Usando Fast Track Pro como Simulador de Amp's

    Autor Mensagem
    Kallau
    Veterano
    # abr/10


    É o seguinte...
    Eu tenho uma Fast Track Pro...
    Vejo que alguns guitarristas e baixistas usam pedaleiras como Amp (exemplo Pod X3 Live), simulando amp's famosos e tal, dai jogando direto pras caixas...

    Minha dúvida é o seguinte.
    Para apresentações, eu poderia usar minha Fast Track Pro, como se fosse uma pedaleira, simulando amps no Guitar Rig/Amplitube, e jogando pras caixas passivas ?

    Alguém tem experiência com isso ? Vale a pena ?
    No meu ver, seria bom que eu poderia mudar meu timbre, com mais facilidade... Era só configurar, não ficaria um tanto que preso ao timbre de um só amp.

    O que eu precisaria pra fazer isso, sendo que já tenho a Fast Track Pro, e o Baixo. Pelo meu conhecimento, precisaria das caixas e potências, já que essas caixas precisam de potências 'externas', certo ?

    Obrigado :D

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Kallau

    Vc precisaria de um notebook carregando o driver e operando a fast track Pro, pois ela não funciona de maneira separada ao computador. Há pessoas que fazem isso(principalmente tecladistas, que carregam VSTis em um notebook e acionam as notas no sintetizador normal).

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    daria para ligar diretamente a uma mesa de som, no caso de shows, e você poderia usar como retorno um fone de ouvido sem fio, na saída de fones de ouvido.

    Também daria para usar seu PC + Fast Track Pro como processador de sinal, e depois usar a saída dele direto no seu amplificador. Nesse caso tem de ver se fica legal no Amplificador,

    Por aqui eu usava o note + Audiobox USB e agora uso o Guitar Rig Kontroller no lugar da interface, porque ele também é uma placa de som externa, mas, no meu Fender Princeton 112plus os efeitos ficam legais, ligados diretamente na mesa de som, fica legal, mas ligado a um amp. Vox VT50, que já tem processamento interno de outros amps e pedais, não fica legal.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sim sim, esqueci de mencionar que tenho o notebook. Vou dar uma explanada melhor.

    Ligaria da seguinte forma:

    Baixo > Fast Track Pro (notebook) > Caixas

    Mas digo caixas que são específicas para baixo, não as do P.A.
    Se não me engano, o nome de caixas separadas do cabeçote é Cabinet.

    Dai ligaria meu baixo na interface, e a saida da interface para essas caixas. A Fast Track seria meu 'cabeçote', de lá ia pras caixas.

    Mas minha dúvida, essas caixas, precisam de potência para funcionar ? Ou elas já tem a potência nelas ?

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Kallau

    Sim precisam de potência, pois se é caixa acústica(e não caixa ativa) ela tem que receber o sinal já amplificado.

    Mas o pessoal prefere que as caixas sejam mais neutras, como de PA(e não caixa para o instrumento em questão), pois assim não irá "colorir" o sinal, afinal pode-se usar as diversas simulações de caixas virtuais dos programas.

    Mas também pode usar uma caixa de baixo mesmo, e dar bypass na seção de caixas virtuais do programa(usando apenas as seções de efeitos e amp virtual).

    Kallau
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sonhando alto, ligaria numa dessa:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139767154-cabinet-orange-bass-s peaker-enclosure-obc-410h-stage-music-_JM

    Dai precisaria de uma potência de 600 Watts, certo ?
    Mas dai essa potência sera ligada no meio da Fast Track Pro e esse Orange, né ?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Foi o que mencionei Kallau. Se usar um amp de baixo 'limpo' e transistorizado, eu acho que o sinal fica mais bonito do que um amp de baixo com efeitos e valvulado.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Hmm, entendii.

    Mas não to muito por dentro de marcas.
    O que você me recomendaria, num bom custo X benefício, de potência + caixa ?
    Não precisar ser algo com muita potência, 400 watts ta MAIS QUE SUFICIENTE.

