pizzicato de 5 dedos

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/10


    recentemente vi um cara ,q toca violao classico tocando baixo, ele tinha uma velocidade tremenda na mao direito porque usava os 5 dedos (até o polegar) .

    entao resolvi aprender sósinho ,até consigo fazer o movimento de ida e volta (embora ainda teja devagar) ,mas isso é tocando a corda solta ,se tem q variar as casas na mao esquerda eu cometo erros.

    paresce q o problema é que falta cordenação.e como eu n tenho professor (como tou perto do vestibular,ou eu faço aula de baixo ou de guitarra (que é meu instrumento principal) entao o baixo ,fica pra tras) eu n tenho a mininma ideia doque treinar;
    estou tentando treinar em cordas soltas, mais n sei como fazer pra nao perder a cordenação quando for tocar algo de verdade.

    como vcs sugerem que eu treine?

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    O 1-2-3-4 de sempre...
    Mas eu vejo baixistas ultra-velozes, que conseguem isso tudo só com o pizzicato de 3 dedos... Tem certeza que precisa mais que isso?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    sim, eu quero ter o maximo te tecnica possivel ,nao pra ser fodão,mas pra conseguir me expressar atravez do baixo da forma que eu quiser, e pra conseguir tocar tudo que eu gosto .

    conhecimento acho q nunca é demais.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Então tá.

    kiki
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    lição numero um: foco
    saiba focar no que voce realmente precisa. voce nao sabe o que quer.

    vamos por partes:
    (como tou perto do vestibular,ou eu faço aula de baixo ou de guitarra (que é meu instrumento principal) entao o baixo ,fica pra tras)
    primeiro, não sabe nem o que quer dizer na frase. parenteses dentro do parenteses é coisa de matematica!
    o que tem o vestibular a ver? se sua preocupação é o vestibular, nao encane em aprender muito sobre baixo agora, estude pro vestibular.

    pizzicato de 5 dedos
    nunca vi, nao entendi direito como funciona.

    isso pra mmim é uma tecnica curiosa, mas nao vejo muita utilidade pratica.

    se voce precisar de mais velocidade, use uma palheta. o flea faz isso em algumas musicas.

    sim, eu quero ter o maximo te tecnica possivel ,nao pra ser fodão,mas pra conseguir me expressar atravez do baixo da forma que eu quiser, e pra conseguir tocar tudo que eu gosto .
    bons baixistas se expressam fazendo o tradicional pizzicato só com 2 dedos.
    as vezes 3, pra fazer cavalgadas.
    tecnica é uma coisa, expressão é outra.

    essa é minha critica ao endeusado malmssteen. pra mim ele tem muita tecnica e nao expressa nada (ok, fugi um pouco do assunto).

    pra mim é muito mais importante voce ter bons conhecimentos de escalas e tonalidades, e desenvoltura na mao esquerda.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    Um cara que ocasionalmente usa o pizzicato de 5 dedos é o Abraham Laboriel,dá uma olhada nesses vídeos dele que dá pra pegar uma idéia de como fazer:





    Mas honestamente,só vale a pena estudar esse tipo de técnica se você realmente tiver a necessidade para tal,já que você pode tocar TUDO utilizando o pizzicato de 3 dedos [P-I-M ou I-M-A] ou até mesmo o de 4 dedos [P-I-M-A],essa técnica deve ser vista apenas como um recurso,e não como um meio de obter velocidade,estudar uma técnica pensando em velocidade é burrice.

    Sem falar que os riscos de obter uma tendinite ao praticar essa técnica são bem elevados,já que você terá que mudar TODA a técnica de mão direita que você tem praticado,principalmente para tocar com o dedo mínimo,você terá que atacar as cordas com um outro ângulo devido ao tamanho deste dedo.E ainda tem o problema do abafamento das cordas,já que utilizando essa técnica você compromete o abafamento com a mão direita,e isso vai sujar o teu som.

