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admin Moderador |
# jan/03
Olá, Pessoal!
Utilizem este tópico para trocarem idéias, dicas e exercícios sobre a sétima aula do Curso Online de Baixo do site.
Para acessá-lo, basta entrar no endereço abaixo:
http://www.cifraclub.com.br/colunas/cursodebaixo/index.php?id=7
Grande abraço,
Samuel Vignoli
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Walrus Veterano |
# jan/03
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Gostaria de sugerir que após essa grande explicação sobre linhas para blues, podessemos ver também linhas para os ritmos brasileiros, como forró, baião, maracatu, bossa-nova, samba, chorinho e outros, seria muito interessante e proveitoso para nós baixistas conheçermos nossos ritmos. Grato pela atenção
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nukebass Veterano |
# jan/03
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Walrus: procure ouvir e adquirir material didático do Adriano Giffoni; ele aborda justamente esses assuntos.
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Thomaz Veterano |
# jan/03
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Bem que poderiam fazer algumas aulas de levadas de Samba e bossa nova.
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VictorBass Veterano |
# jan/03
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Aew galera, achei muito beleza as tablaturas de blues da aula passada, ainda nem tentei tirar as dessas aulas so vo tirar amanhã, mas tambem deve ser na moral, poo sei la, acho q samba, baião , maracatu, chorinho, tem uns baixos muito facinhos, nao sei bossa nova por que nunca ouvi, mas bem que poderia ter umas tablaturas de JAZZ
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ismael Veterano |
# fev/03
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Eu gostaria de ver alguns exercicios de como trabalhar progressões com os acordes. Alguns exercicios de de rock, mpb, e ver mais aulas no ar.
OBRIGADA E ATÉ MAIS!!!
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Gui Veterano |
# fev/03
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Walrus
forró é só triades!
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julia Veterano |
# fev/03
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Eu gostaria de aprender improvisação, acho muito legal quem conhece essa tecnica
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Gui Veterano |
# fev/03
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julia
escala, mto treino e imaginação, isso é o q eu uso basicamente...
tenta criar algo na sua cabeça e depois tira no bass
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Lucas Veterano |
# fev/03
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legal... gui.. mais o dura eh vc ''transpotar'' asimm na hora d uma musica... sabe...
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fenris_thrash Veterano |
# mar/06
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ola galero espero estar ajudando !
asescalas maiores no baixo se comportam desta forma
c--c#--d--d#--e--f--f#--g--g#--a--a#--b
de c para c#:temos 1/2 tom
de c#para d:temos 1/2 tom
logo de c para d termos 1 tom
lembrando que as notas e,b representao somente 1/2 tom pois nao apresentao o #
ai vai as escalas ja montadas paraque queira praticar .
C-G/B-AM/G-F-C/E-DM-G
D-A/C#-BM-BM/A-G-D/F#-E
E-B/D#-C#-C#/B-A-E/G#-F#M
F-C#/F-D#-D#/C#-BM-F/A#-G#M
G-D#/G-F-F/D#-CM-G/C-A#M
A-F/A-G-G/F-DM-A/D-CM
B-G/B-A-A/G-EM-B/E-DM
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fenris_thrash Veterano |
# mar/06
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o galera vo manda um material que eu fiz aqui deve se r de grande ajuda pra vcs
Escalas:
Escala é uma sucessão de sons que se distribuem em tons e semitons.
É muito impotrtante o estudo das escalas, ele contribui para o
desenvolvimento auditivo, o desenvolvimento mecânico das mãos e a
compreensão das posições das notas em todo o braço. Devemos ter
em mente que toda melodia está baseada sempre em algum tipo de escala.
Lembando-se de que todas as escalas maiores contém os semitons dos
3º para o 4º graus e dos 7º para o 8º graus.
Nas escalas maiores obtemos 7 agrupamentos 5 naturais e 2 sustenidos.
Agrupamento 1
Oitava da escala
AG1 <-----|
-|-----|-----|-----| -|-----|-----|-----|
-|--3--|-----|-----| -|--C--|-----|-----|
-|--3--|--2--|-----|0 -|--F--|--E--|-----|D
-|-----|--2--|-----|0 -|-----|--A--|-----|G
-|-----|-----|--1--|0 -|-----|-----|--C--|B
-|-----|-----|-----| -|-----|-----|-----|
Dígitos Notas
O gráfico acima não deve ser confundido com uma tablatura, este
modelo de gráfico é semelhante ao de acordes onde os números indicam
os dedos da mão esquerda.
