Pergunta pra quem vai tocar como freelancer no carnaval (ou toca axé e pagode)

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # jan/07


    Li uns topicos ai mas nem deu pra tirar todas as duvidas...

    É o seguinte, eu tenho minha banda de pop rock meio alternativo, toco com ela a mto tempo, mas to precisando de dinheiro e surgiu a oportunidade de tocar num carnaval...

    O cara ja trouxe ate o repertorio pra eu tirar as musicas aki, mas eu to vendo que a maioria é ao vivo, com umas linhas de baixo cheias de firulas que nunca seguem a mesma linha... parece ser tudo um grande improviso em torno das notas das musicas....

    a pergunta pra vcs que ja tocam a mais tempo como freelancers ai é: vcs tocam exatamente como passam o repertorio pra vcs ou apenas pegam a base, tocam um "feijao com arroz" fazendo uns improvisos em cima?

    digo isso pq decorar 55 musicas em 1 mes, exatamente como o povinho tocou ela ao vivo vai ser complicado, ainda mais que é a primeira vez que eu dou as caras no estilo...

    JaderGarcia
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc

    Depende, muitas vezes o melhor é improvisar em cima do acorde, claro sem fugir muito da música original... Mas tem músicas de sucesso que a linha do baixo é "indispensável", aí se tu tocar diferente podem até te linchar (brincadeira...)...

    Eu aconselho a ouvir bastante as músicas pra ficar com elas no ouvido, aí na hora tu vai improvisar na mesma linguagem que o cara gravou... Tá ok?

    Abraço...

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    JaderGarcia
    eh.. os classicos, eu ja decorei de tanto ouvir em outros carnavais... essas ai eu nem me preocupo...

    me preocupo com os pagodes que os caras ficam improvisando na parte aguda... mas estou resolvendo isso tocando o básico, improvisando em cima da escala que dá tom à musica (reparei que quando nao está em D, ta em G ou C7...) mas fazer igual o caras fazem é muito difícil.... improviso é legal de se fazer e dificil de se copiar...

    mas vou ouvir mais aki... 1 mes ouvindo as mesmas musicas...

    ps: carnaval de rua em cidade de interior é sempre legal... vou tocar aki:
    foto 1

    JaderGarcia
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc

    Uou... Legal as festas aí, bastante gente pulando...

    É, o segredo é ouvir e ouvir mesmo. Não pra copiar, mas pra tentar pensar do mesmo jeito que o músico pensou quando gravou... (Eu sei que dependendo da música não é fácil) :]

    Mas continua ssim que tu vai te dar bem cara, esse é o caminho...

    Abração...

    zegotinha
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    eu procuro tirar os riffis mais marcantes mesmo..
    o foda é que tem muitos baixista por aí que só tocam improvisando..(o cara do babado novo por exemplo)
    o que rola tambem é que vc nunca sbe se tem algum baixista te ouvindo hauahauhau
    eu tenho mania de ficar caçando detalhes(não pra colocar defeito e tal) quando paro escutar algum baixista, tem coisinhas que se passa por cima, mas os riffis marcantes dos sons da ivete sangalo por exemplo podem fazer falta na música como um tudo .

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    zegotinha
    é nisso que eu penso... 99% das pessoas que ouvirão eu tocando nao fazem a minima idéia do que é um baixo ou do som que produz... muito menos consegue, distinguir um instrumento do outro... (acho que nem o povo da banda vai notar a diferença se eu improvisar ou tocar igual)...

    tambem fico como vc, qdo estou ouvindo alguma banda, prestando atenção ao baixista, so ouvindo se ele ta fazendo os riffs mais legaizinhos e que eu conheço...

    ate que consegui pegar pelo menos a base de todas as musicas aqui.. semana que vem começam os ensaios... vamos ver no que dá...

    JaderGarcia
    sim, gente bebada e pulando é o que nao falta... esse ano nao estarei nesse meio hahaah

    NESCAU
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc
    Entao cara, no meu caso, eu pego a harmonia principal e faço as minha firulas qdo nao sou mto fã da musica, mas qdo gosto da linha de baixo, procuro tirar igual, aliás, as linhas de baixo do Gigi (Ivete Sangalo) e do Prateado, tirando elas do jeito que sao tocadas, vc aprende muita coisa...

    rw775
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: rw775
    · votar


    conehc
    Cara o melhor caminho é escutar as músicas pra se firmar bem o conteúdo total.....Tente se preocupar apenas com o que vc achar essencial...às vezes fica muito mais bonito vc criar alguma coisa em cima do que copiar.....Procure talvez entender as frases do baixo, se não conseguir relaxa mano, pq as pessoas que te convidaram querem que vc toque aquilo q sabe, porque se não fosse isso chamavam o cara que gravou a música no CD..... ( quem não arrisca não petisca )


    Nunca se esqueça da sua função na banda...Se tiver algum espaço pra improvisar ou dar algumas notas bonitas que o faça. Não se preocupe com o povão eles na grande maioria não sabem as frases do Baixo. hehehehe


    Mas é isso cara...Mostre pra eles o q vc sabe....

    Bom carnaval !!!
    ( Viva a Mocidade Independente de Padre Miguel )

    Valeu !!!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc

    Como o NESCAU comentou, pega a harmonia, e depois passe a improvisar sobre elas. Se vc reparar, existem muitas frases que são comuns entre as músicas, e sempre caem bem. O segredo é manter o suingado da música (pq é exatamente esse nosso papel).

    Um abraço!

