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Nimrod Veterano |
# mai/11
Boa noite pessoal,
Tendo em vista que a área de amplificadores está dominada pelos guitarristas (benditos demônios de 6 cordas !), e que obtive várias respostas sobre guitarra em uma pergunta sobre baixo, decidi postar aqui, desculpem se estou fazendo errado.
Vou ter a oportunidade de trazer uma muamba dos states, tenho té 600 doletas para gastar e decidi em investir em um:
Ampeg Micro Head SVT-210AV e um dos gabinetes abaixo :
Ampeg SVT-210AV Micro Bass Cabinet 2x10 Speakers
Product Features LF Driver: 2x10 Eminence Speakers Same Infinite baffle design as other SVT Cabs RMS Power Handling: 100 Watts (mono) Frequency Reponse (-3dB): 58Hz-5kHz Usable Low Frequency (-10dB): 40Hz
ou
Ampeg B115E 1X15 Bass Speaker Cabinet
200W RMS/400W peak power handling 15" heavy-duty driver Front tuned ports Spring-loaded handles Nickel corners
Pergunta: Tenho um Shelter ônix 4 cordas e estou procurando tirar um timbre mais estalado, metálico para HC/Punk. Com qual desses gabinetes tenho mais sucesso ? E tambem, vcs comprariam outro amp com 600 doletas ?
Obrigado !
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11 · Editado por: SchmidtBass
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Nimrod
Eu não gastaria 600 dólares em um amp desse nível para um som que não é tão refinado com o do punk. Não tenho nada contra punk, mas vamos e venhamos que refinamento no baixo é zero (inclusive já toquei muito punk nos dias de garoto).
Mas vamos lá! Cara, meio que trocou as bolas aí.
Temos:
- Micro VR Head - SVT210AV Cabinet
Ampeg Micro VR SVT210AV é o "Stack". É o amplificador + cabinet. Custa exatamente 600 dólares. Mas não tem 200W. Tem 150W quando você coloca as impedâncias nos seus devidos lugares. Não vou explicar isso nem aqui nem agora - 1:10 da manhã - mas não tem 200W. Rapidamente, o head tem saída em 4 ohms e o cabinet entrada em 8 ohms. Você perde aí. 50W vão pro saco nessa brincadeira.
O som é bom e tudo mais, mas você paga bastante pela marca.
Recomendação? Lógico. Por menos de 600 dólares? CLARO!
Cabinet - GK. Preciso falar mais?
Head - De novo GK. Acho que ainda não precisa dizer nada.
Mais barato que o Ampeg (tudo por 475 dóalres), mais leve (1kg) e com mais potência (50W que não perde com impedância). Se gostar da sugestão, traz um pedalzinho Boss Syntheser pra mim que tá tudo certo! Ou pra você! hehehehe
Preços da musicianfriend.com
Se quiser pensar em um combo, acho que perder grana não vai, e provavelmente vai achar amp bom, mas você perguntou head + cab, então tá aí!
Caso queira extrapolar um pouco, e transporte seja um problema... Parece mentira mas não é! Já toquei nisso e definitivamente, é um monstro!
Espero ter ajudado.
Abraço e boa noite (espero).
P.S.: Alguém tem remédio para insônia?
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dibass Veterano |
# mai/11
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só que fale lembrar que o Ampeg e GK propiciam qualidades timbrísticas diferentes.
Eu mesmo entre os dois prefiro o Ampeg.
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11 · Editado por: SchmidtBass
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dibass
Concordo. O som do Ampeg é mais smooth, mais recheado, vamos chamá-lo assim.
O GK tem um som mais pesado, com maior pressão sonora.
Para o caso do punk, com agudos bem pronunciados, acho que não é um caso um amplificador com um som mais "gentil", e sim mais porrada.
Minha impressão... sei lá.
Mas, não é só o amp, acho que o baixo nesse caso faz um papel fundamental na característica sonora, e o método também. Tem que ser com palheta. No pizzicato fica sem brilho...
