferença de som mesmo, entre o 310 e o 305, mesmo sendo baixos de uma mesma série? você os testou no mesmo dia e lugar, um após o outro, ou testou em dias distintos, pois isso talvez possa causar uma falsa impressão de tons diferentes?

    São baixos praticamente iguais, é que o 310 é 4 cordas, e talvez estava mais regulado que o 305.
    Mas a grande diferença é esta, um é adaptado para 5 cordas e o outro 4 cordas. Pelo menos nos que eu testei.
    O braço do 310 é mais fino, por ser 4 cordas é claro.
    Em questão de timbre não tem muita diferença.

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    russobass

    Edit: o 305 tem como regular e ficar parecido ou melhor (depende do seu gosto) do GB 75. É que os Cort, tem um timbre muito único, sendo assim acho eles muito limitados, quem tem Cort é porque gosta do timbre dele não porque quer muitas variações ou deixar parecidos com outras marcas.


    Caro amigo, até agora somente você e mais 4 colegas me deram sua atenção aquí no fórum. Sendo assim e se não for problema pra você, gostaria de aproveitar a oportunidade e explorar um pouco mais a sua experiência, na solução de algumas dúvidas que agora tomaram conta da minha cabeça, pois quando iniciei esse debate, estava certo de que o GB 75 era o baixo que eu queria, pois era tido pela maioria, como o mais versátil e o melhor custo benefício do mercado. Agora, no entanto, fiquei um pouco decepcionado com esse modêlo, quando você diz: "O 305 tem como regular e ficar parecido ou melhor (depende do seu gosto) do GB 75. É que os Cort, tem um timbre muito único, sendo assim acho eles muito limitados, quem tem Cort é porque gosta do timbre dele não porque quer muitas variações ou deixar parecidos com outras marcas."

    Baseado no seu relato, gostaria de te perguntar o seguinte:
    1)O GB 75 é classificado por alguns como "camaleão", segundo eles, pela versatilidade de timbres que ele proporciona.
    Então pelo que entendí, de você, é que apesar de proporcionar vários timbres, todos eles são muito característicos da marca CORT. Não sendo possível, por exemplo compará-los a timbres de outras marcas?;

    2)Existe, na sua opinião algum baixo que possamos chamar assim de "Camaleão";

    3)Poxa cara, tô enlouquecendo, com a quantidade de informações que estou absorvendo. Agora à pouco, assistí a um vídeo no Youtube, de um cara chamado "Gutojaco", testando um baixo, fabricado pela fender no Japão, idêntico ao do Marcus Muller e é impressionante o que esse cara conseguiu com alguns ajustes, reproduzir quase que exatamente o timbre do modelo utilizado pelo MM.
    O endereço é esse: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=xBrc2FCZ70A

    Pô russobass, fiquei doido, cara! que som é esse, meu irmão?

    Que você achou?

    FCLBass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kartista
    A pergunta não foi pra mim, mas se vc permitir minha intromissão... Essa história de baixo versátil e tudo mais é bem complicada. tem gente que vai defender que com escudo tem um timbre e sem tem outro ou tipo de verniz e a quantidade de tinta muda completamente... Enfim, tentando não "viajar" nessa linha, vou te indicar um jargão que a galera usa, mas com coerência: Teste vc! Se vc gostar, blz! Se não, blz tb. Busca outro e assim vai. As opiniões da galera aqui são pessoais e devem servir como uma referência para apenas balisar um teste ou possível compra. Eu tenho um GB94 da Cort. É um baixo muito confortável e bem versátil. Tiro vários sons dele e não tenho do que reclamar. Respeito a opinião do russobass, mas não concordo com essa de Cort tem som característico. Antes de comprar o GB94 eu testei muitos baixos da marca e confesso que Tagima, Condor, Ibanez de modelos similares tem sonoridade bem próxima. O que diferencia é conforto e preço (pra sem bem simplista e direto).

    Respondendo suas perguntas - se me permitir...

    1 - Comparar timbre é difícil... Mas toquei num Ibanez ATK405, que não vi ainda no Brasil, e os timbres são próximos, mas o Ibanez leva vantagem, pois pode-se splitar os caps estilo MM da ponte. Esses Ibanez têm além do cap MM da ponte um Jazz no braço;

    2 - Pra mim o bom e velho Jazz Bass. Isso pq ele é referência. A história do contra-baixo se resume a antes e depois do Jazz Bass;

    3 - Esse baixo é o modelo Marcus Miller. Só que fabricado no Japão. O som do Fender Marcus Miller pra slap é incrível. Agora, já vi muito SX com som bem parecido e parecido mesmo!

    russobass
    Veterano
    # out/11
    · votar


    FCLBass

    mas não concordo com essa de Cort tem som característico. Antes de comprar o GB94 eu testei muitos baixos da marca e confesso que Tagima, Condor, Ibanez de modelos similares tem sonoridade bem próxima. O que diferencia é conforto e preço (pra sem bem simplista e direto).

    Então, o que eu quis dizer foi que diversas marcas tem sonoridade próximas, mas os Cort tem um som diferenciado, próprio dele mesmo. Por isso tem que gostar mesmo do timbre deles.

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    FCLBass
    Amigo não precisa pedir minha permissão você sempre será bem vindo. Fiz a pergunta para o amigo Russobass, porque ele foi o único que continuou a discorrer sobre o tema comigo. Agradeço sua atenção e sua opinião.
    Com relação as suas respostas, vou replicar:
    1)Esse baixo não têm no Brasil, pois os dois ATK's existentes aquí são o 305 e o 310 e ambos não têm caps MM nem JB, é um captador próprio da IBanez, com bobina tripla. Pelo visto esse 405 deve ter um som muito parecido com o do GB 75, pois têm a mesma disposição de Caps;

    2)Sim, concordo que o Jass Bass é muito bacana, mas eu gostaria de saber, quem de vocês poderia me indicar baixos alternativos ao GB 75, ou seja muito parecidos com ele. E quando eu digo semelhantes, não me refiro ao aspecto aparência e sim eficiência, OK?;

    3) O que vocês acharam do vídeo com o Fender Marcus Muller, fiquei encantado com o som dele, principalmente quando ele entra no modo Ativo, entretanto esse sim me parece um som bem característico. Não lembro de ter ouvido nenhum outro baixo com o som de um Fender.
    Vocês me aconselhariam comprar um baixo desses, estaria bem servido, pra qualquer situação, ou não?

    Valeu amigos, fico no aguardo!

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    russobass
    Meu caro, você respondeu ao FLC Bass, mas acabou esquecendo de responder as questões que enderecei à você. Gostaria de ouvir, também, sua opinião à respeito.

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Alguém mais pode contribuir?

    kartista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Agradeço àqueles que se dispuseram a me orientar e ajudar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém conhece um baixo que ofereça as mesmas possibilidades do Cort GB 75