JL_Marcondes Veterano |
# set/11 · Editado por: JL_Marcondes
· votar
Provavelmente deve-se à algo que eu fui "aprender" este ano... o lance é o posicionamento dos caps. Certa vez contaram a historia assim pra mim: Tio léo pegou uma ponte e um braço, e no espaço entre eles ele testou varios tipos de cap's em várias posições até conseguir os melhores resultados. Os modelos mais conhecidos/respeitados/conceituados de bass foram então os criados pelo tio leo fender: JazzBass, Precision e MusicMan. Devido ao posicionamento, cada um capta uma determinada frequência, e somado ao material, construção etc etc, cada um vai ter um timbre característico. Acho que já deu para sacar +- a idéia, neh Jbassman... mas vamos à mais alguns relatos: Sobre o seu JazzBass parecer/ser melhor para fazer hamônicos, eu acredito que certamente seja o lance do posicionamento dos cap's e tb questão de equalização. O MM é um modelo que trabalha com mais médios(modelo com 1 Humbucker), e o JB tem 2 singles para trabalhar frequências de graves(cap do braço) e agudos(cap da ponte).. o meu bass é um PJ, e, qndo qro fazer harmônicos, eu uso o single da ponte (J).. e, prestando a atenção em Amazing Grace do Wooten, percebo que ele usa não só equalização e captação mais voltada para o agudo como também usa a afinação ADGC... certa vez tive a experiência de "brincar" com um 6 cordas e toquei amazing grace, só q em vez de tocar em G (que foi como tirei pcausa do meu bass ser 5c), toquei em C.. resultado, o som ficou mto mais definido e foi até mais fácil de fazer cada nota.
Resumindo, a captação é quem mais influência, depois dela a equalização (e daí pode ser um pré on/off, cabeçote, ampli, pedal etc etc..), e, não sei se antes ou depois da eq, as cordas também influenciam bastante (por ex, .40 é bem mais fácil de trabalhar harmônicos ao meu ver)!
[]'s
ps: o lance da captação é tão importante que, eu estou à fazer uma mudança drástica no meu bass e oq pediram para eu "pelamordeDeus" respeitar é a questão de posicionamento dos cap's... simplesmente "jogar" os cap's no bass vai me permitir captar mais graves, ou mais médios, ou agudos, mas, a questão de campo harmônico, e alguns itens mais à ver com precisão provavelmente ficariam a desejar.
|