Baixo Hofner acessivel vem da China?

    Autor Mensagem
    mrkite
    Veterano
    # set/10


    Prezados amigos!
    Sou novato no fórum e achei interessante criar esse tópico para todos aqueles que desejam um Hofner porém esbarram nos altos preços de importação.

    Recentemente navegando na internet encontre o seguinte link;
    http://www.tradetang.com/for-sale/BASS-Violin-shape-Sunburst-Electric -BASS-Free-shipping-8808/126849-2079459.html

    A história é a seguinte: Gosto muito do baixo Hofner! Quem dera poder adquirir um a preço justo, sem o alto custo que envolve o produto em sí e também as altas taxas de importação impostas pelo governo, que hoje é na ordem de 60% em produtos acima de U$50,00 (cinquenta dólares americanos), o que além de ser um roubo é extremamente desleal, uma vez que as taxas de importação deveriam ser aplicadas a produtos que tem concorrência similar fabricados no país, o que, definitivamente não é o caso...não se fabrica um baixo similar ao Hofner no Brasil. O que existe é um baixo da Condor, o VB40 ( que aliás é muito bem conceituado) porém acho que não é fabricado no país.

    Este site, como dito anteriormente é da China, Tradetang.com. , tem todos os tipos de guitarras e baixos dos grandes fabricantes mudiais a preços incríveis...

    O que me deixa curioso é:

    1- Caso seja uma cópia, o produto é muito parecido e parece ter boa qualidade (pelas fotos...)

    2- Se a Condor não fabrica em solo nacional, esse baixo é importado da china (como os da fotos)?

    3- Seria ele apenas uma caixa de maçã?

    4- Enviei e-mail para a hofner e eis a resposta:

    "Dear Marco,



    No this is not a genuine Hofner bass guitar. Please buy your Hofner from an approved Hofner dealer.



    Regards



    Graham Stockley

    Guitar Product Manager "

    tradução:

    "Querido Marco.

    Este não é uma baixo original Hofner.
    Por favor compre o seu de um revendedor aprovado Hofner.

    Recomendações.

    Graham Stockley

    Guitar Product Manager "


    O que acontece é que a própria Hofner tem fábrica na China...como visto abaixo:

    http://www.hofner.com/gab/en/content/44/view/16/

    China
    Karl Hofner (Beijing) Musical Instruments Co., Ltd
    No. 1 JinMa Industrial Zone,
    Shunyi, Beijing, China 101303
    Phone: +86-10-69494983
    Fax: +86-10-69494984
    hofnerchina@hofner.com


    Então a Hofner estará mentindo? Dizendo que o baixo não é original para não dizer que seus produtos hoje também são feitos na China, que tem má fama em boa parte dos produtos que produz? Teria a Hofner se rendido, assim como inúmeros outros fabricantes famosos de guitarras, aos encantos da produção barata da China, aliado aos salários miseráveis, o que tranforma os ganhos de cada produto em uma mina de ouro no Ocidente...?

    Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas...!

    Assim, achei pertinente lançar a questão no fórum para colher as diversas opiniões dos amigos, para que possam lançar luz sobre essa história de produtos baratos da China. Aliás no fórum já tem um tópico que falava sobre a falsificação de produtos por lá, porém nesse meu tópico estou abordando que - Há uma filial da Hofner instalada na China -...!

    Por ser novato no forum e por gostar de contra-baixos, gostaria que cada participação fosse construtiva e oferecesse conteúdo apropriado ao tema.

    1 abraço.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A Hofner fabrica algumas guitarras da linha CT na China.
    O baixo-violino não é fabricado lá.
    Então, a conclusão é que o fabricante está correto.

    Eu tenho duas Hofner Shorty CT chinesas. Precisaram de uns belos reparos em luthier, mas estão legais hoje. Mesmo assim, não são guitarras extraordinárias. São apenas pequenas, no caso da 'shorty'.

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/10
    · votar


    mrkite
    Estes instrumentos encontrados em sites como este são réplicas feitas na China. Lá existe uma penca de fábricas que fazem réplicas de instrumentos e vendem tanto com o logotipo da marca original no headstock quanto também sem o logotipo, para que distribuidores coloquem as suas próprias marcas. No ML tem algumas guitarras com marcas como GBS Pro, Art Pro e T. Johnson; que na verdade são estas réplicas batizadas de acordo com o importador.

