sx sjb vs Tagima Jazz Bass

Autor Mensagem
Adilson Porto
Veterano
# ago/09


Quero um segundo baixo pra groovão, um timbre mais vintage na linha dos fenders, e estou atras dum SX SJB75 ou um Tagima daqueles antigos, copiados da Fender - o que inclusive foi um dos motivos pra pararem de fabricar.

quero pegar um usado pra brincar, trocar a captação e tal...

ambos são passivos, o SX a madeira é Ash, o Tagima não...
o Tagima é um pouco mais raro em compensação, mas já achei alguns a venda

Alguem pode me falar sobre o acha dos 2, qual vale mais a pena ?

Obrigado !

Jonhp
Veterano
# ago/09
· votar


Particularmente eu pegaria um SX, se possivel pegue novo!!, tem pro 700 reais ai em lojas online com bom nome.

Nunca usei um tagima, mas o sx pelo preço, tem timbre demais!!, falha um pouco nos agudos, mas tem medios de sobre e muito grave.

eu tenho q recomendo!

Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Adilson Porto
Ambos são equivalentes, mas os capts e tarrachas do Tagima são melhores.
Abç

jcbass
Veterano
# set/09
· votar


Vai de SX fih, sem medo!

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


Muito grave em jazz bass?

KaizerSoze
Veterano
# set/09
· votar


Muito grave em jazz bass?

Concordo... JB não tem esse gravão aí não!!

Depois que troquei os caps melhorou muito, mas não chega nem perto de um warwick, por exemplo. (e não necessariamente ter mais grave significa ser melhor)

dhiego_baixista
Veterano
# set/09
· votar


Como diz o Mauricio Luiz Bertola

eu gostei do som do tagima

Krist Novoselic
Veterano
# set/09 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Eu não recomendo os tagimas pq eles tem o corpo de marupá que é igual isopor e os braços nao são bem feitos.. Tensor costumam estragar ou nao funcionar direito e o braço sempre empena um pouco e fica trastejando pra caralho.......

Eu tenho um tagima. Tive que jogar o braço dele fora e mandar um luthier fazer outro braço... As cordas ficavam super altas e o baixo ficava desafinado, os trastes foram colocadas de forma errada provavelmente... Eu até tiro um som legal dele com um certo esforço, mas considerando tudo, acho que não vale...

Eu mesmo, detesto instrumentos com madeiras muito macias, pq os parafusos roçam a madeira em tudo qualquer lugar..... Fica tudo frouxo, não pega um parafuso no baixo..uaEUHae

Krist Novoselic
Veterano
# set/09
· votar


Eu acho que todo jazz bass em geral, é um baixo mecanicamente muito simples.. Então se algum deles vale a pena mesmo, seria um fender, que é o melhorzinho deles e custa bem barato considerando outros baixos de marca como: music man, gibson ....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Krist Novoselic
Eu não recomendo os tagimas pq eles tem o corpo de marupá que é igual isopor
Cara, de onde vc tirou isso?
Eu uso marupá em vários instrumentos que construo e ele não é "...igual a isopor..." como vc está dizendo. É uma madeira de peso leve (de 0,45 à 0,55g/cm3), ressonante e de fácil trabalhabilidade embora sem "figurações".
A Tagima andou "vacilando" na confecção de certos instrumentos utilizando madeiras "verdes"; mas este "mau-uso" não depõe contra a qualidade da madeira.
Abç

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


Eu acho que todo jazz bass em geral, é um baixo mecanicamente muito simples..
Verdade.

Então se algum deles vale a pena mesmo, seria um fender
Por que? Não é simples? Qualquer um com alguma habilidade deveria conseguir fazê-lo bem, então... Fiquei sem entender.

e custa bem barato considerando outros baixos de marca como: music man, gibson ....
Nem todo mundo é rico que nem vc, cara.

