Pensando desistir, será q não tenhos os dons msm!?

    Autor Mensagem
    Robert Z
    Veterano
    # jun/09


    Pô galera papo chato, mas sei de ouvido um tom da musica, conheco harmonia, todas as escalas, Maior,Menor, Pentatônicas, penta blues. modos etc.
    Mas ontem vi um guitarrista tirando uma musica de ouvido e me senti um lixo..sei lah acho q não tenho o dom mesmo!
    Não consigo fazer levadas de improviso fico preso!
    fica meio quadrado!
    será q o meu negocio é parar msm?

    Toco a 3 anos apenas...

    Edu_Duck
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    treino pequeno gafanhoto.


    Oq não temos na "Inspiração", tiramos na "Transpiração"!



    Provavelmente (certeza) esse guitarrista tem um ouvido bem treinado, e não foi "do nada" que ele conseguiu essa "qualidade" para tirar músicas de ouvido.


    abraços e não desiste não man!

    Vinicius Capiotti
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Eu acredito que esse negócio de "dom" vem muito mais do apreço que tu tem por algo que tu faz. Quanto mais tu gosta, mais tu te esforça, e mais tu evolui.

    Se tu realmente gosta de tocar baixo, continua praticando, estudando e treinando. Quem sabe tu leve mais jeito pra compor ou pra tocar esse ou aquele estilo, quem sabe tu ainda vá desenvolver muito teu ouvido e tua capacidade de improvisação.

    Só para quando tu não gostar mais de tocar xD

    knvb
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: knvb
    · votar


    Se você afirma ter todos esses conhecimentos, o que falta é apenas organizar as idéias, lógico que com muito treino.

    Uma coisa muito importante é não tentar se comparar com outros músicos negativamente, sejam eles guitarrias, baixistas, violonistas, etc.
    Se for para se comparar tente: "Um dia vou tocar como ou melhor que tal pessoa"
    Tente definir em que nível você está e onde quer chegar.

    treino pequeno gafanhoto.[2]

    Agora se você não sentir mais prazer ao tocar...aí amigo...nem com reza braba.

    maquiro
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Será que vc está estudando certo? Falo isso por experiência própria. Passei muito tempo estudando mais "shapes" de escala do que realmente as escalas musicais. Fazia mais treinamento de habilidade motora do que de aprimoramento da percepção musical. Meu estudo parecia mais fisioterapia para os dedos do que estudo de musica.

    Quando comecei a dar prioridade aos meus ouvidos e não às técnicas, evolui bastante musicalmente.

    Não sei se é esse seu problema, mas sugiro que reveja seu método de estudo.

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Olha cara é evidente que uns tem mais facilidade do que outros.
    eu mesmo tiro poucas coisas de ouvido, o pesado mesmo preciso de ajuda dos universitários...rsrsrsrsrsrs.
    Mas veja quando eu fazia aula o professor pedia para eu formar no violão 10 tipos de acordes da mesma nota C, C7, C7m, e etc...
    eu nunca fazia essas coisas e ele passava mais exercícios desses e eu não fazia.
    Depois em aulas praticas de baixo ele mandava eu cantar as escalas, sempre tocar catando ou os exercícios.
    eu achava meio besta fazer isso e não fazia.

    pois bem um belo dia ele me deixou tudo claro:

    "Olha em certo momento você vai tentar tirar uma musica de ouvido e não vai conseguir, a banda vai estar tocando um C, mais como você não conhece as variações do acorde vai sentir dificuldades".

    bom se isso resolveria meru problema eu não sei, mais sei que fez falta, e hoje depois de anos que resolvi estudar como antes deveria ter feito tenho notado grandes diferenças.

    para pessoas como eu e você que temos mais dificuldades em educar o ouvido tem que ralar mesmo, passe a cantar todas essas escalas que você conhece e você vai sentir bruta diferença.

