Pedais, Pedaleiras, Amplis e as dúvidas!

    Autor Mensagem
    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09


    Eae galera td blz ?

    Toco baixo já faz 2 anos e agora que to querendo começar a renovar os meus aparelhos surgiram as dúvidas e são muitas em ja tou ficando loco de tanto pesquisar .. hahaha ... e espero tirar todas essas dúvidas com os amigos daqui do forum.

    Bom vamos ao que interressa elas as "Dúvidas"

    Começando pelo pedal de EQ x Amplificador BP18 300w RMS eu já toquei nesse cubo quando fui comprar meu baixo e simplesmente me apaixonei por ele, gostaria mto de compra-lo mas a grana ta curta ultimamente, esse cubo já possui um EQ de gráficos imbutido se eu comprar esse cubo ainda a nessescidade de possuir um pedal de EQ ?

    Esse é o cubo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94522173-amplificador-cubo-warm -music-bp18-300w-rms-para-contra-baixo-_JM

    Eu estou pensando em montar meu set de baixo com pedais Groovin oq vcs acham deles ? eu vejo todo mundo falando bem deles ... pra começar eu ia comprar o Chorus e o EQ , pois não estou achando o over-drive disponivel no momento... e também estou pensando em comprar o pedal da Behinger BDI-21 simulador de amplis oq vcs acham dele ?

    Outra dúvida minha é em relação aos pedais de Compressor/sustain e Limiter eu ja li mtos topicos falando deles até entendi o funcionamento deles mais o menos, mas a questão é compensa ter um pedal desse no meu set ? e se sim qual dos dois viraria mais comprar , pq eu estava pensando em comprar o da Groovin tb !

    Eu amo muito o Contra-baixo e gosto muito de efeitos tb, no momento eu utilizo na minha banda uma pedaleira G1 da Zoom para guitarra que comprei mesmo pra quebrar um galho mas nada a ver , até consegui tirar uns efeitos razuaveis nela ... hahaha ...

    Já aproveitando oq vcs acham da Zoom B2 ? pq eu andei estudando ela e parece ser mto boa pelo oq a galera fala, estou ficando mais atraido por ela do que pelos pedais atualmente isso pelo custo x beneficio, pq a coisa ta feia muito feia mesmo pessoal, ja falando sobre essa pedaleira qual compensa mais a Zoom B2 ou a Zoom B2.1u qual é a diferença entre elas apenas a USB e o pedal de expressão ? uma diferença mto obvia é o preço .. heauehuae ... mas queria saber aqui dos amigos oq vcs acham...

    Desculpa chegar assim já fazendo um baita topico desse tamanho, e desculpa tb caso ja tenham falado desse assunto aqui no forum, mas é que eu sou assim minha grana ta mto curta e tenho medo de comprar algo e me arrepender sendo que podia comprar outra melhor por isso surgi tantas duvidas e fico mto confuso em relação do que fazer ... t+ pessoal, aguardo respostas, grande abraço !

    Aparelhagem atual:
    Baixo CLB24-A Strinberg
    Cubo Staner B120
    Pedaleira G1 (Guita)

    mum
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Começando pelo pedal de EQ x Amplificador BP18 300w RMS eu já toquei nesse cubo quando fui comprar meu baixo e simplesmente me apaixonei por ele, gostaria mto de compra-lo mas a grana ta curta ultimamente, esse cubo já possui um EQ de gráficos imbutido se eu comprar esse cubo ainda a nessescidade de possuir um pedal de EQ ?

    Cara, se o amplificador tem Eq, acho desnecessário comprar um pedal EQ (a nao ser, que voce vá tocar em lugares que você nao use seu amplificador. Aí é sempre bom ter uma carta na manga)


    Eu estou pensando em montar meu set de baixo com pedais Groovin oq vcs acham deles ? eu vejo todo mundo falando bem deles ... pra começar eu ia comprar o Chorus e o EQ , pois não estou achando o over-drive disponivel no momento... e também estou pensando em comprar o pedal da Behinger BDI-21 simulador de amplis oq vcs acham dele ?

