[Ajuda] Construindo um baixo

    Autor Mensagem
    Nimrod
    Veterano
    # fev/11


    Olá pessoal,

    Bom , eu toco baixo a quase 1 ano e meio, e estou com um baixo shelter usado, que era só para o aprendizado.
    Meu aniversário é dia 9 de março ( o// ) e como ele está chegando, ganhei uma verba para gastar em um baixo novo.
    Admito que não é muito dinheiro, mas estou com 700 reais para gastar em um baixo.
    Meu estilo de música preferido é o pop punk, e o punk em si, então procurei por um baixo com captação precision, igual aos modelos Fender Squier ( desculpem se não fui específico, entendo muito pouco sobre baixos).
    Mas o problema é que eu não encontrei algo dessa maneira que achasse legal então decidi optar para construir um !
    Moro em são paulo, tenho fácil acesso à teodoro e gostaria de perguntar : Vale a pena eu construir um baixo ? Com minha verba de modestos 700 reais, eu consigo algo legal ? Onde é o melhor lugar/luthier para eu recorrer ? Como escolher as peças ?
    Eu tambem estou querendo muito um baixolão, então as mesmas perguntas valem para um baixolão ^^
    Se alguem experiente (ou não ! ) poder me ajudar eu ficaria muito grato !

    Obrigado gente !

    PS: esqueci de perguntar, como se chama o baixolão que não tem aquele buraco no meio ? ( nao sei como explicar direito x-x )
    Grato!

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Com R$ 700 você não compra nem a madeira do corpo + o braço.
    Nessa faixa de preço, o jeito é procurar por um baixo chinês mesmo.

    kiki
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Nimrod
    Com minha verba de modestos 700 reais, eu consigo algo legal?
    nao em luthier.

    Meu estilo de música preferido é o pop punk, e o punk em si, então procurei por um baixo com captação precision, igual aos modelos Fender Squier ( desculpem se não fui específico, entendo muito pouco sobre baixos).
    fender é fender, squier é squier. squier é segunda linha.
    um precision fender é o original.

    Mas o problema é que eu não encontrei algo dessa maneira que achasse legal
    não procurou bem.
    existem várias marcas que fazem baixos precision nessa faixa de preço.

    Bom , eu toco baixo a quase 1 ano e meio, e estou com um baixo shelter usado, que era só para o aprendizado.

    um ano e meio e ja quer trocar? por que?
    qual o problema com o shelter?
    voce ta fazendo aula?
    tem um ampli bom?

    por 700 reais voce nao compra um baixo muito melhor que o shelter nao.

    se voce nao tiver um bom ampli, eu pensaria no assunto.

    T-Rodman
    Com R$ 700 você não compra nem a madeira do corpo + o braço.
    compra sim.
    um braço sai uns 250 R$ pronto.
    o corpo nao deve ser mais caro que isso.
    mas aí não compra os caps
    =p
    se comprar tudo do mais barato até faz um baixo pro 700 pila, mas não vai ser melhor que o shelter.

    Nimrod
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    O shelter está com as cordas muito altas, problemas na ponte, e um dos captadores ( eu não sei como ) se soltou, ele perde a afinação em 1 dia, como eu disse, um instrumento para estudos, meu primo emprestou para eu aprender.

    Fui à teodoro e encontrei baixos caríssimos que, dizem ele, serem para pessoas que estão aprendendo, dentre deles encontrei um squier, se nao me engano na tango , custava 800 reais, mas como eu sou leigo em termos de baixo, e quanto mais leio o forum eu me desanimo ( muita coisa !! ) não sei como checar as oitavas, nao sei como devo avaliar um baixo como bom.

    Eu vou desencanar de comprar um baixo novo por causa do dinheiro, vou continuar tocando meu shelterzinho até eu juntar mais grana.

    A respeito do baixolão, alguem consegue me dizer qual o modelo sem o buraco no meio ? Isso influencia no som ? Eu encontrei um phoenix ovation sem o buraco, ele está a 600 reais só que ele é feito de fibra na parte de traz, isso é ruim ?

    Obrigado Kiki

    Nimrod
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Esqueci de responder, meu ampli é horrível, é um sheldon que comprei na época que meu tio precisava de uma caixa de som para usar um microfone, sei lá eu , paguei na epoca 100 reais !

