baixo para hardcore

    Autor Mensagem
    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11


    já vi varios topicos sobre baixos pra hardcore, mas esse é mais especifico, queria saber entre esse ibanez http://www.milsons.com.br/baixoibanezgsr200expreto,product,GSR200EX%20 BKF,170.aspx#

    e o squier precision http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193887054-contrabaixo-squier-fe nder-633-5000-precision-bass-original-_JM

    qual o mais recomendado pra levar um som mais hardcore, skatepunk, coisas mais agressivas em fim, e o mais importante, o por que, li que baixos precision eram bons pra esse som, mas não vi ninguém explicar o motivo.
    abs

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    li que baixos precision eram bons pra esse som
    Pcausa do timbre... mas isso não é obrigatório... vc vai encontrar mtos músicos utilizando MusicMan, JazzBass, e outros modelos... pro mesmo estilo.. vai de cada um! Iron é HeavyMetal, e o steve harris sempre usou precision.. agora, só pcausa disso é o melhor baixo pra metal?! Enfim.. novamente, vai do gosto de cada um.

    Eu sinceramente te recomendaria esse Ibanez que ta bem em conta "aparentemente", tipo, parece ser um baixo mais versátil (por ter 2 humbucker's), e provavelmente tem uma boa construção.. amanhã ou depois se pode ainda fazer um up dele com SeymourDuncan, e aí sim meu amigo, vc terá um mega baixo... mas assim, eu não conheço esse bass, mas não deve ser um fiasco, só não sei se ele vale mesmo esses 800$...

    Sobre squier (precision), o único que eu já toquei e gostei foi o vintage .. de resto.. pra mim, não valem a pena..

    Agora, sobre precision, tipo, vc vai ter aquele timbre.. e, só.. se for algo que não te agrada (dificílmente, mas..), ou vc se enjuar... o baixo não vai ter mto mais a te oferecer..

    ps: "gosto de versatilide, mas prefiro um 'timbre único' que posso usar pra tdas as coisas dq mtos timbres que não me permitem sair do lugar"

    []'s

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # set/11
    · votar


    olha cara
    as pessoas dizem: é você que faz do seu baixo um baixo pra tal estilo
    eu até concordo nisso, porque é você que sabe se quer usar um jazz bass pra tocar um death metal \m/
    porém eu entendi a sua pergunta, porque na maioria de bandas hardcore, o som do baixo meio que segue um padrão...
    só que eu não sei explicar esse som xD
    então
    eu optaria pelo precision...seu punch me dá tesão(kkkkk)
    é....e eu não lembro de como era um music man, então ae fode hein D:

    Anti-Heroi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Atualmente meu sonho de consumo (mais próximo) é um Squier P.
    Mas o melhor mesmo é você tocar os baixos, brincar com os captadores e tones e você mesmo tirar suas conclusões. Se não puder tocá-los, dá uma olhada por aí:
    http://www.youtube.com/results?search_query=IBANEZ+GSR200EX&aq=f
    http://www.youtube.com/results?search_query=squier+precision&aq=f

    E dá uma olhada na baixoteca, dependendo tem os timbres lá. Aí você mesmo escolhe.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Essa questão de som realmente é pessoal.. tipo, eu sou um cara que gosta da versatilidade.. gosto de a cada música ir configurando o som, se não trocar o timbre no meio da própria música! Por isso não me contentaria com um Precision, ou um JazzBass.. pausa! Tipo, se eu pudesse teria um de cada ehheheh... mas já que HJ não é a realidade, então prefiro ter um bass mais versátil, desde que, os timbres sejam bons!

    Agora, tem mto baixista que é fã de baixo passivo, com poucos controles, etc etc.. ou seja.. vai de cada um. Agora nessa linha "sk8", geralmente é music man ou precision...

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    valeu ae galera, eu realmente sou fã do timbre de precision, acho muito foda, mas esse ibanez me deixou em duvida por ser humbuckers e o preço ser bem acessivel, não tenho como testar ele na minha cidade, mas pelos videos, acho que vou ficar mesmo com o squier, agora só o que falta é o resto do dinheiro kkkk brigado ae galera :D

    trashit hc
    Veterano
    # set/11 · Editado por: trashit hc
    · votar


    JL_Marcondes

    Agora nessa linha "sk8", geralmente é music man ou precision...
    exato!! a maioria das bandas gringas canadense, americanas de skate rock, usam music man.
    pra mim o timbre mais bonito de baixo, é do music man.
    só que o preço $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$!!! hehhehe


    oia o som do bixão>>


    eu comprei um strinberg modelo music man, mais ele é ruim, anos luz atrâs dos MM originais.
    mais da pro gasto pra quem não tem $$$$$$$$$$$$$

    o baixista do rise against tocava com um precision se não me engano...
    [b][/b]

    louis
    Veterano
    # set/11 · Editado por: louis
    · votar


    baixos precision eram bons pra esse som, mas não vi ninguém explicar o motivo.
    Os precision tem um som mais socado, ou seja, tem grave para aparecer no meio da "sujeira" das guitarras. E deixando o tone dele mais aberto, ele fica com um som mais metalico, q tbm funciona bem.

