Desconstruindo o baixo (ou "O que fazer com um Tonante?")

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mar/10 · Editado por: JJJ


Galera, é o seguinte: há uns 15 anos atrás eu precisei de um baixo para fazer umas gravações caseiras. Como não sou baixista (sou guitarrista) e não queria gastar muita grana com isso, fui procurar um baixo beeeeeeem baratinho. Adivinhem... isso mesmo: comprei um Tonantão! Devo dizer, que, a despeito do acabamento e dos componentes elétricos, até que deu pra gravar o que eu queria. E, com uns efeitos aqui e uns plugins ali, o som deu pro gasto. Mas o visual...

original

original

original

original

original

Passados alguns anos, troquei as cordas originais, que estavam totalmente sem "brilho" no som (é, foram anos mesmo, eu toco muito pouco baixo) por um encordoamento Giannini leve 0.40 para poder dar umas "estaladas" e tal. Fervi as velhas (que não estavam nem um pouquinho enferrujadas) e as guardei pro caso de quebrar alguma nova (lembre-se disso, é interessante - depois eu explico).

Num determinado momento da vida do baixo, eu resolvi "simplificar" a parte elétrica. Os dois pots originais (volume e tom, creio eu), começaram a fazer ruído (além do ruído "normal" da falta de blindagem) e eu acabei tirando toda a parte elétrica não essencial (os botões da foto são "fake"). Ficaram só os caps em paralelo e a entrada do plug.

Agora, recentemente, comprei um baixo mais... digamos... apresentável, um Condor BX12. E fiquei olhando lá pro Tonantão. Pensei em vender, mas não anunciei. De qualquer jeito, não ia conseguir quase nada mesmo... Usar como lenha não dá, não tenho lareira nem fogão a lenha lá em casa (rsrsrs)... Foi quando me veio a ideia: porque não usá-lo para umas experiências "luthierísticas"? Não tinha grande coisa a perder mesmo! Foi o que fiz e passo a relatar.

O que eu queria? Várias coisinhas: mudar a cor, arredondar mais os cantos (eram "vivos" demais), fazer uma blindagem, colocar uma entrada P10 na lateral (era no escudo, como se vê nas fotos originais dele), colocar uma parte elétrica melhor, raspar o logo Tonante (rsrsrs), mas o mais importante era a vontade de "brincar" com aquilo, experimentar, aprender. Só hobby mesmo. Talvez a minha história ajude a despertar o luthier que há dentro de você... "Epa! Não tem nenhum luthier dentro de mim, não!!!" huahuahuhauhauhauha

Primeiro passo:

Desmontar o bicho. Tirei cordas, tarraxas, ponte, escudo e a plaquinha que fixa o braço no corpo. Surpresa! Depois de soltar os parafusos de fixação do braço do Tonantão, vi que, além de parafusado, era colado! Resolvi deixar assim mesmo, pra não acabar quebrando nada. Ainda bem que o braço estava bem retinho... se tivesse que mexer em tensor (se é que ele tem...) não saberia como descolar aquilo.

braço colado E parafusado

Segundo passo:

A parte mais chata e demorada (e perigosa...): raspar o bicho! Só resolvi não lixar a parte de trás do braço, pois achei que não ia conseguir melhorar. Usei lixa 80, depois 120, depois 180. Isso não é bobagem, podia ter ido ainda mais longe (usar lixas mais finas). A gente acha que já está bom, lisinho e tal, mas quando passa alguma camada de verniz ou outra coisa, as imperfeições aparecem muito mais evidentes que na madeira só lixada. No início usei uma furadeira com disco de lixa, depois finalizei na mão mesmo. Isso me deu um trabalho do cão, fiz uma poeirada do cacete, emporcalhei a casa toda e, mesmo usando máscara, acabei respirando pó. MUITO CUIDADO com isso!!! Se você for pro hospital com o aparelho respiratório ferrado ou o olho furado por uma lasca de madeira voadora, não me culpe! Eu avisei!!!

Obs.: depois do trabalhão de lixar, fiquei sabendo pelo tópico do fill.zanches (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/229622/) que tem um produto chamado Pintoff que facilita a retirada da pintura. Não conheço, então não vou opinar (ah, disseram que pode manchar a madeira). Uma coisa que me ajudou a raspar a lateral foi uma faquinha olfa, antes da lixa.

raspagem

raspagem

raspagem

já raspado

já raspado

já raspado

folha de alumínio embaixo dos caps

Repare nas madeiras (não me pergunte quais são, não entendo nada disso – se alguém quiser chutar, fique à vontade). A solução da Tonante para esse baixo foi usar quatro madeiras diferentes (acho eu): uma para o braço (ligeiramente avermelhada, dura, com veios finos e irregulares); outra para a escala (escura); uma para o miolo do corpo, em duas camadas coladas uma sobre a outra (avermelhada também, mas me pareceu mais mole que a do braço); e finalmente, uma outra camada bem fina de uma madeira aparentemente mais nobre e resistente para o tampo e o fundo, castanho claro e com veios mais bonitos que as demais. As camadas de cola bem esbranquiçadas são bem grossas e eu fiquei na dúvida se são placas finas de madeira clara ou simplesmente camadas grossas só de cola mesmo (no chanfro do tampo, se percebe bem a camada branca, pois o declive suave a evidenciou).