    Se puder me ajudar, agradeço :D

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Você toca com o quê hoje?
    Já não tem um amp pra ir testando?
    porque se você for comprar, eu sugiria ir a uma loja com seu note + Fast Track e testar por lá, porque vai ter amp que vai ficar mais legal que o outro, e vai ter amp que vai ficar xoxo.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mas eu estava afim de comprar a caixa passiva + potência mesmo.
    Nada de Amp, manja.

    Não tenho amp ainda. Só o baixo, Fast Track + Pc.
    O meu Amp, com configurações de frequências e tal, seria o Guitar Rig ou Amplitube no Pc manja.
    Jogando o sinal pras caixas passivas, já tudo bunitinho.

    Vi que vários baixistas fazem isso. Mas no lugar do Pc + Fast Track, usam um Pod X3 Live, que simula um amp e permite configurar bass, treble, etc. Dai da pedaleira, vai pra caixa passiva, passando pela potência, se pá.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Então. o problema é:
    De um lado, existe as caixas amplificadas que são mais em conta. De outro lado existe os cabeçotes de potência e caixas específicas que custam mais caros ainda.
    Vai em uma loja virtual de música gigante, na parte de amplificadores de baixo, que você vai ver o preço e o módulo de potência deles.
    Na opção barata, tem as Leacs amplificadas de 300w, que são mais baratas do que uma potência mais caixas. O problema é que no exagero, uma caixa dessas vai pro beleléu facilmente.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Oi Oi, agora me ocorreu a seguinte ideia:

    Enquanto não possuo minhas caixas passivas, posso mandar a saída da Fast Track Pro, direito na mesa, indo pro P.A. ?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    foi uma das opções que eu havia citado, certo?

    Outra coisa, ao invés do amplitube 3, o software mais indicado para o baixo, da mesma produtora é o Ampeg SVX:
    http://www.ikmultimedia.com/ampegsvx/features/

    amplexos

    T.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    É que na maioria dos lugares que toco, eles contratam uma galera dom som, técnicos e tal...
    Dai fica mais viável eu fazer isso.

    Mas eu precisaria de algum mai equipamento, fora meu note, baixo e Fast Track ?

    Bico
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Dá pra fazer, mas é complicar de mais...

    Muito melhor, mais prático e mais barato comprar uma pedaleira legal!

    O esquema de laptop com VSTi e placa de som é mais propenso a dar pau e é um equipamento bem mais sensível pra ficar levando pra show e tudo.
    Fora que é mais problemático se cair, quebrar, roubarem esse equipamento do que uma pedaleira (mesmo que seja das boas). Eu acho, pelo menos...

    A pedaleira já é feita pra isso que vc quer.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    só os cabos (2/3) e suas programações preferidas já colocadas ;)

    Se quiser adicionar algo no meio, talvez um pre-amp valvulado como o Tubeblue, mas isso é bem opcional. Muda pouquíssima coisa, pelo menos na guitarra, que é o ambiente que testei.

    Só por sua causa, vou fazer uns testes com o amplitube e um baixo que eu tenho lá parado em casa, rs.

    Pra te dar umas idéias, vai vendo os tracks de demonstração do ampeg:
    http://www.ikmultimedia.com/ampegsvx/audiodemo/
    - Tô 5 minutos escutando eles, rs.

    amplexos

    T.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bico
    Não acho complicado não cara.
    Só deixar por perto o equipo, não toco em palcos gigantes, haha.
    Portanto o cabo não precisa ser muito grande até a mesa.
    E na questão de quebrar e tudo mais, pretendo fazer cases, pro note e pra M-AUDIO e risco de roubo, vou colocar alguém pra ficar por perto, tipo um roadie :D
    Meu grande 'QUE', é que eu não to com grana, então vou usar o que tenho, achei uma opção viável E boa, até mais que usar um amp, como de costume.

    T-Rodman
    haha, firmeza cara. Preciso testar isso também.
    Domingo tem ensaio, dai vejo como que fica e posto aqui.

    Mas estive pensando, e caso o equipamento da casa, não tiver caixas pra graves ?

