como tocar pagode

    Autor Mensagem
    iurycaculla44
    Veterano
    # dez/09


    oi eu sou iniciante no baixo mas toco na igreja ja ate q to tocando bem mas ai surviu deles quererem tocar 1 pagode como toco pagode no baixo essa musica



    como faço pra tocar?
    ou entaum vcs acham melhor eu nem tocar ela?

    vlw e abraços

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    como faço pra tocar?
    Com os dedos.

    ou entaum vcs acham melhor eu nem tocar ela?
    Se você não consegue, então pede pra não tocar... Pior é achar que dá pra tocar e fazer feio.
    Pagode é um ritmo meio menosprezado por alguns, mas requer bastante conhecimento para tocar. A rítmica é bastante valorizada, e é muito mais difícil de tocar que boa parte das músicas de rock (em que o baixo faz marcação a maior parte do tempo).

    Uma opção é você tirar a música e tocar exatamente como o cara do vídeo tocou.

    iurycaculla44
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    vlw

    Rapha.
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    o voÇê com çeçedilha foi mara *-*

    Ever Oliver
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Ever Oliver
    · votar


    iurycaculla44

    Como o DotCom disse,vai ser complicado voce "se jogar" assim de vez no pagode sem nunca ter tocado.Se quiser se aprofundar no ritmo,recomendo bastante as produções do Wilson Prateado.E nesse caminho você vai se deparar com o Samba Rock,que é um ritmo completamente diferente,até na dança (pessoalmente curto mais Samba Rock que pagode).Mas aos poucos voce vai absorvendo tudo.

    Nycolas
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    iurycaculla44
    Basicamente, faça a Tônica e a Quinta num swing batendo com o Surdão.
    Você vai seguir a linha exatada música... faz +/- assim: T - T - 5 - 5
    T = Tonica E 5 = Quinta.

    Espero que tenha entendido :D


    Mas é complicado logo de início

    iurycaculla44
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    acho q vou ficar sem tocar mesmo

    Metal bass
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Metal bass
    · votar


    Teoricamente é muito mais simples. A fórmula de compasso do pagode (generalizando) é 2/4, ou seja dois tempos por compasso. Sendo q o acento é no tempo 2 (onde o surdo acentua). No tempo 1 vc toca a tônica do acorde e no tempo dois vc toca a 5ª. Basicamente e grossamente é isso..mas aí acho q a dificuldade maior é obter o swing, mas isso vc só vai conseguir tocando....

    Abraços

    dnreis
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    aff toca outra coisa

    Ever Oliver
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Metal bass
    mas aí acho q a dificuldade maior é obter o swing, mas isso vc só vai conseguir tocando....
    Mas a questão é mesmo essa,o swing,que nao é tão simples.Basicamente,o que voce falou ta certo.Mas é que ta fora do "basicamente" que complica um pouco (pra ele,por enquanto) :)

    Mas nao tem muito segredo,nao é nenhum bicho de 7 cabeças.É so tocar e ir aprendendo!

    Metal bass
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ever Oliver
    O "basicamente" q falei era a questão do ritmo, em qual tempo acentuar...o lance do swing, como falei, é o q leva mais tempo...

    Ever Oliver
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Metal bass

    Eu entendi o que vc falou,voce ta certo.Quis dizer que Tocar somente o básico do pagode,mesmo sem errar nada,fica feio.Por isso que acho talvez seria melhor ele nao tocar por agora,e escutar bastante por alguns dias,e quando se achar pronto pra tocar,ai sim seria a hora ideal.

    Abç.

    iurycaculla44
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    hmmmmmm ok agradeço a ajuda de todos

    chr19
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    cara da uma pesquisada, escute os discos do Luizão Maia que você vai entender como funciona o Baixo no samba, daí tem uns metodos do Adriano Giffoni de musica brasileira que dão várias dicas, escute baixistas de bandas de pagode e axê, O prateado é otimo. Agora que você tem de estudar bastante pra saber segurar onda neste tanto de percusão sem embolar, pq se ja tem surdo você não precisa fazer a linha do surdo.
    abraço e boa sorte nos estudos

    rodsom
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: rodsom
    · votar


    [b] iurycaculla44 [/ b]
    vc pode fazer uma levada mais simples, apenas acompanhando o bumbo, tipo o baixista do Zeca Pagodinho. Com o tempo vc pode ir aprendendo as linhas do Wilson Prateado.

    gabeiraz
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    1° - Você tem que ser ex-presidiário; rs
    2° - Coloque um óculos escuro na cabeça rs
    3° - Coloque um blazer, uma camisa branca para fora da calça e a gola pra fora do blazer;
    4° - Feche apenas os dois ultimos botões da camisa, deixando o peito de fora
    5º - Coloque muitos medalhões de ouro no peito
    6° - Deixe o cabelo loiro com agua oxigenada
    7º - Arrume mais 5 pessoas que façam passinhos iguais
    8° - Namore uma loira que ja participou da banheira do Gugu (o 8° é o bonus)
    Pronto

    agora sério...

    escute bastante Luizão Maia, Paulo Paulelli, Arthur Maia... música brasileira, partindo do samba, as derivações ficam mais fáceis...

    xGumAx
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    gabeiraz
    SHuahsuashaushausha!!!!
    Eu ri!!


    Uma dica simples, q enriquece bem o swing é o uso de ghost notes em contratempo (até uns slaps se vc souber fazer direito) e vc pode "groovear" indentificando notas pedais (notas q se repetem direta e indiretamente na estrutura harmonica) dentro das musicas. Mas não seja engraçadinho, ninguém consegue dançar com um baixista exibido q não mantém o swing...

    Recomendo a vc aprender um pouco de violão (pegada de samba). Pra mim ajudou muito.

    Abrass

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    mas na igreja todos tocam pa God

    [desculpe, não resisti....]

    [edit: é fraca, eu sei]

    qew
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    LeandroP

    Putz...
    Eu ri.

    Karel Noronha
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jesus era pagodeiro ?

    lól

    xGumAx
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    LeandroP
    kkkkkkkkkk
    Hilário vc cara!!

    iurycaculla44
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    kkk vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como tocar pagode