Set de pedais para baixo ordem e duvidas sobre DI

Autor Mensagem
Grillo Bass
Veterano
# abr/09


Olá,

Vendi minha Gt6-b, e agora acabo de montar meu set novo set.
Que é composto pelos seguintes pedais:

.Lmb-3 ( pedal limiter/enhancer da Boss)
.Wah-Wah da Morley
.SYB-5(pedal Synthesizer da Boss)*Uso junto o pedal EV-5 Roland
.Bass Attack ( pedal da Hartke )
.Loop Station ( pedal de Loop da Boss)

Uso tambem um transmisor sem fio da Karsect ( falando nisso recomendo a todos, o custo beneficio é otimo).

Agora a minha duvida, QUAL SERIA A MELHOR ORDEM PARA MONTAR ESSES PEDAIS????
Já fiz alguns testes e estou usando deste jeito

::Baixo - Transmisor sem fio - Limiter -WahWah - Synthesizer - Hartke - Loop - Amplificador::

O que vcs acham?????
O ideal era deixar o Hartke por ultimo por conta do DI que ele possui, mas deste modo não posso mudar o timbre do baixo, sem mudar o que eu já gravei no Loop, se o loop fica antes do Hartke, quando mudo o timbre, muda tb o timbre da gravação.

Estou pensando em comprar um DI por conta disso, penso mais especificamente em 2, ambos da Behringer o Ultra Di 100 ou o Bass Bdi21, qual vcs acham melhor????
O Bass Bdi21, tem a vantagem de funcionar tb com fonte 9v, mas ele funciona apenas como DI, ou sempre fica ligado os controles de Bass e treble ( pois não queria modificar meu timbre no DI)???
Já o Ultra Di 100 , é bem mais resistente e é um DI "por Natureza", teria todas as vantagens, mais não funciona com fonte 9v, apenas por bateria 9v ou Phanton da mesa, ficaria muito caro, usar uma bateria 9v por show, e nem sempre encontro mesas com Phanton, pelos shows que faço por ai.....

alguem pode me dar uma direção?????

e ultima vcs acham que está faltando algum pedal, no meu set, teriam alguma dica e por que?????

Obrigado

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Eu iria de Wah -> Loop -> Limiter -> Synth -> Bass Attack.

vcs acham que está faltando algum pedal
Não, na verdade está é sobrando. Eu não compraria synth, nem wah nem loop.
Mas isso varia muito do que você vai tocar, e só quem pode responder isso é você.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
Concordo com o DotCom. Mas ficaría com o synth bass.
Sobre o DI, no seu caso recomendo o Ultra DI-100. Agora, de nada vai adianter DI se vc não tiver um amp bom, potente e confiável no palco.
Abç

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Obrigado pelas respostas.

Mas se colocar o Loop na frente, do Synth, por exemplo, quando gravar algo sem efeito, e depois for reproduzir o mesmo, mas com o synth ligado, esta gravação ficará com efeito, e não gostaria que ficasse assim.......quero gravar algo sem synth, e depois usar este efeito por cima do loop, limpo. Sendo assim não vejo outra opção se não o loop por ultimo.

DotCom , Pq o Wah na frente do limiter?

Marcelo , Vc sabe se o outro DI( Bass Bdi21)fica com a equalização ligada, mesmo sem o pedal estar ativo? teria uma outra opção de DI??? pois o indicado vai consumir muita bateria...

Novamente obrigado aos 2.

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Mil Desculpa Mauricio....foi a pressa

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Grillo Bass
Cara, eu tenho o BDI-21, mas o uso exclusivamente como pedal.
Alternativas existem, mas são mais caras (Lexicon, Palmer, etc), ademais, não gasta tanta bateria assim não.
O Wah é um pedal de filtro variável, e esse tipo de pedal geralmente tem que vir em 1º lugar na cadeia de sinal, posto que os outros limitam a atuação dele.
Uma pergunta: Gravar o que, e pra que? (no caso do loop).
Abç

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio
Blz, mas vc não sabe se o equalizador dele fica sempre ativo???
pergunto isso pois o Hartke, sempre fica ligado( o bass ,treble e level).

Vou colocar o Wah em primeiro.