As cordas estão representadas da forma exposta abaixo:
-|-----|-----|-----| :E
-|--3--|-----|-----| :A
-|--3--|--2--|-----|0 :D
-|-----|--2--|-----|0 :G
-|-----|-----|--1--|0 :B
-|-----|-----|-----| :e
No gráfico de notas no sentido da direita para esquerda acompanhe a
oitava no 1º agrupamento de Do Maior.
Você observará Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si e Do oito notas denominadas
de uma oitava.
1 º Exercício oitava no Ag1 - Execute com paletadas alternadas os dois
movimentos indicados na tablatura abaixo, no movimento de descida permaneça
com os dedos nas casas e no movimento de subida permaneça com o dedo 1 na
corda anterior. Note que as regras são as mesmas dos exercícios de Cromagem.
Descendo Subindo
e|-------------------||-------------------|
B|--------------0-1--||--1-0--------------|
G|----------0-2------||------2-0----------|
D|----0-2-3----------||----------3-2-0----|
A|--3----------------||----------------3--|
E|-------------------||-------------------|
|---> <---|
Acompanhe o exercício executando o arquivo MID.
Agrupamento 1 completo da escala de Dó Maior
Temos agora o agrupamento inteiro que aborda todas as cordas.
AG1
-|--3--|-----|--1--|0 -|--G--|-----|--F--|E
-|--3--|--2--|-----|0 -|--C--|--B--|-----|A
-|--3--|--2--|-----|0 -|--F--|--E--|-----|D
-|-----|--2--|-----|0 -|-----|--A--|-----|G
-|--3--|-----|--1--|0 -|--D--|-----|--C--|B
-|--3--|-----|--1--|0 -|--G--|-----|--F--|E
dígitos Notas
AG1 genérico
-|--4--|-----|--2--|--1--|
-|--4--|--3--|-----|--1--|
-|--4--|--3--|-----|--1--|
-|-----|--3--|-----|--1--|
-|--4--|-----|--2--|--1--|
-|--4--|-----|--2--|--1--|
O modelo de Ag1 genérico será estudado mais a frente em outras escalas
no momento ele só será apresentado.
2º Exercício Ag1 completo - Execute com paletadas alternadas os dois
movimentos indicados na tablatura abaixo no movimento de descida permaneça
com os dedos nas casas e no movimento de subida permaneça com o dedo 1 na
corda anterior. Note que as regras são as mesmas dos exercícios de Cromagem.
Descendo Subindo
e|-----------------------------0-1-3-||-3-1-0------------------------- ----|
B|-----------------------0-1-3-------||-------3-1-0------------------- ----|
G|-------------------0-2-------------||-------------2-0--------------- ----|
D|-------------0-2-3-----------------||-----------------3-2-0--------- ----|
A|-------0-2-3-----------------------||-----------------------3-2-0--- ----|
E|-0-1-3-----------------------------||-----------------------------3- 1-0-|
|---> <---|
Acompanhe o exercício executando o arquivo MID.
Escala de Dó maior 2:
Observação:
Para executar com perfeição os exercícios de agrupamento o estudante
deve realizar e compreender as técnicas demonstradas no artigo sobre
Cromatismos.
Continuando os estudo dos agrupamentos da escala de Do Maior, estudaremos
neste artigo os agrupamentos dois e dois sustenido.
Agrupamento 2
Oitava:
Ag2 2º Tr
-|-----|-----|-----|-----|-----| -|-----|-----|-----|-----|-----|
-|--4--|-----|--2--|-----|-----| -|--D--|-----|--C--|-----|-----|
-|--4--|-----|--2--|--1--|-----| -|--G--|-----|--F--|--E--|-----|
-|--4--|--3--|-----|--1--|-----| -|--C--|-----|--B--|--A--|-----|
-|-----|-----|-----|-----|-----| -|-----|-----|-----|-----|-----|
-|-----|-----|-----|-----|-----| -|-----|-----|-----|-----|-----|
dígitos Notas
3 º Exercício oitava no Ag2 - Execute com paletadas alternadas os dois
movimentos indicados na tablatura abaixo no movimento de descida permaneça
com os dedos nas casas e no movimento de subida permaneça com o dedo 1 na
corda anterior. Obs. as regras são as mesmas dos exercícios de Cromagem.