    o baixista do rise against tocava com um precision se não me engano
    Esse do video eh um jazz bass

    Agora, sobre precision, tipo, vc vai ter aquele timbre.. e, só.. se for algo que não te agrada (dificílmente, mas..), ou vc se enjuar... o baixo não vai ter mto mais a te oferecer..
    Pegando um precision q tenha um captador single na ponte vai oferecer uma versatilidade grande, alem de ter a personalidade do precision. E por que nao extrapolar e colocar um humbucker na ponte de um precision? hein?
    hein?

    trashit hc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo

    esse lance de um instrumento pra tocar um estilo não ''ecziste'', mais... se um baixista de uma banda que vc gosta toca com um baixo X, porque não comprar um igual, ou algo que se aproxime do timbre que vc gosta.

    falta uma galera experiente aparecer aqui pra dizer se esse ibanez é dos bom...

    se eu fosse vc ia no squier precison.

    GuiEntwistle
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu iria de ibanez, mesmo sem saber de nada, pra mim é melhor que esse precision na faixa do preço
    agora se for economizar podia ir de squier vintage modified precision (ou jazz bass)

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    @trashithc sei que não existe isso de um baixo para um estilo, mas tem os baixos mais usados em um estilo, são os que se encaixam melhor pelo timbre, ou seja lá o que for.

    @GuiEntwistle queria o vintage modified precision, mas é muito caro pra mim, já que to investindo também em home studio, acho que o squier já ta de bom tamanho já que só escuto hc praticamente

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11 · Editado por: sabordetrigo
    · votar


    gente, surgiu uma oportunidade de pegar um squier jazz bass por 550, ta funcionando perfeitamente, é de um amigo, toco com ele de vez em quando, já passou pela mão de bill zander *-*, será que vale comprar ele?

    Anti-Heroi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo
    Se ele está em tão boas condições assim, provavelmente vale a pena. PORÉM, quem vai dizer isso é você. Para o teu som e orçamento: vale a pena? Você consegue tirar desse Squier o som que você pensa pro teu hardcore?
    Eu pegaria, mas para o meu $om.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo
    Cara.. toma cuidado.. leia meu primeiro post.. eu recomendo o ibanez.. pois, aparentemente falando ele é um melhor custo benefício... eu sou meio "pé atrás" com squier.. o único que eu toquei e gostei foi o vintage modified (precision), esse sim é um ótimo bass.. soh q se vai conseguir ele numa faixa de preço mais cara (entre 1200$-1600$). Esse ibanez ctz tem um boa construção (pcausa da marca) e se os caps não agradarem se pode colocar outros melhores).. pra linha que vc qr ele vai calhar mto bem!

    trashit hc
    #FikDik - Pegou um bass modelo musicman? troca os caps por seymour duncan. Problema resolvido ;)! (ainda não será um MM, mãs.. vai falar mtooo!)

    louis
    Calmaa amiguinho.. eu fui bem claro no quesito "Mãos presas".. eu tenho um bass P/J e realmente, a versatilidade que consigo com ele é incrível.. e vou ainda trocar os caps por dois humbucker's da seymour.. mas eu estava me referindo a ter um squier precision, só um cap, passivo, ele vai ter só aquele timbre... se for falar de modificações/up's qlqr baixo pode se tor "O baixo" (ou não, ehhe) cheio de versatilidade amanhã ou depois...

    []'s

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo
    gente, surgiu uma oportunidade de pegar um squier jazz bass por 550, ta funcionando perfeitamente, é de um amigo, toco com ele de vez em quando, já passou pela mão de bill zander *-*, será que vale comprar ele?
    Cara, tenho um condor xb-25a, já imprestei pra tanto profissional.. deve ta valendo o dobro que eu comprei, neh? ¬¬
    Enfim.. cara.. toca num jazzbass, toca num precision, e depois naquele ibanez.. daí, vc fala qm venceu. E não se esqueça de um outro detalhe: É um fender JazzBass? Opa! Aí até eu compro.. agora, é um modelo JazzBass de q marca? Já mudou completamente a história... tipo.. não que "a marca por sí só" pese como sendo "etiqueta", não é isso.. mas já revela a construção, os componentes, enfim.. então tome cuidado, pois MusicMan o leo Fender só fez 1 (e a mãe foi a ernie ball), os outros, "NUNCA SERÃO"!
    (ps: Bill, qm?)