    Digo isso pois eu já fiz essa busca por técnica,e estudei bastante pizzicato com 3,4 e 5 dedos,fiquei quase 3 anos focado nisso,tive tendinite por causa disso,sendo que hoje toco 98% do tempo apenas com 2 dedos,o pizzicato de 3 dedos só serve pra tocar coisas absurdamente rápidas [acima de 170bpm],e o de 4 e 5 dedos apenas para fazer pose em shows,ou em algumas passagens que eu queira relaxar um pouco,no geral foi uma perda de tempo.

    Então recomendo que você se foque apenas naquilo que você precisa mesmo,já que os resultados demoram e os riscos são altos.

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Concordo com o Rafael do Baixo, e uso esses recursos extras basicamente da mesma maneira que ele(como um extra, quando é necessário). Incluisve, muita gente consegue velocidades altíssimas usando apenas dois dedos...

    Eu só uso realmente os 5 dedos para tocar quando executo uma peça em acordes e arpejos sustentados no baixo de 6 cordas, na posição semelhante ao violão clássico(com o polegar atuando também). Mas não é para obter velocidade, e sim para ter mais recursos de vozes(fazer baixo no polegar e outras notas nos demais dedos, por exemplo, tocar acordes com todas as notas realmente simultâneas, etc...).

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    vlws pelos conselhos . acho q vou desistir dos 5 dedos mesmo.

    mais vcs acham importante dominar ao menos o de 3 dedos?

    rodsom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    treina so o de 2 dedos por enquanto. em 15 anos de carreira, foram raras as vezes que eu precisei de mais do que isso.

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    Sim, ao menos o de 3 dedos acho importante. A não ser que vc seja um monstro que toque ultra rápido e com boa resistência fisica com 2 dedos. O ideal é também não descuidar da posição de 2 dedos(estudando sempre 2 e 3 dedos).

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rodsom
    makumbator


    minha area é algo entre blues rock e metallica.nada mais pesado q isso,mais tb nada mais leve q isso.

    pra oque eu quero tocar ,eu vou prescisar tocar com 3 dedos?

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    para alguns Metallica é bom tocar 3 dedos(não que não dê para fazer em 2, mas é questão de comodidade e melhor aproveitamento da resistência física). Mas vc não precisa pirar nos 3 dedos, estude bastante o de 2 dedos, e vá estudando normalmente o de 3 dedos.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    mais vcs acham importante dominar ao menos o de 3 dedos?


    Só é importante se você sentir a necessidade de usar essa técnica cara,do contrário não é preciso estudar algo do qual você não fará uso.

    Mas eu acho legal pro baixista ter esse artifício na manga,não apenas pela velocidade que pode ser alcançada com esta técnica,mas pela resistência física mesmo,pois você pode se deparar com linhas que são bastante cansativas de serem executadas com apenas 2 dedos,mas que utilizando o pizzicato de 3 dedos elas ficam bem mais cômodas.


    minha area é algo entre blues rock e metallica.nada mais pesado q isso,mais tb nada mais leve q isso.

    pra oque eu quero tocar ,eu vou prescisar tocar com 3 dedos?


    Eu acho que dá pra tocar tudo do Metallica com apenas 2 dedos cara,mas é algo que exige MUITA resistência física,principalmente músicas como Battery,Blackened e Dyer's Eve,mesmo assim é dureza levar essas músicas só com 2 dedos pois seria muito desgastante,logo o uso do pizzicato de 3 dedos seria o ideal para esses casos.

    Então seria legal estudar o pizzicato de 3 dedos sim cara,mas segue o conselho do makumbator,estude bastante o pizzicato de 2 dedos,e vá estudando normalmente o de 3 dedos.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    pra oque eu quero tocar ,eu vou prescisar tocar com 3 dedos?
    Cara, veja que o luis mariutti fazia as linhas do angra com só dois dedos... então não é que seja essencial pra atingir velocidades altas.
    Mas pra batidas constantes e pra cavalgadas, usar 3 dedos torna algumas coisas mais fáceis.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pizzicato de 5 dedos