Cordas Para Baixo

    Autor Mensagem
    alemao schneider
    Veterano
    # set/11


    Fala galera, tudo certo?
    Bem, já vou pedindo desculpas a todos se estou fazendo tópicos repetidos, etc...mas sou novo aqui e ainda estou me "adaptando".

    Bem, sempre fui apaixondado por este instrumento maravilhoso que é o baixo, mas nunca tive coragem de tentar tocar porque sempre me achei muito "descordenado" e pensava que nunca iria conseguir tirar nem uma nota do Baixo. Mas resolvi me arriscar, e semana que vem começo minhas aulas. Vou comprar um Shelter SX SJB 75, que ouvi dizer por aí que é um bom instrumento para iniciantes, e que tem um ótimo custo-benefício.

    Porém, lendo a respeito das cordas do Baixo, me assustei muito quando ouvi falar que um jogo para um Baixo de 4 cordas custava R$ 220,00! Mas, ao mesmo tempo, ouvi dizer que existem cordas muito boas e que saem por "apenas" 50 reais.

    Por isso pergunto isso a vocês, que já tocam a muito tempo e têm esperiência com marcas e valores diferentes para as cordas:
    Quanto custa um jogo de cordas para baixo de 4 cordas? Não precisa ser a melhor marca do mundo, mas desde que seja uma marca boa, onde eu vou ter um som legal...

    Bem galera, aguardo a opinião de vocês. Grande abraço a todos!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Use a busca gafanhoto.. tdas estas dúvidas serão sanadas..

    Obs:
    - Existem cordas de 50 à 220?
    Sim existem..
    - Isso mede a qualidade/durabilidade?
    Em alguns casos sim, em outros não..
    - Qnto tempo dura uma corda de baixo?
    Depende de qm toca e de como cuida... já vi manolo falar que duram 3 meses, as minhas sempre duraram 1 ano (e durariam mais, mas eu trocava pq já levava pro setup), e este meu último encordoamento tem só 2 anos ehheheh.. mas já está na hora de trocar heheh... Não lembro os outros que tive, mas os últimos encordoamentos foram "ErnieBall".. foi carinho, porém pra mim foi o melhor que usei!

    Novamente, sobre as marcas, use a busca, e na net (lojas virtuais) deve ter o preço atualizado...

    []'s

    Emerick
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Olha, eu utilizo cordas Gibson que custam em média R$50,00 ou D'Addario que custam em média R$65,00. normalmente elas duram de 6 a 8 meses, quando meu baixo fica mais tempo parado elas envelhecem mais rápido, o ideal é que não deixe o baixo parado (sem uso) e sempre passe flanelas nas cordas (limpe as cordas).

    dibass
    Veterano
    # set/11 · Editado por: dibass
    · votar


    alemao schneider
    O lance de cordas de baixo é mais simples do que parece.
    Quanto à durabilidade da corda vai depender muito de quanto você usa o baixo. Naturalmente, tocando maismenos durará a qualidade da corda. Visto que com o suor das mãos e outros fatores entre eles climáticos as cordas oxidam, enferrujam. Mas isso é a mesma coisa seja no baixo, guitarra, violão, etc.

    Muitos compram as cordas que lhe agradam (além da durabilidade) na sonoridade.

    Mas você só vai saber disso experimentando marcas diferentes.

    Praticamente todos os encordamentos que te indicarem aqui são bons. Seja ele giannini, olympia, Ernie Ball ou Fodera.
    Sugiro que você compre o que seu bolso tiver condições de pagar.

    Vou falar um pouco das cordas que já usei.

    -> D'addario: (preço médio 70R$) ótimo encordamento, um dos mais populares. Boa sonoridade, boa durabilidade. Um dos que se mais é idicado

    -> Fodera: (preço médio 70R$) particularmente gostei demais desse encordamento. O som que ele proporciona é diferente e bem "pancada". A qualidade de timbre dela é muito fácil de ser percebida. O único defeito é que perde o brilho bem rápido. Cerca de dois meses e já não tem aquela sonzêra. Mas pra quem tem condições de investir nelas nessa rotina vale a pena!

    -> Ernie Ball: (preço médio 90R$) Outro encordamento que me conquistou. Achei parecidíssimo com a D'addario. Porém comigo a durabilidade foi maior e demorou mais pra perder o brilho das cordas.

    -> Giannini: (preço médio 40R$) Apesar da popularidade negativa que esse encordamento tem, eu gostei muito de usar. Com boa sonoridade, durabilidade rasoável. Só achei meio "seco" a tocabilidade das cordas. Pra quem precisa trocar o encordamento e tem pouca grana é uma excelente opção.

    Existem mais um monte de marcas qua ainda não tive a oportunidade de testar: Fender, Olympia, SG, Warwick, Dr Hi Beam, Roto Sound, Groove, etc.

    Os preços das cordas à cima são preços médios pagos aqui na minha região e podem ser que variem conforme quantidade de cordas e lugar a ser comprado. Espero ter ajudado de alguma forma :)

    Gabriel Laymann
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Alguém já usou cordas strinberg tb?

    dibass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gabriel Laymann
    .....eu não ia falar delas mas particularmente prefiro fugir.
    Som meio que de "lata", um brilho esquizito e durabilidade baixa.