    Bico
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Kallau
    Se não tem condições de comprar uma pedaleira agora e quer usar o que vc tem. Vai dar certo sim!

    Mas aí já é com vc, hehah! Eu não arriscaria mesmo não tocando em palcos grandes.
    Nesses lugares de shows sempre tem muita gente bêbada por perto, sempre tem confusão de equipamento, nego tropeçando em cabo e tudo mais... Não acho seguro. Talvez pq uso muito computador (e pra trabalho), aí não colocaria em uma situação assim.

    E digo pq já pensei em fazer isso que vc quer.
    Uso uma Fast Track Pro em casa e sempre usei esses softwares (Ampeg SVX e Amplitube), mas tenho uma pedaleira simples (Zoom B2.1u), que vc compra usada por uns 380 reais, e acho que é muito mais prática e dá variedades de timbre com qualidade pra shows. Fora que além dos efeitos, tem pedal de expressão (pra wah-wah, volume e outras coisas), direct box, simulador de amps...

    Com a grana que vc vai gastar pra fazer cases, vc compra uma pedaleira dessa ou intera pra comprar uma Boss GT-6B da vida, hehe!

    Mas testa aí e depois conta pra gente!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    E eu fiz o contrário: mandei todas as pedaleiras embora de casa.
    Agora só tenho amp com efeito (Vox VT50) e note+Guitar Rig + Guitar Rig Kontroller, que é um acionador externo para o pedal, ou seja, levo o note junto mesmo.
    Note em palco em tese pode ser novo para o rock, mas e em shows de música eletrônica, o que é que eles usam hoje em dia?
    - só notebooks e acionadores externos.
    Tecladistas também levam seus notes junto hoje em dia. Só falta guitarristas e baixistas mesmo, rs.

    amplexos

    T.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Kallau
    · votar


    Bico
    O maior problema é a falta de grana, se não fosse por isso já ia de Ampeg, GK, ou o que seja que custe caro. EIHIOEIOEHOI.

    Mas basicamente é isso, to na falta do cash, então é a solução que arrumei.
    Mas vou testar bunitinho isso, dai coloco o que achei aqui pra vocês.

    A probabilidade de alguém tropeçar em cabos já me esquentou muito a cabeça, já quebraram cabo meu no meio do show, é foda.
    Mas eu corro o risco. haha.
    Acredito que algo bem organizado, junto com alguém tomando conta, evita bastante acidente.

    Vou pesquisar sobre pedaleiras, se eu decidir algo, eu posto aqui.

    :D

    T-Rodman
    É isso que penso também, só não é comum entre nós, amigo das cordas.
    Mas como disse, acho que algo organizado evita bastante imprevisto.
    Não vejo problema, o risco é o mesmo de se tropeçar no cabo do Amp, cair algum liquido em cima do amp, essas coisas...

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    huh, eu acho que se você deixar o note no lugar que iria ficar o amp, já seria um bom começo. Outra coisa que eu já fiz por aqui, na base do improviso, é usar uma mesa de madeira, aquelas desmontáveis da Black & Decker, que tem furos, para passar fitas plasticas que o pessoal usa como algema descartável, para grudar o note e a interface na mesa.

    Lembrei daquele velhinho do Rock Over, o John Kurk, ele vinha com um guitarrista amigo dele tocar em um barzinho aqui da cidade, tocar só os dois, ele com violão, e o outro com guitarra, usando complemento de tracks em MIDI, em um notebook. Eles faziam isso, deixavam uma mesa de som e um note no fundo do palco. Dá pra notar nesse vídeo aqui, rs, que é de uma baladinha normal
    http://qik.com/video/2299511

    Bico
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Kallau
    Não vejo problema, o risco é o mesmo de se tropeçar no cabo do Amp, cair algum liquido em cima do amp, essas coisas...

    Ah, não acho não. Os equipo de palco são feitos pra aguentar um tranco bom. O tanto de vez que meus pedais e pedaleiras tomaram capote (de descer escada quicando), o tanto de cerveja que já derrubaram no meu ampli, o tanto de gente que já subiu nele, o tanto de tranco que essas coisas já levaram dentro do porta-malas do carro...
    E essas coisas tão lá ainda! Inteironas depois de alguns anos...