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ou seja, pelo que parece, tanto comprando um baixo novo, quanto com o seu atual, você vai precisar gastar uns R$ 100 em regulagem.
    Leve seu baixo atual em um luthier que ele ajusta e dá uma acertada nele.
    Daí você aprende a tocar, compra um amp melhorzinho, e mais pra frente vai juntando grana para um baixo que tiver as especificações que te agrade.
    Daí você vai saber tocar e avaliar qual é o melhor baixo pra você.

    amplexos

    T.

    Nimrod
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Huum , eu já havia pensado nisso, eu já estava meio preparado para gastar 100 reais com um luthier ..
    Meu professor disse que eu iria gastar, para arrumar ela por inteiro, uns 250~300 reais, por isso recorri a procurar um baixo novo.
    Alem disso tem um problema no jack, ele está soltando ( meu, a pergunta é oque não está soltando no meu baixo '-' ).

    Se vcs estivessem no meu lugar, reformariam o shelter por inteiro ? Trocando os caps, blindando tarrachas, arrumando tudo ou conviveriam com o morimbundo ?

    Nimrod
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Esqueci de dizer, eu fui ao estudio com uns amigos meus, só para agente fazer um sonzinho de fim de semana, e levei meu baixo, testei num amp da meteoro para baixo, que nao me lembro a marca e o som ficou mais agradavel aos meus ouvidos.
    Só que ai, ouvindo o tipo de musica que estávamos tocando ( Blink 182) o dono do estudio pediu para eu testar um Squier que tinha la, captação ativa, precision.
    Me apaixonei pelo som, usando palheta parecia que era o som original do Blink, ai que veio a ideia de eu comprar um precision x-x'

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Nimrod
    Cara, vc parece não entender muito mesmo....
    Em 1º lugar, antes de vender ou trocar seu baixo, leve-o a um luthier habilitado, não apenas será feita uma necessária e imprescindível regulagem geral de seu instrumento, como ele poderá lhe indicar os "up-grades" necessários para melhorar o desempenho de seu instrumento (bem como os cuidados de manutenção, uso e limpeza que vc tem que ter).
    Como luthier altamente capacitado, recomendo meu mestre, o grande Sérgio Buccini (aí em São Paulo).
    Outra coisa é quanto ao amplificador. Se há algo no qual vc deve investir sua grana é em um de qualidade e POTÊNCIA adequada (para ensair nada menos que 100WRMS, e para tocar "ao vivo", nada menos que 150WRMS). Sugiro que vc compre um antigo Staner BS120 ou 150, que são amps robustos e confiáveis; um pedal equalizador também lhe seria útil.
    Abç

    Nimrod
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Oook, brigadao bertola e desculpe pelo trabalho x-x'

    kiki
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Nimrod
    Meu professor disse que eu iria gastar, para arrumar ela por inteiro, uns 250~300 reais, por isso recorri a procurar um baixo novo.
    acho que sim.
    ou seja, vai custar metade do que voce tem de grana

    nao entendi se o baixo é seu ou não.
    se for, acho que vale a pena dar um tapa nele.

    O shelter está com as cordas muito altas, problemas na ponte, e um dos captadores ( eu não sei como ) se soltou, ele perde a afinação em 1 dia, como eu disse, um instrumento para estudos, meu primo emprestou para eu aprender.

    regulagem geral, geral na eletrica.

    talvez precise trocar as tarrachas, talvez nao.

    Alem disso tem um problema no jack, ele está soltando ( meu, a pergunta é oque não está soltando no meu baixo '-' ).

    isso é baratinho.

    se voce gastar ate uns 350 nesse baixo pra deixar ele redondo, custou meio baixo.

    com o "troco" (uns 300 paus) voce compra esse ampli que dá pra estudar em casa muito bem!
    http://www.onerr.com.br/v2/produtos_ampli20bass.html

    Nimrod
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Huum , gostei da dica cara ! Obrigado !

    O baixo é assim, meu primo ganhou a alguns anos em uma rifa, ele veio zerado, mas como ele nao tocava deixou mofando, ano passado fui a casa dele procurar uns documentos e me deparei com o baixo, ai ele disse qe eu poderia pegar pra estudar ( ou seja, é meu )

    Nimrod
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Huum, esse cubo me parece legal, gostei !
    Essa função do Drive é como se fosse um pedal ?
    Como funcionam os pedais do baixo ? Quais os baratos para começar ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda] Construindo um baixo