Malandragem no pagode

Autor Mensagem
    negréty
    Veterano
    # ago/10

olá pessoal... não achei nada no fórum e em toda a net, então ta ai...

sei que é uma coisa dificil de se passar por um site, mas digam ai, qual que é a pegada pra tocar pagode no baixo?
    comecei a pouco tempo, mas ja toco baixo a 3 anos, tenh onoção de escalas, técnicas e td mais, mas ainda ta faltando alguma coisa...
    o pagode é cheio de breaks (no baixo), e quebradas, ai queria saber alguma tatica, ou pegada ae pra levar de letra esse estilo.
    aguardo ae
    desde ja, vlw ae pessoal.

DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar

sei que é uma coisa dificil de se passar por um site, mas digam ai, qual que é a pegada pra tocar pagode no baixo?
    Ouvir bastante, treinar bastante, ouvir mais um bocado, treinar mais um bocado...

Justamente, malandragem não se aprende só em aula... Tem que ter o embasamento teórico e a técnica pra poder executar, mas as idéias só vão aparecer se você tiver vivência no estilo.

negréty
    Veterano
    # ago/10
    · votar

aham, mas teria alguma técnica especifica, ou algo especifico pra eu estudar para me familiarizar melhor com o pagode?

DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar

negréty
    Específico eu não sei, até porque pagode não é o meu forte.
    Mas procure por "baixo pagode" (sem aspas) no youtube, e vai vendo o pessoal tocando, e tentando tocar igual. É um começo.

rodsom
    Veterano
    # ago/10
    · votar

negréty
    tecnica especifica nao existe nao, é o velho e bom pizzicato em 99% do tempo. o melhor jeito que tem de se pegar os macetes, nao so no pagode, mas em qualquer estilo é tirando as musicas.
    e nao precisa se preocupar em sair fritando, pode pegar leve no começo, so no arroz e feijao, depois voce fai acrecentando coisas novas que vc for aprendendo. o baixista do zeca pagodinho, por exemplo, so toca o basicao e tira um som bonito mesmo assim.
    em outras palavras, nao se preocupe em tocar demais, preocupe mais em tocar firme.

negréty
    Veterano
    # ago/10
    · votar

blz... vou começar a estudar, e ir aos poucos...

teria alguma musica com uma pegada legal de baixo que vcs me indicariam pra começar?

rodsom
    Veterano
    # ago/10
    · votar

negréty
    as antigas do soweto... to brincando
    art popular é bom pra começar, nem tao complicado, nem tao basico.

negréty
    Veterano
    # abr/12
    · votar

vou ressucitar esse tópico aqui pra não criar outro... ainda buscando mais conhecimento em relação ao contra baixo no pagode, me deparei com esse video na net:

e ai me surjiu a duvida...
    pra uma execução como essa, "constrói-se" a musica baseado totalmente em cima de escalas, ou geralmente vai de ouvido mesmo, ouvindo o que fica legal, etc.???

Stalingrado
    Veterano
    # abr/12
    · votar

negréty
    Rapaz, é difícil pra mim achar que esse cara não tem um mínimo de embasamento teórico... Também tem muito prática e excelente técnica. Ele adquiriu essa malandragem com muita vivência, pode crer.

Msess
    Veterano
    # abr/12
    · votar

voce presisa de um 6 cordas.

rodsom
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Msess
    nao necessariamente. eu uso um seis cordas, mas tocaria num de 4 cordas tranquilo.

Dudurlz
    Veterano
    # abr/12
    · votar

eu toco de boa num de 4 cordas tmb rsrs
    nada haver

negréty
    Veterano
    # mai/12
    · votar

também acho... 1 de 6 ou 5 cordas daria um campo maior pra você trabalhar, até daria uma ajuda,, podendo usufluir de 1 grave a mais e tals, mas ñ chega a ser necessário ^^

Claudio Zotelli
    Veterano
    # mai/12
    · votar

Olá, tem coisas para DL do Giffoni na net e orkut, tenta baixar tem 2 volumes..e tem também bateria e baixo no samba... aprenda essa base dele, o resto é contigo! se estiver instrumentos como surdo, não é qualquer um que vai saber encontrar espaço.. por isso tente encontrar algo dele..e depois vc encontra seu espaço.. e não precisa de baixo de 6 cordas, de 5 ou 4 vc leva tranquilo!