    Jonhp
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    meu amigo, não existe dom maior que o do esforço...

    Treine Treine Treine... e deixe os melhores para tras, sem perder a humildade.

    Eu toh que nem vc cara, mas toh treinando o maximo que eu posso ouvindo tudo, uma hora chego lá, e como os acordes com pestana, eu sofri sofri sofri... e uma hora comecei a fazer eles do nada rs!!

    Um abraço e bons treinos

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    treino pequeno gafanhoto.[3]

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Liga o som aí numa rádio e começa a tocar junto. No início vc nem identifica o tom direito. Depois q pega a manha, vc toca tranquilamente a maioria das músicas.

    renanguitar777
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    naum existe dom
    existe força de vontade, se vc tiver ela podese tornar uma grande musico, aso contrário, o que adianta ter o dor e naum se dedicar

    Gugamano
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Amigo, custo-me postar mais no forúm de Musica Erudita, mas acho que é mais ou menos a mesma coisa.
    Toco violino, e á uns meses queria desistir pois via que não estava a conseguir, e via os outros a tocar belissimamente. Até que um dia vi um que tocava pior que eu , então isso ainda me deu mais força para estudar mais, e hoje estou cada vez melhor!

    Robert Z
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Robert Z
    · votar


    Obrigado galera pela motivação... é realmente vou tentar o metodo que o Bassnoob citou e treinar... eu toco acompanhando musica de rádio DVD etc... mas a maioria das vezes meu som fica quadrado(isso que encontro o o tom e suas variações), mas sei lá o meu problema é saber fazer bem levadas, emendas de acordes tipo estou no compasso de um acorde ao passar para outro muitas vezes não consigo tempo suficiente para digitar uma V ou III antes de ir direto para o tom (comparação meio besta, mas é parecida tipo andar de carro numa estrada puxar a 3 ,4 , 5 reduzir na curva para 3 puxar 4 e chega na lombada freiar, e puxar a 1..entendem?), essas emendas bacanas que tanto vejo o pessoal fazer com uma facilidade incrível!..mas blz o negocio é estudar mesmo, e praticar muito... obrigado galera

    Ps: Bassnoob: como vc faz para cantar os acidentes (#b)?

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Robert Z
    tente cantarolar a linha de baixo, imagine essas variações, e daí tente fazer.

    fill.zanchez
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Edu_Duck

    Oq não temos na "Inspiração", tiramos na "Transpiração"!

    bela frase! [+1]

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Robert Z

    Ps: Bassnoob: como vc faz para cantar os acidentes (#b)?

    bom essa também é uma dificuldade pra mim como estou estudando sozinho não tenho mais pra quem perguntar.
    Então eu tento cantar a nota e elevo um pouco pra chegar no tom da nota.
    Sendo sincero com você nem de longe eu acerto o tom da nota, estou melhorando as vezes chego a achar que até cantei a nota certinho, mais desafino sempre.
    Mas quero enfatizar fazer isso tem deixado meu ouvido muito mais aguçado, claro que numa escala de 0% a 100%
    10% é uma evolução imensa.
    Estou no inicio de meus estudos apesar de tocar a tanto tempo como você, estou no livro 1 do baixo elétrico composite.
    Agora quanto a passagem das notas, você consegue resolver isso rápido.
    As vezes quando toco nem conto o tempo da musica, eu sinto/ouço a bateria e troco a nota de acordo com a bateria.
    a bateria por mais que o cara improvise aqui ou ali, ou coloque uns perfumes na batida sempre segue um padrão de tempo, para dar sustentação na música, procure esses padrões que você vai saber a hora da passagem do acorde.
    Fora que se prestar atenção na melodia da música você vai sentir a necessidade da troca do acorde para dar sentido por ai vai.

    sei que falta detalhes em tudo que escrevi aqui, mais como falei sou leigo também, apenas um amador do instrumento.

    dhiego_baixista
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Toma vergonha e dedica mais tempo a estudo.