Krist Novoselic
Veterano
# set/09 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse lance pode ate ser coisa de gosto. Mas eu nao gosto mesmo de marupá.. Acho que fica muito frágil e com pouco sustain... Pra começar eu detesto quando vou mexer em alguma coisa no meu baixo e os parafusos não pegam rosca na madeira, fica tudo frouxo, pq o marupá é muito mole....

Krist Novoselic
Veterano
# set/09 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


DotCom


Quis dizem que o fender pode ser considerado "barato" se levado em consideração a outros instrumentos de marca... Enquando eu posso conseguir um fender "legal" por 3 mil, um gibson ou um music man vc paga uns 8 mil.... É isso que eu quis dizer com barato....

A única coisa que eu gosto no jazz bass é o visual dele...Se eu tivesse que usar sempre um jazz bass, eu mandaria fazer um com varias modificações, conservando apenas o visual....

Os jazz bass melhores são uns deluxe, eu acho, que as cordas passam por trás do corpo e tem um lance no headstock que alinha melhor as cordas por igual pressionando elas um pouco pra baixo pra dar mais tensão ...

Mas mesmo assim, eu ainda acho que a fender ficou pra trás... Eles lançam aparentemente varios modelos, mas se vc vai olhar mesmo, é quase tudo igual, tudo com as mesmas madeiras e tal.... Acho que eles deviam elaborar melhor algumas diferenças reais e não apenas estéticas entre as séries...


Se vc manda construir um jazz bass com corpo em mogno e braço em maple, com bons captadores passivos de alnico, põe uma ponte boa (badass), tarrachas boas e alguns pequenos detalhes como: nut de metal, cordas passando por dentro do corpo e o lance que falei no headstock pra alinha as cordas por igual tensionando elas pra baixo.... Vc consegue um baixo bem melhor que um fender.


Quero que entenda que não to desprezando. Claro que com um fender vc tira um som legal. Mas no meu ponto de vista, eles tem mais vantagem por nome doque por propriamente por qualidade ou inovação...

KaizerSoze
Veterano
# set/09
· votar


A fender tem seu padrão. Mas dizer que são todos iguais e que não inovam?? Veja isso:

http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-br-forum-geral-f1/baixos-fender -no-minimo-estranhos-t2793.htm

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


Krist Novoselic
Entendo seu pensamento, mas a discussão aqui é numa faixa de valores mais baixa, mesmo os fender mais baratos custam um valor razoavelmente alto, pelo menos o triplo desses instrumentos.

Se vc manda construir um jazz bass com corpo em mogno e braço em maple, com bons captadores passivos de alnico, põe uma ponte boa (badass), tarrachas boas e alguns pequenos detalhes como: nut de metal, cordas passando por dentro do corpo e o lance que falei no headstock pra alinha as cordas por igual tensionando elas pra baixo.... Vc consegue um baixo bem melhor que um fender.
Isso é totalmente relativo... Eu fico a me perguntar se o mogno é essa madeira mágica que alguns clamam, pois é raríssimo se ver um JB em mogno. Além do peso que o instrumento vai ter (lembrando que o JB já é pesado, mesmo feito em Ash e Alder), isso significa um timbre diferente, mas não necessariamente melhor.

As tarrachas e pontes que a Fender usa (são Schaller, se não me engano) já são de boa qualidade, seguram a afinação (o que mais uma tarracha tem que fazer?), e quanto ao nut de metal, também é discutível, enfim, são detalhes de construção que não são necessariamente melhores, tanto que se fossem, os baixos tops de linha (inclua aí fender custom shop, musicman, warwick, e outros que você conhecer) viriam todos com essas configurações...

Mas claro, para o seu gosto/ponto de vista, isso pode ser o melhor, só que não significa que pra os outros também será.

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


Eu tb. já tive um Tagima Jazz Bass (daqueles mais antigos, com o headstock igual aos Fender) e nunca vi muito problema com a madeira (marupá), não...

Acabei vendendo o instrumento pois não gostava dos captadores e, na época, achei que não valia a pena investir $ para trocá-los.