    Os pedais groovin andam bem falados aqui. Eu nunca testei, mas tem gente que diz que é igualzinho os boss, e melhor que os behringers pela carcaça de metal. O BDI-21 é um pedal perigoso. Eu tenho um, acho legal, mas tem que saber usar, senão seu timbre vai pro beleléu. Como você disse que gostou do timbre do ampli, acho desnecessário ter mais um pedal na cadeia pra te atrapalhar nas regulagens (de novo, se você for tocar em algum lugar que você nao use seu ampli, ou tenha que tocar em linha, daí é uma opção interessante, junto com o ADI-21 que tem controle de frequencias médias)


    á aproveitando oq vcs acham da Zoom B2 ? pq eu andei estudando ela e parece ser mto boa pelo oq a galera fala, estou ficando mais atraido por ela do que pelos pedais atualmente isso pelo custo x beneficio, pq a coisa ta feia muito feia mesmo pessoal, ja falando sobre essa pedaleira qual compensa mais a Zoom B2 ou a Zoom B2.1u qual é a diferença entre elas apenas a USB e o pedal de expressão ? uma diferença mto obvia é o preço .. heauehuae ... mas queria saber aqui dos amigos oq vcs acham...
    A diferença é só essa mesma, os efeitos e qualidade sao os mesmos. Daí é só você por na balança: Vc precisa de USB? Precisa de pedal de expressão? E ainda, Precisa dos efeitos de uma pedaleira (já que você vai comprar um set da groovin, nao acredito que va usar todos os efeitos da pedaleira)


    Outra dúvida minha é em relação aos pedais de Compressor/sustain e Limiter eu ja li mtos topicos falando deles até entendi o funcionamento deles mais o menos, mas a questão é compensa ter um pedal desse no meu set ? e se sim qual dos dois viraria mais comprar , pq eu estava pensando em comprar o da Groovin tb !
    Esses Pedais devem ser usados com extrema cautela (principalmente o compressor) pq podem acabar com sua dinâmica e comer seu timbre tb. Eu acho interessante pra que usa bastante Slap com pizzicato.


    abs.

    mum
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: mum
    · votar


    Ah, com essa grana do ampli, eu daria uma olhada numa hartke vx2510 que ta anunciada no ML por 1500. Ta MUITO barato (e tem muito mais qualidade).


    Edit: Ja foi vendida, tava muito barato!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ainda a nessescidade de possuir um pedal de EQ
    Cara, o pedal só é pra ser NECESSÁRIO se você quiser mudar o timbre do baixo de uma música pra outra, sem muito trabalho.

    Mas, a princípio, nenhum pedal é necessário, para a maioria dos estilos.

    Você sabe exatamente pra que servem os pedais...? E melhor ainda, em que eles vão te servir? Digo isso porque vejo gente comprando pedais só porque acham que o pedal "vai melhorar o som do baixo", e acabam se arrependendo depois.

    Quanto ao cubo, se você realmente gostou, legal, pode comprar. Mas esse falante de 18" (um absurdo de tamanho) certamente vai focar seu som mais pro "gravão", e se você cogitar trocar o falante, não vai encontrar muitas opções, pois esse tamanho é pouco usual.

    A Zoom B2 eu já tive uma e gostei bastante, facilitava minha vida. Quando você vai tocar em shows, geralmente o povo espeta o cabo do seu baixo numa direct box, que MATA o som do baixo, na minha opinião. Aí o simulador de amplificadores da pedaleira salvava o dia.

    Hoje em dia tenho um set de pedais Groovin (EQ, Limiter e Overdrive), mas para a maioria dos sons que faço eles não são realmente necessários. Uso mais para satisfazer minhas extravagâncias (para fazer acordes no baixo, uso o limiter, pra não estourar o som... heheh.. e ligo o overdrive pra dar uma saturada de leve de vez em quando), mas muitas vezes toco sem eles, e não sinto falta de nada.

