Posição dos caps/Timbres provocados

Autor Mensagem
Ever Oliver
Veterano
# jan/10 · Editado por: Ever Oliver


E ai pessoal!

Por motivos de desconforto em usar o slap,queria mudar a posição do captador do braço do meu Shelter de 6 cordas (passivo),pois ele fica muito proximo ao braço.Então resolvi organizar cada pergunta,desse jeito:

1:Que timbre tem um baixo com captadores afastados um do outro? Que timbre possui um baixo com captadores mais juntos?
2:Meu baixo tem um timbre voltado pro médio grave,mas tem um grave marcante.Tem corpo em Basswood.Em termos de timbre,o que ele ganharia e perderia com essa mudança?
3:Meu baixo necessariamente perderá grave ao afastar o captador do braço do proprio? (mais ou menos 2 a 2/5 cm de afastamento).
4:Se caso ele perder grave,ativa-lo fará com que se possa suprir a falta de graves,dependendo do circuito ativo utilizado?

Entendidos do assunto,Luthiers (Bertola e outros)... enfim,desde já agradeço!

EDITANDO: Pessoal,esqueci de dizer que o baixo possui 2 Humbuckers modelo soap bar.Aqui esta ele.Mas o meu é natural.Agora ficou mais claro. ;)

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver
Na verdade o timbre é obtido não é pela distancia entre os captadores, mas sim em graças a sua posição no corpo mesmo.. Um captador mais proximo do braço tem mais graves, assim como o captador mais proximo da ponte tem mais médios (vide os jazz bass). Os Music Mans H só tem o H da ponte, e ainda assim tem uma gama de timbres muito grande.

Resumindo:

Sim, vc afastar o cap do braço vai resultar em perda de grves, e essa perda pode ser compensada no equalizador, ou no circuito.

Opiniao pessoal: Eu nao faria essa mudança.. Mesmo ja tendo colocado um Split coil no meu JB (hehehe), eu nunca cavaria um baixo meu pra colocar um captador, acho que valeria mais comprar um outro baixo, ou fazerum projeto customizado...

abs

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


mum

Humm entendo.. acho q vc tem razão sim.Mas trocar de baixo agora que ja gostei desse....rs

O que acho estranho,é que ja toquei num Strinberg de 6 cordas que tem os captadores bem juntos e bem afastados do braço,e tem muito mais grave que meu baixo...

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver
Dai vai da captação também, e do circuito, que tem caracteristicas diferentes. Fora construção, ampli, eq...etc etc etc

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


Não temos bola de cristal... O resultado só vai ser descoberto se testarmos.

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


mum
DotCom

É... nao tem como se advinhar mesmo.Mas na teoria da pra ter pelo menos uma ideia do que seria.Pelo menos acho...rs

No mais,acho que uma troca de captadores e circuito poderia resolver.Mas nao é certeza,óbvio...

FCLBass
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver
DotCom
mum

Imaginem o custo e a parte estética que esse projeto pode ter... Acho, minha insignificante opinião, que o mum tem razão. Aproveite esse momento, vanda o baixo e compre outro. Corrigir erros de arquitetura de instrumento sem gastar muita grana é difícil. Os caras que são bons em reformas vão cobrar caro e os barateiros... cuidado!

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


FCLBass
Bom.. enquanto ao custo,realmente eu nao diria que é barato,sairia por mais ou menos 200 $.Mas o baixo ja tem um custo benefício bom,custou 920 à vista.Ou seja,mesmo se eu investir pesado nele,acho que ainda assim valeria a pena

Enquanto à estetica do projeto,tenho sim minhas preocupações tambem,mas confio no trabalho do luthier que fará essa mudança,pois é um ótimo luthier.

Minha preocupação maior é o timbre mesmo.

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


up

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


Bom.. enquanto ao custo,realmente eu nao diria que é barato,sairia por mais ou menos 200 $.Mas o baixo ja tem um custo benefício bom,custou 920 à vista.Ou seja,mesmo se eu investir pesado nele,acho que ainda assim valeria a pena

vale não. nem fudendo. MAS, cada um joga seu dinheiro fora de alguma forma né...

