Vale a pena comprar um da baixo hofner?

    Autor Mensagem
    Levy_Bass
    Veterano
    # mar/11


    Olá, sou novo no fórum e venho aqui com o seguinte desafio pra vcs. Estou começando a tocar baixo agora, tenho encontrado facilidade pra aprender, mas eu preciso de um baixo pra poder treinar em casa pq na minha escola de música eles só usam baixo da golden. Eu gosto muito de músicas dos Beatles, Paul McCartney, bandas antigas, e o baixo q eu acho q pode me ajudar é o hofner. Enfim, vale a pena comprar pra tocar o que eu quero? O som dele é bom? Qual site é recomendado e seguro pra comprar um baixo desse porte?

    Sauro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    e o baixo q eu acho q pode me ajudar é o hofner.

    Cara, se tiver como testar vá na loja e tire suas conclusões... Mas um instrumento, por melhor que seja, não tem a proposta de te "ajudar".

    Tem hofners baratos (abaixo de 1.000) e hofners que custam uma fortuna... A diferença de preço não é à toa!

    Há baixos bons e versateis que não tem o mesmo apelo visual... Mas que custam um valor justo...

    Não esqueça que o timbre vem do conjunto PEGADA + instrumento + amp...

    Não adianta comprar um hofner TOP e plugar num amp meia boca... E de nada vale o equipo dos sonhos se sua pegada não acompanhar a qualidade do seu arsenal...

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    O site recomendado é esse:
    http://www.wwbw.com/Hofner,Electric-Bass-Bass.wwbw

    - eu comprei na virada do ano o mais barato deles - que somando impostos e frete, fica em R$ 1412,80 no c/c à vista.

    Quanto ao violin bass: ele não é igual aos contrabaixos mais comuns. Tem 1/3 do peso, um braço bem pequeno, escala menor e ao meu ver é bem mais sensível do que os outros baixos. Fora isso, ele usa um encordamento pouco diferente (a Daddario tem um encordamento específico para eles).

    Ou seja, dependendo da sua pegada, ele pode ser uma boa. Caso contrário, pode ser um grande desastre. Eu toco primariamente guitarra, e gosto desse estilo de baixo. Melhor ainda - ultimamente, meu baixo preferido é um Ashbory, que tem cordas de silicone e é fretless. Meu segundo hoje em dia é o tal violin, e por último chegam os tradicionais baixos de 4 ou 5 cordas que eu tambem tenho em casa.

    Ele tem um sustain muuiiitoo maior do que outros baixos. Ou você toca com o pizzicato abafando as cordas, ou toca com a palheta com a mão em cima das cordas entre cada palhetada.

    O amp que uso em casa é o Staner BX200, e nele esse, como qualquer outro baixo soam de maneira satisfatória pra mim, pelo menos.

    amplexos

    T.

    Levy_Bass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ok mas digamos que eu queira pegar o hofner 500/1 Vintage '63 Violin bass, este aqui do link:
    http://www.guitarcenter.com/Hofner-500-1-Vintage--63-Violin-Bass-Guita r-511772-i1147258.gc
    Eu queria saber se o valor deste baixo da hofner é justo, como o Sauro disse, se o som tem diferença para um de R$1000,00, e se vale a pena.

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Levy_Bass

    É duro. Eu vou fazer um comparativo do mesmo gênero, porque eu realmente nunca testei o Hofner 500.

    Certa vez cheguei numa loja e vi guitarras da Gretch. Tinha lá o modelo chinês de R$ 2500 e o modelo japonês de R$ 12000 - na mesma faixa dos Hofner.
    Eu sentei na cadeira, e pedi pra tocar na mais cara. Certamente estava mais ajustada, era mais gostosa de tocar, tinha um timbre mais limpo - poxa, mas custava 5x mais do que a 'baratinha'. Peguei a baratinha e fui tocar. Hum, precisa de um luthier na lata - tá mal regulada. Hum, o captador não é tão 'clean' como a mais cara. Hum, até que a pegada não é tão diferente... e... depois de ficar coçando a cabeça uns 10 minutos, cheguei à conclusão que não valia a pena naquele caso pagar pelo preço da mais cara.