Uma pergunta: Gravar o que, e pra que? (no caso do loop).

Tem algumas musicas que colocamos umas bases rolando direto( batidas eletronicas)Obs: já compramos um lap, para fazer isso de forma descente, mas mesmo assim vamos usar ainda para alguns shows que não vamos usar muito o laptop, ou for um show perigoso( quero dizer muito tarde em um lugar não muito aprazivel, tem isso demais e o lap é muito caro, para arriscar)
2 tambem faço muitos shows em bares, e com repertorio solto, então por vezes eu e o batera damos uma "enrolada", por motivos variados, então vou gravando varias linhas e sobrepondo.

obrigado

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Estava aqui pensando nisso que vc falou, Mauricio

O Wah é um pedal de filtro variável

Seguindo esta mesma logica, o synth não viria logo depois do wah, antes do limiter???

tem como me explicar esses esquemas de pedais por esta logica, tipo primeiro os de filtro variaveis, depois os de....... e assim por diante.

Muito Obrigado.

vijay
Veterano
# abr/09 · Editado por: vijay
· votar


Uma possibilidade que é bem bacana, é usar o Send e o Return do Hartke. Ficaria assim

baixo>transmissor>hartke>send>pedais>return

tendo em mente que dentro do hartke (linha HA) a sequencia é:
1. pre amp A
2. pre amp B
3. compressor (caso in/out switch for on)
4. send
5. return
6. hi/low contour
7. eq

Eu usaria Loop sempre no final da cadeia de pedais.
E não usaria direct box, já que dá pra mandar tudo pelo line out do hartke.
O resto é experimentação, nunca usei wha-wha, mas primeiramente colocaria no final da cadeia, antes do loop, já que o efeito básico ali é equalização e me parece mais logico aplicar sobre o som final e não sobre o sinal do baixo.

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
O bertola já explicou o que eu ia falar...

Quanto ao synth depois do limiter, tanto faz, geralmente não se usa limiter junto com synth, não há necessidade.

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Vijay

O Hartke, não é um ampli e sim um pré.

obrigado

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom

Como assim não há necessidade??
são pedais com funções completamentes destintas.
me explique melhor.

valeu

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
Pensa numa situação em que você vá precisar usar o limiter, quando o synth estiver ligado... Se conseguir pensar em uma, me conta. hehehe... é isso que eu quero dizer.

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


De qualquer forma, esse seu set é uma combinação pouco usual, provavelmente seu uso para ele também.

Nesse caso, você que vai ter que ver qual a ordem que melhor te serve.

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom

O limiter está sempre ligado, afinal ele serve de forma grosseira para limitar o som. logo uso sempre justamente para ele não deixar "sobrar volume em qualquer efeito que eu vá usar"

Falei besteira???? ou não???

Realmente confesso que é pouco usual, mas logo, os efeitos para baixo serão mais ultilizados, e divulgados, tocamos um instrumento com pouca idade....abrindo bastante espaço para pesquisa.

obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
Cara, o Limiter atua nos "picos" de volume do instrumento, deixando a resposta máxima linear (ele a limita), isso nada tem à ver com "sobrar efeito".
Quanto ao synth bass, ele é uma "mistura" de pedais de modulação (phaser, flanger e chorus), mais pedal de filtro do tipo "envelope follower" (como o EH Bass Balls), portanto, ele tem que ficar no fim da cadeia.
O wah tem que vir 1º por que, como filtro variável, ele atua sobre a "altura" da nota, alterando a sua "tonalidade" (estou falando aqui de frequências), e isso não deve ser "limitado".
O equalizador paramétrico do BDI-21 fica desligado quando o pedal está desligado (mas ele continua atuando como DI).
A sua abordagem do nosso instrumento é interessante, eu também uso bastante efeitos, mas sempre como "molho" sonoro ou para preencher espaços na harmonia (por isso modulações), mas não uso wah ou loop ou repetições.
Abç

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
eu tenho um limiter no meu set, e é o pedal que menos ligo. só uso quando vou exagerar em acordes ou slaps mais invocados, para não exagerar no volume.

quando ligo o fuzz (ou overdrive), que são efeitos que já comprimem o som por natureza, não tem necessidade de o limiter ficar ligado, até porque me tiraria a opção de ter uma saturação um pouco maior quando tocasse mais forte.