    Edu_Duck

    Gostei da frase.

    peter.forc
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    amigo, há alguns dias atrás eu mesmo coloquei uma opinião sobre o assunto em um dos tópicos aqui do FCC. Mais ou menos, disse que vejo basicamente três tipos de músicos:

    1. aqueles que nascem com o dom e, além disso, são esforçados e estudam muito. Esses atingem objetivos incríveis e se dão (muito) bem com a música e passam a ser (muito) reconhecidos.

    2. aqueles que nascem com o dom, mas não se esforçam nem um pouco... São preguiçosos, chegam até um certo ponto e daí é difícil de progredir, já que o desenvolvimento para um nível mais alto depende de estudo, esforço e treino. Vão fazer sucesso em festinhas e com os amigos, mas não para públicos diferentes.

    3. aqueles que não tem dom algum, mas se esforçam e conseguem, graças a esse esforço e seu estudo, chegar a resultados práticos satisfatórios. Vão tocar em uma banda, com outros músicos e fazer seu relativo sucesso, mesmo sem chegar a ser a "estrela" dessa banda.

    Em síntese : tudo depende de suas expectativas, depende do que vc. deseja para si próprio. Se suas aspirações são muito altas, médias ou baixas, seus dons e esforços deverão ser diretamente proporcionais. Não há mágica. Não tenha receio em nunca se tornar um exímio músico. Pode haver satisfação tb. com resultados menores, desde que vc. esteja ciente e preparado para isso.

    Não pare de tocar, apenas avalie bem e de forma realista o tempo e disposição que vc. tem para isso e dimensione melhor seus objetivos, o que vc. pretende ser como músico, em função disso.

    Abraço.

    APRBASS
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara essa historia de "nao ter dom" é desculpa... meu professor de contra baixo sempre diz "5% de um musico é dom 95% é pratica"... afinal, se tivesse q ter dom para tocar nao existiriam tantos musicos... dom ajuda mas nao é tudo...

    peter.forc
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara essa historia de "nao ter dom" é desculpa...

    Mais ou menos, em minha opinião. Quando me referi a "dom" quis dizer uma facilidade maior para compreender os diferentes sons e conseguir associá-los à uma execução apropriada. É inegável que alguns tem (muito, mas muuuuuuuuuito mesmo) mais habilidade que outros para executar uma atividade, seja ela qual for. Isto não é exclusivo aos músicos, mas a qq. campo do conhecimento. Há pessoas com mais facilidade para matemática, línguas, trabalhos físicos e artesanais, física, etc, etc, Não há razão para ser diferente com a música...

    De qualquer forma, concordo totalmente que "dom ajuda, mas não é tudo". Foi isso, aliás, que quiz dizer na mensagem anterior, ou seja, com esforço e estudo, mesmo sem ter uma habilidade nata, é possível, sim, chegar a resultados bastante satisfatórios, com certeza. Depende, naturalmente, de seus objetivos...

    Abraço.

    APRBASS
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    eu nao quis dizer exatamente isso... acho q me expressei errado... eu quis dizer q falta de dom nao é motivo para parar... afinal com pratica vc pode evoluir mt...

    wiskeria
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    não é preciso técnica e tanto ouvido, basta vc ter uma banda legal para acompanhar tocando baixo e vc estará fazendo seu papel decentemente... Veja que muitas vezes saber tocar demais baixo e bateria vc acaba fazendo coisas desnecessarias, logo simplicidade e bom gosto pode render um bom baixista ou baterista. Um bom exemplo é o nirvana.

    Jonhp
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Meu amigo.. tendo o dom do esforço não há o que você não possa atingir... se acha que não e suficiente, TREINE MAIS E MAIS.

    Libere sua criatividade e chega o reio garoto!!... o seu esforço e seu trunfo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pensando desistir, será q não tenhos os dons msm!?