Pergunta noob: Como uma ponte pode influenciar no timbre do baixo?

    Autor Mensagem
    bassnoob
    Veterano
    # jun/09


    Como uma ponte pode influenciar no timbre do baixo?
    E como saber se trocar a ponte vai melhorar o timbre?

    Creamy Mule
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    os dois "pontos de contato" da corda com o instrumento são o capotraste e a ponte.
    o capotraste so participa da transmissão das vibrações das cordas pro corpo com as cordas soltas, já que ao pressionar a corda você reduz o comprimento dela e o ponto de contato passa a ser outro.
    a ponte, ao contrário do capotraste, sempre transmite a vibração das cordas ao corpo.
    daí a sua importância no timbre.
    materiais diferentes e qualidade da peça dão diferenças no timbre.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    bassnoob
    Cara, a ponte influencia por conta dos materiais, quanto mais densos, melhor (latão, aço).
    Abç

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    bassnoob

    A troca de ponte normalmente aumenta o sustain.

    sustain é a longevidade da nota. Sabe aquela nota curtinha, que vc mal toca e ela já termina? Pois é, com uma ponte tipo Badass ou outra de qualidade vc terá mais sustain das notas.

    Alguns sentem menos, outros mais.

    Dependendo do seu tipo de música vc nem vai perceber a mudança.

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Obrigado gente ajudaram muito mesmo.
    eu gostaria descobrir o material da minha ponte mais esta uma tarefa difícil. =/ se trata de um ibanez SRX 365, mais ta valendo se der tento mostrar para um luthie

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    KaizerSoze

    sustain é a longevidade da nota. Sabe aquela nota curtinha, que vc mal toca e ela já termina? Pois é, com uma ponte tipo Badass ou outra de qualidade vc terá mais sustain das notas.

    Alguns sentem menos, outros mais.

    Dependendo do seu tipo de música vc nem vai perceber a mudança.

    Eu toco matando o sustain da nota não deixo a corda vibrar muito, sempre com nota morta.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    A menos que a ponte seja MUITO ruim, o ganho de sustain que uma ponte melhor pode te dar é pequeno. Na verdade, uma vez ouvi gravações de um SX com a ponte normal e com uma badass... e não senti diferença no sustain :S

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    etendi como estou querendo pegar o srx e fazer upgrade estava considerando a ponte também, mas acho que um pré basslines e uns captadores basslines deve dar conta do recado.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    bassnoob
    ôo se dão!

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    caps e preamp vão dar conta sim. A ponte seria um luxo, provavelmente, imperceptível.

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: bassnoob
    · votar



    caps e preamp vão dar conta sim. A ponte seria um luxo, provavelmente, imperceptível.



    pergunta noob 2:

    Captadores Humbukers são por padrão do mesmo tamanho?
    tipo meu ibanez SRX tem 2 humbukers, quero colocar os
    SMB-5A
    http://www.artmusicdf.com.br/images/captador%20p%20baixo/SMB5A.jpg

    Pergunta noob 3: da pra fazer uma combinação com caps diferentes, digamos que colocar um SMB5A no braço para o peso e deixar o original passivo de ceramica na ponte para os agudos isso tudo sem ficar uma merda?
    lembrando que se deixar o cap passivo ele vai ser ligado no pré basslines ativo.
    vlw

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    bassnoob
    Captadores Humbukers são por padrão do mesmo tamanho?
    Não... Na verdade, nem os single coils são do mesmo tamanho, marcas como Lollar, Lindy Fralin e Nordstrand tem modelos para 5 cordas e outra linha para JB 5 cordas, pois o espaçamento deles é maior, só pra citar um exemplo.

    O bom é você pedir as medidas do captador que deseja comprar, e comparar com os que você tem no baixo.

    da pra fazer uma combinação com caps diferentes, digamos que colocar um SMB5A no braço para o peso e deixar o original passivo de ceramica na ponte para os agudos isso tudo sem ficar uma merda?
    lembrando que se deixar o cap passivo ele vai ser ligado no pré basslines ativo.

    Boa pergunta, nunca usei essa ligação (um cap ativo + um passivo).

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    os humbukers da Bass lines SMB5A mede 49mm de largura por 112mm de comprimento

    é um pouco mais largo que o do ibanez, ja to vendo que meu upgrade vai pro brejo, não sei se é viável modificar o instrumento para por a captação

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    bassnoob
    Vê quanto o luthier cobra pra fazer a instalação...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta noob: Como uma ponte pode influenciar no timbre do baixo?