    obs: te mandei uma mp-(msg privada)

    trashit hc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo

    sei que não existe isso de um baixo para um estilo, mas tem os baixos mais usados em um estilo, são os que se encaixam melhor pelo timbre, ou seja lá o que for.
    exatamente isso que falei!! não existe instrumento feito pra um estilo. mais tem aqueles aqueles que a maioria de tal estilo usa mais.

    o meu MM strinberg, eu comprei por causa do timbre do disco GOOD RIDDANCE - A COMPREHENSIVE GUIDE TO MODERNE REBELLION.
    mais falta muito ainda pra chegar no timbre que eu quero.

    trashit hc
    Veterano
    # set/11 · Editado por: trashit hc
    · votar


    JL_Marcondes

    #FikDik - Pegou um bass modelo musicman? troca os caps por seymour duncan. Problema resolvido ;)! (ainda não será um MM, mãs.. vai falar mtooo!)
    velho, pensei muito em fazer isso... mais séra que não é aquela historia de colocar motor de ferrari em fusca???

    se eu criar um tópico com essa dúvida aqui, a galera me crucifica!!! hehehehe

    e outra, o meu strinberg MM tem 3 knobs só, no caso tinha que furar pra por o 4 knob da seymour né??


    (ps: Bill, qm?)
    Bill é vocalista guitarrista dessa banda >> Zander
    já tocou em várias bandas do undergorund HC, e se não me engano é dono do estúdio superfuzz que já gravou várias bandas conhecida do mei HC.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    trashit hc
    se eu criar um tópico com essa dúvida aqui, a galera me crucifica!!! hehehehe
    Sim, mas a grana é sua e vc faz oq vc qzer.. se alguém "super gente boa" qzer te ajudar, boa sorte no tópico ehhehe.. eu criei o meu ehhehe...

    e outra, o meu strinberg MM tem 3 knobs só, no caso tinha que furar pra por o 4 knob da seymour né??
    Não tem nada a ver.. Captador é captador.. os controles só vão mudar se vc trocar o pré-Amp/cricuito!

    velho, pensei muito em fazer isso... mais séra que não é aquela historia de colocar motor de ferrari em fusca???
    Não gosto mto dessa comparação.. tipo, não se trata de simplesmente colocar motor em carroça... vc tem q pensar em up's como tunning... e qm vai dizer se vale ou não a pena é vc! Por exemplo.. meu condor vale hj uns 800$, se eu vender cai pruns 500,00.. mas assim, eu não vou vender.. gosto do baixo e não encontro tamanho conforto e nenhum outro... depois dele pra mim só tem os MM (StingRay e Bongo).. por isso vou tunnar ele... à la bongo style.. vou investir uma boa grana, e dizem que com essa grana eu "pegaria" um baixo melhor.. melhor em q? Nenhum baixo vai ter a versatilidade e o conforto do meu, sem falar, que pô.. eh o meu baixo.. que eu gosto pacas... tenho sentimentos por ele hehehe.. mais de 6 anos juntos.. já passei por lugares onde mto cara mais "experiente", com cort e até warwick não tirou o som que eu tirei...
    Só pra ter idéia.. vou trocar os caps de P/J para HH, colocar chavinhas pra trocar entre as/os boninas/caps, e vou trocar o circuito, ctz vai ficar algo com 2vol(um pra cada cap) agudo,grave e médio.. capotraste de osso, e, acho que é isso..

    Sobre Bill, etc etc:
    Só me tirem uma dúvida.. se um tonante tivesse passado na mão de um Jaco, ou de um Wooten da vida.. o valor dele deveria mudar? Ou melhor... o som e qualidade dele ia mudar?! Acho que não neh..

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    porra gente, só comentei do bill porque isso teve valor pra mim, não to falando que o som vai ser melhor, ou ele vai valer mais, só que bill pra mim é o maior músico do brasil, então teve significado pra mim sim.

    esse sabado eu vou colar nas lojas de musica pra fazer o teste no ibanez(se achar) no squier precision e depois vou na casa desse meu brother pra sacar melhor o baixo dele. :D

    louis
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Calmaa amiguinho.. eu fui bem claro no quesito "Mãos presas".. eu tenho um bass P/J e realmente, a versatilidade que consigo com ele é incrível.. e vou ainda trocar os caps por dois humbucker's da seymour.. mas eu estava me referindo a ter um squier precision, só um cap, passivo, ele vai ter só aquele timbre...
    Eu tava sugerindo isso pro sabordetrigo, pq ai teria o timbre precision que combina com hc, o timbre MM q tbm combina, a versatilidade do MM e ainda a possibilidade de combinar os sons...
    Abraco