    Minha recomendação é você se focar, primeiramente, nas "pontas" do equipamento (BAIXO E AMPLI -- Principalmente no baixo), e depois no resto.

    Dou prioridade ao baixo porque quando você vai para um estúdio, ou fazer algum show, nem sempre (na minha realidade, quase nunca) você leva o seu amplificador.

    Daí, de que adianta ter investido os tubos num ótimo amplificador que é a chave do seu bom som, se você vai deixar ele em casa?

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Muito obrigado pessoal pela atenção!

    então vamos lá:
    Sobre o pedal EQ eu entendi td.

    bom então eu tenho que pensar mto bem sobre o pedal BDI, mas como eu disse to mais pensando na pedaleira mesmo vio...

    Já sobre a B2 Zoom, vamos recapitular, se a unica diferença é apenas a USB e o pedal de expressão pq tanta diferença assim no preço... me corrijam se eu estiver errado no caso da USB so vai servir para gravar alguns solinhos com o baixo no pc, utilizando aquele programa que vem junto o "Cubase" se não me engano, já o pedal de expressão num sei bem pra que serve alguem ae manja explicar ? Só ouvi dizer que o pedal de expressão dessa pedaleira num é bom, falaram que ele parece ser bem limitado e ruim de ser usado, voltando a falar da pedaleira ela possui todos os efeitos tipo: Chorus, overdrive, limiter etc ?
    No meu ponto de vista eu tava pensando assim: a minha banda toca covers e nos toca muito estilos variados dez do punk até mpb, entow eu pensei se eu pussuir uma pedaleira dessa eu podia ter mais liberdade pra configuração de patches para tocar determinado estilo estou correto ?

    E sobre o pedal Limiter td mundo fala a mesma coisa, mas ja deu pra entender tb ... o negocio vai de cada testar e ver se gosta ...

    Então esse cubo ae que eu citei não é o melhor ainda ? existe muitos outros que na mesma faixa de preço dão um pau nele ?

    Dotcom sobre oq vc disse de dar prioridade ao instrumento e o ampli concordo com vc, se bem que minha banda na maioria dos lugar que vamos tocar o ampli é por nossa conta, porém meu Staner anda quebrando mto meu galho, tanto ele quanto meu baixo mas eu pretendo trocar ele por um ibanez talvez, mas no momento a grana ta curta, por isso vo dar uma investida no pedal ou pedaleira nesse exato momento so pra dar um up no som, esse mês tb vo levar meu baixo no luthier aqui da minha cidade faz dois anos que tenho ele e nunca levei pra dar uma geral (vergonha) hehehe ... ele vai cobrar 30 conto pra dexar o bixo tidindo, além do mais vo trocar o encordamento, queria comprar GHS mas não to achando nem F** entow eu vi cordas da Warwick na Americanas e vi bastante gente falando bem delas ... oq vcs acham ? ta em torno de R$55,00 o jogo de cordas 0.45 .. mais uma pergunta qual é melhor pra Slap 0.45 ou 0.40 ?

    Abraços pessoal !!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Maicon Verdinase
    Então esse cubo ae que eu citei não é o melhor ainda ?
    Longe disso... Depende do que você procura. Nesse preço, realmente acho que não tem outro amplificador com essa potência.

    Porém, isso também é um motivo pra se preocupar: "Quando a esmola é grande, desconfie do santo..."
    Warm music nunca teve boa fama, e tem motivos pra isso.

    eu vi cordas da Warwick na Americanas e vi bastante gente falando bem delas ... oq vcs acham ? ta em torno de R$55,00 o jogo de cordas 0.45

    Eu gosto das Warwick... Mas 55 eu to achando caro, antes elas custavam 40... Parece que tudo ficou caro de uma hora pra outra, é fogo...

    mais uma pergunta qual é melhor pra Slap 0.45 ou 0.40 ?
    A melhor é... A que tiver o melhor baixista tocando. =D
    Não tem melhor, tem a que você gostar mais.