Claudio Zotelli
    Veterano
    # mai/12
    · votar

http://www.4shared.com/folder/TtEJCVw2/Music_Education.html

negréty
    Veterano
    # mai/12
    · votar

caramba Claudio,, muito bmo esse material que você citou... se alguém estiver precisando ai também...
    http://www.4shared.com/rar/9vyNOflA/adriano_giffoni_-_msica_brasil.htm l - vol1.
    http://www.4shared.com/rar/r0M9qPau/adriano_giffoni_-_msica_brasil.htm l - vol2.

Claudio Zotelli
    Veterano
    # mai/12
    · votar

Sim é ótimo!

Claudio Zotelli
    Veterano
    # mai/12
    · votar

negréty

cuidado com os links com o nome dá BO....rs

louis
    Veterano
    # mai/12
    · votar

Nao curto pagode, mas sao topicos assim que realmente enriquecem o forum de baixo.
    Um abraco a todos

negréty
    Veterano
    # ago/12
    · votar

caras... ou eu sou muito ruim, ou é muito dificil (acho que é a primeira opção), mas ainda não to conseguindo! rs
    assim... o que quero (e não consigo) é o seguinte...

la vou eu pegar uma musica e tals, e ai? como faz os improvisos em cima da música e tal? esse é o grande lance... "tocar" a musica consigo, mas só no lance de alternar com a quinta e tals, não consigo fazer esses arranjos todos que os caras criam e tal...

rodsom
    Veterano
    # ago/12
    · votar

negréty
    esquece improviso por enquanto. tira as musicas do jeito que foram gravadas. com o tempo vc vai conseguindo improvisar.

JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/12
    · votar

negréty
    Cara.. pelo que vejo vc abriu o tópico há 2 anos, e já tinha experiência de 3.. tipo, vc tem 5 anos no bass, e ainda tá as mesmas dúvidas...
    É o seguinte: Ter noção de música é bom (afinal tem gente q nem tem), mas para oq vc qr, não é o suficiente! Vc precisa estudar.. voltar ao B-A-BA... vá estudar os campos harmonicos, escalas e td mais.. faça exercícios para mão esquerda (aranha por exemplo..) e direita (pizzicato).. assim vc vai conseguir velocidade destresa.. escute mto o som q vc curte e preste atenção no q o bass faz.. decore o bass, assim como se decora uma letra para cantar junto.. escute as músicas no carro, no trabalho e solfeje o baixo (tipo, cantarolar as notas do baixo), é um ótimo exercício para o ouvido e para futuramente vc conseguir construir levadas e improvisar legal.... e junto a td isto estude métodos específicos para samba/pagode (é só procurar na net q tem vários.. se não achar pra baixar via 0800, pra vender tem tb.. esse métodos vão te auxiliar a entender como as escalas se encaixam no mundo do samba/pagode... quão seria o padrão, mas até aí, vc não é obrigado a sempre ficar nisso, vc pode tirar sua inspiração do Jazz, do Rock, enfim.. de qlqr outro lugar... e pra finalizar, tire as músicas, seja de ouvido, através de partitura/tablatura... enfim.. tire as músicas.. depois que tirou, toque elas mil vezes.. faça td isso e daqui um ano vc fala para mim se não teve resultados...
    Eu sempre estudei sozinho, e uma coisa que sempre martelava minha cabeça era algo que escutei de um Pr: um músico medíocre, estuda pelo menos 1h por dia o seu instrumento...

[]'s

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Malandragem no pagode