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    marcioazzarini
    NESCAU
    Estou fazend mais ou menos isso... estou escrevendo algumas frases mais legais que da pra usar em varias musicas..

    essa semana tem um ensaio (ou dois sei la), e ainda vamos gravar uma demozinha em homestudio (com placa on-board mesmo) so pra galera analisar e criticar nossas composições... daí depois do ensaio eu posto o que achei...

    mas de qqr modo achei legal poder ficar improvisando em diversos momentos da musica... rock é aquela coisa ne, o baixo faz parte da fundação da musica junto com a bateria, ja no axe, o q eu reparei é que o baixo sai da fundação e passa mais pra parte ritmica...

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    estou dando um up aqui porque bateu uma duvida meio idiota... eu tenho um shelter jazz bass de 4 cordas... embora em algumas musicas tivesse a necessidade de usar a corda si, ja consegui tocar aki em casa todas as musicas.. as q tinha alguma nota abaixo de mi eu so tocava a oitava...

    mas acontece que o povo da banda la tem um baixo samick, 5 cordas, tipo esse, so nao sei se é ativo...

    vcs acham que eu devo encostar meu sx por enquanto e pegar o samick deles? nunca toquei num bx de 5 cordas,,, toquei ja num de 6, ahei o braço mto largo e mto pouco espaço entre as cordas... a si tava mais atrapalhando...

    a duvida é idiota, claro que eu deveria continuar com meu baixo, pois afinal é meu, eu conheço todas as possibilidades dele, acho confortavel, tem boa tocabilidade... mas bateu esse questionamento aki...

    Fá Mendonça
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc
    O único problema do baixo de 4 cordas nesse estilo musical é que as linhas geralmente possuem notas mais graves, mas pra tudo dá-se um jeito ;)

    Quanto a tirar as músicas, ultimamente tenho acompanhado meu tio aqui em casa quando ele vai tirar as músicas e ele sempre pega direitinho a hormonia da música, as frases e grooves marcantes da música e, acredito eu, seja dde extrema importância, a melodia tem que estar sempre na cabeça, assim abre-se um leque incrível de possibilidades de criação de linhas de baixo. Conhecer a melodia é fundamental.
    Só de ficar "ajudando" meu tio aqui nisso, aprendi coisa pra ca*****.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc

    Vixi cara... tem muito grave nos arranjos dos axés, sem falar na digitação, que vc não precisa ficar descendo o braço toda hora pra alcançar alguma nota grave enquanto vc esta fazendo alguma firula (q são indispensáveis para o axé)... Recomento um bx d 5 cordas mesmo, mas não ha nada que impeça de tocar com seu Shelter mesmo.

    Gui
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc
    vê com eles se dá pra tu ficar uma semana com o bx...em uma semana dá pra saber se tu vai se acostumar ou não...

    eu aconselho fortemente o baixo de 5 cordas...mas dá pra tocar com o shelter tranquilão sim...

    dru
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cara o lance de tocar igual ou nao depende .no meu caso na minha banda de baile q toco a especialidade é axe percussao ten baiano no vocal tem baino bicho se não tirar tudo igual o bicho pega pois eu sou contratado e tenho q fazer meu serviço perfeito ,mas deixo claro q vivo disso acordo tocando e so penso nisso o dia todo .um amigo do forum acima disse certo vc tirando as linhas de baixo igualzinho vc esta estudando é o mesmo q ter aula com o cara pode ter ceteza disso ai .pois se todos os musicos improvisarem vai virar jazz. ai o lance é outro .muito som pra todos .ah para o carnaval aos marinheiros de primeira viajem se cuidem a barra é torta valeu .

    dru
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    sobre a quantidade de cordas: olha tocar axé hoje só com 5 ou6 cordas de 4 já era nao tem como quem disser q tem , esta mentido, não é do ramo . para trabalhar profissionalmente só 5 e 6 .um grande abraço e muito som .

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ai galera... fiz o seguinte... ainda nao tive nenhum ensaio e faltam ai quase um mes pro carnaval... ja aprendi as musicas, ja estou com as melodias todas na cabeça... toco minimamente elas (pelo menos acompanho o cd tocando nao a linha exata, mas proxima, sem todos os detalhes variantes). Agora vou ver se pego musica por musica exatamente igual, to escrevendo umas tabulaturas pra ajudar a decorar e pra tocar mais facil depois... realmente é um estudo... da pra aprender um monte de coisinhas diferentes...

    Sobre o baixo, é um samick saturn, 5 cordas, ativo.. o baixista antigo falou comigo que o som dele ta falhando... vou ver se pego e reviso as soldas... mas se o problema for no circuito eles que se virem pra arrumar...

    valeu ai galera!

    jhon386
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ai pessoal sou um baixista iniciante e não consigo tirar musicas de ouvido
    Se alguen ai tiver tablaturas de axé e pagode me mandem por favor.


    Email = robison.juliano@virgula.com.br

    conehc
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: conehc
    · votar


    jhon386
    assim, eu nao tenho tab nenhuma... tenho todas as musicas do meu repertorio que eu so esquematizei as musicas (dvidi em compasos, colocando o acorde) e fazia as coisas em cima disso... se ajudar, posso te mandar umas... mas o certo é vc fazer pq acaba que vc decora um pouco a musica...

    jhon386
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    valeu! cara manda pra min

    NESCAU
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    dru
    cara, dá pra tocar axé com baixo de 4 cordas sim. Não fica igual, mas dá sim.

    ricardoribeiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pega no emule as musicas no estudio, é mais fácil, o Asa na minha opinião é o baixo mais marcante, porem fácil, escalas pentatônicas e Levi toca de palheta o tempo todo, ele tem um 5 cordas, mas nunca vi usando a 5... Do chiclete é bem fácil, agora...Ivete, Babado, complica um pouco, Jammil +ou-
    Pega as musicas de estudio!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta pra quem vai tocar como freelancer no carnaval (ou toca axé e pagode)