estaca zero - ajuda

    Autor Mensagem
    gdbg
    Veterano
    # ago/09


    o único instrumento que aprendi a tocar foi a flauta (nada de mais). os meus conhecimentos de partitura são os mínimos. tabulatura sei o que um amigo me disse. não percebo nada de oitavas, intervalos semitons, tons e esse negócio todo de teoria. meu ouvido é fraco para captar sons das músicas.
    o que me resta é a vontade de comprar um baixo e aprender a tocar.
    não tenho grana para professor...negocio da licenciatura é dor de cabeça.

    será que devo arriscar?

    quanto á teoria alguma dica?

    não gosto nada de violão, mas amo o baixo e o seu som.
    será que consigo?

    estou com medo de só com força de vontade de aprender não conseguir.

    ps. tenho mãos pequenas e também tenho medo de não conseguir tocar o que quero

    será que devo arriscar?

    Rob_Nicolau
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Vai em frente!

    bassnoob
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    força de vontade é tudo que você precisa pois:
    Para estudar precisa de força de vontade.
    buscar material voltado ao instrumento precisa de forma de vontade tb.
    na verdade para tudo na vida precisamos de força de vontade se não ficamos na dependência dos outros para receber as coisas matigadas.
    cara a internet hoje oferece tanta coisa de forma gratuita para você estudar que fica fácil você usar o google e char uma infinidade de métodos para iniciantes

    peter.forc
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Creio que suas dúvidas são comuns a muitos outros iniciantes e acho que cabe aqui um comentário. Vou lhe passar algo que ouvi tb. quando comecei.
    É mais ou menos assim : Há três tipos principais de "músicos"...

    1. aquele que nasce com o dom e, além disso, se aperfeicoa, estuda, é esforçado e, com certeza, acaba tendo excelentes resultados finais. Esse vai muito longe;

    2. aquele que nasce com o dom mas não é muito esforçado, não. Apenas faz uso de suas habilidades natas. Esse vai muito bem no começo, depois fica estagnado, sem conseguir atingir o nível e reconhecimento do caso anterior;

    3. aquele que não tem dom algum, mas se esforça e consegue alguns bons resultados práticos face a este seu esforço, exclusivamente. Vai conseguir tocar numa banda, mas sem ser o destaque...

    Não sei qual é o seu caso, mas veja que sua satisfação pessoal vai depender diretamente do que vc. pretende alcançar como baixista... Se suas pretensões não são nada além de um sonzinho, tocar numa banda de amigos e por aí, vai poder seguir numa linha mais light, sim, sem necessidade de grandes investimentos (de tempo, estudo e $$).

    No entanto, se suas pretensões são mais sérias, terá de estudar (bastante) e é quase certo que precisará de aulas com um bom baixista e trabalhar com teoria musical tb.

    Quanto ao fato de ter mãos pequenas, talvez lhe seja mais prático e confortável utilizar um baixo com escala curta (30") e/ou cordas 0.35 ou 0.40. Há instrumentos para todos os gostos hoje em dia, para crianças, garotas (mais leves e menores), etc.
    Não vejo isso como restrição, não.

    BOA SORTE.

    APRBASS
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara uma dica q me deram... va na igreja... huahauahauh

    entao... nao é piada... em alguma igrejas (independente de sua religiao creio eu) tem bandas e nessas bandas as vezes tem um baixista q de boa vontade te ensina... vale a pena dar um procurada e conversar com o pessoal... meu primo msm aprende guitarra com um cara q toca na igreja dele... vale a pena tentar

    gdbg
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    oh pá, o que me leva a querer tocar é o gosto pelo instrumento e pelo seu som. sempre gostei desde cedo. quanto a banda e isso tudo não posso fazer planos a longo prazo sem saber como me vou comportar na aprendizagem do baixo.
    posso dizer que é uma paixão muito pessoal que sempre tive xD

    para iniciar é melhor um baixo ativo ou passivo( e porque?);
    Fretted ou fretless

    ps. eu na busca axei alguns tópicos a dizer que era mais difícil de encontrar/dispendioso um baixo de escala mais curta; será que me adaptaria a um baixo de escala normal?--> a minha mão desde o pulso ao indicador mede entre 17 e 18 cm, e o diâmetro está nos 21 cm; a media do tamanho dos dedos está por volta dos 7cm-> não sei se isto ajuda em alguma coisa a vcs.

    ah, e obrigado pelo incentivo :D

    bassnoob
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    sua mão é quase o dobro da minha. o.O
    cara escolher entre ativo e passivo é questão de você ouvir e escolher o que você acha que soa mais bonito.
    não existe a conversa de que um é melhor que o outro, e sim opções diferentes de regulagens e timbres.

    peter.forc
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    minha opinião:

    1. captação ativa x passiva : sugiro passiva, pois os instrumentos terão parte elétrica mais simples e mais barata = melhor p/o iniciante

    2. fretted x fretless : fretted, com certeza. Os frets ajudam (muito) a digitação. Quem usa fretless normalmente é bem mais experiente...

    3. escala normal x escala curta : se vc. se adaptar bem e achar confortável a escala normal (34", geralmente) é melhor... A opção de escala curta (30") pode ser vantajosa para seu caso específico, mas não é uma opção muito "comercial", ou seja, é difícil achar baixos com esta medida de escala nas lojas (e depois, naturalmente, vai ser difícil de vender, se futuramente desejar trocá-lo). De qq. forma, lembre-se que, mesmo entre os baixos de escala longa, há diferenças substanciais de largura entre eles, bem como profundida e dimensões gerais do braço... Só experimentando, mesmo, para ver com qual vc. se adapta melhor.

    BOA SORTE.

    gdbg
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: gdbg
    · votar


    como eu não sei quase nada ainda, nem sei o posicionamento dos dedos correto nem nada disso, vai ser difícil saber qual se adapta melhor 8-)

    obrigado pelas dicas :)

    bassnoob
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    como falei tua mão é maior que a minha e eu não tenho problemas

    gdbg
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ok. obrigado pessoal.

    bem agora é a missão de tirar um pouco do ordenado todos os meses para comprar o baixo e o amplificador. de qualquer maneira ja tenho alguma grana de parte por isso deve ser moleza.

    PedroVictor
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara, vá em frente e estude, e com o tempo você se acostuma com o instrumento e o seu tamanho, acredito que isso não será problema.

    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a estaca zero - ajuda