Afinar o baixo em D

Autor Mensagem
    fripp
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Moderador

Estou gravando uma música e gostaria de ter uma nota D grave. Pensei em afinar o baixo em D - G - C - F. Alguma contra-indicação?

Dexxter Bass
    Veterano
    # set/10
    · votar

Aninar o baixo em D

Fanho Detect

Cara, se vc que por o seu baixo pra durmir em Ré, ops!, afinar em Ré, para ter um Ré grave, simplesmente afine a E em D ué, e seja feliz.

Pé de chinelo
    Veterano
    # set/10
    · votar

é msm, melhor botar o mizão em ré pronto

SayArtur
    Veterano
    # set/10
    · votar

Afino todas as cordas do meu baixo em D, por causa do tipo de música que eu toco. Se você só vai gravar uma música e precisa do Dzão, basta fazer o que o Dexxter Bass falou...

Caso queira ficar tocando em uma afinação mais baixa é importante observar a tensão das cordas que você usa... Talvez seja necessário fazer uma regulagem nos tensores para o braço não empenar e as cordas não ficarem frouxas...

Se for manter a afinação D - G - C - F por muito tempo, é melhor usar encordamentos mais pesados...

fripp
    Veterano
    # set/10
    · votar

Dexxter Bass
    SayArtur
    Pé de chinelo
    Prefiro não fazer isso pois vai mudar minha digitação, por isso acho melhor afinar um tom abaixo. Grilei mais com a questão do timbre.

dibass
    Veterano
    # set/10
    · votar

Esses tempos atraz gravei uma musica com o baixo afinado em D.
    Fica legal, as cordas ficam mais macias.

DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar

fripp
    Ué, e por que você já não baixou e testou?

fripp
    Veterano
    # set/10
    · votar

DotCom
    vai q tem alguma lei proibindo?

DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar

fripp
    Tem. A lei da preguiça...
    Os caras que fazem a diferença não a seguem.

fripp
    Veterano
    # set/10
    · votar

DotCom
    Ia responder, mas fiquei com preguiça.

Pé de chinelo
    Veterano
    # set/10
    · votar

kkkkkkkkkkkkk

fripp
    Veterano
    # out/10
    · votar

Criei esse tópico com o medo q a afinação um tom abaixo pudesse desregular o meu instrumento, mas me parece q é infudado. Além disso, decidi por uma linha de bx de n será tão grave, de modo q descartei a ideia.

Namastê

kiki
    Moderador
    # out/10
    · votar

fripp
    de qualquer forma: mudar um tom a afinação pode dar uma desregulada, é bom ver se nao trasteja ou algo assim.

se for usar um tom abaixo tudo, o tempo todo, é bom verificar a ponte, as oitavas, o tensor. ou seja, adotar essa afinação.

se for manter a afinação padrao, a ultima corda em ré (drop D) é um bom recurso. voce mantem toda a digitação das outras cordas, e nao só digitação, as notas mesmo, em relação às casas. e é pratico, da pra fazer isso ate no meio de uma apresentação.

fripp
    Veterano
    # out/10
    · votar

kiki
    Legal, obrigado.

Elvis Firmino Marinho
    Veterano
    # out/10
    · votar

Bom, eu possuo um contra baixo de seis cordas, que a um tempo atrás eu tocava em uma banda de metal core. Eu afinava o meu instrumento em D, mas todo ele: A D G C F Bb. O timbre ficava mais grave, porém regulava o agudo no máximo. O instrumento aguentava na boa, porém sua tensão ao retornar para afinação em E aumentava, a ponto de tornar se desconfortavel para tocar. Então, para um baixo normal de 4 cordas muda drasticamente, pois interfere na tensão, regulagem do braço e no modo de tocar.

fripp
    Veterano
    # out/10
    · votar

Elvis Firmino Marinho
    Minha insegurança era essa. Se depois de tocando algum tempo com a afinação um tom abaixo, o instrumento não poderia dar uma desregulada. Acabei gravando a linha de baixo mais aguda mesmo. Valeu.