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tive uma duvida agora, se eu comprar o jazz bass, eu posso por um cap precision nele? tipo, compro o jazz bass e mando pra um luthier, dae ele usa outro escudo claro, deixa o cap da ponte de jb e põe o precision, será que rola? se rolar nem penso duas vezes

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sabordetrigo
    Hehhehe.. calma calma... não é bem assim.. vamos entender uma coisa.. os modelos de baixo que mencionamos foram criados por leo fender.. cada um tem um timbre caracterísco devido ao posicionamento do caps, suas madeiras e ferragens, construção etc etc... digamos que você pode fazer oq vc qzer com seu baixo, mas qual será o resultado? Um som de MM? Um som de JazzBass? Não! Vc terá um Squier com caps de jazzbass + cap de precision, e até onde eu sei não é possível pcausa do posicionamento dos caps.. tipo, o single do braço do Jazzbass iria conflitar com o posicionamento correto do presicion.. por isso que fizeram os Jazz precision.. e sim, o posicionamento deve ser correto, pcausa da frequência captada pelas cordas (para captar campos hamônicos, etc etc)..

    Então deixa eu aproveitar e explicar algumas coisas..
    Existem vários modelos de baixo, e antes deles terem saído da fábrica para vender houve mto, mas mto tempo de estudo para se criar cada modelo..
    Quando vc pega um modelo já pronto, e o modifica, vc está então customizando algo pra sí.. ele vai ficar diferente de td oq tem por aí (por hora, vamos pensar em "nem melhor, nem pior - apenas, diferente!")..
    Ok, oq devo modificar (alterar/incluir/remover) no baixo para conseguir X resultado? Se eu fizer "isso", qual será o resultado? Essas são perguntas difíceis de se responder, pois nem sempre o resultado é o esperado, porém, são as mais certas de se fazer. Mas a pergunta mais importante: Vale a pena?

    Quando que vai valer a pena?
    - Se seu baixo é um bass antigo, e vc está somente restaurando, pois vc é um colheçonador, vc é viciado no bass, ele é de estimação etc.. não importa o valor, vai valer.
    - Seu bass não é nenhuma relíquia, mas é o seu bass! Vc o ama e não se vê longe dele, e por isso quer "tunnar".. oks! Vai valer, mas td tem um limite, certo?
    - Seu bass ta mais pra um provisório, de certo vc venderia ela um dia e compraria um novo, mas hj a $$ num ta dando.. mas um up já resolveria e mto por hora. Oks, vale.. desde que não ultrapasse o valor do bass e não tire (ou modifique mto) as características originais dele.
    - Não importa qual modelo é, vc qr q ele vire um baixo universal.. à menos q vc tenha mto dinheiro e que se isso der errado não vai mudar nada na sua vida, não, não vale a pena!

    Eu poderia me aprofundar mas vai desvirtuar mto do tópico.. mas vamos lá.. no seu caso, não! Não vale a pena vc comprar um jazzbass e já fazer um up desses (que não daria certo tb)... antes de se preocupar com timbre Y, ou versatilidade, etc etc.. vá tocar os baixos, veja oq tem mais a sua cara...

    Eu recomendo o condor xb25a justamente pela soma de versatilidade X timbre X conforto.. vc terá um baixão por um bom tempo, só trocará ele por algo mto superior.. ou por algo mais específico.. se não, se vai casar com ele como aconteceu comigo! ;)

    []'s

    obs: voltando ao assunto dos up's - tem um cara que colocar 4 caps num Eagle, 3 singles, e 1 humbuker. Os singles correspondem ao posicionamento do JazzBass 60's e 70's, o humbucker do StingRay, e ele colocou uma chave de posicionamento para escolher os melhores timbres. Não são vários baixos em 1. Ele tem timbres diferentes em um baixo! Cada timbre "lembra" um determinado baixo.. mas não é o mesmo timbre! Chega bem próximo.. mas, não é! Mas o baixista, toca mto, e se valeu a pena, somente ele pode dizer!

    sabordetrigo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    saquei, eu já tinha imaginado que não rolava, se quer um baixo jazz precision, compre um ou mande fazer, modificar um jazz é foda D:
    eu acho que vou terminar ficando com o jazz da squier, até porque eu não sou baixista, toco baixo mas também toco guita e batera, se decidir levar o baixo a frente pode ser até que de um up nele ou troque de baixo. esse condor ae, eu tinha pensado nele, tinha até postado nesse tópico, mas editei quando vi que era ativo, pode ser preconceito, mas prefiro passivos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a baixo para hardcore