    No meu ponto de vista eu tava pensando assim: a minha banda toca covers e nos toca muito estilos variados dez do punk até mpb, entow eu pensei se eu pussuir uma pedaleira dessa eu podia ter mais liberdade pra configuração de patches para tocar determinado estilo estou correto ?
    Sim, vai ter bastante liberdade. A pedaleira tem todos os efeitos mais populares. Baixa o manual dela que você aprende tudo sobre ela em minutos.

    chr19
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    esse ampli é uma porcaria, junta mais e invista em um pra tua vida. Harke é uma boa pedida

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Então esse cubo ae que eu citei não é o melhor ainda ?
    Ah eu to meio por fora das marcas de qualidade dos amplis, mas pelo que o nosso amigo ali de cima falo, num deve ser bom mesmo ! ehuaheuae


    Eu vi cordas da Warwick na Americanas e vi bastante gente falando bem delas ... oq vcs acham ? ta em torno de R$55,00 o jogo de cordas 0.45
    Achu que vo comprar as Warwick então vamo ver se são boas né, mas antes vou dar mais uma pesquisada na net ver se acho mais barato ou até mesmo uma GHS sei la, eu queria aquela GHS signature do Flea mas num achu faze uq ...

    Mais uma pergunta qual é melhor pra Slap 0.45 ou 0.40 ?
    Hahahaha, claro vc está correto no que disse mas eu achei que tinha alguma que ficasse mais legal o som sei la, porem eu ja toquei nas duas e agora num sei se continuo com as 0.40 (atuais) ou passo pras 0.45 que foi a corda que veio no meu baixo quando eu comprei... faz moh cara que num toco 0.45 mas eu gostava e to com saudades delas...

    No meu ponto de vista eu tava pensando assim: a minha banda toca covers e nos toca muito estilos variados dez do punk até mpb, entow eu pensei se eu pussuir uma pedaleira dessa eu podia ter mais liberdade pra configuração de patches para tocar determinado estilo estou correto ?
    Ah então demoro eu vo de pedaleira mesmo, ae quem sabe um dia que eu ganhar na loteria eu não monto um set de pedais animal, na minha situação atual agora achu que uma pedaleira vai me ajudar mto, principalmente pelo custo x beneficio... agora so to na duvida se pego a B2 ou a B2.1u, bom se a USB for apenas pra gravar musicas no pc, isso eu faço usando meu adaptador e gravando no "Audacity" fica perfeito! já o pedal de expressão se for tão ruim que nem eu vi o pessoal falando compensa mais eu comprar um avulso mesmo se for pra usar isso pq eu nem sei pra que ele serve .. hahaha .. alguem ae opina ?

    Abrass pessoal !

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Maicon Verdinase
    A zoom B2.1U tem a mais que a B2:

    - Saída USB;
    - Pedal de expressão embutido;
    - Direct Box.

    A não ser pelo pedal de expressão, eu não vejo tanta vantagem na B2.1.
    A saída USB não pode ser usada pra programar, então dá quase no mesmo que gravar pela placa de som. A qualidade da gravação pela USB é maior que o de uma placa onboard, e tem a vantagem de não ter ruídos entre a pedaleira entre o computador, mas essas vantagens não são perceptíveis ao ouvido...

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ah sei la quando eu gravei usando meu adaptador na placa onboard mesmo fico muito bom kra, entow pra mim a usb ja nao iria fazer falta... agora o pedal de expressão eu num sei pra que serve, ele serve como wah wah tb ? e a direct box serve pra q ?

    falow t++

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Maicon Verdinase
    cara, meu set atual dos graves é:
    - CORT NB4
    - STANER BS120
    - ZOOM B2.1U

    já há um tempo tô pra comprar um novo amp, mas só compro quando puder pegar um GK, SWR ou Ampeg, nesta ordem, por último um hartke (gosto da hartke, só q os outros são bem melhores).