    Fuçando um pouco achei até um Rickenbacker 4003. Se você prestar bastante atenção, estas réplicas possuem diferenças em relação aos modelos originais, algumas vezes sendo diferenças até grosseiras.

    mrkite
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Então, a conclusão é que o fabricante está correto.

    Rodman, essas informações são importantes não só para mim, como para inúmeras pessoas que se identificam e sonham um dia em adquirir um produto Hofner.
    Valeu pela ótima informação!

    mrkite
    Veterano
    # set/10
    · votar


    No ML tem algumas guitarras com marcas como GBS Pro, Art Pro e T. Johnson; que na verdade são estas réplicas batizadas de acordo com o importador.

    Prezado Erico.ascencao, obrigado pelas ótimas informações!
    Seria este o caso do Condor VB40? Ou ele é fabricado pela empresa mesmo?
    Fuçando um pouco achei até um Rickenbacker 4003. Se você prestar bastante atenção, estas réplicas possuem diferenças em relação aos modelos originais, algumas vezes sendo diferenças até grosseiras.

    Bom, como ainda não tenho aquele "olho clínico" talvez fosse enganado mesmo pelos produtos "genéricos"...rs
    O interessante no Tradetang.com é que os vendedores não colocam o nome Hofner no título do anúncio...
    ABS

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    procure aqui no FCC por tradetang que você vai notar que eles são especializados em vender falsificações.
    É um pouco diferente de vender em regime OEM para outras empresas colocarem o nome no headstock, encomendarem um lote e distribuirem. A Condor, SX, Shelter e afins encomendam modelos de fabricantes OEM, e muitas vezes, essas guitarras podem ser até melhores do que uma falsificada. É questão complicada, pois cada um você tem de acabar analisando por modelo e lote, mas sim, é capaz de encontrar coisa até boa, talvez até melhor do que Tagima e Giannini chinesa.

    Se quiser algo mais concreto, mesmo em se tratando dos modelos mais recentes de Hofner made in China, procure no ebay, que você encontrará.
    Já nesse site aí, é tudo falsificado.

    mrkite
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Já nesse site aí, é tudo falsificado

    T-Rodman.
    Valeu pelas dicas!
    O mais impressionante de tudo isso é; Como isso é possível?
    Cada gigante da indústria deve ter departamentos específicos para sondar via internet, ou qualquer outro meio possível, esse tipo de falsificação...
    Estariam parados, apenas como meros observadores? Ou estariam agindo e nós aqui, tão distantes, estamos alheios a tudo?
    A impressão que dá é que eles permitem que a China falsifique tudo mesmo, a prova é que o anúncio está lá, hoje mesmo, pescando incautos...
    E os organismos internacionais? As patentes internacionais?
    O mais impressionante disso tudo é que no "feedback" tem inúmeros gringos (inclusive americanos) comprando de tudo... seria para revender no Ebay? Novamente dúvida cruel..rs
    abs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    mrkite
    A impressão que dá é que eles permitem que a China falsifique tudo mesmo, a prova é que o anúncio está lá, hoje mesmo, pescando incautos...
    Cara, estamos no mundo capitalista. O que existe é o dinheiro, e o poder, e não sonhos e vontades...
    Essas fábricas chinesas falsárias existem porque alguém (e não é vc) ganha dinheiro com elas, e o governo chinês tem um exército bem armado e treinado de 1 milhão de homens e armas nucleares.
    Simples assim.....
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/10
    · votar


    mrkite: Seria este o caso do Condor VB40? Ou ele é fabricado pela empresa mesmo?

    Creio que não. A Condor já tem uma tradição no mercado a ponto de exigir um bom padrão de qualidade destas fábricas chinesas. E além disso eles não fazem réplicas e sim "versões" dos instrumentos - ok, a diferença entre estas definições é sutil, mas é mais ou menos esta a idéia.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    erico.ascencao
    Esse Condor VB 40 é um bom baixo no que se propõe. É inclusive melhor que o Epiphone Viola, e mais barato...
    Abç

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mr Kite, pelo nick já vi que vc pe beatlelógo como eu. Comprei um Hofner asiático há menos de um mês, e pesquisei bastante sobre o assunto, vou te dizer o que descobri.

