Hofner X Epiphone Viola

    Autor Mensagem
    Aga_zim
    Veterano
    # mai/10


    É o seguinte, um amigo tá indo pro canadá, e ele não entende absolutamente de baixo, e eu queria que ele trouxesse um hofner para mim.
    Pesquisando daqui encontrei boas referencias também do Epiphone Viola Electric Bass Guitar, e o preço tá melhor também do que o Hofner mais barato que achei, que é o Hofner Icon Series Beatle Bass Guitar with Icon B Bass Hardshell Case.
    Como não posso testá-los, e meu enviado nada compreende, o que devo fazer?
    Qual devo escolher, ou devo escolher outro?
    Ou deixo juntar mais grana e compro um hofner de confiança tipo um Hofner H500/1-CT Contemporary Series Violin Bass Guitar (uns 300 dólares mais caro)??
    valew

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Aga_zim
    Cara, só aconselho a comprar esse baixo se vc for de uma banda que toca Beatles ou algo do gênero, ou já tem outros baixos.
    Ele é bem específico, sua sonoridade é típica e como instrumento (do ponto-de-vista da tocabilidade) ele deixa um pouco à desejar.
    Agora, se esse é o seu caso, recomendo o Hofner, por conta do valôr de revenda.
    Na verdade a Condor fabrica uma cópia desse baixo (VB-40), que tem uma ótima sonoridade, melhor e bem mais barato que o da Epiphone. Seria uma opção.
    Abç

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Aga_zim
    bertola tem razão. eu toquei em um hofner e não gostei. só compre se você fizer cover de beatles ou for realmente muito apaixonado pelo baixo, mas sem testar eu acho que é um tiro no escuro e apontado pro pé haha

    como seu amigo vai para o canadá, você pode analisar a opção de pedir para ele trazer Fender, Warwick, Music Man ou outras marcas igualmente conceituadas

    peter.forc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Há um tempo atrás eu tb. estava procurando um baixo neste estilo (tocamos bastante Beatles e músicas da época), mas concluí que não valeria a pena, realmente, a aquisição.
    Acabei resolvendo parcialmente o problema trocando as cordas do meu baixo Fender PJ (de round-wound para half-wound, ou mesmo flat-wound), mexendo na equalização, naturalmente, e obtendo graves mais "gordos", como os da época, deixando um pouco de lado o "visual".
    De qq. forma, tb. cheguei a testar estes instrumentos (o Epiphone e o Condor); cada um apresentou-me algumas características próprias, como uma sonoridade mais bonita do Condor, para meu gosto pessoal, claro; mas tb. este Condor deu-me a impressão de ser um instrumento exageradamente frágil. Obviamente (como citei em outro tópico aqui do FCC) não era minha intenção utilizar o baixo como "arma branca" ou para "bater pregos na parede", mas me pareceu que uma simples e leve batida ou queda iria desmanchá-lo em N partes... Sei lá, foi minha impressão.
    Quanto ao Hofner, nunca cheguei a testar um, creio que deva ter qualidade bastante superior, com certeza, mas deve tb. manter estas características "restritivas" e especiais, conforme cita o Bertola.

    Abraço.

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    peter.forc
    o hofner realmente é MUITO superior ao condor, mas não deixa de ser um instrumento mais 'exótico' do que 'excelente'. já li em algum lugar que no inicio, o Paul não tinha muita grana e acabou comprando um Hofner Viola. o visual ficou legal e ele, após fazer sucesso, não o trocou por uma questão puramente estética. e isso acarretou num enorme prestígio por tras desse baixo, o que não significa qualidade, mas sim, principalmente, preços ALTISSIMOS e só. existem Hofners no ML por 10 mil reais pra mais, o que realmente não é um preço justo, a não ser para colecionadores e etc, pois realmente é um insturmento bonito e exótico.

    peter.forc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    southbass
    Concordo integralmente com vc. O pessoal da Hofner acabou tendo uma "ajudinha" da hora, mesmo.
    De qq. forma, tem algumas séries da Hofner, mais simples, claro, que são vendidas a preços menores. Por exemplo, no site da Gang (www.gangmusic.com.br) vc. encontra o modelo da Hofner ICON SERIES VINTAGE VIOLIN BASS (novo) por R$ 2.200. Aí, sim, já é um preço mais apropriado.
    Realmente, dá uma vontade grande de fazer essa loucura... "Bunitão" o bicho é, sem dúvida !

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    peter.forc
    southbass
    Eu já toquei num Hofner original, e a tocabilidade é muito parecida com a dos Condor e Epiphone. Mas o som é mais cheio, mais "redondo".
    Eu não acho esse baixo bonito não....
    Abçs

    Fenrisulfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    southbass
    o Paul não tinha muita grana e acabou comprando um Hofner Viola.

    Lembrando que ele só usava os hofner ao vivo na maioria das vezes, pq era mais leve, em estudio ele usava principalmente um rickenbacker 4001.

    http://www.uploadit.org/TheEndUK/bass3.jpg

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Aga_zim

    pelo q eu entendi ,a diferença de qualidade entre o ephiphone e o hofner ,é tipo a mesma de squier pra fender.

    fora isso é um dos meus sonhos de consumo ,e eu curto muito o timbre dos baixos dos beatles. acho q se é o som q vc procura vc deve comprar. mas é caro . portanto tenha certeza que é oque vc quer.

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Fenrisulfr
    exato, era puramente estético, tanto é que em muitas gravações ele usa baixos bem melhores, como o proprio rickenbacker

    Aga_zim
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É, me esclareceu muita coisa, acho que vou dar esse tiro. hehehhe
    Agora meu medo, é de comprar esse Hofner B Icon e o som não ser tão bom. Já toquei em um Club Bass de um amigo (também beatlemaníaco) e fiquei maravilhado. Meu medo é basicamente esse.
    Se alguém já tiver tocado num B Icon e puder me dar um parecer... hehehhe.

    E no mais, quanto a comprar um baixo de mais qualidade, no momento não estou querendo comprar um baixo (já tenho um Fender Jazz Bass e sou feliz com ele), mas sim "um sonho", se é que me entendem.

    valeu pela força.

    peter.forc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Aga_zim
    Com certeza vc. já sabe disso, mas vale a pena lembrar que o Club Bass é um Hofner alemão, já o Icon Series, se não me engano, é chinês (inclusive o hardware), daí a grande diferença de valores (e tudo o mais que isso acarreta sobre qualidade, materiais, etc...). A Hofner, como vários outros grandes e famosos fabricantes, aliás, rendeu-se a esta condição de mercado, percebendo a necessidade de colocar produtos mais baratos para atingir maior público.

    De qq. forma, boa sorte com a compra, e não se esqueça de fazer um "reviewzinho" para nós, depois ! Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hofner X Epiphone Viola