Descendo Subindo
e|-------------------||-------------------|
B|-------------------||-------------------|
G|------------2-4-5--||--5-4-2------------|
D|------2-3-5--------||--------5-3-2------|
A|--3-5--------------||--------------5-3--|
E|-------------------||-------------------|
|---> <---|
Acompanhe o exercício executando o arquivo MID.
Agrupamento 2 completo:
Ag2
2º Tr 2º Tr
-|--4--|-----|--2--|-----|-----| -|--A--|-----|--G--|-----|-----|
-|--4--|-----|--2--|--1--|-----| -|--D--|-----|--C--|--B--|-----|
-|--4--|-----|--2--|--1--|-----| -|--G--|-----|--F--|--E--|-----|
-|--4--|--3--|-----|--1--|-----| -|--C--|--B--|-----|--A--|-----|
-|--4--|-----|--2--|-----|-----| -|--E--|-----|--D--|-----|-----|
-|--4--|-----|--2--|-----|-----| -|--A--|-----|--G--|-----|-----|
dígitos Notas
4º Exercício Ag2 completo - Use as mesmas regras dos exercícios anteriores
Descendo Subindo
e|---------------------------3-5-||-5-3---------------------------|
B|-----------------------3-5-----||-----5-3-----------------------|
G|-----------------2-4-5---------||---------5-4-2-----------------|
D|-----------2-3-5---------------||---------------5-3-2-----------|
A|-----2-3-5---------------------||---------------------5-3-2-----|
E|-3-5---------------------------||---------------------------5-3-|
|---> <---|
Acompanhe o exercício executando o arquivo MID.
Agrupamento 2 sustenido:
AG2# 3º Tr
-|-----|--3--|-----|--1--|-----|
-|-----|--3--|-----|--1--|-----|
-|-----|--3--|-----|--1--|-----|
-|-----|--3--|--2--|-----|-----|
-|--4--|--3--|-----|--1--|-----|
-|-----|--3--|-----|--1--|-----|
Exercício
Descendo Subindo
e|-----------------------3-5-||-5-3-----------------------|
B|-----------------3-5-6-----||-----6-5-3-----------------|
G|-------------4-5-----------||-----------5-4-------------|
D|---------3-5---------------||---------------5-3---------|
A|-----3-5-------------------||-------------------5-3-----|
E|-3-5-----------------------||-----------------------5-3-|
|---> <---|
Acompanhe o exercício executando o arquivo MID.
Exercício de solo sobre os agrupamentos
O exercício deve ser executado uma nota a cada tempo
ag1 ag2
e|------------------------------------3-5-------------------------
B|--------------------------------3-5-----3-5---------------------
G|--------------------------2-4-5-------------2-4-5---------------
D|--------------2---3-2-3-5-------------------------3-5-3-2-------
A|--------0-2-3---------------------------------------------5-3---
E|--0-1-3---------------------------------------------------------
ag1 ag2#
e|------------------------1-3-1---3-5-----------------------------
B|--------------------1-3-------------3-5-6-----------------------
G|-----------------0-2----------------------4-5-------------------
D|-----------0-2-3------------------------------3-5---------------
A|--2-3-2-0-----------------------------------------3-5-----------
E|------------------------------------------------------3-5-3-----
ag1 ag2# ag1
e|-------------------------------------3-5-3-----1-3--------------
B|-------------------------------3-5-6---------------1-3----------
G|---------------------------4-5----------------------------------
D|-----------0-2-3-----5-3-5--------------------------------------
A|-------2-3------------------------------------------------------
E|---1-3----------------------------------------------------------
Acompanhe o exercício executando o arquivo MID.
Escala de Dó Maior 2 :
Observação:
Para executar com perfeição os exercícios de agrupamento o estudante
deve realizar e compreender as técnicas demonstradas no artigo sobre
Cromatismos.
Continuando os estudo dos agrupamentos da escala de Do Maior, estudaremos
neste artigo os agrupamentos três e quatro.
Agrupamento 3
AG3 5º Tr
-|--4--|--3--|-----|--1--|
-|--4--|--3--|-----|--1--|
-|-----|--3--|-----|--1--|
-|-----|--3--|-----|--1--|
-|--4--|-----|--2--|--1--|
-|--4--|--3--|-----|--1--|
Exercício
Descendo Subindo
e|------------
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moog Veterano |
# mar/06
· votar
fenris_thrash
nossa.. desenterrou o tópico hein? (1/jan/03 15:41)
e acho q vc postou no fórum errado hein? naum seria pra guitarra?
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