    O Hofner tradicional é feito na luthieria lá na Alemanha, meio que de forma artesanal, e custa mais que 2000 dólares, esse baixo tradicional, de qualidade máxima, é chamado de Hofner 500/1 (tem o 500/2, um modelinho levemente diferente, e o 5000/1, que uma versão de luxo mais cara ainda).
    Já o Hofner "asiático" é uma cópia autorizada pela própria hofner feita na ásia. O modelo que era vendido nos EUA se chamava "icon series", mas agora passou a se chamar Hofner Ignition (HI series). Foi esse aí que eu comprei, na faixa de uns 200 euros. Além disso, existem várias cópias que nem autorizadas pela Hofner são, a mais famosa a da Epiphone (me parece que é até mais antiga que a Hofner) e a nacional Condor. Como eu não tenho tutu pra comprar um Hofner alemão mesmo, comprei esse Ignition... o meu foi feito na Indonésia. Provavelmente, o material não é tão bom quanto o original, os captadores devem ser bem inferiores, mas... me impressionei com a qualidade do acabamento. Lindíssimo... pelo menos no visual, duvido que haja qualquer diferença em relação ao tradicional. E além do mais, como é autorizaddo, tem o símbolo da Hofner, veio numa caixa da Hofner, ou seja: é um Hofner, apesar de mais barato!

    Ascaris
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Ascaris
    · votar


    comprei num site alemão... fiz um relato em um tópico que tá por aí no fórum, dá uma procurada. Comprei o Hofner + case, e ficou tudo por volta de 1000 reais. Preço acessível e próximo do preço de um Condor; acho que vale mais a pena o Hofner pelo charme da marca escrita na cabeça :P
    Qualquer coisa, pergunta aí... não entendo muito ainda da execução do instrumento em si, pois estou começando a aprender, mas da marca hofner eu aprendi bastante...

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Já o Hofner "asiático" é uma cópia autorizada pela própria hofner feita na ásia.

    Só um cuidadozinho. Sim, existe Hofner sendo feito na ásia - mas com toda certeza, não é esse vendido no site indicado pelo autor do tópico.
    Tomando esse devido cuidado, creio que dá-se para achar esse Hofner HI series como você citou.

    amplexos

    T.

    mrkite
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Olá Ascaris!
    Excelentes dicas!
    Gostei de seu depoimento e vou procurar o tópico que vc mencionou.
    Sobre esse Hofner que falei ele parece ser produzido na China e parece não ser mesmo o que vc adquiriu (como disse o T-Rodman).
    Para o bem geral da nação, sugiro que vc poste gradualmente informações sobre a sonoridade do "bicho". Se ela é próxima do Hofner original, se ela esta no mesmo nível do Condor VB40...e por aí vai!
    Poste uma foto de seu Hofner!
    1 abraço.

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pode deixar que posto sim mais informações sim... acho muito importantes os fóruns da internet... criei o hábito de sempre consultá-los quando vou fazer alguma compra mais importante, e sempre escrevo o pouco que sei pra servir de referência pros outros.

    Sobre esse baixo que tá aí no anúncio que vc postou... acho que descobri o que signfica ele. A uns anos atrás, a Hofner vendia um modelo chamado "contemporary series" (tá escrito isso atrás do headstock nesse anúncio aí, pelo que parece). Esse contemporary tinha um preço intermediário (cerca de 500 dólares) entre o modelo 100% chinês e o 500/1, o modelo 100% alemão, pq era exatamente isso o que ele era: um instrumento cujo corpo era produzido na china porém o captador e partes elétricas aplicadas eram as originais alemãs. Suponho que esse aí que está exposto foi alguma peça que sobrou depois que a hofner desistiu de fazer os contemporary (o chinês, pra não perder, colocou o captador barato dele e pôs à venda) ou ainda esse aí que está vendendo é um refugo -percebeu como a ponte desse baixo na foto tá torta ? Talvez por isso não passou no controle de qualidade da hofner, e o chinês, de esperto, tá tentando vender mesmo assim.