se você usar o limiter ligado antes do synth, você vai cortar o barato do efeito, que é responder à dinâmica do som (tocando mais forte sai de um jeito, mais fraco sai de outro), por isso que disse que não vai deixar ele ligado junto com o synth.
porém, o synth já comprime o som, então não precisa de limitador depois.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom
Eu já uso o LMB-3 ligado o tempo todo, e ele fica antes do BDI-21, que uso para dar drive ao som, depois vem o GEB-7, que uso como alternativa timbrística, por fim o chorus e o flanger. Como sistema "alternativo" tenho um Bertola's MiniFuzz + e um Oliver bass chorus.
Abç

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio

Desculpa se me espressei mal mais era exatamente isso que estava querendo dizer, por isso usei "..... ".
O engraçado é que no manual da boss, ele pede para usar o synth, antes de qualquer coisa. Quando vc fala para ele ir para o final, quer dizer vir depois do wah e do limiter, mas antes do Hartke.

Obrigado pela resposta na pergunta do DI, logo posso concluir que é melhor usar este do que o DI 100, pois o 21 posso usar no Supply que uso da Landscape.

Vi que vc usa dois Chorus, logo posso ver que gosta bastante, para que vc usa ele, qual função vc determina para ele???

DotCom

O que vc falou faz sentido, mas por vezes o som que sai dele sem o limiter ligado, fica muito alto e discrepante do resto. pelos testes que fiz acho melhor usar ele ligado.


abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Grillo Bass
Eu não uso dois chorus, mas apenas um.
É que no meu pedalboard (que ultimamente não tenho usado), tem um, e eu tenho outro, isolado mesmo, que uso em combinação com um Bertola's MiniFuzz +.
Como raramente tenho tocado ultimamente, e, pelo menos oficialmente não faço mais parte de nenhuma banda, quando vou tocar (como no dia 04/04/09), eu uso apenas esses dois pedais.
Uma boa alternativa é o phaser, pois é um pedal muito versátil, que, em baixa velocidade parece um chorus, e em alta, lembra uma caixa Leslie.
Abç

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio

Entendi.

Tem como me explicar a ordem dos pedais de forma teorica, como a sua explicação do pq do Wah em primeiro???? tipo O Wah é um pedal de filtro variável, e esse tipo de pedal geralmente tem que vir em 1º lugar na cadeia de sinal o limiter é o segundo pq.....???

valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
Na verdade não há muito o que explicar, e mesmo assim, determinadas regras não são absolutas. Mas geralmente o que se usa é: Filtros ou compressões > distorções > modulações/delays.
Basicamente é isso.
Abç

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio

Obrigado.

E seguimos experimentado...rsrss

mas agora com uma direção melhor.
e testei o wah em primeiro realmente fica melhor.

valeu

que pena vc não estar mais tocando....foi por falta de tempo???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
Sim. Sou Professor Universitário, Coordenador de Campus e Professor estadual, além de luthier nas horas vagas............

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


que pena, mas tem hora que a vida cobra.....e não tem jeito.

abraços

Estava vendo uns videos de fuzz, e achei o mxr "El Grande" muito bom, com esse som dá para fazer uns som mais 50 e 60 tistas

o que acha??

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio

Alemm do Fuzz, que te perguntei, qual phaser vc usa???

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Grillo Bass
Cara, fuzz vc pode fazer um dos meus projetos (MiniFuzz + e Bertola's SuperFuzz mod p/ baixo e guitarra). Consulte o site www.handmades.com.br e compre o "kit" no site da TC Tech.
Phaser eu tenho um velho DOD, mas qualquer um de boa qualidade ou bom "clone" serve.
Abç

bass01
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tem muita gente aqui no forum que critica esse pedal Behringer BDI-21, além da fragilidade por ser de plástico tb o problema associado a ruídos. Qual sua opinião, uma vez que vc tb o utiliza ?

Grillo Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio

Valeu vou dar uma olhada

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


bass01
Cara, eu não percebo isso não. Porém, como não o tenho utilizado, talvez eu não tenha constatado nada por pouco uso.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Set de pedais para baixo ordem e duvidas sobre DI