Qual escala e como continuar ?

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # out/09


    Antes que me xinguem, aviso que sou leiga em 'escalas' e toco só pegando cifra, tab de Guitar Pro etc.

    Bom, mesmo assim, tenho uma banda e preciso criar algumas coisas. A banda é nova e a comunicação entre os integrantes é meio difícil.

    Vamos criar uma música e uma das guitarristas me passou que a mesma é em Ré(D) e disse que o início é D, F, G.

    Tá, agora, Ré Maior, Menor ou o que? Pelo o que lí de escala maior, teria que ser tom / tom / meiotom e por aí vai. D F G já quebra isso, nao?

    Em qual escava deve estar isso e como faço pra continuar no resto da música que é diferente? Preciso aprender isso em poucos dias...

    Por favor, me ajudem :'(~~

    caioscattini
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Querida,

    É um ré maior mesmo! realmente não soa normal, parece ser um hardcore. Mas como também é um power chord, a terça é omitida, então não é maior nem menor. Mas a sensação acústica é de ré maior mesmo :)
    Quanto a escala, funciona assim: use a de Ré menor! Mas, ATENÇÃO
    quando a base estiver em ré, e vc utilizar no seu improviso um fá normal (que é da escala) faça um bend de 1/4 de tom (blue note!) vai ficar muito loko!

    Pâmela L
    Veterano
    # out/09
    · votar


    caioscattini
    É simples, devo só "seguir" a guitarra base de uma em uma nota mesmo.
    Tinha pensado em fazer D, F, G, F(fá bem rápido voltando pra D). Fica errado? Não soa errado(não tocando sozinho, não sei com as guitarra que "param" em G) :S

    E como é esse "bend de 1/4 de tom (blue note!)" ?
    Tem como explicar melhor? Use todos os artifícios pra me ensinar por favor, texto, vídeo ahhaha, preciso aprender :T

    caioscattini
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pâmela L
    Eu tô imaginando a música assim :

    2 tempos no ré, 1 tempo no fá e 1 no sól, é assim (demora mais no ré?)

    Se for, a mehor hora pra vc fazer graça é no 2° tempo do ré.

    Tipo assim:

    | D | C D | F | G |

    Fica legal usar o dó ou lá nessa nota grifada


    Se você vai seguir as guitarras, a única hora que não soa estranho é essa.

    Também,quando estiver no sol e for voltar pro ré, use a escala cromatica:

    D F G (rápidinho: C C# D)

    Outra dica experimente deixar o ré como nota mais aguda de vez em quando, ou seja, use o fá e sol na 2a. corda, mas vai faltar peso no baixo por isso tem que alternar.

    Jonhp
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pamela, a banda de vocês toca qual estilo?

    Pâmela L
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jonhp, um PopRock mais pesadinho hahah

    caioscattini, então isso(D F G) tá fora de qualquer escala? É tipo, siga o que teu coração(ouvido) manda, se soar legal, pq não?!

    Jonhp
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Jonhp
    · votar


    A guitarrista da sua banda fez uma levada em tom de RÉ Maior, com um emprestimo modal do Fá Lidio (não tenho certeza disso) de outra escala, possivelmente da escala de Dó Maior, mas na verdade se você estiver no tom de Ré Menor, você consegue encontrar esses graus na escala de Ré.

    Já que o estilo de vocês e POP, tente usar uma levada mais reta.. lembre que em cada acorde você pode usar, T, 3M, 5J alem dos outros graus, de acordo com a sonoridade que a musica pedir.

    Coisas muito comuns em POP são o cromatismo D (D# E) F como notas de passagem, muito comum tambem marcação usando as notas mais graves pra dar peso na musica e com uma nota de passagem entre um acorde e outro, tente usar uma nota de aproximação, costuma ficar muito bonito.

    Você tambem pode usar Power Chords mas tome cuidado pois e uma opção quem nem sempre se encaixa, e em caso de um puxado mais de rock... use levada de rock mesmo) costuma dar uma ideia massa e fica bonito demais... procure ouvir a guitarra e ver o q ela esta usando.. sentir o som.. pois fica facil de definir o groove, em quais graus você pode andar.

    Quem manda ainda e seu coração, se ficar bonito sem choques.. manda bala!! rsrs


    Vai postando ai.. toh curioso até para ver essa musica hehe.


    Abraços

    Gui
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pâmela L
    algo proximo disso que tu quer, tem no refrão da música Facil - JotaQuest...

    pega a cifra e a tab pra tu dá uma olhada no que o PJ (otimo baixista, diga-se de passagem) faz! talvez te dê alguma ideia!

    Pâmela L
    Veterano
    # out/09
    · votar


    "T, 3M, 5J"
    Opa! Sou muito fraca, se tiver algum link para que eu aprenda ou tente aprender de alguma forma isso que disse, poste :\

    Jonhp
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Bom, Pamela L.. a Tonica e a nota do acorde, com por exemplo Ré, no caso a 3M esta a dois tons da tonica, é 5J esta a 3,5 TONS da tonica, essas sao as notas - RE - FA# - LA que estão representadas dessa forma no braço do baixo, lembrando que estas notas estao em negrito e que cada espaço e igual a meio tom ou uma casa no braço.

    SOL |SOL#|LA|LA#|SI|DO|DO#|RE|
    RE |RE#|MI|FA|FA#|SOL|SOL#|LA|
    LA |LA#|SI|DO|DO#|RE|RE#|MI|
    MI |FA|FA#|SOL|SOL#|LA|LA#|SI|

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual escala e como continuar ?