Além disso, fiz um furo para entrar com um plug P10 fêmea bem encaixadinho na lateral. Também raspei ligeiramente os trastes, pois a Tonante tinha passado alguma coisa - verniz? - sobre todo o braço (inclusive os trastes!), o que acabava abafando um pouco o som, já que as cordas ficavam encostando no "verniz" e não no "ferro" do traste.

furo na lateral para o fêmea P10

Terceiro passo:

Envernizar/pintar. A essa altura já estava considerando a hipótese de deixar na madeira crua mesmo, só envernizando de leve. Até testei algumas tintas, mas eu gosto do tom de madeira (mesmo as mais "rústicas"), então foi o que fiz. Desenhei o logo "ACME" no headstock (lembra dos equipamentos que o Coyote sempre usa contra o Papa-Léguas? rsrsrs) e passei verniz em tudo. Quando já estava seco, passei óleo de peroba no bicho. Ficou rústico pacas, mas gostei. É meu Tonante "faded-brown"! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

envernizado e com os fios do P10 e do terra da ponte

Quarto passo:

Parte elétrica. Já tinha colocado uma pequena folha de papel alumínio embaixo do buraco dos captadores. Fiz o mesmo sob o escudo. Coloquei os caps. Comprei um switch 3-way (tipo LesPaul, SG, Telecaster) para poder optar por captador da ponte ou braço ou os dois. Liguei num par volume+tone que eu tinha (B500k e A500k). Soldei tudo. Depois soldei os fios do P10 fêmea (já enfiado no buraco da lateral) e o terra para a ponte.

escudo com parte elétrica montada

Quinto passo:

Remontar tudo. Depois de soldar a parte elétrica toda, parafusei o escudo, apertei o P10 fêmea na lateral, recoloquei a ponte, as tarraxas e as cordas. Ah! Lembra das cordas originais de 15 anos que eu fervi e guardei? Pois é... acredite se quiser, estavam melhores que as que estavam no baixo, tanto no som quanto no aspecto visual. Parecem novas (pode confirmar nas fotos). A propósito, porque será que as cordas que vem nos instrumentos duram muito mais que as que compramos depois??? Bem, isso é papo pra outro tópico... Recoloquei as cordas originais então e... taí o Tonantão (ou o ACMEzão... rsrsrs):

pronto

pronto

pronto

pronto

pronto

pronto

pronto

Alguns vão dizer "tá, mudou alguma coisa, mas continua sendo um Tonante". Eu sei disso, só fiz por diversão mesmo. Mas gostei do visual (até a colagem das madeiras acabou dando um efeito visual legal na lateral) e o som realmente melhorou. Embora os caps sejam iguais e muito próximos, não havendo muita diferença de tonalidade entre eles quando sozinhos, comparando com os dois juntos, tenho duas tonalidades bem distintas. A blindagem funcionou, o ruído diminuiu consideravelmente. A entrada lateral para o P10 ficou bem melhor do que era. Agora eu tenho de novo os pots de volume e tone funcionando direito. E, finalmente, o mais importante: sem o logo! huhauhauhuhauh!!! Eu tinha pensado em vender o bicho por uns 50 paus. Agora não vendo nem por 500.

Ufa... acho que falei tudo. Se lembrar de mais alguma coisa, eu posto.

Bertola e Seiji, se cuidem!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ
Cara, ficou bem legal.
Mas eu levaría essa reforma à outro patamar. Cortaría a "mão" para dotá-lo de uma configuração de tarrachas 2X2; jogaría fora esses capts e esse escudo de fórmica horroroso e faría um de acrílico preto, arredondado (semelhante ao da Fender mustang) com uma placa (semelhante à de um JB) cromada para os pots e chave, e instalaría 2 capts Stellfner, além de trocar essa ponte que não serve pra nada (pois não tem regulagem de 8ªs).
Abç

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


Ah... ia esquecendo. Passei Brasso nos cromados antes de remontar.

JJJ
Veterano
# mar/10 · Editado por: JJJ
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu cara!