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Quanto ao meu... bem, o acabamento é bem parecido com esse aí da foto, até os switches são iguais... a diferença é que não tem a marca do contemporary series, as tarrachas são brancas, imitando um madre-pérola, e a ponte não é torta. Como falei antes, um acabamento que achei bem lindo.
    Quanto ao som, não tenho experiência suficiente pra falar sobre isso.... mas o que tenho de impressão quase leiga é que não é um instrumento tão versátil e com som tão vivo quanto outros baixos que tenho visto em vários vídeos que ando vendo pela internet. Mas pra mim pouco importa, pq sou amador, e tenho como objetivo só aprender a tocar. E além do valor beatleano, pra mim tá sendo bom pq a escala é mais curta e imagino que tá facilitando meu aprendizado, mas acho que o pessoal que não gosta dos beatles e tem necessidades profissionais deve reclamar bastante deste baixo viu.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Pode ser da China, da Conchinchina, da Quinto dos Infernos... Mas um produto com um logo da Fender ou Gibson (entre outras) no headstock, que não seja produzido por essas marcas já me causa uma sensação de "isso é uma pegadinha do Mallandro". Pode até ser que seja um bom instrumento, mas eu desconfiaria até a alma.

    Não sei como essa Tradetang ainda existe... Deve ser uma indústria poderosa (máfia) pq já rola há muito tempo essa prática criminosa e é óbvio que todos sabem disso.

    Enfim, temos uma indústria paralela que engana (?) a todos e, no meu modo de ver, só traz prejuízos. No ML tá cheio de Gibsons e Fenders fake que estarão nas mãos de "desavisados" e vai acabar sobrando pra gente, que utiliza a internet, SEM TESTAR, como meio de compra e venda... Uma pena.

    Abs

    mrkite
    Veterano
    # set/10 · Editado por: mrkite
    · votar


    Fala gente!
    Bons comentários, aliás ótimos! Tenho a certeza absoluta que está servindo de guia e orientação para inúmeras pessoas que passam pelo mesmo processo de compra; > pesquisa>fóruns>YouTube>Yahoo perguntas> lojasvirtuais> depoimentos> análises comparativas....etc..rs!
    Bem, pelo menos é o que eu também faço! Seguindo o exemplo do Ascaris quando vou adquirir algo de valor financeiro mais elevado ou de cunho emocional, como é o caso.
    A propósito, visitei o teu post Ascaris, e achei muito bom. Visitei a http://www.thomann.de/pt/index.html em português e achei fantástico o catálogo que eles tem por lá. Sinceramente achei uma ótima opção a compra que vc fez do Hofner com Case. O preço dos produtos está por volta de 295,00 euros, sem o frete.
    Fucei e não consegui ver as formas de pagamento, mas tenho certeza que no fechamento do pedido o PayPal deverá estar por lá, este que considero uma excelente forma de pagamento!
    Sobre o TradeTang eu concordo plenamente com MauricioBahia, trata-se de uma máfia que não tem organismo internacional que dissolva, prova disso é que os anúncios estão lá inalterados e percebo que existem muitos extrangeiros adquirindo os produtos e dando feedback positivo....
    É como diz o slogan do arquivo X: " a verdade está lá fora"...
    O fato é que existem muitas situações que ocorrem entre as indústrias e o comércio que muitas vezes não fazemos idéia do que ocorre, obviamente porque tudo acontece na penumbra...
    Será que os produtos que estão na China não são mesmo os que tiveram problemas de qualidade...? Será o refugo de produções descontinuadas dos fabricantes originais...? Nesse ponto estou com o Ascaris!
    Sei de uma coisa; o certo é comprar de distribuidores idôneos ou revendedores autorizados, para não lamentar depois!
    1 abs!

    mrkite
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Olá pessoal, acabei de receber outro comunicado da Hofner;

    Dear Mrkite,

    The link has expired however:

    Please only buy Hofner guitars from a Hofner dealer. The chances are that
    any Hofner, and any other make of guitar for that matter, sold very cheaply
    over the internet from a Chinese website will be fake. You will not get an
    original warranted Hofner if you get any guitar at all for your money.

    Regards

    Graham Stockley
    Guitar Product Manager

    -----Ursprüngliche Nachricht-----

    Reinterando o que já descobrimos sobre os site da China e em especial falando sobre a garantia oficial da Hofner.
    1 abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo Hofner acessivel vem da China?