Dúvidas "bobas" sobre Tom

    Autor Mensagem
    MJVE
    Veterano
    # set/11


    Olá pessoal, estou com umas dúvidas um pouco "idiotas" sobre tom nas músicas, quem puder me ajudar ficarei grato, rs.

    1ª - Quando falam que uma música é 1/2 tom abaixo do original onde se toca o E grave da corda solta? Isso é bem bobo também, mas 1/2 tom abaixo onde se tocava G# - C#, por exemplo, se toca G -C, correto?

    2ª - O que se quer dizer quando falam que uma música está no tom G ou tom C, por exemplo? Que deve tocar as notas das escalas de G ou C ?

    São dúvidas bobas, é que eu estou começando a aprender mais sobre música agora, inclusive eu faço aula, mas essa semana não as tive pra poder esclarecer com meu professor, e acontece que preciso saber isso o mais rápido possível, rsrs.

    Não encontrei tópico parecido no fórum, se tiver algum me desculpem.

    NESCAU
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vamos lá:

    1ª - Quando falam que uma música é 1/2 tom abaixo do original onde se toca o E grave da corda solta?
    Depende. Se o seu baixo for de quatro cordas, para conseguir o mesmo registro grave só que meio tom abaixo, você terá que dropar o baixo em ré. Ou seja, terá que baixar a afinação da corda mí em meio tom. Se fizer isso, tem que prestar atenção na hora da execução porque muda toda a mecânica da música nessa corda. Outra solução, no caso de seu instrumento for de 4 cordas, é fazer a nota que você precisa, Nesse caso o Eb, na corda Lá mesmo. Vai ficar mais agudo, mas não vai mudar assim muita coisa na música.
    Se o seu baixo for de 5 cordas, é só fazer o Eb na corda Si que fica tudo certo.

    1ª.a - Isso é bem bobo também, mas 1/2 tom abaixo onde se tocava G# - C#, por exemplo, se toca G -C, correto?
    Exatamente.

    2ª - O que se quer dizer quando falam que uma música está no tom G ou tom C, por exemplo? Que deve tocar as notas das escalas de G ou C ?
    Significa que a música está dentro co Campo Harmônico de G ou de C. Teoricamente, os acordes do campo harmônico estão na música, o que acaba definindo o tom, porém, isso não é absoluto, tem muita música com "acordes fora do campo" dentro delas. Se você estiver tocando uma música no tom de C e tocar as notas, tríades e tétrades dessa tonalidade, sempre prestando atenção na harmonia - caso haja algum acorde estranho ao campo ou alguma inversão - dificilmente você irá "se perder" na música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas "bobas" sobre Tom