    Em relação a zoom B2, o q te garanto é o seguinte: ela vai dar um melhorada gigante no timbre q tu tira do seu BS120. Então te aconselho a pegar 1° a pedaleira e um baixo melhor. Muitas simulações da B2 são excelentes, dá pra se conseguir excelentes sons pra slap, rock, mpb, samba e outros. As q prefiro são as de SWR, Ampeg, Tube e Super Bass. As distorções não são boas. Uso o compressor e limiter direto e garanto q funcionam a bem a contento. não causam chiadeira. O EQ de 06 bandas é outro ponto alto. Uso o chorus e delay de vez em quando e as vezes o auto wah. Tremolo e vibrato, dá pra fazer uns solos, assim como o doubling do pithshifter. São bons e feitos pra baixo, não emagrecem o som. O pedal de expressão é MUITO curto, ele passa do 0 a 10 muito rápido, fica bem difílcil de controlar. Acho mais jogo pegar um pedal de volume ou um booster por fora, ou então usar o comp da pedaleira como booster. Mas repedindo, os pontos altos são as simulações, EQ e Comp/Limiter. Vão são as coisas q vc + vai usar.

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Abatangerina

    o cubão eu vo comprar mais pra frente só, to pensando no meu bass antes, comprar um pra apresentações da Ibanez talvez e dexa meu Strin apenas pra tirar musicas e ensaiar ...

    Bom cara em relação a distorção eu so uso mesmo pra tocar "Around The World" do RHCP pq do resto bom tb toco RATM e ele usa distorcion mas dae eu vo fazer como fiz na minha G1 ir configurando até achar um timbre que me agrade...

    O compressor limiter que vc usa é o q tem na pedaleira mesmo correto ?

    Bom então pelo oq vc falou compensa mais pegar a B2 do que a B2.1u pq se o pedal de expressão num presta então nem rola vira mais comprar um por fora mesmo... mas pra serve o danado ? heuaheu

    O pedal de Volume e o booster servem pra que tb eu num entendo muito de efeitos agora que to começando a me aprofundar nesse mundo ...

    abrass !

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cade vcs galera ?
    euahueah

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O compressor limiter que vc usa é o q tem na pedaleira mesmo correto ?
    sim
    Bom então pelo oq vc falou compensa mais pegar a B2 do que a B2.1u pq se o pedal de expressão num presta então nem rola vira mais comprar um por fora mesmo... mas pra serve o danado ?
    até serve, mas como é muito curto fica difícil controlar. e no parâmetro volume, num dá pra mudar o mínimo, só pode ser 0!! aí fica difícil , né?

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Galera, comprei a zoom B2, bom estou gostando dela mais ainda estou apanhando muito pra configurar patches...

    alguem sabe algum site que tenha bons patches pra ela ?

    abraços!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Maicon Verdinase
    vou te dar um palpite: cuidado com o ZNR dela, pode ser útil, mas as vezes acaba com o sustain do baixo. Em geral, o paches q vêm de fábrica vêm com regulagens bem forte de ZNR. Se vc toca notas curtas realmente não nota, mas quando precisa fazer as notas soarem + tempo...
    as simulações são a melhor parte, junto com o EQ de 6 bandas (q tb é muito bom), vc chega á timbres ótimos. Os q + uso são: Ampeg, SWR e Tube Pré. Para rock + pesado uso o SuperBass. Cuidado com os modelos de CABINET. Além disso, presta atenção no MIX e LEVEL q estão no módulo ZNR, embora sejam ref ao AMP.
    Uso MUITO o limiter e nem tanto o compressor. Se usar o comp bem forte, com SENSE, ATACK e LEVEL alto, o baixo fica bem empastelado. Se não quer pegada, e quer sutileza, aumente o ATACK e dimunua o LEVEL pra controlar o vlume, regule o SENSE.
    Uso bastante o chorus. O tremolo e o vibrato, uso para músicas lentas com solo BEM LEVE. E o auto-wah, regula com MUITO cuidado. Ele é muito bom, só q o danado é MUITO sensível. Fico ligante e desligando ele no foot, no meio de músics + funkeadas.
    Não uso o reverb, se não embola o som d+. Graves não casa com reverb, já têm bastante reverb natural. Só se eu solar usando bastante nota aguda no baixo e dependendo da música. O delay curto, com 01 ou 2 feeds pode criar efeitos bem interessantes, principalmente para o slap. E eventualmente em algumas músicas, ligando e deslingando, como por ex na música "Partir Andar" do Herbert com Zélia.
    É isso, espero ter ajudado.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Maicon Verdinase
    Patches são o maior tiro no pé que existem.