    Notebook e minha plaquinha não aguentariam nem 10% disso, hehaeh!

    Acho que pra tecladista e pessoal da música eletrônica compensa pq sai muuuito mais barato (bons equipamentos de teclado são um absurdo de caros! Quem não toca, nem imagina). E sou fanzaço dessas tranqueira de laptop, VSTs e tudo mais... Mas pra palco, rock 'n' roll, oq rola mesmo é hardware, não software.

    Fora que energia em palco costuma ter instabilidade, dar pico e tudo mais... Coisas que podem prejudicar qualquer equipamento, mas computadores são mais sensíveis a isso.

    De qualquer forma, vou parar de falar essas coisas... Pq se pra vc compensa, isso é oq importa, haheha! Não rola de eu ficar aqui dando conselho de vó não, haheah!

    DotCom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Acho que pra tecladista e pessoal da música eletrônica compensa pq sai muuuito mais barato (bons equipamentos de teclado são um absurdo de caros! Quem não toca, nem imagina).

    Sem contar que tecladista fica parado num canto, aí é fácil organizar tudo.

    Já quem anda de um canto pra outro arrastando um cabo...
    Mas tenho um amigo meu que migrou pra esse esquema de notebook + guitar rig e disse que não volta pra pedaleira mais nunca na vida.

    Eu prefiro comprar um pré externo pra ligar meu baixo na mesa, e tá pronto.

    Kallau
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Kallau
    · votar


    Bico
    Não caara, continua falando ae. haha
    Mesmo me desanimando, me ajuda. heoheioieh

    Mas quando dinheiro não for o problema, de certo vou adquirir bons equipamentos...
    E quanto a instabiilidade de energia, nada que um estabilizador não resolva :D

    Mas no mais acho que pe só tomar um pouco mais de cuidado, colocar alguém perto pra tomar e conta e já era :D

    Bico
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Kallau
    Não caara, continua falando ae. haha
    Mesmo me desanimando, me ajuda. heoheioieh


    Hahaheh! Então só meu último ponto de "contras" desse seu esquema: Controle!

    Com isso aí de laptop, placa de som e VSTs, vc teria que comprar ainda uma pedaleira controladora! Tipo uma (Fcb 1010 da Behringer) para poder ativar e desativar os efeitos e trocar patches durante as músicas. Fora que sem isso vc não tem nem um pedal de expressão pra fazer um wah-wah, brincar com volume e outras coisas relativas a modulação de efeitos como phaser, chorus, tremolo e tal.

    Se vc quer ter um único timbre o show inteiro, ou no máximo mudar entre as músicas, aí tudo bem! Só vai ter que dar uma corridinha no canto do palco pra fuçar o laptop, hehe!

    Caso contrário, de novo acho que a pedaleira é melhor.
    Pq corta todos esses problemas e hj em dia tem altas com preço acessível, timbres e recursos muito bons!
    Tem gente que tem preconceito pq só tem de referência umas antigas... Tipo aquela famigerada série 500 da Zoom (505, 506, 507, etc), que eram horríveis!

    Mas eu tenho vontade de um dia testar isso que vc quer fazer.

    E tô falando essas coisas sem nem saber que estilo de música vc toca, onde quer chegar com timbres, se vc é de uma praia mais tradicional pra sons ou se é mais hiperativo pra experimentações (eu sou um pouco, hahah).

    E falo os contras tb pq sou meio desastrado. Com certeza esse equipamento mais sensível não duraria muito em palco comigo, heheh!
    Por isso, avalie aí!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu não posso reclamar. Vai pra 1:43 que nessa parte mostra meu acionador e meu notebook, rs:


    Foi um vídeo que eu fiz ontem para mostrar como ficava a guitarra em uma mesa de som, de modos diferentes.

    amplexos

    T.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando Fast Track Pro como Simulador de Amp's