Espero ter ajudado.
Abraço.
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Nimrod Veterano |
# mai/11 · Editado por: Nimrod
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SchmidtBass Po cara, você disse tudo !
No meu caso, nunca testei nenhum GK, mas os ampegs tem um timbre mais caracteristico pra punk, se for mt pancada acho que nao fica tao legal quanto um timbre mais trabalhado. Eu estou pesquisando sobre esse stak a uma semana, e só tive recomendações ruins, mesmo tendo um belo timbre, nao tem custo beneficio. Estou achando que para comprar um stak vou precisar mesmo de uma grana a mais. Essa possibilidade q tenho de pegar equipos nos eua esta me deixando louco. Agora nao sei mais se pego um baixo fender standard ou um amp.
Oque vcs acham: Um baixo fender standard, corpo em alder, captdaor split coil seymor duncan. Ou um amp Ampeg BA-115 ? Ele tem1x15 e 100 watts, parece que da pra estudar, ir pro estudio e fazer um showzinho ou outro, bom vou deixar na mão dos mais experientes, valeu !
PS: Acabo de descobrir que meu irmao quer uma guitarra, vou ter que diminuir meu orçamento para 370 doletas =/ PS²: Estou sem amp de baixo no momento, mas tenho um baixolão, oque vcs acham ?
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11
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Nimrod
Cara, já toquei esse Ampeg, e me decepcionei um pouco. Achei ele meio fraco. Impressão minha, mas achei com pouca pressão sonora. O "contorno" é ótimo, som muito nítido, mas sem peso algum.
Aqui no Brasil ele está saindo por R$2.200,00, achando ele por qualquer coisa doláres tá dado.
Na zzsounds.com tá US$ 379.00, na tanga no seu orçamento.
Sou mais esse: Brinquedinho do tinhoso - US$359.00 B-Stock. 150W e você ainda leva (nossa, pareceu Polyshop agora): Synth, Compressor, Envelope Filter, Octaver, e Chorus.
*** Ampeg? Você ainda está viva? Fala COMIGO! ***
Isso sim toca um terror em ensaio. Se é para pegar o BA-115, pega o BA-112, de 80W. Metade do preço (pelo menos aqui no Brasil). Mais eu prefiro um Line Six. Mas quem vai usar a caixa é você, então leia, procure conhecer as duas (em SP Teodoro Sampaio tem e em BH na Serenata da Olegário tem também).
Agora, para o baixo, preciso saber bandas que tu curte para te dar um conselho.
De repente, o Fender pode ser o melhor pra você. As vezes um Squier resolve. Ou quem sabe até um Ibanez ATK.
Open your mind. Não pense só em Fender e Ampeg. Tem muita marca boa, barata e com tanta qualidade como essas duas.
Abraço.
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Nimrod Veterano |
# mai/11
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SchmidtBass
É que assim, minha banda toca um pouco de tudo, mas eu sou meio punk, curto sex pistols, minor threat, the clash, mas como sou novo ( 16) eu me caracterizo mais com blink, green day. E os caras dessas bandas usam fenders, e ampegs, eu cheguei a testar, consigo fazer coisas muito boas com eles, mas não tenho tanto conhecimento sobre instrumentos, amps então nem digo. Não quero usar esses equipos porque eles usam, mas só tenho isso de referência. Estou na área de baixo quase 20 horas por dia, fico a aula toda no celular lendo reviews e opiniões sobre amps, mas é tudo muito categórico:
60% Staner. Pelo que eu li, ele é forte mais é so forte mesmo .__.' 30% Hartke. Nunca testei mas falam que é muuito bom mesmo. Ai manda roland, orange box, muitos amps que eu não conheço. Uma coisa sei, fico longe dos meteoros, testei um na casa do meu amigo e fingi que gostei, o cara pagou 2000 no amp D:
Eu queria saber quais tem os timbres mais estalados, mais brilhantes, quais as diferenças do 1x12 e 1x15. Schmidt, você que está me ajudando muito pode matar essas duvidas pra mim ? Brigadão ! Ps: Conheço muuuitos baixistas de referencia, mas eu levo mesmo pro lado punk-pop punk.
