MJVE Veterano |
# set/11
Olá pessoal, estou com umas dúvidas um pouco "idiotas" sobre tom nas músicas, quem puder me ajudar ficarei grato, rs.
1ª - Quando falam que uma música é 1/2 tom abaixo do original onde se toca o E grave da corda solta? Isso é bem bobo também, mas 1/2 tom abaixo onde se tocava G# - C#, por exemplo, se toca G -C, correto?
2ª - O que se quer dizer quando falam que uma música está no tom G ou tom C, por exemplo? Que deve tocar as notas das escalas de G ou C ?
São dúvidas bobas, é que eu estou começando a aprender mais sobre música agora, inclusive eu faço aula, mas essa semana não as tive pra poder esclarecer com meu professor, e acontece que preciso saber isso o mais rápido possível, rsrs.
Não encontrei tópico parecido no fórum, se tiver algum me desculpem.
|
NESCAU Veterano |
# set/11
· votar
Vamos lá:
1ª - Quando falam que uma música é 1/2 tom abaixo do original onde se toca o E grave da corda solta? Depende. Se o seu baixo for de quatro cordas, para conseguir o mesmo registro grave só que meio tom abaixo, você terá que dropar o baixo em ré. Ou seja, terá que baixar a afinação da corda mí em meio tom. Se fizer isso, tem que prestar atenção na hora da execução porque muda toda a mecânica da música nessa corda. Outra solução, no caso de seu instrumento for de 4 cordas, é fazer a nota que você precisa, Nesse caso o Eb, na corda Lá mesmo. Vai ficar mais agudo, mas não vai mudar assim muita coisa na música. Se o seu baixo for de 5 cordas, é só fazer o Eb na corda Si que fica tudo certo.
1ª.a - Isso é bem bobo também, mas 1/2 tom abaixo onde se tocava G# - C#, por exemplo, se toca G -C, correto? Exatamente.
2ª - O que se quer dizer quando falam que uma música está no tom G ou tom C, por exemplo? Que deve tocar as notas das escalas de G ou C ? Significa que a música está dentro co Campo Harmônico de G ou de C. Teoricamente, os acordes do campo harmônico estão na música, o que acaba definindo o tom, porém, isso não é absoluto, tem muita música com "acordes fora do campo" dentro delas. Se você estiver tocando uma música no tom de C e tocar as notas, tríades e tétrades dessa tonalidade, sempre prestando atenção na harmonia - caso haja algum acorde estranho ao campo ou alguma inversão - dificilmente você irá "se perder" na música.
|