    Desliga tudo (TUDO MESMO), e a partir daí comece.
    Liga a simulação de amplificadores e começa a regular, até achar o melhor som que você conseguir lá.

    Depois, passe pro equalizador (6 bandas, bem mais do que a concorrência... mas eu prefiro usar o paramétrico)

    Se for usar o compressor, ligue ele antes de tudo. Ele dá uma diferença considerável de volume, que pode alterar bastante a sua regulagem (você quer fazer algo com saturação leve, ele transforma em overdrive).

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    eh vdd patches são um tiro no pé mesmo num tem um que presta na net '¬¬

    ah eu fico meio perdido com esse monte de coisa, pq meu negocio é tocar, agora configurar ... lamentos .. heuahuehae ... eu achei interresante o compressor soar como overdrive, eu fiz um patch aqui que o som fico bem parecido com o baixista do rage "tim commerford" como minha banda toca RATM vai ser uma boa... mas eu to apanhando pra conseguir chegar a um "Clean" que me satisfassa pq em si os que vem de fabrica até são bons mas nao são aquelas coisas tb, por final das contas oq eu mais acabo usando mesmo é clean...

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Maicon Verdinase
    tú gosta d q tipo de clean? redondão, tipo p/ mpb ou estacado, ou um meio termo? dá pra chegar a qq timbre com essa pedaleira...mas vc realmente vai apanhar até conseguir QUELE q goste. qual o teu amp?

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ixe e agora em cara, eu so to achando que esses clean da B2 tão dexando meio xoxão o bass ainda ...

    bom meu ampli é o BS120 da Staner... eu uso os knoobs dele da seguinte forma : Low: 0 ... Mid: 10 ... High: 10 ... Gain: 5

    isso influencia em alguma coisa no som ?

    hj eu tenho uma apresentação com a banda a noite , mas ainda nao me achei com esse clean .. aqui ... se vc dexa sem o znr ta dando muito ruido mas com o znr o som fica mais estranho ainda .. heuahea

    ta foda !

    flw

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ahhh

    vc disse que da pra viajar em muitos timbres com essa pedaleira ... mas tipo qual as config que eu devo mecher apenas para configurar patches clean ?

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Maicon Verdinase
    Cara, sua equalização no amplificador vai deixar o baixo choco mesmo. Cortar todos os graves é demais. Eu costumo me dar muito bem com a equalização 'flat' dos amplificadores (tudo no 5), comece por aí.

    Considerando que você tem o eq da pedaleira ainda, sugiro deixar os controles de equalização do ampli em 5 mesmo, e equalizar só pela pedaleira.

    E já que tem uma apresentação hoje a noite, a sugestão é deixar a pedaleira em casa, já que ainda não aprendeu a domar ela.

    Eu gostava de usar a simulação de Bassman para patches clean, deixava o som do baixo menos agressivo, amansava os agudos.

    Maicon Verdinase
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pd crer .. o cara do som la da festa mudo as config do meu ampli fico bem mais loco :D

    ae eu usei o clean do rock bass mesmo .. eu achu que é isso xD

    até que fico daora... mas ainda estou em busca de otro timbre...

    se vcs kiserem ver tem até um video de nois tocando killing in the name do ratm la na festa... deem suas opnioes:

    http://www.youtube.com/watch?v=ipj3LTjwiDw

    o baxo fico meu sumido numas partes mas ta valendo tava muito loca a festa ! e tem mais video ae é so assistir ;D

    falo galera

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais, Pedaleiras, Amplis e as dúvidas!