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Nimrod Veterano |
# mai/11 · Editado por: Nimrod
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Meu, encontrei um baixo no musiciansfriend, cara me apaixonei, segui seu conselho e procurei baixos de outras marcas, olha oque encontrei :
http://www.trabenbass.com/images/basses/array_attack_g.jpg
Traben Array Attack
SPECS BRIDGE traben tribal flame bigger bridge SCALE 34" four string and 35" five string CONSTRUCTION bolt on PICKUPS rockfield® humbucker and j-style rockfield® ELECTRONICS rockfield® active pre-amp CONTROLS three-band eq with volume and blend Click to see control diagram BODY royal paulonia TOP burled maple FRETBOARD rosewood NUT chrome plated brass
Sabe quanto ? 400 Doletas ! Oque vc acham ? Posso trazer esse de la, acham melhor investir no baixo do que no amp ? Porque tenho um baixolão.
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11
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Nimrod
Ajudo, mas só amanhã.
Abraço!
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dibass Veterano |
# mai/11
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SchmidtBass
Toquei em um evento que tive a oportunidade te usar os dois. Além de ver GK sendo um dos mais usados pelas locadoras de som. Gostei mais do ampeg por favorecer timbres mais legais pro slap e grooves.
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11
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dibass
Perfeito, mas não é o que o Nimrod procura.
Se você gosta mais de slap e groove, excelente. Pode não ser o caso dele.
Pense nisso.
Abraço.
P.S.: Nimrod, sua resposta já vem. A ressaca tá brava aqui... :P
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dibass Veterano |
# mai/11
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SchmidtBass sim. só postei a título de informação.
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11
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Nimrod
Vamos lá. Ressaca eliminada, vamos responder (ou tentar).
Quanto as bandas, não se prenda as marcas. Prenda-se sim a captação e tipo de baixo (ativo/passivo) que eles usam.
O Mike Dirnt usa um Ibanez ATK e um Gibson. E um terceiro que não lembro. Mas gostei da sua iniciativa de achar um baixo que não é "primeira linha", como alguns idiotas gostam de chamar. Eu particularmente não conheço essa marca, seria interessante para você saber se existe assistência no Brasil (caso seja necessário).
Quanto aos amps:
Cara, Staner é foda. Tive dois (estou no segundo), e tem uma pressão sonora de outro mundo. Eu gosto. O meu particularmente é o BX200, 1x15", 140W.
Hartke é muito foda. Os amps são defintivamente sonho de consumo, seja o A70, ou VX2500 (pensando em amps para se ter em casa). Só que eles custam quase o dobro do que um Staner, por exemplo.
Agora... a questão do tamanho do falante, tu me pegou na curva! Não sei como explicar isso - e acho que isso pede uma explicação mais detalhada que vou procurar com mais calma - no campo além da experimentação. Eu sei, por tocar, que falantes maiores providenciam graves mais presentes. e falantes menores favorecem mais os médio-agudos. Vou pesquisar, e posto aqui o que achar.
Mas... como não gosto de deixar as coisas sem resposta, vou tocar nas duas caixas que tenho...
- Staner B60 de 60W, vééééééia de tudo. Mas ainda manda. - Staner BX200 de 140W, novinha de tudo.
Vou tentar equalizar as duas no mesmo volume, para que isso não influencie a audição, e equalizer dos dois no flat.
Infelizmente não estou com o meu baixo ativo para demonstrar em um ativo e um passivo, mas vou fazer o que posso no baixo ativo.
Assim que gravar isso, eu posto aqui e você me diz o que você acha... vou microfonar as duas para captar melhor.
Espero ajudar (se eu conseguir gravar isso hoje... senão, só no final de semana)...
Abraço.