É... até pensei nisso tudo (pensei até em torná-lo fretless), mas pra chegar no teu nível e fazer isso tudo direito, ainda levo um bom tempo... rsrsrs


Quem sabe, daqui a outros 15 anos...

douglas_agostinho
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ

Ficou mto mais bonito! bem legal o trabalho ae! parabens!

mum
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ
Belo trato que você deu no baixo hein! Achei interessante as recomendaçoes do mestre bertola, deixará o baixo muito mais bonito. Alguns dos detalhes que voce deu da construçao (como o verniz nos trastes) mostra a indiferença que a tonante tem com o consumidor, só provando que ela nunca soube o que está fazendo hahahaha


abc e parabens!

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


mum
Alguns dos detalhes que voce deu da construçao (como o verniz nos trastes) mostra a indiferença que a tonante tem com o consumidor, só provando que ela nunca soube o que está fazendo hahahaha

Na verdade, o baixo é simplório mesmo, tudo bem... Mas alguns pequenos cuidados a mais na fabricação realmente poderiam melhorar muito o instrumento. E não acredito que encarecesse muito o processo. São pequenos detalhes mesmo.

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


douglas_agostinho

valeu!

mum
Veterano
# mar/10
· votar


Com certeza... Mas acho que tudo começou desde o projeto, com, por exemplo, o tal do braço colado e parafusado hahahaha. Com certeza com um pouquinho mais de know how a tonante nao teria se queimado e seria sinonimo de chacota como é hoje, e talvez chegasse num status próximo ao que a giannini teve no passado.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ
Legal cara! A reforma realmente deu uma revitalizada no bicho! Mas diz aí aquela diferença de cor na parte da frente não é verniz antigo que sobrou em algumas partes??? Ou é o desenho da madeira?

JJJ
Veterano
# mar/10 · Editado por: JJJ
· votar


fill.zanchez
Mas diz aí aquela diferença de cor na parte da frente não é verniz antigo que sobrou em algumas partes??? Ou é o desenho da madeira?

Nem uma coisa, nem outra.

São as camadas de baixo do "sanduíche" de madeiras do baixo, que aparecem por causa do declive do chanfro. Tipo isso (num corte lateral):

--------------- tampo fino de madeira mais "nobre"
--------------------------- cola branca (ou folha fina de madeira clara)
--------------------------------------------- madeira mais "chulé" (rsrsrs)

dibass
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ

Poh mano, bem que tu podia gravar um som dele pra gent dá uma ouvida aqui!

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Na boa, parece outro baixo. Acho que aquele ACME no headstock vale mais que a marca da tonante, haha! Se a tonante não fizesse "aquilo" que parece cola, sei lá, ia ficar lindão, mas mesmo assim ta muito melhor do que com a pintura.

Uma pergunta, quanto você gastou com o verniz, lixas e tal?

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


eu tambem tenho plano de fazer um tuning num washburn lyon velho que eu tenho aqui, depois desse topico eu acho que eu criei coragem.

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


ah, e parabens, jjj. ficou bom o serviço.
sem querer criticar, so um detalhe que eu notei, vc podia ter feito o furo da femea mais pra fora, mais perto da ponte. desse jeito que vc fez deve attrapalhar a tocar sentado. ou nao?

viniciusra
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ

Cara, ANIMALESCO.

O baixo ficou muito massa, o tom do verniz ficou legal, pra mim não é mais Tonante, é ACME hehehe

E concerteza vale BEM mais.

Também reparei na posição do furo do P10, deveria ser mais pra ponte na minha opinião.

Gostei do comentario do Bertola, se voce ainda tiver folego, leve esse upgrade à outro "patamar" como ele mesmo disse.

E posta uns sons do bixinho depois pra gente !

Valeu ! !

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


dibass
Poh mano, bem que tu podia gravar um som dele pra gent dá uma ouvida aqui!

Quando tiver um tempo eu faço.


likerock
Uma pergunta, quanto você gastou com o verniz, lixas e tal?

Cara, foi merreca. Acho que tudo não deve ter chegado a 10 contos. Claro que algumas coisas eu já tinha (furadeira, ferro de soldar, ferramentas em geral).


rodsom
depois desse topico eu acho que eu criei coragem.

Vai fundo! (com os devidos cuidados!)


vc podia ter feito o furo da femea mais pra fora, mais perto da ponte. desse jeito que vc fez deve attrapalhar a tocar sentado. ou nao?


Um problema foi a distância a ser furada, que ia ficar enorme e eu achei que podia não conseguir furar direito. Mas não tá atrapalhando não...


viniciusra
Gostei do comentario do Bertola, se voce ainda tiver folego, leve esse upgrade à outro "patamar" como ele mesmo disse.

Agora vou descansar um pouquinho... hehehe O que eu queria mesmo era fazer fretless, mas não tenho coragem de arrancar os trastes. Acho que vou acabar fazendo M se tentar. Quanto a trocar ponte e caps, é totalmente viável. Já o escudo eu não saberia fazer (e acho que não encontraria algum que coubesse direito).