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


DotCom
Pode valer a pena sim... Ou não... Mas a questão nao é essa :)

Se não fosse a questão da posição dos caps,eu nem estaria preocupado.Não tenho a intenão de investir pesado nele,pois gosto do timbre que ele possui.Acho que no maximo iria colocar um circuito ativo bonzinho nele.Na verdade,quando falei isso,só dei uma suposição. ;)

O jeito é leva-lo mesmo ao luthier pra saber o que pode ou não ser feito.Porem não acho que 2 cm de afastamento do cap faria tanto estrago assim... E foi pensando nessa dúvida,que criei esse tópico.

FCLBass
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver

Imagine 2cm de rasgo para a cavidade do captador e esta mesma área tapar para não ficar um buraco. Não acho que vai dar errado, mas não sei se vale o investimento, pois se eu fosse fazer isso, colocaria uma frente exótica, escudo ou outro detalhe de pudesse encobrir o reparo. Diferente disso, eu não arriscaria... Lembrando, essa é a minha opinião.

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


O jeito é leva-lo mesmo ao luthier pra saber o que pode ou não ser feito.Porem não acho que 2 cm de afastamento do cap faria tanto estrago assim... E foi pensando nessa dúvida,que criei esse tópico.

Ao mudar a posição do cap, você vai mudar a "voz" dele, não só vai dar um pouco mais de graves ou de médios. O timbre efetivamente vai mudar. Se vai mudar pra melhor ou pior, só dá pra saber depois de experimentar.

Com tanta opção de baixo no mercado, arriscar jogar dinheiro fora é besteira. Mas, novamente, cada um gasta seu dinheiro como quer. Só estamos dando a opinião porque você pediu.

Ever Oliver
Veterano
# jan/10 · Editado por: Ever Oliver
· votar


DotCom
Com tanta opção de baixo no mercado, arriscar jogar dinheiro fora é besteira. Mas, novamente, cada um gasta seu dinheiro como quer. Só estamos dando a opinião porque você pediu.
Não,claro que vc pode dar a sua opinião,alias,é isso mesmo que eu queria.

Mas acho que se eu mudasse de contrabaixo agora,perderia dinheiro do mesmo jeito,sacou? Na venda agente sempre perde alguns trocados. Ou seja,de qualquer forma,ja to na chuva mesmo...

Verdade,a "voz" vai mudar sim.Mas acho que o afastamento é bem pequeno pra mudar muita coisa,velho...
Na verdade,o afastamento é de 1 cm a 1/5 cm.Me enganei anteriormente.

FCLBass
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver

Como vc pensa em preencher o espaço deixado entre o braço e o captador?

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Normalmente usam resina ou algum tipo de durepox hehehe, e pintam por cima

FCLBass
Veterano
# jan/10
· votar


mum
Ever Oliver

É justamente isso que eu estou tentando alertar. Existem várias formas e pra cada uma um preço. Por exemplo, se eu chegasse a mesma conclusão do Ever Oliver em um baixo meu, eu colocaria uma frente exótica. Só tô kerendo alertar que pode resolver seu problema, mas ficar esteticamente feio ou mal feito...

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


Como vc pensa em preencher o espaço deixado entre o braço e o captador?
Segundo o luthier,ele fará isso com uma moldura de madeira mesmo.

Normalmente usam resina ou algum tipo de durepox hehehe, e pintam por cima
Calma ai! huahua.. Durepox foi foda...huahua

FCLBass
O que vc quis dizer com "frente exótica??"

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


Verdade,a "voz" vai mudar sim.Mas acho que o afastamento é bem pequeno pra mudar muita coisa,velho...
Na verdade,o afastamento é de 1 cm a 1/5 cm.Me enganei anteriormente.


Você ACHA... bem...