    Gabriel Laymann
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Comigo elas tem uma durabilidade até que aceitável. Quanto ao timbre, realmente é um pouco diferente. Mas tem quem goste desse timbre, também

    Gabriel Laymann
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Comigo elas tem uma durabilidade até que aceitável. Quanto ao timbre, realmente é um pouco diferente. Mas tem quem goste desse timbre, também

    GuiEntwistle
    Veterano
    # set/11
    · votar


    pois é, acrescentando oq o pessoal já falou, cuidado com marcas como groove, que são muito ruins, compre as mais conhecidas mesmo
    pra começar eu acho legal d addario, se vc quiser investir mais ernie ball

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu gosto das cordas alonso...tem uma boa durabilidade, e um bom custo x benefício

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # set/11
    · votar


    e sem falar que cordas NIG também me agradam, principalmente as flatwound *-------*

    daniels07
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu uso D'addario há 1 ano e meio, e só troquei o encordoamento há uns 5~6 meses... Mas já to afim de comprar outra porque vou mudar o calibre da corda.

    Essa corda é muito boa e é relativamente barata em relação as outras.

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gabriel Laymann

    as minhas são strimberg...já tem mais de 1 ano sob tortura..
    tem um som mto opaco e meio sem brilho..mas eh o q eu curto...



    ñ sei qual eh o calibre q eu uso agora mas pretendo afinar u baixo meio tom abaixo e colocar .45 SG celso pixinga sig..
    vai ficar mto frouxa(to aumentando o calibre pra ñ ficar, mas...)? gosto da ação bem baixinha...

    flw

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    vinibassplayer
    É difícil alguém levar .50 sem saber.. mt menos .40, pois só te vendem esses modelos se vc pedir especificamente.. mas sei lá, enfim.. sobre afinar 1 tom a baixo, vai sim diminuir um pouco a tensão, mas não vão ficar mto frouxas não.. se for um 5c talvez a B seja a mais "chatinha", mas de resto de boas...

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JL_Marcondes

    na verdade, eu já tentei afinar o meu meio tom abaixo pra tirar algumas músicas mas as cordas ficaram mto frouxas e trastejando bastante. queria um jogo q eu afinasse dessa forma e continuasse com a tensão aproximada da q ta agora pra ñ ficar trastejando. até porque eu toco com mta força..
    o meu eh um sx jazz bass 4c..

    vlw

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    vinibassplayer
    Mas isto não tem mto à ver com o encordoamento e sim com a tensão e regulagem!
    Vá à um luthier e peça pra regular seu bass pra trabalhar com essa afinação.. (aumenta-se a tensão, por isso as cordas não ficam tão frouxas)...

    Jbassman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ernie Ball são excelentes cordas. Rotosound também. Fender já usei muito, mas não são nada de especial. Já há uns anos que uso somente Elixir. Excelente timbre, muita durabilidade, cordas de alta tecnologia que tem uma fibra em torno da corda que diminui muito a corrosão.

    A durabilidade, como eles falaram, depende muito do tratamento e ate da tua forma de tocar, se o teu approach é mais próximo do braço ou da ponte, e da tua agressividade. As minhas Elixir duram normalmente uns seis meses. Tem outras que não chegam nem a 4 meses, mas a minha forma de tocar é mais agressiva.


    Abcs

    Jbassman
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Jbassman
    · votar


    Um outro ponto importante é a quantidade de suor que você solta das mãos. Dependendo disso, será aconselhável você limpar as mãos nos intervalos de show ou treino. O suor é o principal culpado da corrosão das cordas e por isso da perda de brilho e durabilidade.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    ^ Extamente! Graças à Deus não tenho problemas com acido úrico! Mas ainda assim eu tomo todos os devidos cuidados. Já meu irmão.. aonde ele encosta na guita dele enferruja asuhuas...

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JL_Marcondes

    ah blz...pq mesmo sem entender mto, eu msm regulei essas coisas e apenas deixei confortável pra meu estilo com as msms cordas...só ñ sei a bitola dlas, mas ñ sao nem mto finas nem mto grossas...devem ser .45. Com paquimetro da pra saber medindo a MI?
    VLW
    Brigadão
    flw

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JL_Marcondes

    ah blz...pq mesmo sem entender mto, eu msm regulei essas coisas e apenas deixei confortável pra meu estilo com as msms cordas...só ñ sei a bitola dlas, mas deve ser .45...da pra saber medindo com paquimetro a MI?
    Vlw
    Brigadão
    flw

    bassrique
    Veterano
    # set/11
    · votar


    galera, e as cordas elixir, não reparei mais acho que ninguem comentou sobre essas cordas, são boas na opinião de vcs???/

    dibass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bassrique
    Eu nunca usei pelo alto preço delas.

    Mas sempre foi muito bem recomendado este encordamento.
    O que ouvi falar é que elas tem menos brilho do que as demais marcas de cordas devido ao "isolamento" que tem.

    Ela tem por característica ser longa vida.
    Mas se vc usa palheta talvez não funcione assim a durabilidade.

    E ao que tenho ouvido falar, são excelentíssimas cordas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas Para Baixo