    Quanto à Hofner 'baratinha', ela chegou aqui e também já foi pro luthier. Estava totalmente desregulada, talvez mais por causa do transporte. Deixaram ela ok, e ela tá aqui prestando seus serviços, sem nada a reclamar. Aliás, o modelo em si tem história, certo? ele chama atenção por si só. O modelo de captação parece ser o mesmo. Então nem tem outras diferenças tão grandes, não sei (tem de ler as specs detalhadamente no site).
    O que tenho certeza é que a baratinha é chinesa. A cara é alemã.
    De Hofner chinesa, eu tenho além do violin bass, uma guitarra CT Club e uma CT Shorty. O que eu reclamo delas é que elas tiveram de passar por altos ajustes no luthier, e só.

    Outra coisa: como você está começando, eu acho que valeria muito a pena comprar o mais barato para ver se é esse o tipo de baixo que você vai utilizar pro resto da vida. O instrumento, por ter uma alta diferença de preço entre o modelo chinês e o alemão, eu receio que valha a pena comprar o mais barato, e se você 'casar' com o tipo de instrumento, daí sim, compensa comprar o 'original'.
    Ninguém começa a tocar com o 'instrumento definitivo'. Na vida a gente acaba comprando N instrumentos.

    Levy_Bass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Mais uma dúvida, eu gostaria de saber se o preço de um hofner na Alemanha é mais em conta do que um hofner vendido nos EUA. Vou pra alemanha no meio do ano e é importante saber se lá o baixo é mais barato...

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Olha, geralmente, o preço de vários ítens na UE segue o mesmo valor em números dos EUA, só que é em Euro ao invés de Dólar, ex:
    algo que custe 100USD nos EUA custa 100EUR na UE.

    Mesmo sendo na alemanha o país de origem dos Hofner mais caros, creio que seu preço não varie muito.
    Contudo, sempre em loja física há a possibilidade de você ter um desconto pelo ítem - tanto nos EUA quanto na UE.

    Levy_Bass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    obrigado

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Levy_Bass

    Só pra ilustrar um pouco, tem uma loja de internet alemã bem grande, que tem alguns preços:
    http://www.thomann.de/de/search_dir.html?xsid=71fa55b5f24c7b0eb8db68a1 22c56dc8&sw=hofner+bass&x=0&y=0

    O baixo que você quer, sem VAT, sairia lá em torno de R$ 4600, que em tese custaria a mesma coisa que nos EUA, sem impostos, na variação do dia.
    Se trouxer tanto dos EUA pagando em USD, quanto da Alemanha pagando em EUR, até chegar aqui, o baixo custaria a mesma coisa.
    http://www.thomann.de/de/hoefner_vintage_62_beatles_bass.htm
    - note que tem o preço sem VAT e o preço com VAT embaixo. O VAT, você sendo estrangeiro, você consegue até pegar de volta no c/c apresentando a NF de compra, no aeroporto. Agora a nota você tem de guardar para apresentar ao fisco quando chegar no Brasil, se pedirem - e vai ser 50% em cima do que ultrapassar a cota de 500USD.

    amplexos

    T.

    Levy_Bass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    E, este baixo é limitado até que ponto?? Eu conseguiria por exemplo tocar a anesthesia, do metallica?

    DotCom
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    E, este baixo é limitado até que ponto?? Eu conseguiria por exemplo tocar a anesthesia, do metallica?
    Você consegue tocar essa música em outros baixos?
    A maior limitação do instrumento tá no instrumentista.

    wiskeria
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    para um hofner original viola vc vai gastar pelo menos uns 4 mil, começe com um baixo mais barato para aprender e se realmente seguir o caminho compre um hofner mais para frente.
    Tem imitações de hofner da condor por exemplo que não devem passar os dois mil reais.
    http://www.youtube.com/watch?v=CleqklBCDHY

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena comprar um da baixo hofner?