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Nimrod Veterano |
# mai/11
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SchmidtBass
Sem pressão cara, ajuda no tempo que te cair !
Domingo vou num estudio e lá tem um meteoro, vou ver como ele se porta em um ensaio rotineiro. Enquanto ao amp, será que comprar usado do mucisiansfriend é uma boa ?
Abrass
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11
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Já tenho a resposta... chegando em casa eu tento explicar...
Abraços!
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Nimrod Veterano |
# mai/11
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Então, amanhã vou na teodoro, queria saber quais amps vcs recomendam para eu testar, que estejam numa faixa de até 400 dollar ( vou comprar nos eua ).
Abrass
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Nimrod Veterano |
# mai/11 · Editado por: Nimrod
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@edit Double malz
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11
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Nimrod
Meu filho, tenho a resposta pra você.
O negócio é bastante baseado nos conceitos de pressão sonora e comprimento de onda.
Coisa simples, ou vou tentar fazer parecer simples.
Para uma onda se propagar, ela necessita de um meio, beleza? Beleza.
Qual o meio que os instrumentos usam para se propagar? Quem respondeu o ar ganha nota 10.
As ondas de freqüencia mais baixa, logicamente tem o comprimento maior, correto? Aqui acho que vou perder alguns alunos, mas tudo bem. Sim, as freqüências mais baixas tem o comprimento de onda maior.
Logo, sabendo essas coisas, temos que: quando temos um falante maior, ele desloca mais ar, causando uma melhor sensação de pressão sonora. Assim sendo, deslocando mais ar, as ondas de freqüência mais grave tem como se propagar.
Então a resposta correta é: Não é que o falante maior pega mais os graves, e sim que os graves ficam mais nítidos devido a essa característica construtiva.
Lembrando que: estamos considerando SOMENTE o falante. Se considerarmos o resto do conjunto, por exemplo, o amp, a construção da caixa, isolamento dela, etc, podemos ter resultados tão bons com um falante de 12" como teríamos com um falante de 15", por exemplo.
Agora quanto aos Amps a testar, teste todos! Não perca a oportunidade. E provavelmente, lá nos EUA, você vai achar marcas que nunca viu aqui. E provavelmente marcas boas, então tente dar uma boa estudada, não só tocando, mas procurando especificações técnicas dos amps também.
Assim, caso apareça alguma coisa barata lá de uma marca que você eventualmente não conhece, pelos números dele você consegue ter uma base.
Mas, como não consigo deixar de dar palpite, procure testar as marcas: Ampeg, Line 6, GK (da linha combo, não os cabeçotes + cabs) e Hartke. Equipamentos muito bons que lá custam pechincha.
E não consigo deixar de perguntar: desistiu de comprar o baixo?
Espero ter ajudado e bom "passeio" amanhã.
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Nimrod Veterano |
# mai/11
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SchmidtBass
Muito bem explicado cara, entendi tudo ^^
Fui na teodoro e testei na playtech o ampeg ba115, e vi que as críticas estavam concretas, é bom de timbrar mas não fala muito, e quando colocado no talo ele distorce um pouco.
Testei o hartke kickbass 15, me apaixonei, falava muito auto, tem como timbrar ele cm a função shape, não distorcia nem um pouco e tinha 120 watts, por 100 reais mais baratos !
Vou comprar o hartke sem dúvida, valeu schmidt 1
Abrass
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SchmidtBass Veterano |
# mai/11
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Nimrod
Ótima escolha, meu velho. Espero que consiga alcançar o timbre tão desejado.
Abraço.
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dibass Veterano |
# mai/11
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Só pra incomodar mesmo, o ampeg que toquei ontem era brutal!!!
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Nimrod Veterano |
# mai/11
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Qual era ?
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dibass Veterano |
# mai/11
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Nimrod
Esse
mais
esse
somando som de side e PA foi pancada!
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Nimrod Veterano |
# mai/11
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dibass
Haha, eu testei um celta perto dessa ferrari !
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