A corda B do meu baixo não chega no tom, já apertada o bastante, alguém sabe qual é o porblema?

    Autor Mensagem
    fernandofanuel
    Veterano
    # jan/11


    Estou com um problema com a corda Sí do meu baixo de 5 cordas, eu coloco no afinador e antes de chegar em Sí, em Lá pra ser mais exato, a corda já tá apertada demais, quase que não dá pra girar mais a tarracha, e no outro Sí, ela fica muito solta.
    Isso aconteceu depois que arrebentei ela e mandei para um cara arrumar, ela deu uma regulada no baixo (que tava precisando), baixou as cordas e tals, e agora está assim como descrevi.

    Meu baixo é um Shelter Eclipse ativo, se alguém souber algo sobre isso me ajudem, desde já muito obrigado pela atenção.

    vinibassplayer
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    normalmente e corda si é mais "frouxa" porque ela pega os sub-graves e deve vibrar mais devagar...se tá mto apertada , vc tá chegando provavelmente 1 8ª a cima.
    então toma cuidado

    fernandofanuel
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sei que ela é mais frouxa, mas só tá chegando em Sí ou muito frouxa ou muito apertada.
    Será que tem algo a ver com um parafuso com uma mola onde prende cada corda? Não sei o nome daquilo.

    rodsom
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fernandofanuel
    normalmente os afinadores tem uma certa dificuldade pra "ler" o sizao mesmo. experimenta afinar a mi e depois afinar a si por ela, atraves do "ouvidômetro".

    Será que tem algo a ver com um parafuso com uma mola onde prende cada corda? Não sei o nome daquilo.
    vc deve ta falando dos carrinhos. nao, os carrinhos, qdo tao desregulados, no maximo fazem as cordas ficarem "mentindo".

    FCLBass
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fernandofanuel

    Será q vc colocou a corda B mesmo? Um aluno meu já colocou uma D no lugar da G e reclamou q a marca do encordoamento que indiquei era ruim...

    Outra possibilidade é do seu finador, como disse o rodsom, não estar captando a frequencia da corda B. Deixe a B um pouco solta, afine as demais e por harmônicos afine a B.

    Depois, compre um afinador melhor. Recomendo o TU-80 da Boss. Deve estar entre R$ 80,00 e R$ 90,00.

    caioggarcia
    Membro
    # jan/13 · Editado por: caioggarcia
    · votar


    estou com o mesmo problema, só que com o meu violão (de aço, um giannini bem simples) e a corda sol

    ela até chega no tom de sol correto (uso afinador digital pra isso porque não consigo ir no ouvidometro ainda kkk) mas fica completamente apertado, não da pra girar mais a tarracha, nem sei como não estourou ainda.. alguém sabe o que pode ser?

    dibass
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    caioggarcia
    será que essa corda Sol que ta nele é uma corda Sol mesmo?

    Já experimentou trocar o encordamento?

    caioggarcia
    Membro
    # jan/13 · Editado por: caioggarcia
    · votar


    dibass

    é sol sim brother, já troquei 3 vezes a corda, na quarta levei na loja especializada pra eles trocarem (achei que eu tava fazendo algo errado) e o problema persiste

    caioggarcia
    Membro
    # jan/13
    · votar


    ninguém sabe o que pode ser? :T

    rodsom
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pode ser a engrenagem da tarracha que ta gasta e nao ta "casando" os dentes. costuma acontecer muito com esses gianini, di giorgio, etc.

    baixistagustavo
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Pode ser problema na tarraxa mas a corda Si é mais frouxa, se estiver muito apertada é pq pode estar uma oitava acima!

    emersonlee
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Isso aconteceu depois que arrebentei ela e mandei para um cara arrumar
    cara n entendi como voce conseguiu arrebentar a sizona!

    caioggarcia
    Membro
    # jan/13
    · votar


    emersonlee
    o violão ja veio com ela mais apertada que o normal, ai eu fui botar uma oitava acima e estourou

    baixistagustavo
    será brother? eu to usando afinador virtual e ele ta indicando com afinal em sol padrão, apesar de estar completamente apertada.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    a melhor solução pra isso é saber afinar de ouvido, isso resolve mais da metade dos problemas.

    livrem-se dos afinadores o quanto antes.

    hellgod
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    me confundi todo lendo esse tópico, vocês estão falando do baixo de 5 cordas ou do violão do cara?

    hellgod
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    caioggarcia
    as vezes temalgumas tarrachas que ficam mais duras e até podem travar, mas se a corda está afinada no tom certo e é a corda certa, fique tranquilo que não vai arrebentar...

    faunaeflora
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Fernando, ou o afinador não está afinando (?) ou a corda que vc pensa que é B na verdade é E.Detalhe é que não se consegue chegar a 2/8 em uma corda.A B é grave por natureza e chegando ao B pretendido por vc, é óbvio que não seria acorda B em seu contrabaixo ou em qualquer outro.
    Para melhor entendimento folgue a afinação até o B original ou afine em conjunto com a corda E em harmônica na sétima casa.Boa sorte.

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Simples, colocar o dedo na 5ª casa da (B) sizona, se der "E" blz, se der "G" solte, e se der "D" aperte, e se não der nada parecido no seu afinador, realmente esta com problema, tenta ver se o problema é com seu afinador!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A corda B do meu baixo não chega no tom, já apertada o bastante, alguém sabe qual é o porblema?