Deixa eu explicar uma coisa sobre o posicionamento dos captadores:
Quando você altera a posição deles, eles vão ficar sobre nódulos de harmônicos que não estavam antes, portanto não vão captar esses harmônicos, e sobre "barrigas" de outros, portanto vão ser captados bem mais. A região perto da ponte é bastante crítica nesse aspecto. Mudar o captador 0,5 cm já pode alterar bastante o timbre do instrumento. Imagina 1,5 cm.

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Mudar o captador 0,5 cm já pode alterar bastante o timbre do instrumento. Imagina 1,5 cm.
Assim como a distancia da mão direita (para os destros) em relação à escala/ponte também muda o timbre.

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


DotCom
A região perto da ponte é bastante crítica nesse aspecto. Mudar o captador 0,5 cm já pode alterar bastante o timbre do instrumento. Imagina 1,5 cm.
Não,não é a região da ponte,e sim a do braço.Mas ta mais pra 1cm mesmo que pra 1,5 cm.Mas Só na hora vou decidir.

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver
Acho que essa regiao proxima à escala também deve ser meio critica, pois é extremidade. Sei lá, só pagando pra ver como fica mesmo hehehehe, mas que o timbre vai mudar, ah vai...

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


DotCom
mum

Mas me expliquem uma duvida minha: por que há baixos com captadortes que,alem de ficarem bem juntos um do outro,ficam posicionados bem longe da região da escala (braço) e ainda assim possuem um grave com muito peso.Ja testei um Strinberg assim,e fiquei intrigado com isso.

mum
Veterano
# jan/10 · Editado por: mum
· votar


Ever Oliver
Fácil: A posição dos captadores é apenas um dos fatores. A equação tem diversas variáveis hehehehe. Por questões de projeto, talvez, nesse strinberg, o captador do braço seja mais distante para evitar um som embolado, sei lá, apenas criando hipoteses. Além do posicionamento, temos construção do baixo, modelo do captador, circuito, pegada, amplificador, cordas, etc, etc...

EDIT: Apenas para ilustrar, Music mans tem um captador apenas na ponte e conseguem graves.

xGumAx
Veterano
# jan/10
· votar


Não sei se ajuda, mas o meu bass ( é barato mas tem uma construção "eficaz") Strinberg, os captadores dele ficam exatamente em cima do nódulo do hârmonico de alguma oitava.

Se vc usar aquela técnica de harônico artificial em cima e no meio exato de cada captador estará tocando no nódulo exato onde seria a 4ª a 3ª metade da corda.

Visto os harmonicos se repetem metodicamente quando o nódulo divide e a corda no meio, e esse meio no meio, assim vai... Qndo chega na ponte fica muito delicado, 1 mm pode ser um desastre!!!

mum
Veterano
# jan/10
· votar


xGumAx
meus 3 baixos são assim (um Precision, um JB e um thunderbird)

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


mum
É... Som é uma coisa muito complexa mesmo.O caso so MM mesmo é um misterio..huahuha..

xGumAx
Fique assustado agora.Serio.huahua..
Vou conversar com o luthier pra ver o que pode ser feito em relação a isso tambem.

FCLBass
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver

O que vc quis dizer com "frente exótica??"
Quando vc instala na face (topo) do corpo do baixo uma madeira diferente da que está sendo usada na estrutura do corpo.
Veja este exemplo.

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Um acabamento diferente no top, na verdade, bastante comum em guitarras

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


FCLBass
Ahhh Sim.. to ligado :)

Mas ai vai ficar muito caro..hushua.. mal tenho (na verdade ainda terei) dinheiro pra fazer a modificação,imagina pra personalizar... rs

Minha preocupação é mais mesmo timbre.Mas claro que tambem nao quero uma coisa mal-feita e feia ;)

Ainda nao levei o baixo la no luthier pra fazer o orçamento final,e tenho tambem que conversar com ele sobre diversos aspectos.Ele é uma pessoa honesta e se ver que nao vai ficar bom ou se for muito arriscado,tanto em termos de timbre e de estetica,ele vai me aconselhar a não fazer a modificação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Posição dos caps/Timbres provocados