Uma pergunta ao baixistas

    Autor Mensagem
    Lucas Copin
    Veterano
    # jul/11


    Galera, eu tenho uma banda e sou o guitarra solo. A questão é que eu tenho mais técnica e experiência do que o baixista, e já aconteceu de eu umas duas vezes sugerir uma linha pra ele tocar, por que tocando guitarra solo a gente acaba conseguindo se estender um pouco ao baixo(sem nenhuma técnica elaborada claro).

    Mas parei pra refletir que, apesar de o meu desejo com isso ser melhorar o som da banda como um todo, pode ser chato, afinal posso estar interferindo na liberdade criativa dele, e dependendo da interpretação pode ser até meio ofensivo, por que pode parecer que não confio no que ele faz.

    Eu já tomei minha decisão de não interferir mais, só opinar e no máximo sugerir algo,como acho deve ser feito em uma banda, mas fiquei curioso sobre o que vocês pensam desse tipo de situação, se já aconteceu com alguém, e tal... É isso.

    Abraços!

    marcoguitar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    cara eu acho que se você não está contente com o baixista ou outro membro da banda tocando não deve dizer para ele fazer isso e aquilo deve conversar com o resto da banda se pensa o mesmo para uma possível troca de integrante ou se é só você que acha isso deve procurar outros companheiros de música para formar uma banda que realmente te agrade!

    Lucas Copin
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sim, eu sei, mas é que somos todos muito amigos na banda, e a diversão na maior parte do tempo fica acima da técnica ou essas coisas, apesar de ter horas em que levamos à serio mesmo. E ele(o baixista) tá melhorando bastante e bem rápido, logo logo vai tá slapezando geral haha

    Valeu pela opinião brother!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não que seja exatamente o seu caso mas lá vai o meu "Testemunho de conversão": Não que eu era "O Guitarrista" nem nada.. mas digamos q, por eu ter mais conhecimento que os outros do grupo (ref. esquemas, até mesmo feeling e daí eu dava um pitaco em "qm tava revesando no baixo) acabaram me colocando "provisóriamente(eternamente)" como baixista. No dia eu falei que voltaria para a guitara, afinal eu me via cabeludo com uma squier (q amador!) preta esfumaçada de azul num futuro distante... Mas enfim! Acontece que eu n dei uma de guitarrista frustrado e me desenvolvi no Baixo. Hj vivo abaixo dos 100hz... Tah! Que que tem a ver com o teu caso.. é o seguinte:
    Eu não virei só um baixista, mas um músico(não no sentido profissional '$$' da coisa hehehe) e para isso passei por diversas experiencias de Ouvir & Falar!
    Se essas dicas que vc tem dado ao seu baixista são construtivas, ctz o efeito será positivo. O que me fez crescer como baixista foi justamente ter tocado com pessoas que passavam as experiências, davam dicas como por exemplo "faz uma linha assim... preste a atenção no bumbo... tenta casar o slap com a caixa.. escuta tal banda e aplica a linha de baixo deles nessa música.." e por aí vai. Assim eu aprendia técnicas, "feelings"/pegadas e fui crescendo pois eu não ficava só nessas questões.. eu gerava as minhas próprias questões "como eu faço pra deixar essa música mais legal? E se eu aplicar tal linha nessa música? bla bla bla"...
    Tipo, minha dica é, tenta mostrar pro cara "O Pq" (que até onde eu entendi é pra melhorar, dar uma cara ao som da banda) vc tem sugerido algumas coisas.. se a banda tem uma linha e o cara n ta acompanhando, então apresenta essa "linha" pra ele.. mostra em qm v6 se espelham, oq v6 esperam do baixista da banda.. e, melhor, se vc qr q ele evolua e dê a cara dele, então cative o cara de crescer musicalmente por si (igual eu fiz).. e colocar o estilo dele... e como banda v6 devem sempre se unir e conversar.. ver oq ta faltando, e claro, sempre sabendo como falar/criticar/opinar.. mas sempre falem, ou oq vc tolera hj pode virar o motivo de separação de amanhã, e se v6 são amigos, acho q n vale a pena, neh não?

    Resumindo: Eu soube ouvir um "faz o favor de ir pro baixo? É temporário (LOL*)!" e garanto que foi a melhor coisa que aconteceu.. sou um músico como baixista dq seria se tivesse ido pra guitarra! Já toquei com profissionais, com orquestra, com banda de fundo de quintal, na escola no trampo enfim.. e em todos os lugares eu pude crescer...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Aproprósipo!!! Hehehe.. lendo de novo td pra n ver se andei de Hellmans Airlines, eu tenho uma experiência bacana.. gostava mto de tocar com um Guita (foi o guita do meu casório) que vivia era exatamente o seu caso.. mtas vezes ele queria que eu fizesse uma base X pra ele solar, ou dobrasse parte do solo com ele, ou na música eu tava meio apagadão e ele me dava uns toques que ele criando a parte dele, assim como vc, acabava se extendendo pro baixo.. Enfim, houve momentos que ele nem precisava falar, só de eu ver oq ele tava fazendo eu já conseguia acompanhar, e as vezes acabava até surpreendendo ele ao criar algo pra casar com o solo/ base/riff q ele tava fazendo... #fikadica!

    Lucas Copin
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    JL_Marcondes

    Muito legal cara! Valeu mesmo pelas dicas =)
    Gostei dessa de "testemunho de conversão" hahaha Eu também já toquei o baixo durante um tempo, e justamente voltei pra guitarra solo por que o guitarrista que entrou no meu lugar não tinha muito a ver com o que a gente queria. Fora o fato de que não consigo escutar um SRV ou um John Mayer e pensar que não posso fazer aquilo se quiser hahahaha aí vai de cada um =)

    Mas você disse muita coisa legal, eu realmente tenho tentado(e conseguido ^^) alimentar nele a vontade de crescer musicalmente por si próprio, e agora ele tá criando linhas muito boas, e o fato dele se sentir mais seguro me dá carta branca pra sugerir coisas sem me preocupar(por que quando o cara é inseguro no instrumento e você sugere alguma coisa, ou ele anula a própria criatividade e faz o que você tá dizendo roboticamente, ou ele fica ofendido achando que você tá apontando uma falha dele de graça, sei lá).

    Valeu brother, muito legal teu depoimento =D

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Lucas Copin

    Que isso.. que bom que as coisas já tem dado certo pra v6! Sucesso aí pra banda e que vocês se tornem ótimos músicos.
    Espero ter ajudado...

    []'s

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Lucas Copin

    Pow eu sou totalmente a favor de dar pitacos na banda, msm que não seja o seu instrumento.....afinal a banda é isso, é um conjunto , e se determinado arranjo não está bom, tem q falar mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma pergunta ao baixistas