Só com bastante treino eu poderia pegar uma musica e tocar?

    Autor Mensagem
    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12


    E é claro depois que eu terminar minhas aulas de baixo, mas é só uma curiosidade, tipo depois de treinar muito, saber o tom das notas e tal, eu pegaria uma música sem a cifra e poderia tocar tranquilamente? No baixo ou no violão/guitarra também?
    P.S:acho que não tem essa pergunta no forum!

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    quer dizer não tranquilamente, pegaria algumas partes e via o tom e tal e tocava uma nota.(tranquilamente sim quem tocar muito)

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    se vc treinar mto o ouvido...ñ precisa nem de decorar o som das notas, e sim saber identificá-las qdo ouvir. vá treinando e tentando pegar músicas desde o começo, ñ por cifra, e sim de ouvido (isso pode ser controvérsia entre musicos, mas uns acham q cifras sõ uma mão-na-roda, e outros (como eu) pensam q isso só estraga o músico em geral) pq música eh pra ser ouvida. qdo vc axar q pegou uma musica, mostre seu professor e peça q ele avalie e te corrija.

    espero ter ajudado

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    vinibassplayer
    Hum, obrigado

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Ailtonsilva10
    depende muito da musica.
    tem musicas muito simples e musicas muito complicadas.

    sua pergunta ta bem confusa, acho que por que voce nao sabe exatamente o que quer perguntar.

    voce sempre vai poder pegar uma musica pra tocar. mas o que é "pegar"?
    pode ser aprender com alguem ensinando (seu prof, um amigo)
    pode ser pegando uma tablatura na net
    pode ser pegando uma cifra
    pode ser vendo uma video aula
    ou pode ser de ouvido

    de ouvido é o metodo mais dificil, mas tambem o melhor de se aprender, pois assim voce tem autonomia total.

    se voce for bom de ouvido e estudar bem, com pouco tempo (menos de um ano) possivelmente ja consiga tirar de ouvido algumas musicas simples, como legião, green day, coisas desse tipo.
    mas pra tirar qualquer musica de ouvido, são anos e anos de treino e estudo.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    vinibassplayer
    ao contrario de voce, eu acho sim a cifra uma boa.

    a cifra foi inventada justamente pra dar a harmonia basica sem dar o arranjo. em cima da cifra todos os musicos tem liberdade pra se divertir. e eu acho sempre que o baixo é um dos que mais se aproveitam desta facilidade!

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki
    Bom cara a minha foi mesmo para tirar de ouvido, mas com o tempo entendeu?
    Bom eu também gosto da cifra, a tab eu num me identifico muito não.
    Mas obrigado

    Deco_ufrj
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki
    até concordo com vc, mas não adianta o cara ver um Fm7 e achar que vai ficar só fazendo a tonica né... nesse caso, seria melhor tirar pela tablatura, pelo menos vc vai tocar "certo"... agora, se vc tiver criando musica, eu pessoalmente faço uma base no violão, e crio a linha de baixo em cima da harmonia da musica e da melodia da voz... não adianta criar uma linha de baixo completamente aleatoria, que pode até atrapalhar na hora de cantar...

    Ailtonsilva10
    Bom cara a minha foi mesmo para tirar de ouvido, mas com o tempo entendeu?Bom eu também gosto da cifra, a tab eu num me identifico muito não.

    Como eu disse, cada um tem seus prós e contras... nao adianta pegar a cifra e só fazer a tonica se a musica nao for assim...

    kiki
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: kiki
    · votar


    Deco_ufrj
    eu pessoalmente faço uma base no violão, e crio a linha de baixo em cima da harmonia da musica e da melodia da voz...
    mas a cifra é exatamente isso.
    se voce pega só a cifra da musica, é o mesmo que saber os acordes no violão!

    acho que voce e muita gente aqui confunde umas coisas.
    - uma coisa é tocar uma musica de acordo com um arranjo (fazer cover).
    - outra coisa é improvisar ou criar um arranjo.

    tablatura (e tambem partitura) serve só pra passar um arranjo já fechado.

    cifra serve pra passar a harmonia da musica, sobre a qual o baixista cria seu arranjo.
    pode ser só tonica, pode ser um walking bass, pode ser um jogo com quintas, qualquer coisa, desde que respeite a harmonia.

    pra tirar de ouvido, saber a cifra é muitissimo util, pois dá as dicas de por onde achar.
    eu particularmente pra tirar de ouvido uma musica no baixo, penso sempre pela cifra, por que eu toco violão (e acho que todo baixista deveria tocar tambem). pelo visto voce tambem.

    mas nem todos fazem isso. se o cara só sabe escalas e tablatura nao vai coneguir pensar na harmonia. aí sai essas linhas aleatorias que voce falou. tem que saber harmonia, e a cifra faz parte desse entendimento.

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    acho que 50% das pessoas se não tivesse cifra não prosegueria com os estudo e não tornariam-se indepedente ou seja não desenvolveria o ouvido.
    nem todo mundo que desenvolve rapído.

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Deco_ufrj
    Não cara tranquilo, por enquanto eu tiro a tonica ainda pq eu ainda faço aula de baixo(vou recomeçar)
    kiki
    pra tirar de ouvido, saber a cifra é muitissimo util, pois dá as dicas de por onde achar.
    eu particularmente pra tirar de ouvido uma musica no baixo, penso sempre pela cifra, por que eu toco violão (e acho que todo baixista deveria tocar tambem).
    Hum, eu toco um pouco de violão também, mas valeu aí pessoal!(ainda to iniciando)
    Uma pergunta: nas musicas que escuto(heavy metal) as vezes escuto o baixo, mas tipo o baixo ta com um som meio que a corda tivesse frouxa faz um toooouuuun(como se a tarraxa estivesse mais frouxa) é isso mesmo ou é um som da pedaleir?

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    dom de Deus
    Hum isso aí cada um se desenvolve da sua maneira, outros mais rápidos ou mais lentamente!

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Ailtonsilva10
    Uma pergunta: nas musicas que escuto(heavy metal) as vezes escuto o baixo, mas tipo o baixo ta com um som meio que a corda tivesse frouxa faz um toooouuuun(como se a tarraxa estivesse mais frouxa) é isso mesmo ou é um som da pedaleir?
    vixe nao deu pra entender nada...

    posta algum video do youtube com alguma dessas musicas e diz onde isso acontece pra ver.

    pode ser varias coisas: o timbre do baixo, distorção, afinação diferente, baixo de 5 cordas...

    Msess
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cara com 2 Mêses estudando ( umas 5 horas por dia) eu to quase conseguindo fazer isso,só uma notas claro,mais quase!

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki
    Aí ó
    Nos 15 segundos começa não sei se dá para vc ouvir direito


    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Msess
    Que bom ein. tenho que voltar a fazer minhas aulas

    Ailtonsilva10
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    E essa musica também logo no começo(a musica já começa com o baixo pelo menos parece com baixo)


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Só com bastante treino eu poderia pegar uma musica e tocar?