Hartke LH500 + Configuração de Caixas

    Autor Mensagem
    brunnopx
    Veterano
    # mai/09


    Olá, andei olhando alguns cabeçotes e gostei muito deste modelo da Hartke. Como descrito nas especificações do produto, ele tem 500w em 4Ohms e 350w em 8Ohms.

    Levando como base este cabeçote, me surgiram algumas idéias e algumas dúvidas, portanto gostaria da opinião do pessoal aqui do fórum.

    Lendo alguns tópicos, achei interessante uma configuração de 2 caixas 2x10, reunindo praticidade e podendo obter a potência máxima do cabeçote.

    Agora, uma dúvida, com o cabeçote operando em 8Ohms, com 350w, uma caixa de 400w é o suficiente ou a diferença entre a potência do cabeçote e da caixa tem que ser maior?

    Se fosse o suficiente, pensei em comprar 2 caixas 2x10 com 400w cada uma, ambas em 8Ohms .. onde eu poderia obter os 350w com apenas uma, para ambientes pequenos, e os 500w totais com as duas para ambientes maiores.

    Alguém já usou alguma configuração assim? Qual a opinião de vocês? Há algum outro tipo de configuração que seria mais acessível?

    Abraços!

    mum
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    brunnopx
    A margem é muito Pequena. Eu uso 4x10 puxando 180w no meu head e tenho medo de foder minha caixa hahahaha. Porém se você nao usar o ampli no talo toda hora, e souber respeitar o limite da caixa, não há problemas. O que estraga a caixa não é a potencia do ampli, e sim o volume, força que vc toca, etc...

    TFHG
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O que pode "matar" o falante é sinal clipado. E isso independe da potência.

    amp de 100watts, mandando "onda quadrada" para um falante de 200watts pode ferra-lo tranquilamete

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    brunnopx
    O TFHG falou tudo.

    Na verdade, você pode até usar um falante com especificação de potência menor do que a do amplificador, desde que não clipe o sinal.

    A coisa é simples, mas as vezes pode confundir.
    Como "regra", use potência da caixa próxima que a do amplificador, e nunca use o amplificador saturando.

    TFHG
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom

    Olá!

    Em sonorização automotiva utiliza-se amps de subs com potência 2x maior que o falante a seu utilizado (essa recomendação é encontrada nos datasheets da selenium, por exemplo). Ai regula-se a sensibilidade do amp em relação ao HU e pronto. Não vai sinal clipado algum e o sub responde o maximo que pode. Nessa condição o amp tem reserva para suprir os "picos" de potência que ocorrem nas freq mais baixas ( ele precisa mandar "mais potência" para manter o equilíbrio).

    Ai fico pensando. Pq isso não é utilizado em instrumentos (em especial o baixo)?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hartke LH500 + Configuração de Caixas