Como fazer uma linha interessante de baixo sem ser baixista?

    Autor Mensagem
    Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Fritz_mkvl


    Eu vou ter que gravar os baixos da minha banda porque estamos sem baixista no momento. Mas acontece que o que eu toco mesmo é guitarra. Como faço pra não soar como um guitarrista tocando baixo?

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fritz_mkvl
    Realmente, para nós baixistas, de vez em quando fica evidente que é um guitarrista que está tocando o baixo.
    Numa linha de solo de guitarra você pode ir colocando mais notas (maior quantidade) para criar um clima na música e dai salientar a harmonia através de uma frase marcante. Numa linha de baixo, o clima precisa ficar o tempo todo no Top. A isso chamamos de groove.
    Um dos segredos é tentar criar emoção com menos notas. E acompanhar mais o baterista que o guitarrista.

    Espero ter sido claro...

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fritz_mkvl

    bemm foda, baixista percebe de longe qndo um guitarrista tah tokndo baixo..... pcisaa ter a pegada cara..... mas jah q vcs tao sem baixista, vc da um jeito neh.... q q vcs tokm?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Steve Harris eh o cara
    Hard Rock. E estamos sem baixista, se bem que de baixista o nosso só tinha o baixo, não manjava nem de reco-reco.

    Paulin90
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    o q vc axa d treina uns slep?

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fritz_mkvl
    Eu vou ter que gravar os baixos da minha banda porque estamos sem baixista no momento. Mas acontece que o que eu toco mesmo é guitarra. Como faço pra não soar como um guitarrista tocando baixo?
    É só vc finjir que vc nunca tocou guitarra....


    Isso é moh treta mesmo...
    Já tive que fazer o baixo pq o baixista nao estava no ensaio e o batera precisava passar os sons.... É moh treta.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Paulin90
    Geralmente eu tento fazer slap na guitarra.

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Geralmente eu tento fazer slap na guitarra.
    haha...

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Outro dia até postaram um método de slap pra guitarra no fórum, e já saiu uma reportagem na guitar player sobre isso também.

    marcioazzarini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fritz_mkvl

    Assistam ao DVD Bass Day 98 (se não me engano), tem um duelo de Slap entre os irmãos Wooten, na guitarra e no baixo.

    Tobias Sammet
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    marcioazzarini
    era isso mesmoi q eu iria falar dos wootens la trem ele fazendo duelo de slap...........muito loko........

    Paulin90
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    wooten...

    negoh eh fodah viu

    Ronin
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Ronin
    · votar


    Fritz_mkvl
    Eu vou ter que gravar os baixos da minha banda porque estamos sem baixista no momento. Mas acontece que o que eu toco mesmo é guitarra. Como faço pra não soar como um guitarrista tocando baixo?

    Derrepente vc já respndeu, eu li por cima.
    Mas... que tipo de som sua banda toca?
    É fica muito viajando... tipo... "Ah, faz groove", ou "Ah, faz isso ou aquilo"... e derrepente vc toca Punk!

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ronin
    Toco Hard Rock.

    metal 4all
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    asda
    Cara tem como toca slap sim em violao, o meu professor ja fez isso na minha frente....hã sim, eh mto foda de se fazer daki uns 99 anos eu vou conseguir....

    Se alguem aki do forum eh gaúcho e viu na tvcom um show soh de instrumental....o baixista eh meu psor.......porem axu que ninguem vai responder......

    Ronin
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Toco Hard Rock.
    Hard Rock normalmente trabalha com riffs ou linhas mais retas (forget the grooves). Vai depender do que a música pede. Se a guita faz um riff poderoso, você pode optar por repetir o riff com ela ou seguir o hi-hat (chimbal) ou ainda o bumbo... seguir o bumbo confere peso a música, mas não ao riff... repetir o riff dá peso no riff (vide Give Love a Bad Name - Bon Jovi), e seguir o chimbal preenche a música. Teste e veja as melhores opções.

    Em caso de músicas mais lentas, um baixo melódico, acompanhando o bumbo, e ligando notas entre as notas mais expressivas, também pode funcionar bem.

    HardRock não é bem minha praia... mas pelo pouco que eu conheço parte mais ou menos destes princípios. Fora isto, tente ouvir bastante o tipo de música que vc toca e aprender os macetes e truques com os caras.

    Um abraço.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ronin
    Valeu pelas dicas cara.

    marcioazzarini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fritz_mkvl

    Realmente cara... Segue as dicas do Ronin...

    Os caras falam muito em groove e tal, slap, mas tudo isso depende do estilo que vc vai tocar. Tem músicas q a função do baixo é dar peso e ponto! Se pra isso for necessário apenas ficar na tônica, ou acompanhar o riff da guitarra, ótimo! O que importa é o resultado final! O Baixo (assim como todos os instrumentos de uma banda) devem SOMAR ao resultado final, cada um com seu papel.

    O Ronin foi muito feliz com este comentário.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Acho vou tentar fazer alguma coisa seguindo mais a bateria, já temos duas guitarras dobrando, se somar o baixo a isso pode ficar meio exagerado.

    isaqueras
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ouça os bons (me inclua fora dessa rsss). Tokei com um guitarrista de base e karaka, o cara tinha uma criatividade pra bolar linhas de baixo.
    Segredo: 5 metros de vinil ouvidos exaustivamente durante muitos anos. Como sempre fui duro, emprestei dele. ( rárá, muito engraçado)

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Fritz_mkvl
    · votar


    Vocês querem mais é que eu morra de fome como baixista né?

    RainMaker
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fritz_mkvl
    Vcs tocam um hard mais virtuoso tipo Mr. Big e Dr. Sin, ou um mais melodico tipo Bon Jovi, Europe, Skid Row?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    RainMaker
    Mais anos 70 seria.

    RainMaker
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fritz_mkvl
    Tipo um led e purple?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    RainMaker
    Isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer uma linha interessante de baixo sem ser baixista?