Também nunca tive problemas com o braço. Havia algumas falhas de acabamento e na parte elétrica, mas nada grave. Os novos têm um acabamento muito superior... Mas como o Adilson Porto está procurando um desses modelos antigos, fica aí minha experiência.

Abraço.

Krist Novoselic
Veterano
# set/09
· votar


As tarrachas e pontes que a Fender usa (são Schaller, se não me engano) já são de boa qualidade, seguram a afinação (o que mais uma tarracha tem que fazer?), e quanto ao nut de metal, também é discutível, enfim, são detalhes de construção que não são necessariamente melhores, tanto que se fossem, os baixos tops de linha (inclua aí fender custom shop, musicman, warwick, e outros que você conhecer) viriam todos com essas configurações...

Ponte boa e tarrachas boas eu não quis dizer que da fender é ruin não.... Sò disse como referencia doque o baixo ia precisar caso fosse mandar fazer um baixo legal..

wiskeria
Veterano
# set/09
· votar


Krist Novoselic
fresco...

DotCom
Veterano
# set/09
· votar



Krist Novoselic
fresco...

haeuehieaheeai

Jfactor
Veterano
# set/09
· votar


Vai de SX fih, sem medo! 2

abçs

Jfactor
Veterano
# set/09
· votar


Já ia me esquecendo, tenho um SJB fret., e estou comprando outro (sunburst), para dar uma turbinada de 1ª.

Adilson Porto

Krist Novoselic
Veterano
# set/09
· votar


Ahh esqueci de comentar.... Teve um que testei e pareceu melhor que todos esses jazz baratos foi o Squier Vintage Modified.

KaizerSoze
Veterano
# set/09
· votar



Ahh esqueci de comentar.... Teve um que testei e pareceu melhor que todos esses jazz baratos foi o Squier Vintage Modified.


E custando o dobro do preço, ao menos nas lojas daqui do ES.

Krist Novoselic
Veterano
# set/09
· votar


claro.. se é melhor consequentemente mais caro .. vc é de onde? eu sou de colatina

Eduardo Bernardo
Veterano
# set/09
· votar


Já toquei nos dois baixos,se fosse vc pegaria o SX,muito mais som e, se não me engano é mais barato.

jkdias
Veterano
# set/09
· votar


DotCom
Eu fico a me perguntar se o mogno é essa madeira mágica que alguns clamam, pois é raríssimo se ver um JB em mogno. Além do peso que o instrumento vai ter (lembrando que o JB já é pesado, mesmo feito em Ash e Alder), isso significa um timbre diferente, mas não necessariamente melhor.

Fala brother, tenho um jazz bass em mogno, um em ash e um em cedro-do-pará. Já fiz testes trocando captadores entre os baixos, alterações dos potenciômetros e cordas. O que sempre soou melhor (aos meus ouvidos e dos que puderam testar os baixos) foi o jazz bass em mogno. Seria algo como um som mais encorpado, mais punch e melhor resposta nos médio-graves. Claro que tem quem prefira um som com outras características, mas, aparentemente, o mogno parece ser superior ao ash.
Só que, como vc disse, o bixim pesa um bocado!

ah galera, o cara não escreveu gravão, ele escreveu groovão! Aí sim, um jazz bass faz todo sentido.

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


jkdias
ah galera, o cara não escreveu gravão, ele escreveu groovão
A menção foi ao post do JohnP (o segundo...), onde ele fala "falha um pouco nos agudos, mas tem medios de sobre e muito grave"

Abraços

Intrueland...
Veterano
# fev/10
· votar


Dae Galera

To ressucitando esse tópico pra conferir se mais alguem tem
alguma opiniao...

Tagima achei na faixa dos 650 e o SX por 720?

Valeu

KaizerSoze
Veterano
# fev/10
· votar


Dos novos tagima?? Não tive a oportunidade de tocar ainda, mas vi um TP-4 e parecia bem feito, com um acabamento legal.

Intrueland...
Veterano
# fev/10
· votar


Duvida cruel...

Mas nessa faixa de custo/benefício sao as únicas opções mesmo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a sx sjb vs Tagima Jazz Bass