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


Agora não vendo nem por 500

apesar de ser ex-tonante, nao faz isso mesmo nao. uma coisa feita pela gente é igual um filho. eu fiz uma bicicleta de 2 lugares e um monociclo, quando eu era mecanico de bicicleta e nao vendo tambem.

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ

Acho que vou tomar coragem e fazer na minha guitarra Ibanez, botar um verniz escurão! Tento arrumar um disco de polimento pra furadeira e dou um jeito.

Meu cagaço é na hora de mexer com a parte elétrica, medo de colocar e não saber mais aonde colocar denovo na hora de voltar.

Uma pergunta, pra demontar a parte elétrica, é necessário desligar os captadores da parte elétrica e tal, ou tira tudo preso e coloca tudo preso denovo, nunca desmontei nenhum instrumento. Outra coisa que me ferra é que minha guitarra não tem escudo.

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


rodsom
uma coisa feita pela gente é igual um filho

Pois é... agora vou ficar com ele pra sempre.


likerock
fazer na minha guitarra Ibanez

Pô cara... meu baixo era Tonante... se fosse Ibanez eu não ia mexer não! rsrsrsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ
Cara, essas dicas que te dei são relativamente fáceis de fazer...
Abç

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ

Quero fazer de qualquer jeito, tenho tara por guitarras só com verniz, acho que uma superstrato assim ia ficar show de bola. Minha dúvida é se gastarei 250 reais num luthier ou 10 conto em casa :D

Só pretendo fazer mais pro fim do ano, nas férias. Não rola fazer no inverno por causa do frio, não tenho saco pra esperar um século pras coisas secarem, fora a umidade do cão. Ai no verão é calorzão, seca rápido, posso ficar com a janela aberta e não sufocado na poeira!

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, essas dicas que te dei são relativamente fáceis de fazer...

Com certeza, ponte e caps são moles de trocar. Mexer no headstock também; seria só serrar, furar e recolocar as tarraxas (tenho minhas dúvidas se conseguiria fazer bonito, mas isso é outro papo). Quanto ao escudo, eu não saberia como fazer e acho que não encontraria um pronto no mercado que coubesse direitinho.

Vou acabar fazendo mais coisa. Só não agora...



likerock
Minha dúvida é se gastarei 250 reais num luthier ou 10 conto em casa

Tem que avaliar o risco...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ
Faça o desenho em cartolina e mande cortar em uma casa do ramo...
Abç

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ

É muito grande?

Uma dúvida: Pra tirar os captadores e tal, é necessário desmontar tudo, depois "soldar" os fios denovo e tal ou você tira com os fios tudo ligado, mesmo?

Acho que se for pra mexer em toda elétrica, vale mais pagar a pintura, mesmo.

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Faça o desenho em cartolina e mande cortar em uma casa do ramo...

Simples assim? Bem... valeu a dica!

JJJ
Veterano
# mar/10 · Editado por: JJJ
· votar


likerock

É muito grande?

O que? rsrsrs... O risco? Depende de você. Eu diria que, numa escala de 0 a 10, o risco seria 0 se fosse o Bertola, uns 5 se fosse eu, 10 se fosse uma criança de 5 anos... O seu risco eu não sei...

Uma dúvida: Pra tirar os captadores e tal, é necessário desmontar tudo, depois "soldar" os fios denovo e tal ou você tira com os fios tudo ligado, mesmo?

Se você não for mexer em nada, deve soltar só os que ficarem presos em outras partes da guitarra (do plugue de entrada, do terra da ponte, etc.). Mas isso vai depender do instrumento.

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Valeu, pelas dicas, vou estudando as possilidades!

Abç e parabéns pelo Tonan...Ops! ACME!

JJJ
Veterano
# mar/10 · Editado por: JJJ
· votar


Pra quem queria ouvir o som do bixo, digo, do baixo...

Acme.mp3

Não tem nenhum recurso de edição nem equalização, nem amp e nem efeitos. Gravei direto baixo -> pré -> PC.


1 - 2 caps, mão
2 - cap ponte, mão
3 - 2 caps, palheta
4 - cap ponte, palheta
5 - umas estaladinhas

Não gravei com o cap do braço porque o som é muito parecido com o da ponte, como já expliquei, pois são iguais e estão muito perto um do outro. Também não usei o botão de tom, porque é basicamente o mesmo som, mas com um baita dum high-cut.

E, só pra lembrar: não sou baixista...

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


credo, uai. que diferença dum tonante. é igual o mum falou la em cima, a tonante podia fabricar instrumentos melhores se quisesse.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desconstruindo o baixo (ou "O que fazer com um Tonante?")